Anjo Rafael: veja sua origem, história, celebrações, oração e mais!

Anjo Rafael: veja sua origem, história, celebrações, oração e mais!

Rafael significa "aquele que cura". Honrando como líder dos anjos guardiões, também é o anjo do conhecimento e da ciência. Saiba sobre suas características!


Saiba tudo sobre o Arcanjo Rafael!

Um anjo.

Aparecendo no Velho Testamento onde ele prevê muita ajuda a Tobias, o Anjo Rafael o auxilia para se livrar dos tormentos de Asmodeus. Em seguida, ele diz: "Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso junto à Gloria do Senhor" (12:15). Por mais que ele não seja mencionado, por conta da tradição, é chamado de anjo da ovelha em João 5:2.

Além do mais, é possível localizá-lo nos costumes do Judaísmo. Sendo assim, Rafael é um dos três anjos que chegaram até Abraão antes da destruição de Gomorra e Sodoma. Poetas falam que o Arcanjo Rafael está na composição de Paraíso Perdido, onde ele é chamado de "espírito sociável". Leia o artigo para saber sobre a importância deste Anjo!

Conhecendo o Anjo Rafael

Um anjo.

Considerado o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes, viajantes e escoteiros, o Anjo Rafael tem sua imagem associada a uma serpente. Os devotos de Rafael sempre o procuram para obter a cura de suas doenças. Chamado de "deus cura", na religião hebraica, também é o "enviado de Deus para curar em Seu Nome".

Através dessas definições, ele é o Arcanjo principal e provedor da transformação do corpo e espírito. São Rafael Arcanjo é utilizado em religiões judaicas, cristãs e islâmicas. Denominado como chefe dos anjos da guarda e da providência, cuida dos humanos. Dê continuidade na leitura para saber mais sobre as especificações de Rafael!

Origem

Tendo origem hebraica, o Anjo Rafael faz parte de religiões como as cristãs, islâmicas e judaicas. Ele cura o lado espiritual, físico e psíquico. É possível encontrá-lo no capítulo 12 da Bíblia, onde é mostrado como o Arcanjo do Criador em Tobias 12:15: "Eu sou Rafael, um dos sete anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor".

Rafael não aparece em escrituras sagradas e pelo livro de Tobias ser um apócrifo, não está presente na Bíblia protestante. Sendo visto apenas no cânon católico, ele é citado ao lado de Gabriel e Miguel. Rafael é considerado um Serafim.

Imagem de São Rafael Arcanjo

O Anjo Rafael é visto nas escrituras com um peixe e um cajado em cada uma de suas mãos. Durante uma viagem, Tobias pescou um peixe e utilizou o fel dele para curar os olhos de seu pai Tobit. A ideia da representação de Rafael vem de uma condução que ele utiliza para colocar as pessoas no caminho de Deus. Sendo reverenciado diante de suas libertações e manifestações da Divina Providência, ele protege todos dos perigos da vida. Portanto, age de forma material, natural e sobrenatural.

História

Simbolizado como o "remédio de Deus", o Anjo Rafael é santificado pela igreja e tem uma posição importante para tal. Considerado o Arcanjo dos viajantes, jovens e casamenteiros, ele provém diante da saúde, juventude e de um estilo de vida feliz.

Dependente da natureza, Rafael cura através dela. Também, sendo defensor do meio ambiente e dos animais, a sua cor é verde. Por entender que a natureza é curativa, ele visita as plantas e os animais. Sendo um dos Arcanjos mais gentis, sempre está disposto a curar e ajudar todos aqueles que precisam dele. Se está buscando por conforto e cura, Rafael estará ouvindo para servir caso seja chamado.

Principais atribuições

Se estiver precisando de ajuda médica urgente, o Anjo Rafael pode dar conselho, conforto e, talvez, até mesmo, dar outras opções que, talvez, não tenha pensado antes. Se conectar com ele é mais fácil do que aparenta ser. Entrar em contato com ele pode exigir uma determinada prática.

Com a mente e o coração abertos, buscar conselhos com o Anjo Rafael é a melhor opção. Ele ouvirá o clamor e isso pode levar um tempo até receber a resposta. Esse tempo se dá porque o Arcanjo precisa entender o pedido e encontrar maneiras para resolvê-lo.

Celebrações ao Anjo Rafael

Sendo celebrado no dia 29 de setembro, a comemoração do Anjo Rafael é uma data religiosa que homenageia um dos Arcanjos mais próximos de Deus. Ele, por sua vez, é considerado o anjo da Providência. A Data era celebrada apenas para o Arcanjo Miguel. Logo após, o dia 29 de setembro começou a celebrar os três principais do catolicismo.

Diante dos setes anjos de Deus, Rafael, Miguel e Gabriel fazem parte dos setes espíritos puros e mais perfeitos que já foram criados. A palavra "Arcanjo" significa Anjo Principal e Anjo Mensageiro. Além do mais, são Arcanjos protetores dos homens.

O Dia dos Arcanjos é quando as pessoas recebem forças para os períodos de outono e inverno. Dependendo da meteorologia, se fizer sol neste dia, o outono será de sol agradável; ao contrário, se fizer chuva, o outono será chuvoso e frio.

Fatos interessantes sobre o Arcanjo Rafael

Gabriel, Miguel e Rafael fazem parte daqueles anjos que são os mais próximos dos humanos. O padre Pseudo-Dionisio da Igreja do século VI diz que existem três hierarquias de anjos: Serafins, Tronos e Querubins. Sendo assim, definem as Dominações, Virtudes e Potestades. Por último estão os Principados, Arcanjos e Anjos.

A Bíblia menciona apenas os nomes destes anjos. Uriel, Barachiel, Jejudiel e Saeltiel aparecem apenas no livro de apócrifos de Enoque, que é o quarto livro dos Esdras e em literatura rabínica.

Conexão com o Anjo Rafael

Um anjo.

Se quiser se conectar com o Anjo Rafael, é necessário explorar o mundo natural que está ao redor. Zelando pela saúde e o bem-estar das pessoas, ele também está voltado par a beleza da natureza. Só faz sentido que ele chegue até uma pessoa se ela estiver conectada com a natureza.

Caminhada faz com que Rafael acredite na importância da saúde e conexão com o mundo exterior. Ele, com certeza, irá cuidar de todos durante esse tempo, além de dar coragem para elas aproveitarem o mundo que habitam. A meditação na natureza é uma forma de interagir com Rafael.

Ele, com certeza, estará mais perto de se conectar com aqueles que seguem esses princípios. Para saber mais sobre a devoção, representação e oração ao São Rafael continue lendo o artigo!

O que o Anjo Rafael representa?

Sendo lembrado por suas libertações e manifestações da Divina Providência, o Anjo Rafael está voltado para todos aqueles que necessitam de um tipo de cura, sendo ela espiritual ou, até mesmo, emocional. Rafael também é chamado de protetor dos viajantes, da cura e contra as forças demoníacas.

Protegendo também os casais, é um dos setes Arcanjos que estão de pé ao lado da presença de Deus. Ele tem uma grandiosa importância perante O Criador.

Devoção ao Anjo Rafael

Do livro de Tobias a devoção ao Anjo Rafael está no Antigo Testamento. Ele era um jovem piedoso e filho de Tobit. Tobit estava cego e queria recuperar um dinheiro que estava distante e inacessível. Ele precisava fazer uma viagem, porque o dinheiro era necessário para seu pai.

Durante o percurso, apareceu uma pessoa desconhecida e começou a acompanhar Tobias. Com isso, eles pararam na casa de uma família parente de Tobit, onde lá estava Sara. Sara era uma jovem presa a uma maldição. Todos que se casavam com ela, faleciam. O desconhecido ajudou Tobias e eles fez a libertação dela.

Logo após, saíram de lá e conseguiram recuperar o dinheiro. Na volta, eles passam na casa de Sara e Tobias se casa com ela. Tobit fica imensamente feliz pelo dinheiro recuperado e também pelo seu filho casado.

O desconhecido orienta Tobias e seu pai, Tobit, volta a enxergar. Nisso, o Arcanjo Rafael faz a revelação e se nomeia como um dos que estão diante de Deus. Ele assumiu a forma humana para ajudar Tobias. Depois, desaparece e deixa o propósito da confiança no favor de Deus.

Como pedir ajuda ao Arcanjo Rafael?

Se estiver precisando de ajuda, o Anjo Rafael pode ser chamado, auxiliando cada passo e tornando a jornada muito mais fácil. O melhor dia para fazer isso é às quintas-feiras à noite.

A cor de Rafael é verde e a vela precisa ser da mesma cor. Para aumentar a sintonia, também é adequado usar roupas no mesmo tom. Quartzo verde é indicado. Com papel e lápis, é preciso escrever todas aquelas coisas que preocupam em relação à vida. Quando terminar, o pedaço de papel deve ser enrolado como um pergaminho e queimado na vela. Depois, é só concentrar os pensamentos no Arcanjo Rafael.

Prece ao São Rafael Arcanjo

Para fazer uma prece ao Arcanjo Rafael fale o seguinte:

"Ó, Arcanjo Rafael, junto com São Miguel e São Gabriel, representais a fidelidade ao criador e o poder da corte angelical. Invocado por ter curado Tobias da cegueira, no Antigo Testamento, vos pedimos que também abra nossa visão para enxergar as coisas boas que acontecem ao nosso redor, também nos fazendo ver e discernir o que pode nos afastar das maravilhas de Deus".

"No mais, São Rafael, pedimos para que abençoeis a nossa saúde. Sede generoso para com as nossas células e restaura o que de errado há em nosso organismo. Nunca permitais que sejamos alvos das pestes, das doenças contagiosas, dos distúrbios psicológicos e dos vícios. Que tenhamos um organismo saudável para bendizer o nome glorioso do redentor e propagar a devoção em tão querido Arcanjo. Amém."

Oração ao São Rafael Arcanjo

Se precisa fazer uma oração ao Anjo Rafael com o intuito de se livrar de pessoas que nunca estão contentes com suas vidas e sempre reclamam das conquistas, dite o seguinte:

"Guardião da saúde e da cura peço, que Vossos raios curativos desçam sobre mim, dando-me saúde e cura. Guardai meus corpos físico e mental, livrando-me de todas as doenças. Expandi Vossa beleza curativa em meu lar, meus filhos e familiares, no trabalho que executo, para as pessoas com quem convivo diariamente. Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos. Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser, para que eu possa sempre refletir a Vossa Luz".

Influências do Anjo Rafael

Um anjo.

Perante O Criador, o Anjo Rafael tem a sua influência voltada para a cura. Seu nome simboliza o "curador divino". No Antigo Testamento ele acompanhou Tobias durante o percurso e protegeu sua viagem. Se transformando em humano, Rafael é o único Arcanjo que se assumiu assim.

Ele ensina todos para que eles se protejam dos males, sendo eles físicos ou espirituais. Se precisar de ajuda, Rafael estará lá para curar e dar graças na vida. Para entender sobre as definições desse Arcanjo nas mais diversas culturas, continue lendo o artigo.

Anjo Rafael na Bíblia

Na tradição da Bíblia, o Anjo Rafael foi aquele enviado à terra para guiar Tobias. Antes de Jesus nascer, isso designou todos os Arcanjos. Gabriel foi aquele que disse para Maria sobre o nascimento de Jesus e Miguel aquele que lutou contra o dragão.

Rafael começou a ser o padroeiro dos caminhantes depois de ter ajudado Tobias de Nínive à Média. Vasco da Gama foi o que escolheu o nome e pediu proteção de São Rafael para a descoberta de uma das naus no caminho marítimo para a Índia.

Anjo Rafael no Judaísmo

Na religião judaica, Rafael é o anjo da cura. Gabriel é o do rigor e com milhares nessa cultura, Maimônides numerou dez categorias de Arcanjos. Sendo alguns mais elevados do que os outros, tudo depende da pureza e da missão.

Os serafins são aqueles que têm o louvor de Deus e podem até ser queimados pelo amor intenso ao Criador. Ofanim e chayot hakodesh são animais sagrados e eles são denominados assim por conta do amor natural por Deus, tendo piedade aos animais.

Anjo Rafael no Islã

Sendo nomeado por Hadith como Raphael, o Arcanjo no Isã simboliza aquele que tocará um chifre para fazer o anúncio da chegada do Dia do Julgamento. No capítulo 69 (Al Haggah), o Alcorão fala sobre o golpe do chifre e que ele destruirá tudo. No 36 (Ya Sin), os humanos que morreram voltarão à vida no segundo golpe.

Nesta tradição, Rafael é considerado o mestre da música e que canta louvores no céu em mais de mil idiomas diferentes. Aqueles que são anônimos são denominados como Hamalat e Al-Arsh. Eles carregam Deus em seu trono, além de ficarem no topo da hierarquia islâmica.

Anjo Rafael na Umbanda

Fazendo parte de uma linha chamada Yori/Ibejadas (Cosme e Damião), o Arcanjo Rafael é tutor e mediador na Umbanda. Sendo o divino da vibração de Iemanjá, que é denominada como a senhora da vida, ele está ligado à linha do oriente e aos ciganos e na chefia dos anjos da guarda.

Nesta religião da Umbanda, Rafael é aquele invocado para curar doenças, expandir e abrir a mente das pessoas para que elas tenham boas inspirações. Além disso, ele é um forte auxiliador na criatividade para a escrita, ligado diretamente à comunicação.

Anjo Rafael na Magia Cerimonial

Considerado o patrono dos amantes e também da saúde na Magia Cerimonial, o Anjo Rafael lidera para a cura, porque acredita que toda doença começa a partir da mente e da forma como as pessoas conduzem as palavras que tem o poder necessário para curar e matar.

Quando ele está presente vida de uma pessoa auxilia o estado de consciência, fazendo com que as escolhas sejam realizadas de forma positiva. Além disso, faz com que a verdade sobre as pessoas e sobre si venham à tona. Tudo que o coração está cheio ele faz falar.

Para saber se Rafael está ouvindo, o principal sinal dele é através da presença dos pássaros e de uma brisa que toca o corpo de forma inesperada. Adora flores e incensos. Seu dia é quarta-feira às 06h da manhã.

Anjo Rafael na Teosofia

Na Teosofia, o Anjo Rafael é visto como aquele que tem o poder para a Cura e a Ciência do 5º Raio. Tendo o complemento divino, sua chama gêmea é a Bem Amada Arqueia Maria, Rainha dos Anjos. Quando se juntam, fazem com que seja dada a cura do planeta.

Quando favorece os cientistas, esse Arcanjo presta apoio no raio em que se está presente a mente abstrata. Tenho diferenciação no terceiro raio, o quarto está ligado ao físico e o espiritual. Seu foco está na intensa atuação, no mundo prático e na mente concreta.

Por isso, não é o raio do filósofo e, sim, o do cientista. Fazendo investigações, Rafael busca compreender todos os fenômenos da natureza e do mundo objetivo. Está ligado também na questão da cura e medicina, com ação direta aos corpos doentes.

Anjo Rafael na Numerologia

Na Numerologia, o Arcanjo Rafael está na relação com os seres humanos e é estabelecido de várias formas. Na Idade Média tinha um italiano chamado Milos Longino e ele falava sobre a simbologia do dia do nascimento, hora, signo e planeta que o anjo poderia reger. A escolha poderia ser feita através da Numerologia em si.

Sendo feita de forma simples, quando se é efetuada a soma de algarismos entre o dia do nascimento é possível reduzir em um só número. O resultado é o do Arcanjo e emissário de todas as queixas e pedidos de ajuda.

Se uma pessoa nasceu no dia 24 de outubro de 1996, a soma é: 2 + 4 + 1 + 0 + 1 + 9 + 9 + 6 = 32. Logo em seguida, uma outra conta deve ser feita e de acordo com o resultado: 32 = 3 + 2 = 5. Dessa forma, o Arcanjo número 5 é o emissário de tal pessoa para o clamor de seus pedidos. Se tratando de Rafael, o seu número é o 6. Os demais são: Metatron, 1; Uriel, 2; Haniel, 3; Haziel, 4; Miguel, 5; Camael, 7; Gabriel, 8; Auriel, 9.

O Arcanjo Rafael é considerado o protetor de todos perante a Deus!

Um anjo.

Diante de Deus o Arcanjo Rafael é considerado o protetor de todos. Ele está lá para ajudar em qualquer tipo de sofrimento, especialmente se for um momento de total delicadeza. Caso esteja buscando por mudanças no atual estilo de vida, ele irá levar de forma abençoada e leve.

Seu nome vem do hebraico. "Rafa" significa cura, e "El" significa Deus. Portanto, a missão dele é proteger todas as pessoas dos males, levando em consideração a saúde, cura física e espiritual. Além do mais, ele também está voltado ao dom da transformação. Sua cor é verde e seu dia é 29 de setembro.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões orações salmos

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.