Sábado de aleluia: significado, carne vermelha, oração e mais!

Sábado de aleluia: significado, carne vermelha, oração e mais!

O Sábado de Aleluia é uma ocasião especial e possui um simbolismo que nos traz esperança. Quer saber mais sobre essa celebração? Confira neste artigo!


O que significa o Sábado de Aleluia?

Cruz.

O Sábado de Aleluia é o dia que antecede a data da Páscoa. Nele, é realizada a Vigília Pascal, momento em que os fiéis dedicam o seu dia e especialmente o período da madrugada para orar em nome de Jesus, ansiando pela chegada de sua ressurreição. Neste dia, também é necessário acender o Círio Pascal, que é uma grande vela.

Essa vela simboliza Jesus como a luz que veio salvar e guiar o mundo. Por conta disso, a Eucaristia não é permitida na sexta (dia da crucificação e morte de Cristo) e nem no Sábado Santo. Com isso, o altar fica encoberto. À noite, ocorre uma vigília que é dividida em diversas partes e também a Malhação de Judas, uma forma de punição por trair o Senhor.

Quer aprender mais detalhes sobre o Sábado de Aleluia? Confira nesse artigo!

Entendendo o Sábado de Aleluia

estátua de jesus ao pôr do sol.

O tópico anterior apresentou uma sucinta descrição sobre o que é o Sábado de Aleluia, mas ainda existem muito a abordar sobre esse dia tão especial e que simboliza a ressurreição de Jesus. Confira a seguir!

O que aconteceu no Sábado de Aleluia?

Apesar de, hoje em dia, o Sábado da Aleluia ser um dia de alegria, por simbolizar a ressurreição de Jesus, ele foi um dia de grande tristeza para os discípulos de Cristo. Isso porque, no dia anterior, Jesus havia sido condenado e morto na cruz. Ele já havia sido avisado de que isso aconteceria. Dessa forma, os discípulos fugiram, com medo, quando Jesus foi preso.

Depois de toda a sua humilhação e morte na cruz, Jesus foi sepultado às pressas no fim do dia de sexta-feira. O dia seguinte, sábado, foi cheio de silêncio e espera. Parecia não haver mais solução, porém, no dia seguinte, o maior milagre de todos aconteceu: Jesus ressuscitou e começou a aparecer aos seus discípulos, dando-lhes esperança.

Qual o simbolismo do Sábado de Aleluia?

Na religião cristã, o Sábado de Aleluia é comemorado por acontecer entre a Sexta-feira da Paixão, dia da crucificação de Cristo, e o dia da sua ressurreição, o Domingo de Páscoa. Logo, o Sábado de Aleluia simboliza a celebração da alegria pela ressurreição de Jesus. Apesar de ela ter acontecido no domingo, sua comemoração inicia na noite de sábado.

Essa noite é chamada de Vigília Pascal. Durante a Quaresma, os cristãos enfeitam as igrejas com flores e também não dizem a palavra “aleluia”, mas, a partir do Sábado de Aleluia, já podem voltar a dizer ela. Assim, esse sábado simboliza a espera dos fiéis pela ressurreição de Jesus Cristo.

Qual a importância do Sábado de Aleluia?

O Sábado de Aleluia traz aos cristãos a memória de que Jesus realmente morreu e ressuscitou, não sendo apenas uma farsa, como muitos acreditam. Ele morreu, assim como todo o ser humano terá de morrer. Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, identificou-se com a humanidade de forma integral, até mesmo na morte.

Contudo, Jesus foi além, pois ele conseguiu romper as barreiras da morte e ressuscitou. Logo, a ressurreição de Jesus dá esperança e a certeza de que ele amou a humanidade até o fim, tanto que foi capaz de entregar a própria vida pelo bem dela. Por isso, o Sábado de Aleluia serve para que os fiéis se alegrem no Salvador Jesus Cristo.

Vigília pascoal no Sábado de Aleluia

Velas acesas durante a Vigília Pascoal.

Conforme a Liturgia Católica, antecedendo todas as grandes Solenidades, existe uma celebração de vigília. A palavra “vigília” significa passar “uma noite velando”. Ou seja, durante a Vigília Pascal, os fiéis passam a noite velando, como forma de preparação para o Domingo da Ressurreição de Jesus. Saiba mais a seguir!

O que é Vigília Pascoal?

A Vigília Pascoal é uma grande celebração cristã comemorada na véspera do Domingo de Páscoa. Nesta vigília, é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. Ela faz parte de uma tradição católica bastante antiga e é considerada a “mãe de todas as vigílias”. Nesta celebração, os fiéis recitam diversas passagens das Escrituras Sagradas.

Logo, a Vigília Pascoal é dividida em quatro partes, sendo elas: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Para os adeptos do catolicismo, a vigília inicia após o pôr do sol do Sábado de Aleluia. Assim, a Vigília Pascoal serve para lembrar da vida, da morte e da ressurreição de Jesus.

Significado da Vigília Pascoal

O significado da palavra Vigília é “passar a noite velando”. Isso tem um sentido bastante significativo na véspera da Páscoa, porque traz à memória uma passagem bíblica (Mc 16,1-7), em que um grupo de mulheres se aproxima do sepulcro de Jesus para embalsamá-lo, porém não encontram o corpo dele.

Logo em seguida a esse fato, um anjo aparece, dizendo para elas que Jesus não estava mais ali, pois havia ressuscitado. Assim, a Vigília Pascoal é uma ocasião para celebrar a ressurreição de Jesus e o cumprimento de todas as profecias a respeito do Messias.

A liturgia da Vigília Pascoal

A liturgia da Vigília Pascoal é dividida em quatro partes, sendo cada uma delas: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Cada uma possui uma maneira de ser. A Liturgia da Luz é a etapa em que se acende o Círio Pascoal e é realizada a Benção do Fogo, que simboliza Cristo morto e ressuscitado.

Já a Liturgia da Palavra é o momento em que a leitura bíblica é realizada, mais especificamente com 5 trechos do Antigo Testamento. A Liturgia Batismal fala do batismo ou renascimento e, neste momento, acontece a bênção da água e a renovação das promessas de batismo. Por fim, há a Liturgia Eucarística, que celebra a ressurreição de Jesus.

Outros rituais do Sábado de Aleluia

Pessoas na igreja durante Sábado de Aleluia.

Além da liturgia pascoal, o Sábado de Aleluia ainda possui alguns outros rituais, como, por exemplo, o Fogo Santo e a Malhação de Judas. Você irá conhecê-los mais detalhadamente nos tópicos a seguir. Confira!

O fogo santo do Sábado de Aleluia

Tradicionalmente, no Sábado de Aleluia, todas as luzes da igreja são apagadas e, do lado de fora, uma fogueira é acesa com as faíscas de uma pedra. As brasas da fogueira representam o Espírito Santo. Durante o Sábado Santo, os fiéis devem permanecer junto ao Senhor, meditando em sua paixão e morte, aguardando a sua ressurreição.

A igreja em si não exige jejuns prolongados, porém é aconselhável, neste período de total recolhimento e reconhecimento, que não sejam ingeridas bebidas alcoólicas ou carne vermelha, porque ainda não é o momento de festa, mas de penitência e de relembrar os últimos momentos de Jesus Cristo entre todos.

Malhação de Judas no Sábado de Aleluia

A Malhação de Judas é realizada durante o Sábado de Aleluia e é uma festa popular que simboliza a morte de Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus Cristo. No Brasil, essa comemoração é feita com a confecção de bonecos de pano, ou algum outro material, com feições de personalidades que desagradam a população.

Depois disso, as pessoas se reúnem para “malhar o Judas”, ou seja, torturar o boneco de diversas formas, seja pendurando ele enforcado entre árvores ou queimando em fogueiras. Esse é um ato visto como uma espécie de vingança popular contra a traição de Judas a Jesus Cristo.

Oração para o Sábado de Aleluia

A seguir, confira a oração para usar no Sábado de Aleluia:

“Senhor Jesus Cristo, na escuridão da morte fizeste luz; no abismo da solidão mais profunda habita agora para sempre a proteção poderosa de Teu amor; em meio ao Teu ocultamento, podemos já cantar o aleluia dos salvos.

Concede-nos a humilde simplicidade da fé, que não se deixa desviar quando Tu nos chamas nas horas da escuridão, do abandono, quando tudo parece problemático; concede-nos, neste tempo no qual se combate uma luta mortal ao teu redor, luz suficiente para não te perder; luz suficiente para que possamos dá-la a todos aqueles que precisam ainda mais dela.

Faz brilhar o mistério da Tua alegria pascal, como aurora da manhã, nos nossos dias; concede-nos que possamos realmente ser homens pascais em meio ao Sábado Santo da história. Concede-nos que por meio dos dias luminosos e obscuros deste tempo possamos sempre com espírito jubiloso nos encontrar em caminho, rumo à Tua glória futura”.

Dúvidas sobre o Sábado de Aleluia

Cruz em igreja.

Existem algumas dúvidas muito comuns em torno da celebração do Sábado de Aleluia. Os tópicos a seguir visam esclarecer diversas questões. Por exemplo, é permitido comer carne e ouvir música? Essas e mais perguntas serão respondidas. Confira!

Pode comer carne no Sábado de Aleluia?

Não existe uma regra específica afirmando que os fiéis não podem comer carne vermelha ou que devem comer apenas peixe durante a semana santa. Não existe nenhuma norma desse tipo no Código de Direito Canônico da Igreja Católica, mas o que a igreja recomenda é que os cristãos devem se abster da carne ou outro alimento durante esse período.

Como o Sábado de Aleluia é um dia de reflexão, oração e penitência por parte dos fiéis, eles devem se abster de prazeres luxuosos também. Por isso, é recomendável que realizem um jejum e abstenções durante o sábado. Esse é um dia em que somos convidados a refletir sobre a paixão e a morte de Cristo.

Pode ouvir música no Sábado de Aleluia?

Para a questão de ouvir música, não existe uma regra específica afirmando que isso é proibido. O que a igreja prega é que o dia anterior à Páscoa deve ser dedicado à reflexão e à oração. Por isso, os prazeres seculares devem ser deixados de lado.

O Sábado de Aleluia é um momento para que as pessoas sintam a tristeza e a dor pela morte de Jesus, assim como Maria e seus discípulos. Por isso, procure dedicar as horas desse dia à reflexão sobre vida, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, assim como também à prática da oração.

O que não fazer no Sábado de Aleluia?

De acordo com a tradição católica, o Sábado de Aleluia é um dia que deve ser dedicado à reflexão, como um momento para estar junto de Maria, mãe de Jesus, que viu o filho morrer e que aguarda a ressurreição. Por isso, esse é um dia para se resguardar e orar. Devido a isso, não é conveniente que os fiéis comam comidas prazerosas, vão à festas ou consumam álcool.

Assim, o comportamento dos fiéis para o Sábado de Aleluia deve ser de silêncio e reflexão. Não se deve fazer nenhuma celebração ou reunião, a não ser a Vigília Pascal durante a noite. Devemos viver esse dia junto a Maria, a mãe que contemplou a morte do filho e esperou a sua ressurreição.

É bom evitar festas no Sábado de Aleluia?

Mulher rezando em igreja.

O Sábado de Aleluia é uma ocasião que convida os fiéis à reflexão sobre a vida, a morte, a paixão e a ressurreição de Jesus Cristo. Portanto, é recomendável evitar prazeres seculares nesse dia e nisso estão incluídas as festas. Essa é uma ocasião para o fiel procurar se resguardar e orar, aguardando junto a Maria a ressurreição de Jesus.

Além de não ir a festas, a igreja orienta os fiéis a não ingerir bebidas alcoólicas, não comer carne, jejuar, resguardar-se e orar. Assim, a igreja orienta a abdicar dos prazeres seculares e a reviver os últimos momentos de Jesus e ter comunhão com ele.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura religiões

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.