O que é Feng Fu? O ponto, terapia com gelo na nuca, seus benefícios e mais!

O que é Feng Fu? O ponto, terapia com gelo na nuca, seus benefícios e mais!

O Feng Fu é uma terapia com uso de gelo, que traz diversos benefícios para o nosso corpo, além de melhorar a nossa qualidade de vida. Acesse para saber mais!


Significado geral do ponto Feng Fu

Nuca de um homem

O ponto Feng Fu é um dos vários pontos de pressão do corpo, quando esse ponto de pressão é estimulado corretamente, ele oferece muitos benefícios a saúde. O ponto Feng Fu está localizado atrás da cabeça, e fica um pouco acima da nuca.

A terapia Feng Fu é uma derivação da acupuntura tradicional, essa terapia tem como função trazer vários benefícios ao paciente, como a melhoria do sono, alivio do estresse e fadiga. Para saber mais, continue a leitura do artigo.

Ponto Feng Fu, antecedentes, localização e para que serve

Mulher recebendo massagem na nuca

O ponto Feng Fu foi originalmente descoberto pela medicina tradicional chinesa, e fica localizado um pouco acima da nuca.

É uma técnica é feita com uma estimulação com gelo no ponto Feng Fu, e é usada para o alívio da dor, alívio de estresse e prevenção de algumas disfuncionalidades que o corpo possa vir a ter. Confira abaixo!

O que é o ponto Feng Fu

O Feng Fu é um ponto de pressão do corpo humano constantemente utilizado na acupuntura. A medicina chinesa foi a responsável pela descoberta desse ponto de pressão, e foram eles também que o nomearam.

Quando este ponto é estimulado, ele promove um bem estar para todo o corpo, e as pessoas que fazem o uso dessa técnica, costumam fazê-la duas vezes ao dia.

Os antecedentes da terapia

Ao longo dos anos, nós enfrentamos diversos tipos de dor, e essas dores, se não tratadas corretamente, trazem um grande risco para a nossa qualidade de vida, afinal não é nem um pouco confortável passar o dia com dores. Muitas pessoas acabam se cansando dos remédios para a dor, e acabam buscando a resolução de seus problemas na acupuntura.

A terapia Feng Fu é uma derivação da acupuntura, portanto antes de entendermos a terapia Feng Fu, devemos entender a acupuntura. A acupuntura é um tipo de medicina alternativa, para ser mais exato ela é um ramo da medicina tradicional chinesa, essa técnica consiste em inserir finas agulhas em certos pontos do corpo humano, e tem como objetivo tratar doenças e promover o bem estar do corpo.

O método terapêutico Feng Fu é feito com uma pedra de gelo, essa gelo é colocado sobre o ponto de pressão Feng Fu e é deixado lá por aproximadamente 20 minutos. É importante fazer isso regularmente para manter o bem estar geral do corpo.

Onde está localizado

O ponto Feng Fu é um dos muitos pontos de pressão que temos espalhados em nosso corpo. Esse ponto está localizado atrás da cabeça, anatomicamente ele está localizado entre a primeira vértebra cervical conhecida como "Atlas'' e a segunda vértebra cervical conhecida como "Axis'', região conhecida popularmente como nuca.

Para que serve

No corpo humano temos diversos pontos de pressão que quando estimulados corretamente podem trazer um bem inimaginável para o funcionamento do corpo. Esses pontos podem ser grandes aliados quando o assunto é ter uma boa qualidade de vida, além de prolongarem esses benefícios ao longo da vida.

A terapia Feng Fu é muito utilizada na China, e serve para melhorar o bem estar geral do corpo, essa técnica ajuda a aliviar o estresse, cansaço, dores musculares e até mesmo a prevenir disfuncionalidades do corpo humano.

Como ele age

Após aplicar o gelo no ponto Feng Fu, ele estimula a liberação de endorfinas que, por sua vez, acabam bloqueando os canais de dor, fazendo com que a sensação de dor diminua. O ponto acaba estimulando a glândula pituitária, glândula essa que é responsável por controlar boa parte dos nossos hormônios, além de ser de suma importância para o sistema endócrino.

Graças a essas ações, ele acaba restaurando o equilíbrio hormonal do corpo, além de restaurar o equilíbrio geral do corpo humano.

Os benefícios do Feng fu

Ponto do Feng Fu

A técnica terapêutica Feng Fu traz diversos benefícios para nossa qualidade de vida, e esses benefícios estão diretamente relacionados ao equilíbrio do nosso sistema fisiológico.

Dentre esse benefícios, temos a melhora na qualidade do sono, melhora na disposição, ajuda na regularização do sistema digestivo, prevenção de resfriados e pode ajudar com os transtornos da glândula tireoide. Confira abaixo.

Benefícios imediatos da estimulação do Feng Fu

Dentre os benefícios imediatos da estimulação do ponto de pressão conhecido como Feng Fu, temos a ajuda na qualidade do sono favorecendo o alívio do estresse, melhora na disposição, equilíbrio fisiológico e hormonal, alívio de dores de cabeça, dores dente, dores nas articulações e um relaxamento quase imediato dos músculos.

Melhoria do humor e das noites de sono

Com o passar dos anos, é comum que passemos por momentos em que temos dificuldades para dormir e em reflexo disso, podemos acabar ficando de mal humor. Isso ocorre devido a um desequilíbrio fisiológico e hormonal.

O nosso corpo é o reflexo de nossas ações diárias. Portanto, é importante que tenhamos uma vida saudável, comendo bem e praticando esportes para a liberação da endorfina, que por sua vez, quando é liberada, estimula uma sensação de bem estar e conforto, consequentemente acaba melhorando o nosso humor e a qualidade do sono.

A terapia Feng Fu ajuda diretamente na estimulação da liberação de endorfinas, e devido a isso iremos sentir a mesma sensação de bem estar que sentimos ao praticar esportes. Graças a isso, nossas noites de sono irão ser melhores, devido ao nosso cansaço e sensação de conforto, e teremos melhoria em nosso humor.

TPM, tireoide e doenças respiratórias

A medicina tradicional chinesa acredita que o período menstrual e a obesidade possam causar um desequilíbrio fisiológico e hormonal muito grande. Por conta disso, a terapia Feng Fu é muito utilizada em mulheres no período menstrual, diante da eficácia que o ponto de pressão tem em ajudar na liberação dos hormônios, o que acaba ajudando na restauração do equilíbrio hormonal.

A medicina tradicional chinesa acredita que por conta do desequilíbrio fisiológico que a obesidade causa, problemas nos rins, fígados, baço e tireoide acabam se tornando comuns. O método terapêutico Feng Fu acaba sendo de grande ajuda para essas pessoas, pois ele estimula a liberação de hormônios da tireoide, fazendo com que o equilíbrio hormonal do corpo seja restaurado.

Devido a restauração do equilíbrio fisiológico do corpo, ele acaba também sendo de grande ajuda para pessoas com problemas respiratórios, além de também ajudar a evitar algumas doenças pulmonares. Isso ocorre, pois quando o nosso corpo está em completo equilíbrio, ele fica mais resistente e age mais rapidamente.

Alívio das dores de cabeça e dores de dente

A terapia Feng Fu ajuda no alívio das dores de cabeça e dores de dente, e isso ocorre também em outros tipos de terapia, mas o método terapêutico Feng Fu é um dos mais eficientes que a medicina tradicional chinesa tem.

Quando o ponto Feng Fu é estimulado corretamente, ele age influenciando diretamente na produção e liberação de endorfina, que por sua vez acaba agindo como um analgésico natural muito forte. A endorfina tem como principais benefícios o alívio quase imediato da dor, sensação de bem estar e conforto, além também de ajudar a aliviar o estresse.

O rejuvenescimento da pele

A terapia Feng Fu é uma terapia cheia de benefícios para quem faz, além de ajudar em nosso equilíbrio fisiológico e hormonal, ele também proporciona muitos outros benefícios para o nosso organismo.

A técnica Feng Fu ajuda no "rejuvenescimento'' da pele, devido ao equilíbrio em que o corpo se encontra por conta da técnica, o nosso organismo acaba mandando todos os nutrientes necessários para a nossa pele, fazendo com que ela fique com um aspecto mais jovem e lisa.

Como realizar, métodos para estímulo e repetições ao longo do dia

Imagem da nuca de uma mulher

A forma que a terapia Feng Fu é realizada é bem simples, e consiste em colocar uma pedra de gelo normalmente coberta por algum tecido sobre o ponto Feng Fu, e a deixar lá por 20 minutos.

É indicado que a terapia seja feita regularmente, com uma pausa de descanso de dois ou três dias. Também é recomendado fazer o uso dessa técnica duas vezes ao dia nos dias que for fazer o uso da técnica. Saiba mais nos tópicos seguintes.

Como realizar o tratamento através do ponto Feng Fu

O método terapêutico Feng Fu é realizada de maneira bem simples, o profissional que irá executar o tratamento deve pedir para que o paciente deite-se de barriga para baixo, após isso, o profissional irá colocar uma pedra de gelo coberta por algum tecido sobre o ponto de pressão Feng Fu.

Isso deverá ser feito duas vezes ao dia, tendo duração de 20 minutos em cada sessão, e deve ser feito sempre em jejum.

Método para estimular o Feng Fu

O método para estimular o Feng Fu é simples, basta colocar uma pedra de gelo sobre o ponto de pressão Feng Fu e deixar o gelo lá por 20 minutos. Isso deverá ser feito duas vezes ao dia e em jejum, e deve se respeitar os intervalos entre os dias em que o tratamento deve ser feito, intervalos esses que são de dois a três dias.

Com esse estimulo recorrente do Feng Fu, o seu corpo irá se manter sempre em equilíbrio, e isso te trará muitos benefícios voltados para a sua qualidade de vida.

Duas vezes ao dia

A terapia Feng Fu, quando feita corretamente, traz diversos benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida, além de restaurar o equilíbrio fisiológico e hormonal do nosso corpo, e ajudar no alívio da dor e do estresse, consequentemente também melhora a nossa qualidade de sono e traz muitos outros benefícios consigo.

O ideal é estimular o ponto Feng Fu duas vezes ao dia e ambas as vezes devem ser feitas em jejum, a primeira deve ser feita logo no início da manhã e a segunda antes de dormir. Para estimular o ponto de pressão, o gelo deve ficar sobre o ponto Feng Fu por 20 minutos.

A acupuntura, seus pontos, tipos e riscos

Aplicação de acupuntura

A acupuntura é considerada uma medicina alternativa, originária da China, não se sabe ao certo quando essa terapia foi criada, há registros históricos que falam sobre a técnica que datam de 3.000 a.C. Portanto, podemos supor que a acupuntura possa ser tão antiga quanto a China. A acupuntura tem como objetivo promover a saúde e qualidade de vida.

Os pontos de pressão que são estimulados na acupuntura ficam espalhadas em todo corpo humano, e cada tipo de acupuntura visa estimular determinados pontos de pressão. Na acupuntura temos diversos tipos de terapias, mas temos oito tipos principais de acupuntura que são as mais populares.

A acupuntura deve ser feita por um profissional experiente e responsável, pois é uma método terapêutico que se feita de maneira errada, pode trazer riscos graves ao paciente. Confira abaixo.

O que é acupuntura

A acupuntura é uma terapia que consiste em aplicar diversas agulhas em certos pontos de pressão do corpo, além também de utilizar ventosas e até sementes em seus pacientes. Tem como propósito promover a saúde do paciente além de prevenir e tratar doenças, aliviar o estresse e algumas dores, e também melhorar ou restaurar o equilíbrio do corpo, no geral tem como propósito promover a qualidade de vida.

A acupuntura se baseia na ideia de que o corpo humano é composto por energia, que se acumula em algumas regiões especificas, regiões essas que são chamadas de meridianos. O desequilíbrio do ponto de energia dessas regiões acaba provocando dores no corpo, cansaço e fraqueza. Portanto, o objetivo da acupuntura é restaurar o equilíbrio do corpo e facilitar a circulação dessa energia.

Onde ficam os pontos da acupuntura

Os pontos da acupuntura estão espalhados por todo o corpo, da cabeça aos pés. Para ser mais exato, eles se localizam em regiões conhecidas como meridianos, que segundo os ideais da acupuntura, são canais onde ocorre o fluxo de energia.

Quais são os seus tipos

A acupuntura tem diversos tipos, vamos falar aqui sobre os tipos mais populares, como a acupuntura clássica. Essa acupuntura é uma técnica mais tradicional e sistêmica que consiste em inserir finas agulhas em diferentes níveis de profundidade da pele, visando estimular esses pontos de pressão para que haja o melhor fluxo de energia pelo corpo.

Outro tipo de acupuntura é a eletroacupuntura que consiste em estimular as agulhas de acupuntura via impulsos elétricos, e, tem como ponto forte, promover resultados com maior duração devido a sua alta intensidade.

E, por fim, iremos falar sobre uma das acupunturas mais populares, a acupuntura auricular. Essa técnica tem como foco a estimulação dos pontos energéticos da orelha. Segundo os acupunturistas, a orelha é repleta de pontos de pressão que refletem no funcionamento de alguns órgãos do corpo humano. E quando esses pontos são estimulados, há uma grande melhora na funcionalidade desses órgãos e no equilíbrio do corpo.

Quem pode fazer

Grande parte dos profissionais da área da saúde podem fazer a acupuntura, claro que todos eles devem passar pelos cursos de acupuntura, já que essa técnica não é ensinada na graduação de nenhum curso.

Muitos acreditam que pela acupuntura ser um ramo da medicina, somente médicos podem fazer, mas na verdade alguns conselhos profissionais também reconhecem o uso da técnica. Profissionais vindos da fisioterapia, enfermagem e biomedicina também estão aptos a fazer os cursos de acupuntura.

Riscos da acupuntura

A acupuntura é uma técnica que apresenta riscos graves aos pacientes quando é feita de maneira errada ou irresponsável. É muito importante que o profissional que vá realizar a acupuntura seja experiente e responsável, além, é claro, de ter formação. Qualquer erro pode prejudicar gravemente o paciente podendo levar até ao óbito.

Todas as terapias apresentam riscos, algumas tem riscos mais graves do que outras, mas todas também apresentam muitos benefícios, mas é importante que o profissional que vá realizar a terapia seja especializado, tenha experiência e responsabilidade. As agulhas devem ser sempre esterilizadas, caso contrário, o paciente pode acabar tendo graves infecções.

As agulhas devem ser aplicadas com extrema precisão, pois alguns dos pontos estão localizados em pontos vitais do corpo, e essa atenção deve ser dobrada em pacientes muito magros. Há alguns registros de agulhas que perfuraram o pulmão e até mesmo o coração do paciente, e em alguns dos casos o paciente acabou não resistindo e vindo a óbito. Portanto, é uma terapia delicada e que deve ser feita por um profissional responsável e experiente.

O Feng Fu pode ser utilizado como alternativa em tratamentos?

Imagem da nuca de uma mulher

Não existe nenhum estudo sobre isso, mas não é recomendado que o Feng Fu seja utilizado como alternativa em tratamentos, inclusive em alguns tipos de tratamento não é recomendado o uso de técnicas terapêuticas, pois isso pode acabar atrasando ou até mesmo anulando o tratamento.

Em alguns tipos de tratamento, se houver liberação do profissional da saúde responsável, é interessante aplicar o uso de terapias como a terapia Feng Fu em conjunto do tratamento principal, pois está técnica ajuda no alívio da dor e dor estresse, além de ajudar a restaurar e a manter o equilíbrio do corpo humano. Por conta disso, a técnica pode acabar ajudando no tratamento.

Não é recomendado que a técnica Feng Fu seja usada para substituir algum tratamento prescrito pelo profissional da saúde, talvez para ajudar em conjunto do tratamento, mas isso é decidido pelo profissional. Por isso, é sempre importante consultar o profissional para receber as orientações necessárias.

Autor deste artigo

Estou me graduando em Fisioterapia e sou fascinado pelo mistério. Sempre tentei saber mais sobre os sonhos e o que eles contam, pois eu sempre pude me lembrar com muita clareza da grande maioria dos meus sonhos. Outros dos meus interesses são o mundo geek, espiritualidade, esportes, mitologias, história e arqueologia.

Palavras-chave relacionadas


meditação bem-estar corpo humano

Artigos relacionados


Sonhar com órgãos: genital masculino ou feminino, saindo do corpo e mais!

Sonhar com órgãos: genital masculino ou feminino, saindo do corpo e mais!

Sonhar com órgãos simboliza a necessidade de declarar os seus sentimentos. Mas a interpretação não para por aqui. Saiba mais nesse texto!


O que significa sonhar com pescoço? Ferido, com sangue, com colar e mais!

O que significa sonhar com pescoço? Ferido, com sangue, com colar e mais!

Sonhar com pescoço traz mensagens sobre relacionamentos, atenção a atitudes nocivas e excessos. Veja mais significados e saiba como agir!


Sonhar com escova de cabelo: Nova, velha, suja, quebrada e mais!

Sonhar com escova de cabelo: Nova, velha, suja, quebrada e mais!

Saiba que sonhar com escova de cabelo indica a necessidade de cuidados com autoestima e atenção aos relacionamentos! Veja mais sobre nesse artigo!


O que significa sonhar com cabelo preto? Cacheado, liso, na boca e mais!

O que significa sonhar com cabelo preto? Cacheado, liso, na boca e mais!

Você sabia que sonhar com cabelo preto possui relação a um estado de espírito envolvido em muita energia? Confira em nosso artigo mais sobre o assunto!


Sonhar que está lavando o cabelo: Com shampoo, com água suja e mais!

Sonhar que está lavando o cabelo: Com shampoo, com água suja e mais!

Você sabia que sonhar que está lavando o cabelo pode estar relacionado à sua força pessoal? Confira os significados desse sonho em nosso artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.