Quais as características de quem tem a Pomba Gira Mulambo? Confira!

Quais as características de quem tem a Pomba Gira Mulambo? Confira!

A Pomba Gira Mulambo é conhecida na umbanda pela sua personalidade. Encontre tudo o que precisa saber sobre essa entidade aqui!


Você conhece características da Pomba Gira Mulambo?

Estátua de Pomba Gira.

A Pombo Gira Mulambo é uma entidade muito conhecida na umbanda, principalmente pelas suas características únicas. Sua leveza, seu carinho e seu afeto com os médiuns e consulentes são a grande marca da personalidade dela.

Além de sua habilidade em solucionar questões sobre o amor, é também requisitada para quebrar magias negativas nos centros de umbanda.

Maria Mulambo é um espírito evoluído, que se tornou entidade para desenvolver-se e auxiliar pessoas nesse plano espiritual terrestre. Por isso, está sempre presente em giras de esquerda, descarregando os consulentes, aconselhando seus corações, vibrando energia positiva e trabalhando na quebra de demanda espiritual.

A história, as características dos médiuns que possuem a Pomba Gira Mulambo em sua falange e muito mais sobre essa entidade estão nesse artigo! Continue a leitura para conhecer mais!

A Entidade Pomba Gira Mulambo

Oferenda a entidade de religião de matriz africana.

As Pombas Giras são entidades femininas que trabalham na linha de esquerda da umbanda, linha esta que representa o lado negativo da criação. Vale ressaltar que, quando se fala de lado negativo, não se está falando do mal, mas de um polo de energia negativa, como em uma pilha, que um lado positivo e um negativo.

Assim são as linhas de direita e esquerda da umbanda: ambas são de luz e ambas fazem o bem e se complementam. Para saber mais sobre essa entidade, confira os tópicos a seguir!

História

Conta a lenda que Maria Mulambo nasceu em berço de ouro, cercada de muito esplendor, riqueza e abundância. Seus pais não eram reis na época, porém faziam parte da corte do pequeno reinado. Ela cresceu sempre delicada, bela, bonita, amável e carinhosa.

Maria sempre foi chamada de princesa em virtude de seu jeito de ser, mas não era bem assim. Ao completar 15 anos, o rei pediu para que ela se casasse com seu filho de 40 anos. Ela se casou, porém foi uma união sem amor, motivada apenas pelo desejo de união das famílias, com a finalidade de aumentar a fortuna.

Com o passar do tempo, Maria não engravidava, mas o reino precisava de um herdeiro. Ela sofria com isso, além de se manter em uma união sem amor, pois, nessa época, a mulher que não dava frutos era chamada de amaldiçoada.

Maria Mulambo era uma mulher que praticava a caridade e andava pelos pobres vilarejos, ajudando as pessoas doentes e pobres. Nessas suas caminhadas aos vilarejos pobres, conheceu um jovem (dois anos mais velho que ela) que estava viúvo e tinha três filhos pequenos. Esse jovem cuidava muito bem de seus filhos, com muito amor e carinho.

Ao vê-lo, Maria se encantou por ele. Foi um amor intenso e à primeira vista, de forma que o jovem também sentiu a mesma energia de amor por ela. Todavia, nenhum dos dois tinha a bravura de assumir aquele verdadeiro amor.

Com o passar do tempo, o rei faleceu, o príncipe foi coroado e Maria tornou-se a rainha daquele país. O povo a adorava, mas algumas pessoas invejosas a criticavam por não engravidar.

No dia da coroação, o povoado pobre não tinha o que oferecer a Maria. Então, eles resolveram fazer um tapete belíssimo de flores, para que Maria pisasse nele. Ela ficou bastante encantada, porém seu marido ficou com inveja e, ao chegar ao castelo, trancou-a em um quarto e deu-lhe uma tremenda surra. Essa surra seria a primeira de inúmeras outras.

Bastava seu marido beber um pouquinho a mais e Maria sofria com os ataques de agressão verbal e corporal. Mesmo ferida, ela não parou de praticar sua bondade, sua generosidade ao povo pobre. Mas, ao vê-la machucada, o jovem amado resolveu declarar seu amor por ela e sugeriu a fuga, para que pudessem viver realmente o imenso amor que um sentiam pelo outro.

Sendo assim, Maria decidiu fugir com seu grande amor, somente com as roupas do corpo, deixando para trás joias, ouro e toda aquela vida de luxo. No início, o rei mandou procurá-la, mas não a encontrou, então, resolveu desistir do caso.

Maria se libertou daquela vida de riqueza. Agora, ela usava vestimentas simples que, de tão usadas e velhas, assemelhavam-se a mulambos. Vivendo dessa forma, ela se sentia muito alegre e conseguiu engravidar. A novidade espalhou-se em todo o país e chegou aos ouvidos do rei, que, ao ouvir a notícia, entrou em um estado de desespero por saber que ele é que não dava frutos.

Sendo assim, a loucura tomou conta do rei. Mas ele tinha de limpar seu nome e sua dignidade. Então, mandou seus guardas prenderem Maria, que passou a ser chamada de Maria Mulambo - não como forma de zombaria, mas pelo fato de Maria pertencer ao povo.

O rei mandou que os guardas amarrassem duas pedras aos pés de Maria e que a jogassem na parte mais funda do rio, mas povo não ficou sabendo disso. Sete dias após o crime, às margens do rio onde Maria foi morta, começou a nascer flores que nunca haviam nascido antes e os peixes do rio somente eram pescados naquele local, onde só faltavam pular para fora da água.

Os mulambos com que Maria foi jogada ao rio desapareceram e sua roupa passou a ser de uma rainha, que foi cremada e, no final, teve uma cerimônia apropriada. Assim foi Maria, que, intitulada de Maria Mulambo, tornou-se lenda e é invocada para proteção dos amores impossíveis.

Maria Mulambo mostra-se sempre linda, bela, feminina, carinhosa, delicada, elegante e muito encantadora. Gosta de cigarros, cigarrilhas de ótima qualidade, bebidas suaves (vinhos doces, licores, champanhe rose). O brilho, o luxo e o destaque também a atraem muito. Por isso, usa sempre muitos colares, anéis, brincos e pulseiras.

Manifestações e atuação

Maria Mulambo é uma das Pombas Gira mais conhecidas dentro do ritual de umbanda. Ela carrega consigo todo o poder e a Magia das Pombas Gira, fazendo com que os seus médiuns e consulentes acessem suas emoções e aprendam a lidar com elas. Maria Mulambo traz à tona os sentimentos escondidos, para que possam ser encarados de frente e superados.

É uma entidade que trabalha dentro da irradiação da Orixá Oxum, dando a ela a capacidade de trabalhar com a energia do amor. Quando falamos de amor, não resumimos apenas ao carnal, mas o amor Divino, pela natureza, pelos irmãos, pela família, pela vida - ou seja, todas as formas de amor possíveis.

No amor carnal, ela é muito conhecida e procurada para intermediar nos “amores impossíveis”, sendo da vontade e do merecimento das duas partes. Mas não mede suas palavras, caso alguém peça a ela algo que vai contra a lei Divina, buscando sempre trazer a razão e o entendimento àquela pessoa.

A Pomba Gira Mulambo é uma entidade do mal?

Quando as Pombas Gira começaram a aparecer nos rituais brasileiros, de imediato, o preconceito e o julgamento a acompanharam. Em um tempo em que era obrigação da mulher ser submissa e recatada, essa entidade apareceu, empoderando e mostrando que as mulheres podem e devem fazer o que quiserem.

Analisando por esse contexto histórico, é fácil entender o porquê de as Pomba Giras serem chamadas de nomes vulgares. Mesmo assim, elas não se deixaram abalar e continuam a sua missão, prestando o amor e a caridade.

Maria Mulambo é uma entidade que se manifesta dentro do ritual de umbanda, que só pode fazer o bem. Ela é a manifestação do sagrado feminino, sendo um ponto de luz em meio à escuridão, e trabalha quebrando energias negativas, auxiliando espíritos desencarnados no baixo astral e ascendendo-os para a luz.

No entanto, é intolerante com aproveitadores e pessoas mal intencionadas, pois ea não admite que nenhum dos seus médiuns atentem contra o livre arbítrio ou usem de magias negativas, tomando a responsabilidade de punir, conforme a lei divina.

Dia e cores da Pomba Gira Mulambo

O dia de comemoração da Pomba Gira Mulambo é 08 de março, no dia internacional da mulher. Além disso, seu dia da semana é segunda-feira.

Já as cores da Pomba Gira Mulambo são preto, vermelho, amarelo e dourado.

Oferenda para Maria Mulambo

Para fazer uma oferenda à Maria Mulambo, você pode utilizar sua saudação como apoio, que é "Laróyè Pomba Gira".

Já para a oferenda, você poderá utilizar os seguintes itens: toalha ou pano preto e vermelho, velas preta e vermelha, fitas preto e vermelho, linhas preta e vermelha, pemba preto e vermelho, frutas (morango, maçã, cereja, ameixa e amora) e bebidas (champagne de maçã, de uva, de cidra e licores).

Oração para Maria Mulambo

Para realizar a oração à Pomba-Gira Mulambo, repita as palavras dadas a seguir:


“ Salve todos os Pais e Mães Orixás, Salve todos os Guardiões e Guardiãs à esquerda do mistério divino. Firmo minhas forças e meu pensamento nesse momento à Pomba Gira Mulambo, peço que me guie, me guarde e me proteja durante minha caminhada espiritual e terrena.


Que a vossa força seja colocada em mim e que toda e qualquer energia negativa, que possa estar influenciando a mim ou ao meu lar, seja descarregada e encaminhada para o seu lugar de merecimento.


Peço a senhora que me ajude a lidar com os meus sentimentos, medos e angustias, que eu possa ser forte como vós. Peço a sua sabedoria divina para que eu poça crescer e evoluir junto ao caminho de nosso pai Oxalá. Salve suas Forças, Laróyè Pomba Gira Mulambo.”

Características de quem tem Pomba Gira Mulambo

Seguidoras de Umbanda.

As entidades escolhem seus médiuns através de afinidade, porém essas características não são obrigatórias para os médiuns que incorporam Maria Mulambo e não são características da entidade.

Assim sendo, listamos algumas dessas características que podem ser observadas, mas não necessariamente todas elas estão presentes em um médium ou em um representado, apenas grande parte delas. Confira!

Personalidade forte

Os médiuns que incorporam Maria Mulambo, em geral, apresentam uma personalidade forte, não sendo fácil de serem dissuadidos de suas ideias. Idealistas e muito intuitivos, eles dão mais ouvidos ao seu interior do que a pessoas exteriores.

Assim, podem causar um certo desconforto para pessoas que não estão acostumadas a lidar com este tipo de personalidade. Porém, se você tiver um pouco de paciência, terá uma pessoa que pode te ajudar em diversos momentos.

Sérios

A seriedade tende a ser atribuída aos médiuns que incorporam Maria Mulambo, porém essa seriedade se apresenta no primeiro momento. Por serem muito observadores, eles gostam de, primeiro, identificar e sentir a vibração das outras pessoas, antes de se abrir.

Isso, às vezes, pode acarretar aquela impressão de serem chatos ou metidos, como aquelas pessoas que não gostam de se comunicar em meio a várias. Mas, muito pelo ao contrário, depois que eles pegam a confiança e entendem o que podem falar, eles tendem a se abrir e ser pessoas extremamente engraçadas.

Observadores

Observadores e detalhistas são características que mais descrevem os médiuns da Maria Mulambo, porque nenhum detalhe foge dos seus olhares. Quando estão em um ambiente desconhecido, sempre procuram identificar possíveis perigos ou ameaças, ficam em constante estado de alerta e somente se tranquilizam, quando têm certeza de que está tudo bem ao seu redor.

Além disso, gostam de dedicar atenção e são bons ouvintes em uma conversa, tendendo a olhar por todos os ângulos, antes de dar a sua opinião.

Intuitivos

Os médiuns que trazem consigo a Pomba Gira Maria Mulambo tendem a ser extremamente intuitivos, apesar de nem sempre dar ouvidos. Eles tendem a se questionar muito e, quando quebram essa barreira, costumam quase sempre acertar no caminho ou na decisão que devem seguir.

Esse acaba se tornando um dos motivos pelo qual é extremamente difícil fazer com que eles mudem de opinião, pois, se eles sentem que aquele caminho e aquela decisão é o correto, eles vão até o final e não deixam que as dúvidas ou que outras pessoas mudem seu julgamento.

Fiéis

A fidelidade é uma característica presente nos médiuns que carregam em sua cora a Pomba Gira Mulambo, mas essa fidelidade não está ligada exclusivamente ao relacionamento, e sim ao princípio de compromisso aos acordos firmados. Para o médium, uma palavra vale mais do que qualquer contrato e, quando ele assume um compromisso, mantém-se fiel até o final.

Portanto, é aquele perfil de pessoa que realmente veste a camisa, seja do time, da escola, do trabalho ou do relacionamento. O assédio a ele pode existir, mas a sua fidelidade vem acima de ganho pessoal.

Ele é fiel ao compromisso feio e, portanto, enxerga como obrigação o compromisso de ambas as partes. Se ele sente que é o único a cumprir o acordo, logo, procura outro caminho, pois a lealdade a si e a seus ideais é maior.

Leais

A característica da lealdade é, ao mesmo tempo, positiva e negativa aos médiuns de Maria Mulambo. A lealdade incondicional que eles têm é sobre tudo a si e aos seus ideais, pois não aceitam com bons olhos mudanças bruscas de rota nos acordos pré-estabelecidos. Por serem idealistas, têm uma visão de mundo em que a coerência entre as falas e as ações são a coisa mais importante.

Caso encontrem conexões que seguem esse caminho, a relação pode ser longa e próspera. Porém, se esse não for o caso, eles não hesitam em abrir mão do compromisso firmado e procurar por algo ou alguém que se encaixe dentro dos seus valores. Com isso, dão a impressão de serem indecisos, mas, na verdade, estão constantemente em busca de similaridade.

Senso de justiça

Com um alto senso de justiça, aqueles representados pela Pomba-Gira Mulambo podem dar o seu lugar para outras pessoas que julgam que sejam mais merecedoras do que eles. Mas, da mesma maneira, eles se sentem extremamente frustrados, quando são injustiçados.

Assim como a balança de Xangô, eles sempre tentam equilibrar as coisas, ponderar todos os lados e entender todas as visões, antes de dar a sua opinião. Mesmo que o médium fale sobre uma pessoa que ele gosta muito ou sobre si esmo, ele sempre vai tomar partido do lado certo da história.

Maternais

Pela influência da orixá Oxum na entidade Pomba Gira Mulambo, os médiuns acabam acarretando uma maternidade e vibrando nesta energia. Oxum é amor e Padroeira da maternidade e da Concepção divina. Por conta disso, esses médiuns tendem a ser superprotetores com quem amam, realmente protegendo e guardando até mesmo contra si.

Às vezes, esse sentimento faz com que eles pareçam mandões ou arrogantes e achem que sempre têm razão, mas todos os conselhos e "pitacos" que eles dão é sempre em busca de proteger ou de ajudar na evolução de quem amam.

Charmosos

Os médiuns da Maria Mulambo são extremamente charmosos e carregam uma beleza distinta. Eles podem não ser as pessoas com a beleza física maior do local, mas, com certeza, você não vai deixar de notá-los pelo seu charme, que se manifesta no sorriso, no olhar e na maneira de conversar, não sendo algo que eles têm muito controle sobre.

Esse charme pode ser facilmente confundido com algum sinal de interesse romântico, porém nem sempre isso é verdade.

Sensuais

O sorriso e o olhar são as marcas registradas daqueles que são representados por Maria Mulambo. Eles são sensuais, mesmo não querendo, de uma forma não vulgar e transcendem a sedução física. Geralmente, são aquelas pessoas que, quando chegam no ambiente, trazem a luz junto delas e isso faz com que sejam notadas.

Elegantes

A elegância faz parte da vida dos médiuns da Pomba Gira Mulambo, pois eles admiram tudo aquilo que é belo, não sendo necessariamente o que está na moda ou o que todo mundo gosta, mas sim o que é belo para si.

Por isso, tendem a ser elegantes, independentemente do estilo que adotem, e sempre mantêm a maneira de se comportar e agir, assim como as roupas que vestem, como uma armadura de empoderamento.

Caridosos

Os médiuns da Maria Mulambo são caridosos e gentis e fazem o possível para agradar de todas as maneiras. Se alguém está triste, não gostam de deixar essa pessoa sozinha, principalmente se é de um ombro amigo que ela precisa.

Além disso, estão sempre se envolvendo em causas sociais e buscando ajudar sua comunidade e o bairro onde mora e cidade. Estão constantemente pensando em melhorias, para que todos tenham mais oportunidades iguais e não sofram com a falta de suprimentos.

Meigos

A meiguice é uma característica que só pode ser observada em alguns médiuns da Pomba Gira Mulambo. Ela faz parte da sensualidade e da elegância que eles apresentam, mas não se trata daquele meigo fofo, e sim daquele meigo que dá vontade de cuidar, abraçar e beijar, sendo usado como uma forma de sedução por eles, quando identificam que a outra pessoa gosta disso.

Delicados

Por amarem a beleza, os representantes da Maria Mulambo tendem a ver tudo nos mínimos detalhes. Por isso, são extremamente delicados e cautelosos, e você possivelmente testemunhará a reclamação de algum pequeno detalhe que não está correto na sala.

Alguns deles apresentam exímia habilidade em artesanato, pintura, escultura e em todas aquelas manifestações que precisam de delicadeza.

Conselheiros

Por serem justos e reunirem diversas características sensoriais, os médiuns da Maria Mulambo são excelentes conselheiros e ouvem todos os lados e por todos os ângulos, dando o conselho que não é agradável de ouvir, mas que é preciso, naquele momento.

Eles não medem esforços para ajudar, assim como não têm pudor de dizer se está errado ou se aquela roupa não combina com você. Ou seja, só peça conselhos a eles, se realmente quiser ouvir a verdade.

Radicais

Os médiuns da Maria Mulambo tendem a ser idealistas e, quando compram uma briga ou uma ideia, eles a carregam até o final. Não suportam injustiças, portanto, se você for injusto com um deles e ele se sentir ferido, pode ter certeza de que vai ser extremamente difícil reconquistar a sua confiança ou a sua presença.

Quando se sentem feridos, simplesmente têm a capacidade de excluir a pessoa de sua vida, independentemente de quem seja.

Debochados

Apesar de todos os pontos positivos, os médiuns que carregam a Maria Mulambo são debochados e, quando eles identificam que uma conversa ou que uma pessoa não está interessada em seriedade, acabam apelando para o deboche, sendo eximes nesse sentido.

Maria Mulambo das Almas é também conhecida como a Bruxas das Almas!

Vestido de Pomba Gira.

A Maria Mulambo acarreta todas as qualidades descritas nesse artigo. Mas, com uma atenuante, ela também vibra dentro da energia do Orixá Obaluaê, que é conhecido por ser o orixá da cura, da morte e dos portais e está associado ao exato momento em que uma pessoa desencarna.

Conhecido também como Xapanã, ele é um orixá extremamente poderoso e com conhecimentos ancestrais, que Maria Mulambo das Almas traz para os seus trabalhos dentro da linha de umbanda, sendo conhecida pelos seus feitiços e associada, durante muito tempo, a uma bruxa.

Portanto, é uma poderosa desmagiadora e especialista em cortar feitiços de magia negra, encaminhando todas essas energias ao ponto de força do cemitério, para serem descarregadas e encaminhadas para o seu lugar de merecimento.

O autoconhecimento que busca ensinar a todos que procuram essa entidade é um legado muito importante dessa entidade, mas também é um fundamento praticado por todos dentro da umbanda. Seu espírito leve e acolhedor deixa todo o ambiente fluído, assim como em sua história, como se flores surgissem do chão e a prosperidade e o amor começassem a acontecer no ar, como magia!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.