O que é o dia da gratidão? Nacional, mundial, significado e mais!

O que é o dia da gratidão? Nacional, mundial, significado e mais!

Um dia inteiro para agradecer e ser grato. Conheça o que é e como funciona no Brasil e no mundo esse dia tão singular.


O que significa o dia da gratidão?

Uma mulher.

A gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma sensação que causa emoção quando sabemos, por exemplo, que uma pessoa fez uma boa ação para outra. Sentir-se grato está associado a um estado de espírito e, nem sempre, por bons acontecimentos. A gratidão está relacionada aos momentos da vida e esta pode trazer experiências ruins que geram aprendizados.

Ser grato é um exercício que deve se tornar diário entre as pessoas. Ter um dia totalmente dedicado a este sentimento, causa uma reflexão conjunta sobre os benefícios da gratidão e desperta atitudes positivas em relação à vida e um fortalecendo geral para momentos difíceis.

O dia da gratidão

Uma mulher.

Você já agradeceu pelo seu dia hoje? Continue lendo e conheça mais sobre o dia da gratidão, seu objetivo, benefícios, curiosidades e dicas de como comemorar esta data.

Data nacional e mundial

No Brasil, o dia da gratidão é comemorado em 06 de janeiro. Entretanto, existe também a comemoração mundial, que ocorre em 21 de setembro. Ambas possuem o mesmo intuito: o de praticar a gratidão por nossas conquistas, aprendizados, por nossos amigos e familiares.

Significado do dia 21 de setembro

O dia 21 de setembro é uma data do obrigado, do agradecimento. Uma data em que as pessoas devem se reunir ou, de alguma forma, demonstrar sua gratidão a tudo em sua volta e também pelas bênçãos recebidas durante o último ano.

Como foi criado o dia da gratidão?

O dia mundial da gratidão foi criado como resultado de um encontro internacional promovido no Havaí em 21 de setembro de 1965. O objetivo do encontro foi o de reunir pessoas que estivessem com energias positivas e motivadas e assim reservar um dia do ano para agradecer.

História do dia da gratidão

Muitos países, no mundo inteiro, dedicam um dia especial do calendário à gratidão. O mais famoso é comemorado nos Estados Unidos e no Canadá e é conhecido como dia de ação de graças. A data é um feriado e ocorre na quarta quinta-feira do mês de novembro. Os estadunidenses comemoram o dia de ação de Graças desde o início do século XVII. Inicialmente, essa data estava ligada ao agradecimento à Deus pela colheita obtida no ano.

No dia 6 de janeiro, no Brasil, também se comemora o dia de Reis, data em que relembramos a chegada dos Reis Magos ao local onde o menino Jesus nasceu. Nesta data, também retiramos todos os enfeites e decoração de Natal. A data também homenageia o dia da árvore, que também nos relembra a gratidão à natureza e por todos os benefícios que ela nos traz.

Qual o objetivo do dia da gratidão?

O dia da gratidão é um momento dedicado ao agradecimento. É uma data em que você pode, de várias maneiras, expressar sua gratidão por tudo o que é e por tudo o que tem, também por aquilo que acontece e pelos desafios com os quais se depara.

Comemorando o dia da gratidão

Mãos em sinal de agradecimento.

Prepare-se para comemorar o dia da gratidão. Aproveite as dicas e orientações que separamos aqui para que você tenha um dia repleto de ações de gratidão e possa compartilhar essa sensação e as energias positivas deste dia com todas as pessoas que estão a sua volta.

Como comemorar o dia da gratidão?

Como o próprio nome já diz, é o dia em que praticaremos a gratidão, então, lembre-se que o hábito de reclamar tem o efeito contrário ao de agradecer. Por isso, o dia da gratidão é um convite para que você tenha pensamentos positivos e purifique seus sentimentos. Veja algumas dicas de como comemorar o dia da gratidão com sabedoria e exercitando para que ele se torne, cada vez mais, um hábito diário.

Meditação para a gratidão

A meditação é um hábito eficiente para acalmar a mente e contribuir para uma vida mais equilibrada. Use-a para iniciar o seu dia de gratidão e faça com que boas energias sejam canalizadas e possam ser sentidas e compartilhadas durante todo o dia.

Sente-se ou ajoelhe-se em uma posição estável e confortável, em um local tranquilo onde não seja interrompido. Inicie colocando atenção, por alguns minutos, em sua respiração e procure se desconectar do mundo exterior, olhando para dentro de si.

Relaxe os olhos, se preferir, feche-os e comece a mentalizar seus desejos materiais, emocionais, suas experiências, pessoas e lugares. Lembre-se que na meditação de gratidão o objetivo não é parar de pensar, e, sim, ativar seus desejos e gerar manifestações de gratidão para todos deles. Agradeça, mesmo que os acontecimentos não tenham sido de todo bons.

Mentalize os ensinamentos que todos eles trouxeram. Fique, por alguns minutos, revisitando a sensação de gratidão em torno destes. Finalize, voltando novamente a atenção para a respiração e normalizando suas vibrações com o ambiente em que está, até se reconectar novamente com o presente. Perceba que, mentalmente, você estará renovado com boas energias.

Seja grato por quem você é

Gostar de si mesmo e estar grato por tudo aquilo que você é e tudo o que conquistou, é uma das melhores formas de comemorar este dia. Tão importante quanto expressar a gratidão aos outros está, em ordem de grandeza, a capacidade de fazermos o mesmo conosco.

Exercite a gratidão a si próprio. Pense em suas competências e qualidades e as valorize. Relembre fatos importantes da sua vida e como conseguiu lidar com eles. Se foi preciso contorná-los, vencer alguma barreira, superar alguma dificuldade, ou, até mesmo, aceitar e perdoar para prosseguir em novas fases.

Não é uma questão de vaidade se autoelogiar, é perceber que você, em sua essência, deve ser grato por algo maior, que é a existência, a vida e tudo aquilo que você consegue, em seus melhores esforços, ser.

Expresse a gratidão a quem você ama

Deixe a vergonha para trás e verbalize, para quem você ama, toda a gratidão por tê-la ao seu lado. Todos nós já recebemos, em algum momento, ajuda, conselhos, auxilio de pessoas que nos rodeiam. Essas, podem ser amigos, familiares ou pessoas que tiveram passagens pontuais por nossa vida.

Não perca a oportunidade de ser grato a quem te ajuda, a quem dedica um pouco do seu tempo para contribuir com a sua felicidade. Use de sinceridade e expresse tudo aquilo que está em seu coração para, com palavras e atitudes, demonstrar gratidão as pessoas que contribuem para o seu bem.

Passe um tempo com quem você ama

Na medida do possível, organize-se para passar o dia da gratidão ao lado de quem você ama. Combine um passeio, separe algumas horas para um almoço ou um jantar e veja que naturalmente boas energias estarão ao redor de vocês. Nem sempre, na correria do dia a dia, temos tempo de estar com as pessoas que amamos. Use este dia para isso e lembre-se de agradecer por esta pessoa, que você ama, e por ela fazer parte da sua vida.

Use afirmações otimistas

Nas interações do dia a dia, na comunicação com colegas do trabalho, familiares e amigos procure sempre usar afirmações positivas, que tragam boas energias para a atividade que está executando. Use o obrigado para agradecer quando alguém fizer algo por você. Agradeça as pessoas por esperar uma atividade sua ou a sua presença em alguma ocasião.

Pergunte como está o dia de quem está perto de você e deseje uma boa semana ou um bom fim de semana. Usar afirmações positivas vai trazer mais alegria para o seu dia e para o dia de todos que estão a sua volta. Comportar-se de maneira positiva também é um gesto de agradecimento e de gratidão.

Retribua a gratidão à sociedade

Uma das diversas formas de ser grato é reconhecer e perceber como as coisas são, como, de fato, estão organizadas e acontecem. É abrir os olhos para o mundo que nos cerca, para como a vida é organizada e respeitá-la.

Entender como a sociedade em que você vive se comporta e evolui é uma força de gratidão a todos os passos que o ser humano vem caminhando na evolução como um todo. Respeitar que novas regras nascem e velhas regras são extintas é um processo de valor, mas devemos ser gratos por esse movimento, por essa atualização.

Reconheça que vive em uma sociedade dinâmica e seja grato por ela ser constituída de pessoas que, como você, merecem a felicidade. Seja grato por sermos diferentes em sexo, raça, cor, religião, valores, mas iguais em essência, em capacidade e em gratidão.

Faça uma lista da gratidão

Agora, experimente sair do âmbito apenas dos pensamentos. Vamos até a pratica, colocar no papel ações e atividades que podem ser realizadas para demonstrar toda a gratidão que você sente.

Um dia antes ou, até mesmo, no dia da gratidão, pegue papel e lápis e faça uma lista de atividades simples que você pode definir para expressar o qual grato é. Vale um abraço naquela pessoa amada, sair na rua e observar alguém que precisa de ajuda e, efetivamente ajudar; ajudar com afazeres em sua casa que não são de sua responsabilidade, levar seu pet companheiro para um passeio mais longo.

Enfim, liste atividades que além de trazerem a você uma sensação de gratidão, ofereçam também ao outro ou ao ambiente em que você vive a sensação de gratidão. Pense em atividades simples, sem grandes complexidades, que trazem prazer emocional e te deixem mais leve.

Veja qualidade em si e nos outros

Você já foi surpreendido por aquela pergunta típica de entrevista de emprego: quais são suas principais qualidades? Se já foi, deve se lembrar que precisou de alguns bons minutos para pensar e responder. E, se nunca passou por isso, um dia ainda terá essa experiência. Por isso, pense e reconheça quais são as suas qualidades e seja grato a partir de agora por elas.

Muitas vezes, enxergamos apenas nossos defeitos e esquecemos de reconhecer nossas qualidades. É até mais fácil, às vezes, reconhecer as qualidades de outras pessoas do que as nossas. Ambas atitudes, reconhecer no outro e em si próprio, serão atividades prazerosas e que trazem benefícios positivos para suas ações. Ver qualidades em si e nos outros é um exercício para a gratidão.

Reconhecer que pessoas são boas no que fazem, ou como fazem certas atividades ou tratam certos assuntos é estar mais próximo do outro. Esteja também próximo a si mesmo, conheça-se e agradeça por suas qualidades.

Seja grato pelos seus momentos difíceis

Nem todos os momentos da nossa vida são fáceis. Todos nós passamos por situações que gostaríamos que não acontecessem. Perdemos pessoas queridas, executamos tarefas as quais não concordamos no todo ou parcialmente, agimos de maneira imprudente, entre outros momentos que gostaríamos de reescrever.

Mas, também graças a estes momentos difíceis que conseguimos ser mais fortes, aprender com situações diferentes e renovar nossas energias. Não seremos gratos pelas dificuldades, mas, sim, por tudo aquilo que a dificuldade ajudou a transformar em sua vida. Seja grato por aprender com as situações, transforme as energias difíceis em ensinamentos e em revoluções de gratidão.

Seja grato pelo seu passado

Todos nós somos constituídos de experiências. Algumas boas outras nem tanto. Mas, não podemos negar que o passado aconteceu e que, de alguma forma, contribuiu para que você seja a pessoa que é hoje. As experiências passadas servem para criar um conhecimento de mundo. Somente por conta deste conhecimento, é que hoje você é capaz de fazer novas escolhas e optar por seguir por novos caminhos.

A memória e as lembranças do passado são uma dádiva que devem ser canalizadas com positividade. Por mais difícil que tenha sido, seu passado transformou você no que é hoje. Seja grato por ter passado por experiências que fizeram com que você se tornasse a pessoa que é.

Curiosidades relacionadas ao dia da gratidão

Mãos em sinal de agradecimento.

O dia da gratidão chama a atenção por algumas curiosidades e iniciativas que já foram realizadas com o intuito de demonstrar ações de agradecimento. Veja algumas delas: O uso da palavra gratidão em redes sociais tornou-se uma febre nos últimos anos. As menções à palavra somam mais de 1,1 milhão de utilizações, segundo sites de busca.

Em época de festas de final de ano (Natal e Ano Novo), existe uma incidência maior da utilização de termos como sou grato e gratidão. No Brasil, palavra mais usada, ainda hoje para agradecer, é a palavra “Obrigado”. Em outros países, esta palavra não é empregada com este sentido.

Dizer a palavra “obrigado”, na verdade, é dizer “fico-lhe obrigado”, ou seja, fico te devendo pelo favor. A palavra gratidão, está presente no latim como “gratia”, o que significa “graça”, literalmente ou, ainda, “gratus”, que quer dizer agradável.

Benefícios da gratidão

Ser grato e exercitar a gratidão traz diversos benefícios. Veja alguns benefícios que listamos aqui para incentivá-lo a ser cada vez mais grato:

1- Aumento na sensação de bem-estar: lembrar e exercitar a gratidão todos os dias traz um conforto e acalma o coração. O hábito de ser grato pode ser realizado constantemente com atividades simples e que, se repetidas, já serão entendidas como hábitos de bem-estar.

2- Relacionamentos mais duradouros: pessoas que agradecem constantemente o convívio com outras pessoas, praticam elogios as qualidades alheias, ajudam ao próximo e demais atitudes de gratidão, constroem relacionamentos mais firmes que se estendem por muitos anos.

3- Desenvolvimento profissional: ser grato e reconhecer sua evolução influencia diretamente no seu desenvolvimento profissional, uma vez que você reconhece seu esforço e analisa suas experiências, passando a ser grato pelo caminho que está trilhando e consegue projetar suas conquistas futuras.

4- Minimiza o apego aos bens materiais: embora o desejo de construir e adquirir bens materiais não seja um problema, é preciso observar que a gratidão faz com que as pessoas deem mais valor as coisas que possuem e, como consequência, cuidem melhor destes ativos, assim, diminuam o apego ou as compras de novos itens.

Como ser mais otimistas?

Ser otimista é manter os pensamentos em energias positivas e acreditar fortemente que o melhor vai acontecer sempre, dentro de uma realidade possível. Quando exercitamos a gratidão, estamos exaltando os conceitos que nos tornam cada vez mais otimistas. Algumas outras atitudes contribuem para ser cada vez mais otimista, continue lendo e os conheça:

1-Experimente não reclamar tanto, a gratidão tira a força da reclamação e abre mais espaço para o otimismo.

2- Crie pequenas metas otimistas para o dia a dia. Planejar e focar seu objetivo em atividades positivas movimenta a sensação de bem-estar e, se estas forem corretamente realizadas, o sentimento de satisfação que está diretamente ligado à gratidão.

3- Busque dedicar um tempo, diante das questões que lida, para pensar nos aspectos positivos. Mentalize o que pode dar certo e, porque não, também o que pode dar errado, desde que, nesta fatia, você já entenda os ganhos e ensinamentos que absorverá

Por que a gratidão é poderosa?

Uma mulher.

Quando somos gratos, somos capazes de reconhecer o que é bom. Aguçamos a capacidade de identificar as coisas boas e também de nos relacionarmos com pessoas que verdadeiramente agem assim. Por isso, a gratidão tem o poder de mudar pessoas e mudar o mundo.

A gratidão se transforma em uma corrente do bem poderosa, capaz de entregar a quantas pessoas forem possíveis, o poder da transformação, tanto de perspectiva como de atitudes e conduzir, como consequência, para ações boas e edificadoras.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.