Exu do Lodo: conheça a história dessa da poderosa entidade da Umbanda!

Exu do Lodo: conheça a história dessa da poderosa entidade da Umbanda!

Você sabia que em vida, Exu do Lodo foi um homem fútil, que não praticava a caridade? Descubra a seguir o que fez ele mudar e se tornar esse poderoso Exu.


Quem é Exu do Lodo?

exu do lodo

A história envolvendo o Exu do Lodo é bem antiga, girando em torno do século XVIII. Segundo os estudiosos, Exu do Lodo foi um médico muito popular em sua época, que ficou conhecido por ter salvo inúmeras vidas. No entanto, os pacientes que ele atendia eram todos da alta sociedade, e assim os mais pobres acabavam sendo deixados de lado.

Segundo Exu do Lodo, ele atendia a classe alta, pois precisava do dinheiro que lhe pagavam, para financiar seus estudos. Assim, ele ignorava qualquer pedido de ajuda daqueles que não tinham como pagar. Portanto, Exu do Lodo apesar de ter o dom da medicina, não exercia a caridade.

Ele nunca foi muito de valorizar alguma espécie de religião. Muito pelo contrário, era uma pessoa cheia de futilidades e possuía um estilo de vida que nos dias atuais seria chamado de “ostentação”. Para conferir mais detalhes desse poderoso Exu, siga acompanhando a leitura a seguir.

Conhecendo Exu do Lodo

homem de capuz pretp

Antes de entender de fato quem foi Exu do Lodo, existem algumas informações importantes que você precisa conhecer. Como por exemplo, é preciso descobrir a fundo o que é umbanda e o que é um exu.

A partir daí, tendo o conhecimento sobre isso, você poderá estar por dentro de quem de fato foi Exu do Lodo e desvendar todos os pontos de sua história. Acompanhe os detalhes a seguir.

O que é Umbanda?

A umbanda é uma religião afro-brasileira, que se deu a partir da mistura de elementos de diferentes religiões, como por exemplo, as africanas, indígenas, orientais e europeias. A última, refere-se ao catolicismo e ao espiritismo de Kardec.

Segundo alguns especialistas, a umbanda teria surgido em 15 de novembro de 1908, durante uma sessão espírita, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Em função dessa informação, o dia da umbanda é comemorado justamente nessa data.

Nessa religião, cultua-se a uma deidade suprema chamada Olorum e abaixo dela existem ainda os orixás, além das entidades ou guias protetores. De modo geral, para muitos a umbanda é uma espécie de culto, onde os espíritos encarnados entram em contato com o divino através dos orixás e também dos espíritos desencarnados evoluídos.

O que é Exu?

Exu é um orixá guardião de toda a comunicação. Ele faz parte das religiões que são originárias da África, assim estão presentes no candomblé e também na umbanda. Dentro dessas religiões, o Exu é uma das figuras mais populares e cultuadas.

Segundo a história, Exu recebeu como missão, fazer a comunicação entre os humanos e o plano espiritual. Assim, por ter uma grande importância, representou todo o início da comunicação. Por conta disso, é comum que sempre no início de certos rituais sejam feitas referências ou oferendas para Exu.

História do Exu do Lodo

Como você aprendeu no início desse artigo, Exú do Lodo foi um médico controverso, que dividiu opiniões, pois nunca praticava a caridade. Seu maior desejo era ser famoso e reconhecido pelo trabalho. Além, é claro, de poder viver uma vida exuberante, ostentando luxos.

Comportando-se assim, Exu do Lodo acreditava que despertaria os olhares dos ricos e ganharia status na sociedade. Com o dinheiro que ganhou atendendo os nobres, Exu do Lodo construiu dois hospitais. No entanto, mesmo com inúmeros pedidos de sua mãe, para que com os novos empreendimentos, passasse a atender os pobres, ele sempre negou.

Assim, Exu do Lodo nunca deu a mínima atenção para os humildes, que não tinham condição de pagar pelo seu trabalho. Com o passar do tempo tornou-se cada vez mais arrogante e interesseiro, principalmente após o falecimento de sua mãe. Assim, ele adotou esse estilo fútil por toda a sua vida, até que veio a falecer.

Morte e espiritual do Exu do Lodo

Após viver por anos e anos em uma vida fútil, sem olhar para caridade, Exú do Lodo acabou falecendo. Por conta do estilo de vida que adotou enquanto vivo, Exú do Lodo foi parar nas regiões mais profundas do umbral – local que segundo algumas religiões, é para onde vai a maioria das pessoas após a morte.

Por lá, ficou pelo lodo das regiões consideradas mais infernais e passou por um grande sofrimento. Exú do Lodo começou a pagar ali por tudo que fez em vida, lembrando que ele sempre foi uma pessoa extremamente egoísta, interesseira e mesquinha.

Após um certo tempo nesse sofrimento, sua mãe veio em sua direção para socorrê-lo e o tirou das regiões profundas em que se encontrava. Depois de tudo que passou no umbral, Exú do Lodo finalmente se arrependeu de tudo que havia feito em vida. Assim, foi lhe dada uma nova chance através da reencarnação.

Exú do Lodo reencarnou em uma família tribal, no entanto acabou morrendo muito cedo, aos 8 anos de idade, após ser picado por uma cobra. Novamente, sua mãe veio ao seu socorro e durante o período que esteve no plano espiritual, estudou bastante. Assim, ele pediu para que cumprisse sua missão como médico daqueles espíritos que estivessem perdidos, tanto em vida, quanto no umbral.

Dessa forma, Exú do Lodo não encarnou novamente, no entanto, assumiu a forma de um guardião do lodo. Por lá, passou a resgatar todos aqueles que caíam na lama e nas ilusões, da mesma forma que aconteceu com ele. Após toda essa jornada, Exú do Lodo tornou-se a entidade que é conhecida nos dias atuais.

Exu do Lodo trabalha na linha de quais Orixás?

Após se arrepender da vida fútil que levou enquanto viveu na Terra, Exú do Lodo tornou-se a grande entidade que todos conhecem nos dias atuais. Assim, ele passou a ser um dos sentinelas das almas, que assim como ele, erraram em vida e, por isso passam por períodos de sofrimento em seu pós-morte.

Fazendo esse trabalho, Exú do Lodo trabalha nas energias de Omulu e Nanã, por toda transmutação de energias. Assim, ele é capaz de trazer luz à escuridão e transforma todo lado negativo em positivo.

Características do Exu do Lodo

Exú do Lodo, na maioria das vezes, se apresenta como um homem jovem, sentado à beira de pântanos ou lagos. Suas roupas normalmente possuem os tons de cinza ou marrom, e dificilmente encontra-se vestindo preto.

Ao se manifestar, ele encontra-se sempre agachado, aparentando ter uma certa dificuldade para se levantar. No entanto, é totalmente ao contrário, pois ele se move com muita agilidade. Uma outra característica muito presente em Exú do Lodo, é que sempre que se marca um trabalho para ele, começa uma leve garoa. Esse é um sinal de que ele está atento e observando tudo.

Incorporação do Exu do Lodo

A incorporação de Exú do Lodo raramente é realizada. Isso ocorre pelo fato dele possuir uma energia extremamente pesada. Essa energia é tão densa e imensa, que muitas vezes, nem o próprio Exú do Lodo consegue carregá-la. Por isso, muitas vezes ele acaba se manifestando como um idoso curvado.

Desse modo, os especialistas contam que sua incorporação deve ser feita apenas por um médium extremamente poderoso, que possua muita experiência. Se não, será impossível obter sucesso.

Características de quem tem Exu do Lodo

As características de quem tem Exú do Lodo são inúmeras. A primeira delas é que possuem muita energia. E aqui é um ponto bem interessante, pois apesar do Exu do Lodo e suas falanges se mostrarem muitas vezes curvados e velhos, a energia deles diz justamente o contrário.

Eles se movem com muita agilidade e força, mesmo carregando uma energia de força absurda. Assim, além da energia e da força, a vontade e a determinação também são características muito marcantes em quem possui esse Exú.

Outra característica muito observada é que não gostam de fazer visitas. Assim, por mais que tenham a opção de demonstrar suas qualidades, preferem se manter em um lado mais escuro, sem fazer visitas. Isso indica que eles não gostam e nem sentem a necessidade de mostrar as suas qualidades, muito menos todas as coisas boas que fazem.

Adotam preferência por cair no esquecimento, ao invés de serem alvos de invejosos, os quais eles acreditam que sempre podem aparecer. Por isso, são fãs da calma, serenidade e até mesmo solidão. Convívio para eles, apenas se for entre grandes, sinceros e verdadeiros amigos.

Apesar das características citadas anteriormente, saibam que eles adoram se divertir, mas apenas com aqueles que realmente consideram verdadeiros amigos. Por outro lado, eles podem até gostar de uma farra, no entanto, quando o assunto é sério, adotam outra postura. Por isso, são extremamente sérios e corretos com todos.

Por fim, detestam mentiras, preferem sempre serem justos, honestos e corretos com todos aqueles que merecem esse tratamento.

Ponto do Exu do Lodo

Segundo os religiosos, ter um bom ponto, tanto cantado, quanto riscado, para cantar ou ler quando sentir necessidade é algo muito importante. Assim, a letra do ponto de Exú do Lodo é a seguinte:

“Na praia deserta eu vi Exu, então o meu corpo tremeu todo. (bis) Acendi minha vela, o meu charuto. Arrie minha marafo. Saravei Exu! (bis).”

Além do ponto, a oração para Exú do Lodo também é extremamente importante. A que você verá a seguir serve especificamente para atrair a pessoa amada e você poderá fazer se sentir necessidade:

“Exu Lodo, mago poderoso, a ti confio o fulano (a). Amo essa pessoa com todo o meu coração e quero que derrame sobre ela algum amor por mim. Faça com que ele (a) só tenha olhos para mim, sei que a sua magia é forte e de nada adianta tentarmos fugir de sua sentença, assim é e será até o último dia.

Faça o que peço e aos sete ventos eu direi que Exu Lodo mudou a minha vida. Mudou o meu amor. Mudou o meu destino. Assim seja, assim será!”

Como saber o meu Exu?

exu do lodo

Segundo os especialistas, cada ser humano na Terra é regido por um Exu guardião, que é determinado pelo Deus criador da umbanda, Olorum. Para isso são levados em consideração alguns pontos como, a data de nascimento e o horário em que a pessoa veio ao mundo. No entanto, para descobrir o seu Exu é importante que saiba que isso se trata de um processo espiritual bem específico.

Existem muitos métodos que você pode encontrar na internet, que prometem lhe ajudar a descobrir o seu Exu. Entretanto, tome cuidado, pois alguns deles, como apenas a data de nascimento, por exemplo, não são capazes de revelar essa informação de maneira confiável. Para descobrir isso da maneira correta, será necessário um trabalho de limpeza espiritual.

Existem duas formas principais de descobrir o seu Exu: através de um médium ou do jogo de búzios. No entanto, antes de tudo vale ressaltar um ponto importante. A revelação só acontecerá se os espíritos realmente acharem que é o momento certo para tal coisa. Existem muitos casos em que a pessoa não encontra-se preparada e por isso a revelação não acontece.

Se você optar por procurar um médium para descobrir isso, pesquise sobre algum experiente. Lembre-se que nem todos os guias estão, de fato, qualificados a transmitirem essa informação. Por isso, o ideal seria que você procurasse por um terreiro mais próximo, onde existam médiuns extremamente qualificados.

Já em relação ao jogo de búzios, aqui vale a mesma informação citada anteriormente: procure apenas por pessoas experientes e extremamente qualificadas. Caso contrário, corre o risco de não executarem o trabalho na maneira correta.

Autor deste artigo

Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.

Palavras-chave relacionadas


religiões bem-estar orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.