Benefícios da Aromaterapia: conheça os óleos essenciais e como usar!

Benefícios da Aromaterapia: conheça os óleos essenciais e como usar!

A Aromaterapia utiliza o poder dos aromas para promover o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Aprenda a usar a essência desta terapia holística.


O que é aromaterapia?

Vidros com óleos essenciais, velas e toalhas

Aromaterapia é um método holístico que utiliza o poder terapêutico dos aromas para promover o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual de seus usuários. Em sua essência terapêutica estão os óleos essenciais, responsáveis por servirem como agentes promotores de cura.

Os efeitos da Aromaterapia são fundamentados no efeito físico e emocional que os aromas podem provocar no corpo. O sentido do olfato está intimamente ligado à sobrevivência, à memória e às emoções e, por isso, ao reconhecermos aromas específicos, é possível reviver momentos ou lembrar de pessoais, pois o cheiro provoca respostas no corpo e cérebro.

Este artigo é uma introdução à terapia por meio dos aromas. Nele, apresentaremos a história da Aromaterapia, além de darmos os fundamentos para que você possa se beneficiar dos efeitos dos óleos essenciais na sua vida. Incluímos também a descrição de 20 óleos essenciais com seus usos terapêuticos para você embarcar desde já nesta viagem aromática.

Curiosidades sobre aromaterapia

Pessoa colocando óleo essencial em pote de madeira

Esta parte inicial apresenta as curiosidades sobre a Aromaterapia. Iniciamos com sua breve história, definindo também o que são óleos essenciais e apresentando os conceitos basilares sobre o funcionamento, benefícios e contraindicações de óleos essenciais.

Aromaterapia na história

A história da Aromaterapia inicia há mais de 3500 a.C., pois desde os primórdios da humanidade, plantas, ervas e flores têm sido utilizadas devido às suas propriedades aromáticas. Contudo, foi somente em 1830, na cidade de Grasse, na França, que o estudo dos óleos essenciais teve início.

Alguns anos mais tarde, em 1935, o termo Aromaterapia, foi usado pela primeira vez pelo químico e perfumista francês René-Maurice Gattefosse, após afirmar ter tratado uma queimadura decorrente de um acidente em sua destilaria com o óleo essencial de lavanda.

Presentemente, a Aromaterapia é praticada ao redor do mundo, basicamente a partir de duas escolas: a francesa e inglesa. Apesar das diferenças, ambas possuem um grande ponto em comum: o reconhecimento do poder terapêutico dos óleos essenciais.

Como funciona a aromaterapia

A Aromaterapia funciona através de duas principais maneiras: inalação e absorção. Quando se inala óleos essenciais, inúmeras moléculas que estão dispersas no ar entram em contato com células nervosas responsáveis por nossa percepção olfativa.

Após o contato, são enviados impulsos neurais que viajam por meio do sistema límbico, a parte do cérebro que está relacionada aos instintos e às emoções. A passagem destes sinais nervosos possui efeito no humor, pois alteram a química do cérebro.

Quando utilizados de maneira tópica, os óleos essenciais são absorvidos pela epiderme, a camada mais superficial da pele, e alcançam a derme, quando finalmente são transmitidos pela corrente sanguínea para percorrer todo o corpo.

O que é óleo essencial?

Os óleos essenciais são concentrados aromáticos extraídos de plantas. Eles são produzidos através de processos como destilação e prensagem de partes da planta como folhas, madeira, flores, cascas ou até mesmo suas resinas.

A partir deste processo, é possível capturar os compostos químicos responsáveis pelo aroma característica da planta, da qual o óleo foi extraído. Geralmente, são utilizados muitos quilos da planta aromática para que seja possível extrair os seus óleos essenciais. Por isso, eles costumam ter preços elevados.

Cada óleo essencial é composto por moléculas químicas que são altamente voláteis e se espalham pelo ar facilmente. Estas moléculas variam de acordo com a planta e por isso cada óleo essencial possui uma atribuição terapêutica diferente, que é empregada na Aromaterapia.

Benefícios da aromaterapia

Os benefícios da Aromaterapia são inúmeros. Dentre os principais estão:

• Melhora da saúde mental, física e emocional;
• Alívio de sintomas provocados pelo estresse, pela ansiedade e depressão;
• Melhora na qualidade do sono;
• Redução de dores, especialmente provocadas por questões psicossomáticas;
• Melhora da qualidade de vida e do humor;
• Aumento do relaxamento;
• Complemento holístico aos tratamentos alopáticos tradicionais;
• Combate a pequenos agentes de infecções como bactérias, fungos e vírus;
• Auxílio nos efeitos colaterais de tratamentos contra o câncer;
• Oferta de tratamento natural e alternativo para problemas que não são facilmente tratados com outras formas de tratamento mais tradicionais.

Apesar destes inúmeros benefícios, é importante lembrar que a Aromaterapia deve ser seguida com o auxílio de um profissional qualificado.

Como é usada a aromaterapia

Mulher cheirando vidro com óleo essencial

Existem diversas maneiras de utilizar a Aromaterapia, mas seu uso basicamente acontece em duas formas: a inalação e por meio de aplicações tópicas. Continue lendo para saber mais sobre a inalação e o uso tópico dos óleos essenciais.

Inalação

Um dos principais usos da Aromaterapia é por meio da inalação. Os óleos essenciais são geralmente inalados através de difusores pessoais ou de ambiente. O difusor de ambientes pode ser do tipo ultrassônico ou uma simples superfície porosa sobre a qual os óleos essenciais são gotejados.

No entanto, também é possível se beneficiar da inalação dos óleos essenciais sem precisar de difusores, inalando-os diretamente de seu vidrinho ou pingando algumas gotas sobre um pano limpo de algodão, por exemplo.

Aplicações tópicas

Outra maneira de se beneficiar do uso dos óleos essenciais é através de aplicações tópicas. Ao realizá-las, é importante que você dilua seus óleos essenciais num óleo carreador. Um óleo carreador serve de veículo para carregar as moléculas aromáticas para seu corpo de maneira segura, fazendo com que elas sejam facilmente e efetivamente absorvidas pela pele.

Já que os óleos essenciais são facilmente evaporáveis, o óleo carreador ajuda a fixar essas moléculas na sua pele para que elas possam chegar à corrente sanguínea e serem espalhadas pelo corpo. Exemplos de óleos carreadores são: jojoba, amêndoas doce, coco e semente de uva.

Contraindicações e efeitos adversos da aromaterapia

Pessoa colocando óleo essencial em pote de madeira com flores

Apesar de a Aromaterapia ser considerada uma terapia alternativa segura, ela pode provocar efeitos adversos e possui contraindicações. Estes efeitos são geralmente originados na má administração dos óleos essenciais ou decorrentes de condições pré-existentes como é o caso de alergias. Continue lendo para descobrir por quê.

Efeitos colaterais

Dentre os principais efeitos colaterais gerados pela má administração de óleos essenciais em sessões de Aromaterapia estão:

• Irritação, coceira e vermelhidão na área em que o óleo essencial foi aplicado;
• Dores de cabeça;
• Reações alérgicas como choques anafiláticos;
• Náusea e vômitos.

Além desses efeitos colaterais, uma vez que óleos essenciais liberam compostos orgânicos voláteis no ar, eles podem piorar sintomas da asma ou até mesmo desencadearem um ataque de asma. Consulte sempre um médico para saber se você pode fazer uso de óleos essenciais como tratamento complementar ao tratamento médico convencional.

Contraindicações

A maioria dos óleos essenciais são seguros de usar. No entanto, é importante você se precaver quando utilizá-los, especialmente se você faz uso de alguma medicação ou possui alguma comorbidade. Gestantes, lactantes, puérperas e crianças pequenas não devem fazer uso de óleos essenciais, a não ser que estejam acompanhadas por profissional adequado.

Se você possuir alergia a algum componente presente no óleo essencial ou até à própria planta da qual o óleo essencial é extraído, não o use. Além disso, tenha cuidado redobrado ao usar óleos essenciais se você sofre de:

• Asma;
• Eczema
• Epilepsia;
• Hipertensão;
• Psoríase;
• Rinite alérgica.

Jamais use óleos essenciais internamente ou os aplique diretamente na pele: sempre use um óleo carreador quando os aplicar na pele.

Teste de alergia

Mesmo a Aromaterapia sendo considerada segura, óleos essenciais podem causar reações alérgicas quando você os inala ou os usa sobre a pele. Se você é sensível a cheiros fortes, é importante se consultar com um médico antes de utilizar a Aromaterapia.

Para verificar se você é alérgico, você deve recorrer a testes de sensibilidade de contato, aplicando algumas gotas do óleo essencial a ser utilizado diluído em óleo carreador na parte anterior do seu antebraço. Cubra-o com um curativo por 48h e depois verifique se existe algum tipo de irritação.

Se sentir coceira ou ardência na área, suspenda o uso e lave-a com sabão neutro em água corrente. Consulte sempre um alergologista para mais informações.

Óleos essenciais mais propensos a reações alérgicas

Dentre os óleos essenciais que são mais utilizados na Aromaterapia, poucos são os que podem desencadear alergia, a não ser que você possua uma predisposição alérgica aos componentes químicos e aromáticos do óleo essencial ou possua uma pele bastante sensível.

No entanto, um estudo publicado em 2012 indicou que os seguintes óleos essenciais são mais propensos a produzir reações alérgicas:

• Capim-limão
• Cravo
• Hortelã pimenta
• Óleo absoluto de jasmim
• Sândalo
• Teatree/ melaleuca
• Ylang ylang

Óleos carreadores mais propensos a causar alergias são: óleo de coco, jojoba e semente de uva.

Escolhendo o óleo essencial

Pessoa colocando óleo essencial em difusor de ambiente

Agora que você está interessado na Aromaterapia, é importante saber escolher os seus óleos essenciais, pois eles podem ser facilmente adulterados. Continue lendo para entender como encontrar óleos essenciais de qualidade que garantirão o sucesso de seu uso terapêutico.

Como escolher óleos essenciais de qualidade

Para escolher óleos essenciais de qualidade, é importante que você desenvolva o seu olfato. Uma opção é participar de um curso introdutório de óleos essenciais ou simplesmente começar a explorar lojas de produtos naturais que vendem óleos essenciais.

Informe-se sobre a origem do óleo essencial, pois o seu geotipo, ou seja, os fatores ambientais do local de onde o óleo essencial foi extraído, também determinam os componentes químicos presentes nele.

Rótulo

Quando comprar os óleos essenciais, é importante ler as informações contidas no rótulo. Os rótulos de óleos essenciais devem conter o seu nome popular, o nome científico em parênteses e seu prazo de validade. Isso é o básico.

Empresas também costumam apresentar informações adicionais e importantes como suas certificações, o tipo de agricultura (se orgânica, selvagem ou com agrotóxicos), o químiotipo (a quantidade predominante de um determinado composto aromático daquele óleo essencial), bem como seu geotipo, o local de onde ele foi extraído.

Empresa

Ao comprar seus óleos essenciais, é importante prestar atenção à marca da empresa que o comercializa. Procure por empresas idôneas e consolidadas no mercado e, por mais que o preço baixo possa parecer uma boa opção, desconfie se alguns óleos essenciais caríssimos como o de rosa ou absoluto de jasmim estão sendo vendidos a preço de banana.

Empresas sérias de óleos essenciais disponibilizam a cromatografia de seus óleos essenciais, uma espécie de bula contendo as concentrações dos componentes aromáticos presentes naquele óleo. Muitas vezes óleos essenciais são diluídos ou adulterados, então esteja atento para enganações.

Evite óleos de fragrâncias

Os óleos de fragrâncias, também chamados popularmente de “essência” devem ser evitados. É muito comum pessoas que estão começando na Aromaterapia confundirem óleos essenciais com óleos de fragrâncias.

As essências, diferente dos óleos essenciais, são produzidas de maneira sintética em laboratórios e não possuem funções terapêuticos. Pelo contrário: seu uso pode causar distúrbios hormonais e muitos outros problemas como alergias. Portanto, não as compre.

Dê preferência por frascos de vidro escuro

As moléculas dos óleos essenciais são fotossensíveis, ou seja, elas perdem suas propriedades quando expostas à luz. Por isso, jamais compre óleos essenciais em vídeos claros, pois suas funções terapêuticas são perdidas.

Dê preferência sempre por frascos de vidro escuro, preferivelmente da cor âmbar, azul ou verde, mas jamais branco. Igualmente, jamais compre óleos essenciais em recipientes de plástico.

Usos de óleos essenciais usados na aromaterapia

Cesta de madeira com diversas ervas

Nas seções seguintes, você aprenderá sobre as aplicações terapêuticas de 20 dos principais óleos essenciais usados na aromaterapia. Para facilitar a sua identificação, estão incluídos seus nomes científicos, além do modo como eles são extraídos.

Quando existem variações da concentração de seus compostos químicos, chamadas de químiotipos, eles estão indicados. Confira.

Aromaterapia com lavanda

O óleo essencial de lavanda francesa (Lavandula angustifolia) é usado na Aromaterapia como um antisséptico para cortes superficiais. Quando inalado, este óleo essencial promove uma atmosfera acolhedora que favorece o relaxamento e o sono.

A lavanda também é conhecida devido aos seus poderes de combate à ansiedade. Além disso, ela é eficaz contra dores de cabeça. Para tratar de queimaduras leves, você pode fazer um bálsamo contra queimaduras utilizando 1 colher de sopa de sumo de babosa e 20 gotas de óleo essencial de lavanda.

Misture-os bem e conserve-o na geladeira, dentro de um vidro esterilizado. O óleo essencial de lavanda possui diferentes tipos, por isso certifique-se de que está usando o óleo de lavanda francesa.

Aromaterapia com melaleuca ou teatree

A melaleuca, também conhecida por teatree (Melaleuca alternifolia), é um arbusto natural da Austrália. Seu óleo essencial é destilado e seu uso na Aromaterapia é realizado devido às suas propriedades antimicrobianas, antissépticas e desinfetantes.

O óleo de teatree é geralmente encontrado em formulações para combater a acne, queimaduras e picadas de inseto. Ele também é excelente para combater inflamações no couro cabeludo. Quando adicionado a difusores, ele purifica e possui efeito descongestionante.

Pode ser adicionado a formulações de desodorantes caseiros, pois ele combate o odor do corpo, especialmente das axilas. Ele jamais deve ser utilizado internamente, pois ele é tóxico. Pode ser irritante em peles sensíveis.

Aromaterapia com alecrim

O óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis) é originário da região do Mediterrâneo. Extraído pelo método de destilação, seu uso na Aromaterapia abrange a prevenção de espasmos musculares, melhoramento da memória, apoio do sistema nervoso e circulatório e promoção do crescimento capilar, além de possuir poder anti-inflamatório.

Ele é considerado também o óleo dos estudantes, pois facilita a concentração. O óleo essencial de alecrim possui muitos químiotipos, indicando que possui maior ou menor concentração de componentes químicos específicos em sua composição. Dentre eles, os mais populares são o alecrim químiotipo verbenona, cineol e cânfora.

Os efeitos do óleo essencial de alecrim também auxiliam na redução de sintomas da asma. Não deve ser usado por pessoas que sofrem de pressão alta.

Aromaterapia com limão

O óleo essencial de limão (Citrus limon) é extraído através da prensagem a frio das cascas dos seus frutos. Na Aromaterapia, ele é comumente utilizado para melhorar o humor, auxiliando nos sintomas causados pelo estresse e pela depressão.

Além disso, este óleo essencial cítrico auxilia na digestão, redução dos sintomas da fadiga, retenção de líquidos, além de ser possuir excelentes resultados no descongestionamento da pele.

Como todo óleo cítrico prensado a frio, deve-se evitar exposição ao sol após utilizar topicamente o óleo essencial de limão, pois ele pode provocar queimaduras ou manchas de pele. A sua versão LFC (livre de furanocumarimas) é mais indicada para aqueles que precisam se expor ao sol após utilizá-lo.

Aromaterapia com ylang ylang

O óleo essencial de ylang ylang (Cananga odorata) é extraído através da destilação das flores do ylang ylang. Originário da Ásia, seu uso em Aromaterapia auxilia no relaxamento, induzindo o sono e reduzindo os sintomas da ansiedade.

Este óleo floral também é utilizado para criar uma atmosfera de sensualidade, aumentando a libido. Quando adicionado a tratamentos capilares, o óleo essencial de ylang ylang melhora a saúde dos cabelos. Seu uso cosmético é bastante reconhecido por melhorar a aparência da pele, combatendo a acne e ele é um dos ingredientes do famoso perfume Chanel No. 5.

Aromaterapia com hortelã

O óleo essencial de hortelã pimenta (Mentha piperita) é extraído pela destilação das folhas da hortelã. Seu uso em Aromaterapia é devido às suas propriedades analgésicas que auxiliam a combater dores de cabeça.

Além disso, este poderoso óleo refrescante auxilia na digestão, combate maus odores, descongestiona o nariz e as vias áreas, sendo excelente para combater resfriados. No uso em casa, o óleo essencial de hortelã pimenta é um pesticida natural, afastando formigas e ratos do seu lar.

Quando usado em óleos carreadores, o óleo essencial de hortelã pimenta alivia dores musculares, além de ser excelente para aliviar náuseas, indigestões e cólicas estomacais quando massageado sobre a barriga. Pode ser utilizado para combater o mau cheiro dos pés.

Aromaterapia com gerânio

O óleo essencial de gerânio (Pelargonium graveolens) é extraído das flores desta planta originária da África. Ele é usado na Aromaterapia para tratar de dores no corpo e cortes superficiais na pele. Este poderoso óleo essencial também é eficaz para combater a depressão e ansiedade, pois seu cheiro floral traz conforto e eleva as vibrações.

Ele também é utilizado como aliado à saúde da mulher, bem como em tratamentos cosméticos, pois ele melhora a saúde da pele, sendo comumente encontrado em fórmulas de cosméticos anti-idade.

Por ter propriedades terapêuticas e aromáticas semelhantes, o óleo essencial de gerânio é uma alternativa mais acessível para o óleo essencial de rosas, um dos mais nobres e caros óleos essenciais que existem.

Aromaterapia com capim-limão

O óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon flexuosus) é extraído por meio da destilação das folhas de uma planta aromática asiática.

Seu uso terapêutico na Aromaterapia é conhecido devido ao seu poder antimicrobiano, que é excelente para combater infecções provocadas por bactérias e vírus. Devido a esta propriedade, ele possui também efeito desodorante.

Usado topicamente em óleos carreadores, o óleo essencial de capim-limão é muito utilizado como relaxante muscular, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias. Seu cheiro herbáceo com notas frescas cítricas também combatem a ansiedade e a depressão, melhorando o humor e reduzindo o estresse.

Aromaterapia com eucalipto

O óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus) é originário da Austrália e é extraído das folhas desta árvore. Na Aromaterapia, as propriedades deste óleo incluem sua função expectorante, que está presente até mesmo em medicamentos tradicionais que auxiliam a melhorar a respiração, reduzir o muco e a congestão nasal.

Ele é ideal para combater infecções respiratórias e problemas como a asma, bronquite e por isso é comumente utilizado em períodos frios para tratar sintomas da gripe, geralmente combinado numa sinergia com o óleo essencial de hortelã pimenta. O óleo essencial de eucalipto também é utilizado para aumentar a concentração e o foco.

Aromaterapia com copaíba

O óleo essencial de copaíba (Copaifera officinalis) é extraído por meio da destilação do óleo-resina de uma árvore brasileira. Seu uso na Aromaterapia é decorrente de suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibacterianas.

Este óleo essencial também utilizado na indústria de cosméticos devido aos seus efeitos positivos no combate à acne. Ademais, o óleo essencial de copaíba pode ser utilizado para tratar de pequenas feridas na pele em massagens para promover alívio de dores.

Aromaterapia com patchouli

O óleo essencial de patchouli (Pogostemon Cablin) é extraído pelo método de destilação das folhas do patchouli, uma planta asiática com notas amadeiradas e apimentadas. Seu uso na Aromaterapia é empregado para combater insetos e aliviar o estresse, especialmente quando é combinado com o óleo essencial de hortelã pimenta.

Uma massagem feita com óleo de patchouli possui efeito calmante e relaxante pode ser feita utilizando uma colher de sopa de óleo de carreador (amêndoas ou semente de uva, por exemplo) e 3 gotas de óleo essencial de patchouli. O óleo essencial de patchouli também é excelente para combater a acne.

Aromaterapia com bergamota

O óleo essencial de bergamota (Citrus bergamia) é extraído por meio da prensagem a frio da casca desta fruta europeia. Na Aromaterapia, o óleo essencial de bergamota é empregado para melhor a saúde mental, pois, além de ele melhorar o humor, ele combate a ansiedade, o estresse e a depressão.

Este poderoso óleo cítrico também é utilizado para combater a insônia e pode ser aplicado diluído em óleo carreador para tratar da acne, equilibrar a oleosidade da pele, reduzir cicatrizes, vermelhidão e irritação.

Após utilizá-lo, deve-se evitar a exposição ao sol, pois ele pode provocar queimaduras ou manchas de pele. A sua versão LFC (livre de furanocumarimas) é mais indicada para aqueles que precisam se expor ao sol após utilizá-lo.

Aromaterapia com canela

O óleo essencial de canela (Cinnamomum zeylanicum) é extraído da casca ou das folhas da árvore de canela, por meio de destilação ou arraste de CO2. Na Aromaterapia, ele é utilizado devido ao seu efeito estimulante do apetite e suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Além disso, este óleo essencial também auxilia a circulação, alivia dores e reduz infecções. Este é um óleo essencial que deve ser manuseado com cuidado e preferivelmente sob orientação de um aromaterapeuta certificado, pois ele pode ser extremamente sensibilizante e causar queimaduras na pele. Use- o preferivelmente em difusores de ambiente e jamais o ingira.

Aromaterapia com laranja

O óleo essencial de laranja doce (Citrus sinensis) é um dos mais populares e acessíveis. Extraído através da prensagem a frio das cascas dos frutos da laranjeira, seu uso na Aromaterapia está relacionado às suas propriedades digestivas, descongestionantes, desintoxicantes e ansiolíticas.

O doce aroma cítrico do óleo essencial de laranja acalma a mente e reduz a tensão. Por isso, ele é geralmente acrescentado em blends para induzir o sono. Quando inalado, este poderoso óleo essencial também auxilia a fortalecer o sistema imunológico.

Após utilizá-lo, lembre-se de evitar a exposição ao sol, pois pode provocar queimaduras ou manchas de pele. A sua versão LFC (livre de furanocumarimas) é mais indicada para aqueles que precisam se expor ao sol após utilizá-lo.

Aromaterapia com palmarosa

O óleo essencial de palmarosa (Cymbopogen Martinii) é extraído por meio da destilação de folhas de uma planta homônima originária da Ásia. Na Aromaterapeuta, este óleo essencial, que não pertence à família da rosa e sim do capim-limão, é utilizado devido ao seu efeito repelente.

O óleo essencial de palmarosa também é utilizado na indústria cosmética, pois ele nutre, hidrata e melhora a aparência da pele. Além disso, este óleo também possui um efeito relaxante na mente, reduzindo os efeitos do estresse.

Aromaterapia com cravo

O óleo essencial de cravo (Syzygium aromaticum) é extraído através da destilação dos botões secos de suas flores. Ele é utilizado na Aromaterapia para combater inflamações, dores e facilitara a digestão. Este óleo essencial também possui uma propriedade de refrescar o ar, afastando, inclusive, insetos.

Ademais, ele energiza a mentem reduz dores e inflamações musculares, além de ser excelente para combater infecções. O óleo essencial de cravo é utilizado em produtos dentais naturais, pois ele promove a limpeza e reduz dores de dentes. Inalar óleo essencial de cravo auxilia na respiração ofegante e pode reduzir sintomas da asma.

Aromaterapia com olíbano

O óleo essencial de olíbano (Boswwellia carteri) é geralmente extraído por meio da destilação da resina aromática desta árvore africana. Na Aromaterapia, este óleo essencial é utilizado para acalmar a mente, pois possui efeito ansiolítico. O óleo essencial de olíbano também possui efeito analgésico e é utilizado, portanto, para aliviar dores.

Ele também pode ser adicionado em séruns e cremes faciais para melhorar a aparência da pele, reduzindo manchas e marcas de expressão. Sua função expectorante descongestiona as vias areias e reduzo acúmulo de muco. Pode ser também utilizado para induzir estados meditativos.

Aromaterapia com mirra

O óleo essencial de mirra (Commiphora myrrha) é geralmente extraído por meio da destilação da resina aromática desta árvore africana. Este óleo essencial é utilizado na Aromaterapia principalmente devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Ele também pode ser utilizado contra tosses e resfriados e para curar feridas superficiais.

Quando inalado, o aroma deste óleo essencial acalma a mente e reduz o estresse. O óleo essencial de mirra é também utilizado para melhorar a saúde da pele, pois possui efeito anti-idade. Você pode utilizar 1 gota do óleo essencial de mirra diluído em uma colher de sopa de óleo carreador de amêndoas doce para massagear o abdômen e melhorar problemas do estômago.

Aromaterapia com citronela

O óleo essencial de citronela (Cymbopogon nardus) é extraído pela destilação das folhas desta planta aromática asiática. Este óleo essencial é parente do capim-limão e serve como um excelente repelente natural de insetos quando difundido no ambiente ou utilizado diluído com óleo carreador.

Aromaterapeutas o recomendam também devido ao seu poder antifúngico. Ademais, seu aroma auxilia em dietas, pois inibe o apetite.

Aromaterapia com menta

O óleo essencial de menta (Mentha arvensis) é extraído pela destilação da planta florida e não deve ser confundido com o óleo de hortelã pimenta (Mentha piperita). Ele é utilizado na Aromaterapia para ativar a memória, sendo um aliado importante dos estudantes.

Seu poder analgésico faz deste óleo um excelente aliado contra dores de cabeça, dores de dente e musculares. Por ser rico em menthol, este óleo é refrescante e pode ser utilizado para aliviar a sensação de queimação da pele no verão.

Aromaterapia com rosa mosqueta

A rosa mosqueta (Rosa rubiginosa) é um óleo carreador extraído através da prensagem a frio das sementes desta planta. Os óleos carreadores são óleos graxos utilizados como veículo no qual os óleos essenciais são diluídos.

Ele é utilizado para promover a regeneração da pele, sendo incorporado em sinergias aromáticas que visam à promoção de uma pele mais jovem e saudável. Ele é rico em antioxidantes, sendo um excelente aliado contras rugas, estrias e celulites. Quando usado no cabelo, ele nutre e concede mais brilho aos fios. Deve ser evitado por pessoas com pele com oleosa ou com acne, pois pode piorar o quadro.

O que fazer em caso de reação alérgica na aromaterapia?

Diversos vidros com óleos essenciais cercados de flores

Caso você apresente reações alérgicas como vermelhidão, coceira ou até mesmo queimaduras, suspenda o uso do óleo essencial imediatamente e evite se expor a raios ultravioletas, pois eles podem agravar a situação. Felizmente, a maioria das reações alérgicas desencadeadas através do uso de óleos essenciais podem ser tratadas em casa.

Se você apresentou alergia após o contato do óleo essencial com a sua pele, lave-a com água fria e sabão neutro e aplique uma compressa fria para aliviar a sensação de ardência. Se você acidentalmente pôs óleo essencial nos olhos, lave-os com água e procure assistência médica.

Se a alergia foi provocada pela difusão área do óleo essencial, desligue o seu difusor e abra todas as vias de circulação de ar do ambiente em que você está. Em caso de os sintomas persistirem ou se você tiver dificuldade de respirar ou engolir, procure assistência médica numa emergência hospitalar.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


aromaterapia

Artigos relacionados


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de Alecrim: para que serve, como fazer, contraindicações e mais!

Óleo de Alecrim: para que serve, como fazer, contraindicações e mais!

O óleo possui muitos benefícios para o consumo humano. Conheça aqui os benefícios do óleo de alecrim, seu uso terapêutico para saúde da pele e do corpo.


Citronela: origem, benefícios, como usar, como cultivar e mais!

Citronela: origem, benefícios, como usar, como cultivar e mais!

Conhecida por ser uma grande aliada no combate aos insetos indesejados, a citronela também auxilia no controle do estresse. Clique e confira!


O que é a Árvore da Felicidade? Significado, Feng Shui, cuidados e mais!

O que é a Árvore da Felicidade? Significado, Feng Shui, cuidados e mais!

Árvore da Felicidade, entenda seu significado para o Feng Shui, quais os cuidados que se deve ter com ela, além de seu simbolismo e uso paisagístico.


Benefícios do alecrim: físicos, espirituais, chá, incenso e mais!

Benefícios do alecrim: físicos, espirituais, chá, incenso e mais!

O que você acha de conhecer uma erva capaz de reduzir não só os sintomas da depressão, como ajudar na prevenção de várias doenças? Estamos falando do alecrim!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!