Cor violeta: significado, características, espiritualidade e mais!

Cor violeta: significado, características, espiritualidade e mais!

Você sabia que a cor violeta simboliza a espiritualidade? Venha conferir as outras características dessa cor!


O que significa a cor violeta?

Mancha de tinta violeta.

Presente nas plantas de lavanda, nas flores de violetas e até mesmo em algumas tonalidades celestes — como no por do sol e nascer da manhã —, a cor violeta é uma cor potente atrelada a espiritualidade, ao misticismo, a sabedoria e a introspecção.

Formada com a mescla da tonalidade azul e vermelha, o violeta surge carregando ricos significados de lucidez, intuição e temperança, também.

Porém, não são só dessas designações em que o violeta se destaca, essa é a cor que simboliza o chakra Coronário também conhecido como chakra Coroa ou Sahasrara; localizado na cabeça e responsável pela união das esferas física, psicológica, emocional e espiritual. A partir disso, venha conferir com mais detalhes as abrangências do significado dessa cor a seguir!

Significado da cor violeta

Flores violeta.

A cor violeta é uma cor rica em simbologias, associações e significados. Além de ser atrelada ao chakra coronário, essa cor também se molda a partir da matéria e o espírito; ao Tarot, a alquimia, a Jesus Cristo, a espiritualidade e as terapias energéticas; em seus significados. Mas você sabe como a violeta é moldada a cada uma dessas esferas? Venha descobrir logo abaixo!

Cor violeta e o chakra coronário

Uma das principais associações da cor violeta é a respeito do chakra coronário, localizado no ponto mais alto da cabeça e responsável pela conexão do indivíduo com os cosmos; trazendo entendimento, conhecimento e espiritualidade como uma das suas principais características.

É por meio do chakra coronário que intensificamos nossos campos de oração, meditação e conexão com o indivíduo; sendo responsável consequentemente pelo aprimoramento espiritual e desenvolvimento humano de cada ser.

Uma forma de instigar esse chakra é pelo uso das cores violetas diariamente, ou carregando a pedra ametista que também possui a mesma tonalidade.

Equilíbrio entre a matéria e o espírito

A cor violeta está fortemente associada ao espírito — de forma que, ao se entrar em contato com esse tom, ele se conecta com as esferas além das carnal e material, ou seja, os campos espirituais.

Assim, nos dias que se sentir sequestrado pelo trabalho, pelo mundo e a cultura; necessitando, portanto, entrar em contato com a sua alma: vista tons de violeta e até mesmo acenda uma vela dessa cor se houver a possibilidade.

Você verá como esses pequenos gestos trarão para sua vida uma sensação mais serena, intuitiva e energética.

Cor violeta na carta Temperança do Tarot

A cor violeta tem tudo a ver com a carta Temperança do Tarot. Isso porque a carta Temperança carrega uma forte simbologia da conexão com o mundo espiritual trazendo os pilares de razão, emoção e espírito a fim de conquistar o equilíbrio.

Dessa maneira, a carta traz a premissa de conexão com os arcanjos e anjos, a fim de receber orientação que acarreta em ponderações mais certeiras sobre as situações da vida. A cor violeta presente nesta carta — seja de forma literal, ou representada pela soma do vermelho e azul presentes — potencializa e evidencia o poder incorpóreo, intuitivo e de sabedoria.

Cor violeta e a Alquimia

A cor violeta da Alquimia representa de modo geral o equilíbrio entre duas esferas já que essa cor é obtida pela soma do tom azul e vermelho. Mas não só isso, a cor violeta também é usada como ponte para conexão com o Ser Divino em busca de remodelagens e transmutação espiritual.

Assim sendo, com a intenção de trazer de libertação de crenças limitantes, recomeços e limpezas energéticas, é possível fazer rituais com base nessa cor, como é o caso do Ritual do Fogo Sagrado Violeta, disponível nas plataformas do Youtube como meditação.

Cor violeta e Jesus Cristo

A cor violeta é uma das cores que foi usada na mata de Jesus Cristo, representa o vinho que Jesus transformou em água, assim como também simboliza seu sangue. É uma cor sagrada associada principalmente à chama do Perdão e da Misericórdia, sendo a cor do Sétimo Raio do Espírito Santo.

A chama violeta é usada como ferramenta de limpeza de tudo que é sujo, pecador e negativo, trazendo cura pessoal e conexão com o Criador. É possível encontrar orações para invocar essa chama na internet e mudar os rumos de sua vida.

Cor violeta e a espiritualidade

Se você quiser uma cor que representa a espiritualidade, essa cor é a violeta. Simbolizando os processos de conexão com o Universo, o Ser Supremo, com a Vontade Superior, a cor violeta, além de representar a intuição, a sabedoria e o mundo imaterial, representa processos de transmutação e transformações.

Assim sendo, se você busca a espiritualidade a fim de iniciar um processo de renovação, use mais os tons de violeta em suas vestimentas e decorações. Carregue também consigo cristais dessa cor sendo a Ametista mais recomendável por estar atrelado ao chakra coronário.

Cor violeta e terapias energéticas

A cor violeta é muito usada em terapias energéticas trazendo destaque no Reiki Chama Violeta descoberto e desenvolvido pela mestra Ivy Moore. Esse reiki tem a finalidade de desenvolver a cura através do coração purificado e bondoso, características que já habitam em nós e que quando estimuladas trazem uma forma mais doce de lidar com a vida.

O Reiki Chama Violeta é essencial para pessoas que têm bloqueios mais profundos na alma, ajudando qualquer pessoa a se libertar das amarras limitantes para a elevação espiritual.

Características da cor violeta

Tijolos cor de violeta.

A cor violeta pode ser definida de diversas formas, pois diante das suas características principais — transmutação, calma e tranquilidade, concentração e equilíbrio — esse tom se expande em possibilidades que enriquecem as definições de sua tonalidade.

Porém, antes de pesquisar todas as outras características aderidas pela cor violeta, é sábio explorar um pouco mais sobre suas principais definições. Venha mergulhar nesse conhecimento a seguir!

Transmutação

A vida não é uma linha retilínea, disso todos sabem. A cor violeta é um lembrete das oscilações existenciais, visto que, ainda que processos longos de acomodação e previsibilidade ocorram, em algum momento a vida toma um rumo diferente e oscila: seja para cima, seja para baixo.

A cor violeta simboliza a passagem para uma nova fase da vida; o fim de um novo ciclo e o começo de outro. Na natureza é possível ver traços violetas até mesmo no processo cíclico entre o dia e a noite quando o dia está nascendo, ou quando o crepúsculo se manifesta trazendo a noite.

Dessa forma, quando há um desejo de metamorfose, mudança e transição na vida, a cor violeta é recomendável para estar presente da rotina desde as formas mais sutis, como na alimentação contendo a berinjela; até nos movimentos mais grandiosos: como pintar uma das paredes dessa tonalidade.

Calma e tranquilidade

Por ser uma cor não tão presente em objetos, vestimentas e decoração comuns, a cor violeta deve ser buscada quando há a necessidade de sair um pouco da rotina caótica e previsível. Afinal, essa cor remete que a vida é muito mais além do que a materialidade oferece, trazendo sentimentos de calma e tranquilidade.

Em dias que precisar de representações de serenas e pacificadoras, compre um vaso da planta com o pigmento violeta, de preferência a lavanda; e observe suas características, seu cheiro, troque a sua terra, acaricie sua flor, e se possível, coloque a planta em um jarro do tom violeta para potencializar sua representação.

Concentração

Sabe quando você precisa de um tempo para fazer uma oração ou meditação, mas não consegue se concentrar? A cor violeta é excelente para estimular as áreas do cérebro designadas a concentração. Assim, com o intuito de se manter mais aplicado no que faz, a cor violeta é uma excelente ferramenta de estímulo para o foco.

Experimente um dia usar esse tom enquanto faz as atividades que requerem uma dedicação maior, você verá como seu desempenho irá melhorar.

Equilíbrio

Somado pelo azul, representando o céu e vermelho representando a terra, a cor violeta é o resultado desses dois tons simbolizando o equilíbrio entre os sentidos e a razão. Logo, a tonalidade violeta é a representação da mediação entre a racionalidade e a emoção, direcionando a caminhos mais justos e equilibrados.

Quando estiver se sentindo em dias bagunçados, caóticos e perturbados, o contato com essa cor o ajudará a desenvolver as melhores estratégias para organizar as esferas da sua vida, trazendo bons resultados para seu dia.

É recomendável também o contato dessa cor quando tiver de tomar decisões difíceis sobre a sua vida ou a vida de outrem; isso ajudará com que a escolha que tomar seja a mais justa possível.

Aspectos da cor violeta

Mancha de tinta violeta.

A cor violeta abarca diversos aspectos em sua caracterização, porém é importante saber seus conceitos básicos a fim de aderir essa cor em sua vida de forma responsável.

Desse modo, abaixo desenvolvemos sobre os efeitos físicos e espirituais da cor violeta; quais são as suas pedras principais; qual a consequência de estar em contato excessivo com essa cor e, por fim, quais são as tonalidades que complementam o violeta. Venha conferir!

Efeitos físicos da cor violeta

A cor violeta é recomendada quando o corpo está inflamado, infectado e cheio de toxinas, pois essa cor age de forma anti-inflamatória, desinfetante e desintoxicante. Além disso, se houver feridas pelo corpo, o violeta auxilia nos processos de cicatrização e relaxamento, trazendo serenidade para as áreas do cérebro e para o coração.

A cor violeta é indicada para tratamentos de vícios como tabagismos, alcoolismo e compulsão alimentar, além de ser indicado para pessoas que estão em estados de surtos psicóticos.

Efeitos espirituais da cor violeta

Simbolizadora do chakra coronário, a cor violeta é relacionada à capacidade de percepção do ser humano, podendo até mesmo estimular a clarividência. Por ser caracterizada por calma e tranquilidade, a cor violeta incentiva o relaxamento cerebral, favorecendo a vinculação com a espiritualidade e o “Eu Superior”.

A cor violeta também tem o poder de transmutação energética, sendo capaz de reverter campos carregados de energia negativa em espaços cujas energias vibracionais são completamente positivas.

Pedras da cor violeta

As principais pedras da cor violeta são ametista, mica lilás, charoita, tanzanita, lepidolita; sendo a ametista mais recomendável por estar diretamente associada ao chakra coronário, intensificando de forma mais potentes as capacidades premonitórias e espirituais.

Excesso da cor violeta

Por o violeta se tratar de uma cor muito atrelada a espiritualidade, quando usada em excesso ela distorce a realidade, ponderando para uma certa alienação de crenças e valores. A pessoa passa a esperar e acreditar firmemente em uma possibilidade utópica sobre a existência, perdendo seu senso crítico e noção do ridículo.

Além disso, em demasia a cor violeta desequilibra os chakras por intensificar muito a energia em um só ponto — o chakra coronário — provocando dores de cabeça, irritabilidade e arrogância.

Cor complementar

A cor complementar da violeta é a cor amarela e deve ser usada sempre para equilibrar o violeta quando estiver em excesso. Então, sabe quando você percebe que tem muitos quadros, forros e decorações de tons violetas? É a hora ideal de trazer um pouco da vibração da coloração amarela.

Meditação com a cor violeta

Águas vivas cor de violeta.

Você sabia que a cor violeta pode ser usada em meditações em busca de autoconhecimento, transmutação, conexão da espiritualidade e ativação do terceiro olho? Meditações usando cores são bastante benéficas para o desenvolvimento espiritual e crescimento pessoal.

Essa meditação também é recomendada para pessoas em estados de grande estresse, agitação e nervosismo; pois ela traz paz e tranquilidade. Venha conferir os passos a seguir de como meditar com a cor violeta .A garantia é no mínimo um momento de serenidade após realizar esse processo.

Passo 1

O primeiro passo para uma meditação é encontrar um lugar em que possa se conectar com a paz e o silêncio. Não precisa necessariamente ser um local totalmente à parte de ruídos, visto que isso é um privilégio que nem todos possuem. Porém, o mais próximo que conseguir já será o suficiente.

Se você tiver alguma vela violeta acenda, e caso você tenha uma lâmpada da cor violeta, potencialize o ambiente com essa luz. Seria interessante também, por uma música calma como plano de fundo. Depois descubra como você gostaria de meditar, se de um jeito deitado ou sentado e o faça. Lembre-se que é necessário estar com a postura retilínea e ainda assim, relaxada.

Passo 2

O segundo passo é iniciar o processo de inspiração e expiração lenta; a princípio unicamente com a finalidade de relaxamento. Sinta o ar entrando e saindo das suas narinas, e relaxe todos os pontos que permanecem tensos.

A partir disso, de forma espontânea deixe a luz violeta chegar até você. Observe-a ganhando forma no topo da sua cabeça, ganhando espaço e potencialidade. Sinta a sua vibração e seu calor. Fique assim por alguns minutos até se sentir pronto para o próximo passo.

Passo 3

Imagine a luz violeta descendo pelo seu corpo, mas controle um pouco a imaginação para que a luz não lhe preencha de forma ligeira. Sinta aos pouquinhos essa luz descendo pelas suas orelhas, preenchendo sua face, chegando até os ombros. Depois abra espaço para essa luz descer pelo seu tronco, sua barriga, e tomar cada espaço do resto do seu organismo.

Sinta a potencialidade dessa energia lhe preencher, se entregue ao movimento, e se presenteie com a sensação de conexão com a espiritualidade e relaxamento.

Passo 4

Por último, deixe que a luz se esvaia de forma natural, e fique mais alguns minutos na posição que se encontra, refletindo sobre como você estava antes e como você ficou após a meditação.

É recomendável evitar redes sociais ou contato com contextos densos, para que o efeito da meditação repercuta por mais tempo em seu dia.

É possível dizer que violeta é a cor da espiritualidade?

Mancha de tinta violeta.

É possível dizer que a cor violeta é a cor da espiritualidade, sim. Essa cor permite a conexão com o plano astral e espiritual com uma potência maior que todas as outras cores também relacionadas ao mundo imaterial.

Além disso, as suas potencialidades relaxantes, intuitivas e energéticas despertam processos de purificação, sensibilidade e sabedoria. Em síntese, ao usufruir dessa cor com moderação, você sempre estará mais próximo com o mundo incorpóreo se beneficiando sempre dele.

Autor deste artigo

Por ser apaixonada em aprender sobre o que está a minha volta e o seu sentido, acabei me aproximando do esoterismo e me apegando aos significados dos sonhos. Hoje em dia meu objetivo é poder compartilhar meu aprendizado com as pessoas ao meu redor, fortalecendo a corrente energética que nos une no mundo.

Últimos posts


Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sabia que sonhar com buraco no dente tem significados diversos? Confira este artigo e saiba as possibilidades de simbologias por trás!


Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola traz diversas previsões para os seus relacionamentos. Confira aqui essas e outras interpretações.


Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Descubra neste artigo algumas orações capazes de ajudar você a dormir melhor, trazendo a proteção necessária do seu Anjo da Guarda!


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!