Espelho quebrado: origem da superstição e como se afastar da má sorte!

Espelho quebrado: origem da superstição e como se afastar da má sorte!

Há muito o que aprender sobre o espelho quebrado. Nesse artigo, entenda como lidar com essa crença milenar!


Espelho quebrado dá azar mesmo?

Mulher segurando espelho quebrado.

Ninguém passa por essa vida sem ouvir sobre o azar nos espelhos quebrados. Alguns confiam tanto que não suportam a ideia de ter um espelho com uma lasca, por menor que seja, que, além de tudo, torna esse estimado objeto muito menos atraente.

Assim, de acordo com essas crenças, o ato de quebrar o espelho sem querer e mantê-lo em casa depois disso não é benéfico. Porém temos que entender sobre como funciona a má sorte em torno desse fenômeno e se é possível se proteger dela.

Nesse artigo, vamos entender que, além de se tornarem inutilizáveis, os espelhos quebrados tem suas origens e seus simbolismos diversos, cujos significados se perpetuam por gerações. Confira!

Entendendo a superstição do espelho quebrado

Mulher observando espelho quebrado.

Existem muitas crenças sobre o espelho, mas os significados históricos e míticos também são importantes para entender as variações dessa superstição e qual a dinâmica da má sorte, quando o mesmo é quebrado. Nessa seção do artigo, trataremos disso tudo. Acompanhe!

Significado místico e espiritual do espelho

O espelho possui muitos simbolismos entre as culturas que não se encerram e se ampliam. No mundo místico, o espelho é sempre aquele que revela a verdade e que a devolve. Para tal, o ser refletido deve saber interpretá-la.

Nessa linha de raciocínio, porém, não se trata de gostar ou não do que vê no espelho, mas de saber o que fazer com aquela informação. Um exemplo disso está na história do Narciso, que se apaixona pela sua própria imagem sem saber que se tratava dele mesmo.

Já no significado espiritual, o espelho afasta os maus espíritos, pois diz-se que, quando os mesmos vêm, a sua própria imagem refletida os assustam e eles vão embora. Por outro lado, os espelhos se tornam portais, quando estão dentro do quarto de dormir ou próximos à cama.

Como funciona a má sorte pelo espelho quebrado?

Em uma versão mais generalizada, diz-se que o espelho reflete a alma da pessoa. Dessa forma, se ele quebrar, a alma dessa pessoa também é quebrada. No entanto, para os estudiosos da espiritualidade, uma alma não pode "ser quebrada".

Assim, a má sorte pelo espelho quebrado é, na verdade, uma consequência de um padrão vibratório baixo em que o indivíduo se encontra, que faz com que o mesmo seja quebrado sem intenção. Logo, o azar não vem do espelho em si.

Nesse sentido, é importante observar quais energias você tem trazido ou absorvido, ou se você tem estado em uma rotina que não favorece boas vibrações. Portanto, se quebrar o espelho ou ele se quebrar sozinho, isso significa que há uma energia no ambiente te desfavorecendo.

Origens históricas da crença

A origem sobre o azar pelo espelho quebrado surgiu na Grécia Antiga, em cerca de 1300 a. C. Mas foi com o mito de Narciso, que definhou tentando tocar sua imagem refletida, que o espelho ou o ato de mirar a própria imagem por tanto tempo ganhou uma fama ruim.

Ainda assim, foram os romanos que trouxeram o azar de sete anos. Isso aconteceu porque eles acreditavam que a vida demorava cerca de 7 anos para se renovar. Dessa forma, também admitiam que olhar para o espelho, quando não estivesse saudável, poderia quebrá-lo, resultando nesses longos anos de má sorte.

Origens psicológicas e sociais

A psicologia social estuda as maneiras sobre as quais as pessoas são capazes de influenciar umas às outras, sem bases reais e até usando seus próprios testemunhos. Foi assim que os artesões gregos popularizaram a teoria do azar pelo espelho quebrado.

Aqueles que produziam espelhos acreditavam que os deuses os observavam. Portanto, danificá-los de alguma forma era perder a atenção deles, o que resultaria em maus presságios na vida. A verdade é que o azar pelo fato de quebrar um espelho é uma crença milenar.

No entanto, a popularidade exercida sobre essa superstição atravessou séculos enquanto se fortalecia. Até mesmo a literatura e o cinema também têm suas formas de reproduzir esse fenômeno. A verdade é dita por tanto tempo que é quase impossível desprogramá-la.

Outras crenças com o espelho

Na antiguidade Ocidental, algumas famílias ricas acreditavam que poderiam prever o futuro, portando grandes espelhos venezianos. Assim, se eles se quebrassem, poderiam saber que temeridades se aproximavam. Esses objetos eram decorações confeccionadas em cristal e em pinturas feitas à mão.

Atualmente, na China, estima-se que os espelhos têm o poder de absorver as energias dos astros. Essa crença se popularizou com a chegada do imperador Qin Shihuang, no ano 207 a.C., cujo sucesso foi atribuído a esse tipo de poder.

No Candomblé, o espelho compõe parte dos adornos da Orixá Oxum, símbolo de riqueza e status. Esse adereço carregado por ela, no entanto, é um importante elemento usado para dissipar energias dissonantes - energias negativas que possam ser lançadas em sua direção.

Significado do espelho quebrado em diferentes dias de semana

Mulher refletida em espelho quebrado.

Se você é espiritualizado, saiba que o espelho quebrado significa que está acumulando vibrações negativas em algumas áreas específicas de sua vida, que são identificadas de acordo com o dia da semana em que o incidente ocorreu. Entenda quais problemas podem estar minando sua energia a seguir!

Segunda-feira

A segunda-feira representa o dia principal dia do trabalho e dos afazeres diários. Portanto, se você quebrar um espelho neste dia da semana, isso significa que está enfrentando um problema financeiro que te preocupa.

Isso acontece porque a preocupação tem vibrações muito baixas, afetando sua saúde de diversas formas. Também é recomendável que você faça rituais ou uma oração para retirar as amarras e as energias negativas que impedem seu crescimento, além de desbloquear o dinheiro em sua vida.

Terça-feira

No mundo espiritual, as terças-feiras são dias escolhidos para que as pessoas abandonem os maus hábitos. Também é o dia do Arcanjo Rafael, aquele em que Deus confiou a Medicina Celestial. Portanto, quebrar o espelho em uma terça- feira significa problemas de saúde física.

Contudo, esteja atento aos sinais de seu corpo. Verifique se você está em dia com a sua saúde ou comece a abandonar hábitos ruins. Na hipótese de já estar enfrentando um problema de saúde, a quebra do espelho apenas confirma a vibração dessa energia. Então, apenas cuide-se da melhor forma possível.

Quarta-feira

Na antiga Igreja Católica, a quarta-feira era especial para orar pelos enfermos (o que não significa que essas atividades não podiam interceder nos outros dias). Coincidentemente, quebrar o espelho nesse dia significa que um ente querido está enfrentando problemas de saúde.

Assim, se isso acontecer, procure ligar para parentes próximos ou faça uma oração ou rituais para mandar vibrações positivas para eles. Aproveite-se do benefício da quarta-feira e do mensageiro Gabriel para este dia.

Quinta-feira

Para o mundo espiritual, quebrar um espelho em uma quinta-feira significa que, por causa de sua energia agitada, você poderá vivenciar discussões sérias. Sabendo disso, procure programar-se mentalmente em busca de vibrações mais calmas.

Para este dia, você pode contar com a ajuda do Arcanjo Zadkiel, o celestial da liberdade, da misericórdia e da benevolência. Ele também é aquele que defende a todos que conseguem ou procuram perdoar o próximo.

Sexta-feira

A sexta-feira é tida como um dia forte para vários trabalhos espirituais, inclusive os que são feitos para o bem. Mas quebrar um espelho neste dia indica que você está enfrentando dificuldades para colocar seus projetos em prática.

Além disso, é um indicativo de que sua energia no momento presente não está favorecendo o andamento de seus objetivos, sejam eles quais for. Portanto, o importante é que, após tomar conhecimento disso, você faça uma autoanálise, para entender o porquê de não estar colapsando seus desejos e suas metas.

Sábado

O sábado é um dia sagrado em muitas doutrinas. Por outro lado, quebrar um espelho durante esse dia da semana indica a vivência da revelação de segredos de família. Em outras palavras, pode ser que uma vibração negativa esteja minando os relacionamentos, causando um estresse mútuo entre os familiares.

Na hipótese do seu espelho quebrar neste dia, esteja preparado para utilizar sua inteligência emocional, pois ela convém ser de grande apoio neste momento. Você pode contar com o Anjo Da Luz Barachiel nesse período.

Domingo

Quebrar um espelho no dia de domingo significa que você está vivenciando um período de estresse e tensão, por conta de problemas diversos. Isso acaba fazendo com que dedique pouco tempo para cuidar de si mesmo.

Nesse sentido, entenda que você deve se ausentar dos compromissos que puder e aceitar que as coisas podem funcionar sem sua presença. Também é importante diminuir a agitação negativa em sua rotina. Se, mesmo assim, isso não for possível, faça uma prece a São Miguel, o mais próximo de Deus, para que você tenha oportunidade de descansar.

O que fazer para afastar o azar de um espelho quebrado

Mulher olhando para espelho quebrado.

Agora que você sabe as origens e o significado do espelho quebrado, é igualmente importante saber o que fazer para afastar o fenômeno do azar. Nessa seção, entenda as diferentes maneiras de lidar com o problema!

Recolher os cacos e enterrá-los ao luar

Quebrar um espelho é sinônimo de más vibrações que, na maioria das vezes, são entendidas como azar. Uma das formas de afastar tudo isso é recolher cada caco e enterrá-los em noite de luar. Esse ritual é uma forma de devolver aos astros a energia ruim, para que eles possam dissipá-la.

Os espelhos quebram por causa de uma desatenção, mas, quando isso acontece de forma espontânea, está relacionado à baixa vibração dos sentimentos e a insatisfações que estão absorvendo o bom fluxo de sua vida. Portanto, é importante livrar-se dos cacos em ritual espiritual e seguro.

Recolher os pedaços e jogá-los em água corrente

Antigamente, recolhiam-se os cacos do espelho quebrado e os jogavam em água corrente ao ar livre, porém essa prática tornou-se perigosa por causa do grande risco e casos de pessoas que se deparavam com esses cacos e se feriam.

Portanto, o ideal é enterrá-los profundamente, para que não haja risco dos seus cacos, com o tempo, emergirem na superfície do terreno e ficarem expostos.

Quebrar os pedaços em porções ainda menores

Quando um espelho se despedaça ou racha, isso significa que não há uma energia boa. Para o caso do objeto estar irrecuperável, quebre-o em pedaços ainda menores, para facilitar o trabalho de aterramento e se livrar da energia ruim.

Após isso, acenda um incenso no local em que o espelho foi quebrado, para continuar o ritual de limpeza das vibrações que não te favorecem.

Fazer uma oração pedindo proteção próxima aos cacos do espelho

A oração é um passo que não deve ser descartado do ritual de limpeza. Portanto, a oração pedindo proteção próxima aos cacos do espelho é uma forma de começar a colapsar as energias boas e aproximar-se dos guardiões espirituais.

Às vezes, deixamos as coisas quebrarem por não estarmos bem. Então, na hipótese de perceber que isso está acontecendo com você, evite fazer limpeza ou manusear espelhos ou objetos quebráveis. Orar, nesse sentido, é uma forma eficaz de dissipar os pesos e trazer para si a luz.

Espelho quebrado é superstição ou azar?

Mulher em frente a espelho quebrado.

O significado do espelho quebrado depende da forma como você costuma levar a sua vida e suas crenças. No entanto, o mais importante é observar se o ato de quebrar o espelho afeta você de alguma forma e comparar com acontecimentos do dia a dia.

Por outro lado, é preciso se lembrar de que somos seres que geram energias, ou seja, passar por períodos turbulentos ou viver sob uma mentalidade que não é saudável pode refletir naquilo que está à nossa volta.

Contudo, na hipótese de estar sendo afetado ou amedrontado com o espelho quebrado, entenda que a energia ruim está no momento presente e não é permanente, desde que você se cerque de ações positivas. Dessa forma, não se esqueça de seguir as dicas dadas nesse artigo!

Autor deste artigo

Sou jornalista, contadora de histórias e apaixonada por todas as artes. Quando escrevo, sinto que o mundo se torna um lugar melhor. Depois ele deixa de ser, então escrevo outra vez.

Palavras-chave relacionadas


cultura objetos

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com fumaça preta: de cigarro, de fogo, nuvem de fumaça e mais!

Sonhar com fumaça preta: de cigarro, de fogo, nuvem de fumaça e mais!

Neste artigo, vamos conhecer os significados de sonhar com fumaça preta. Esse é um sonho que aponta para hábitos e posturas. Venha descobrir as interpretações!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Sonhar com carro azul: azul claro, escuro, marinho, carro novo e mais!

Sonhar com carro azul: azul claro, escuro, marinho, carro novo e mais!

Neste artigo, conheceremos os significados de sonhar com carro azul, incluindo variações de tom, tipos e características, além de interações com esses veículos.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.