O que são Almas Afins? Para o Espiritismo, cabala, almas gêmeas e mais!

O que são Almas Afins? Para o Espiritismo, cabala, almas gêmeas e mais!

As almas afins são conexões de outras vidas, por isso, encontrá-las tende a ser transformador. Leia esse artigo e entenda melhor!


Significado geral de almas afins

almas afins

A definição de alma afim varia de acordo com a religião, por isso, é possível encontrar ideias diferentes ao pesquisar sobre esse assunto. Nessa lógica, algumas crenças definem as almas afins como energias complementares, já outras argumentam que são fortes conexões de vidas passadas.

Uma coisa é certa, ao encontrar uma alma afim você tende a crescer muito. Isso porque essa pessoa deseja o seu bem e estimula a realização dos seus sonhos. Além disso, as almas afins podem estar mais perto do que pensa, já que uma alma costuma atrair a outra.

Você já teve a sensação de conhecer alguém muito familiar? Esse é um indício que encontrou uma alma afim. Se quer saber mais dicas para identificar almas afins, seu significado para diferentes religiões, como identificar e mais, continue lendo este artigo.

Almas afins no espiritismo, cabala e budismo

amigos pulando

Almas afins recebem diferentes interpretações dependendo da religião. Nessa lógica, algumas crenças defendem que são uma única alma dividida em dois corpos, enquanto outras sustentam que, na verdade, são energias que se conectam de outras vidas. Descubra a seguir o que é alma afim segundo a cabala, segundo o espiritismo e muito mais.

O que são almas afins

Pode-se definir almas afins como almas que vibram na mesma sintonia. Dessa forma, não, necessariamente, existe apenas uma alma afim, como também, não quer dizer que será uma pessoa idêntica a você.

Nesse sentido, as almas afins são pessoas que se conectam facilmente e desejam cultivar a companhia uma da outra. Por isso, não diz respeito só às ligações românticas, mas sim, a qualquer troca energética que você sinta profundidade.

É comum encontrar amigos que são suas almas afins ou então familiares. Isso ocorre porque existe atração energética, assim, essas almas se conectam durante a jornada na Terra. Porém, não são todas as crenças que enxergam as almas afins dessa maneira, há quem defenda que as almas afins são únicas e complementares.

Almas afins segundo diferentes crenças

Muitas crenças consideram a existência de almas afins, porém de formas distintas. O budismo, por exemplo, acreditam que as almas afins eram uma única alma que foi separada, já o espiritismo, defende que as almas afins são, na verdade, encontros de outras vidas.

Dessa forma, acredita-se que essas almas que foram separadas, por alguma razão, se encontram no plano físico quando estão prontas para curar antigos carmas. Portanto, a relação tende a ser intensa e cheia de aprendizados.

Almas afins segundo o espiritismo

Para o espiritismo, não existem almas complementares, sendo assim, cada pessoa é completa por si só. Porém, a religião acredita em fortes ligações energéticas, que podem ser consideradas conexões de outras vidas.

Dessa forma, é comum que indivíduos sintam que já se conhecem de algum lugar, isso ocorre porque realmente já estiveram juntos. Nesse sentido, essas almas não se encontram novamente sem um motivo. A união sempre proporciona crescimento para ambas as partes, fazendo com que a caminhada seja mais leve, são pessoas que se conectam, pois têm propósitos semelhantes e vibram na mesma sintonia.

Almas afins segundo a cabala

A cabala é uma religião pautada no judaísmo, dessa forma, acredita em vida após a morte, ou seja, com a morte de uma pessoa, sua alma reencarna em outro corpo, a fim de curar seus carmas ou “tikkun”.

Tudo isso faz parte de um processo de crescimento. Além disso, a alma é composta de dois aspectos, sendo um feminino e um masculino. Em vida, as almas separadas podem sentir que falta uma parte delas, mas quando encontram suas energias complementares sentem a sensação de plenitude.

Almas afins segundo o budismo

No budismo, é possível encontrar relatos sobre almas que surgiram em conjunto e, por isso, desejam se encontrar na jornada na Terra. Dessa forma, é semelhante às crenças da cabala, pois analisa que a divisão das almas resulta em duas energias, uma masculina e outra feminina.

A união dessas almas na Terra traz a sensação de reencontro e plenitude. Além disso, cada uma das partes tende a aprender muito uma com a outra, isso porque são extremamente parecidas, tanto em suas qualidades, como nos defeitos.

Como identificar as almas afins

amigos empinando pipa

As almas afins podem ser identificadas quando acontecem algumas sincronicidades, como também quando a pessoa sente uma forte ligação com alguém especial. Além disso, é possível aprender muito sobre si mesmo ao encontrar uma alma a fim. Confira a seguir esses e outros aspectos para identificar almas afins.

Você sentiu que a conhecia de imediato

Aqueles que encontram suas almas afins sempre têm a sensação de que já conhecem a outra pessoa de algum lugar, mas, na verdade, é um encontro de outras vidas. Em alguns casos, no momento em que se encontram podem afirmar que já se conhecem.

Já em outros casos, essa sensação pode demorar um pouco mais para aparecer, mas com a convivência ambos vão notando que parecem se conhecer desde sempre. Assim, proporcionando uma ligação intensa e leve.

Você se sente em paz perto da pessoa

Almas afins emanam energia de paz uma para a outra. Por isso, é comum que se sintam acolhidas uma perto da outra. Porém, isso varia de acordo com a energia de cada pessoa, por isso, é importante cuidar de si mesmo.

Além disso, a familiaridade com aquela pessoa traz paz de espírito, você consegue se expressar melhor, pois sente que aquela alma é compatível com a sua. Dessa forma, são almas que se compreendem e se ajudam.

Você aprende sobre si mesmo através dela

As almas afins são muito parecidas, tanto em suas qualidades como em seus defeitos. Por isso, o relacionamento entre almas afins, tende a ser intenso e de extrema importância. As almas têm a oportunidade de reconhecer no outro aspectos positivos que não reconhece em si mesmo, assim, podem crescer e adquirir autoconfiança.

Além disso, é possível identificar as próprias falhas, assim, auxiliando no processo de autoconhecimento e desenvolvimento. Outro fator importante é que as almas afins ajudam umas as outras, apoiando em suas paixões e propósitos de vida.

Vocês costumam enxergar as coisas da mesma forma

Se você encontrou sua alma afim, deve ter notado que vocês vêem o mundo da mesma forma. Muitos dos seus interesses são os mesmos, como também concordam em diversos aspectos.

Não quer dizer que vocês não vão discordar nunca, pelo contrário, almas afim tem sim seus momentos mais complexos. Como se sentem à vontade, as almas afins conseguem esclarecer incômodos com facilidade, portanto, são verdadeiras umas com as outras.

Há diversas coincidências na relação

Na relação, as almas afins conseguem perceber que estão sempre em sintonia. O que uma alma fala a outra já está fazendo, por exemplo, uma dá a ideia de viajar e a outra já estava pesquisando hotéis um dia antes.

São coincidências que demonstram que aquelas pessoas caminham no mesmo passo. Assim, seus pensamentos são complementares. Além disso, é comum que falem dos mesmos assuntos ao mesmo tempo.

Quando estão separadas, podem atrair umas às outras, assim, costumam ter encontros repentinos. Então, de alguma forma, o universo mostra que há conexão entre as almas, pois tenta juntá-las.

Parece haver constante sintonia

Quando o assunto é almas afins é fato que elas parecem estar em constante sintonia. São pessoas que gostam dos mesmos assuntos, por isso, compartilham ideias semelhantes e pensamentos complementares.

A força dessa sintonia é tão forte, que costumam fazer com que falem coisas ao mesmo tempo. A energia entre almas afins é leve e flui livremente, quando estão juntas conseguem compreender exatamente o que a outra pessoa está dizendo, dessa forma, as conversas são longas e profundas.

Forte conexão entre ambos os indivíduos

Existe a crença que almas afins são energias que se conectam, desde outras vidas, por isso, nem sempre essas almas são casais românticos. Dessa forma, a alma afim pode ser um amigo, a mãe, o pai, um irmão, entre outras possibilidades.

Em todo caso, a ligação com esse indivíduo é muito forte. Essa ligação faz com que uma saiba o que o outro está sentindo e pensando. Quando as almas afins são parceiros amorosos, a conexão não é baseada apenas em sexo, na verdade, é extremamente profunda.

Compaixão pelo outro

As almas afins sentem forte compaixão pelo outro, querem que a outra pessoa cresça, por isso, compreende seus defeitos sem julgamentos. Quando algo prejudica a relação, preferem conversar e esclarecer da melhor forma possível, por isso, evitam a todo custo apontar o dedo na cara do outro.

A paciência e a tolerância sempre fazem parte da relação, proporcionando sintonia e respeito entre as almas afins. Além disso, essas almas ajudam umas às outras a tomar decisões importantes. Portanto, encontrar uma alma afim é também achar um sistema de apoio, pois são fiéis e confiáveis.

Querer bem

Em uma relação de almas afins é possível que haja desencontros e discordância, mas, geralmente, não tem tanto apego. Isso porque as almas afins querem o bem do outro independente de estar perto da sua presença física.

Uma alma afim consegue sentir a energia da outra no mesmo distante, por isso, a ligação entre ambos é mantida mesmo quando não estão juntas. Dessa forma, quando uma das partes não quer manter contato, a outra respeita, pois existe compreensão e vontade de ver o outro bem.

Almas afins, gêmeas e suas diferenças

pessoas se abraçando

Almas afins e almas gêmeas não são a mesma coisa, mas ambas as relações são intensas e cheias de aprendizados. Quando estão juntas, as almas gêmeas e almas afins conseguem crescer muito, isso porque a forte ligação que se criou estimula a enxergar suas qualidades e defeitos. Descubra a seguir as diferenças entre almas gêmeas e almas afins.

O que são almas gêmeas

Almas gêmeas são almas que se complementam, ou seja, são a mesma alma. Em um dado momento, que não se sabe quando, a alma se separou originando seus complementares, um espírito masculino e outro feminino. Durante a jornada na Terra, as almas podem se encontrar e auxiliar no crescimento um do outro.

A troca de almas gêmeas é intensa e profunda, mas ambos se respeitam e compreendem os defeitos do outro. Quando terminam, geralmente, não geram brigas e desavenças. Além do mais, podem construir relações duradouras e para a vida toda.

As diferenças entre almas afins e almas gêmeas

As almas gêmeas compartilham a mesma alma em corpos distintos, enquanto que as almas afins são energias que ressoam entre si. Tanto as almas gêmeas quanto as almas afins têm diversas coisas em comum, mas a ligação das almas gêmeas tende a ser mais intensa.

A união entre almas afins é duradoura e de muita parceria, por isso, ambas as partes se ajudam na jornada de autoconhecimento e autorrealização. As almas gêmeas também são importantes na construção de objetivos e autoimagem, mas de uma forma mais profunda, curando carmas muito antigos.

Almas afins quando se apaixonam

O encontro de almas afins é baseado na parceria e amizade, mas isso não quer dizer que elas não se apaixonam. Os relacionamentos românticos de almas afins, geralmente, são saudáveis, duradouros e cheios de aprendizados.

Além disso, são conscientes em relação aos seus sentimentos sobre o outro, assim, formam um casal equilibrado e, ao mesmo tempo, intenso. Durante a fase da paixão, a vontade de ficar junto é forte, assim como as sensações.

Podem ser relações para a vida toda, mas mesmo quando terminam, conseguem manter a harmonia. Isso porque se respeitam e sentem quando não estão mais em sintonia. Dessa forma, conseguem ser amigos após o término.

Energia de ressonância das almas afins

Existe uma energia de ressonância entre as almas afins que faz com que elas se mantenham por perto. Dessa forma, o universo dá um jeito de unir essas almas, além disso, muitas vezes, elas compartilham do mesmo propósito, assim, uma ajuda a outra a alcançar a plenitude.

Essa energia de ressonância faz com que as almas afins se compreendam, se respeitem e aprendam umas com as outras. Nesse sentido, uma alma ajuda a elevar a energia da outra. Além do mais, há pessoas que defendem que o conceito de almas afins está ligado à energia, sendo assim, uma pessoa pode deixar de ser sua alma afim, se sua energia mudar.

Almas afins são conexões eternas?

pessoas fazendo trilha

As almas afins são conexões eternas e já tiveram contato em outras vidas. Por isso, encontrar uma alma afim é um bom sinal, já que essa pessoa tende a ajudar no seu processo e autoconhecimento, como também em suas realizações.

Além disso, as almas afins costumam ser parecidas e compartilhar propósitos em comum. A união das almas afins dá força para a pessoa confiar em si mesma e até para lidar com defeitos e dificuldades. Agora que você já sabe o que é alma afim ficará mais fácil identificar essa conexão de alma.

Autor deste artigo

Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


energias religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.