Dinheiro-em-penca: benefícios, como cuidar, simpatias e mais!

Dinheiro-em-penca: benefícios, como cuidar, simpatias e mais!

A planta Dinheiro-em-penca é uma escolha perfeita para ambientar seu lar e atrair prosperidade e boa sorte! Leia o artigo e veja como cultivar!


Conheça tudo sobre a planta Dinheiro-em-penca!

Parede coberta da planta dinheiro-em-penca.

Uma das plantas mais queridas quando se trata de atrair prosperidade para o lar, a Dinheiro-em-penca pode ser uma boa aliada para incluir um canto verde em casa ou para somar em sua coleção. Ela é um arbusto perene, que fica muito bem em vasos pendentes e no sol pleno pode se tornar avermelhado ou arroxeado.

Também conhecida como Tostão, essa planta faz jus aos nomes pelos quais é popularmente conhecida, pois tem o poder de atrair prosperidade, sucesso e sorte quando usada para ambientar a casa ou o trabalho. Além disso, compõe muito bem com outras plantas e é muito fácil de cuidar e propagar.

Neste artigo iremos conhecer um pouco mais sobre a Dinheiro-em-penca, suas características, os usos para o Feng Shui e em simpatias, assim como obter dicas de cuidado e cultivo. Confira!

Entendendo mais sobre a planta Dinheiro-em-penca

Moita da planta dinheiro-em-penca.

A Dinheiro-em-penca é uma planta muito apreciada por decoradores e também pelos praticantes de Feng Shui, pois além de poder ambientar locais com todo o tipo de iluminação, ela possui inúmeros benefícios, sendo apenas um deles a promoção da prosperidade.

Veremos a seguir as características dessa planta, sua origem e nome científico e seus usos no Feng Shui. Leia!

Origem e nome científico

Popularmente conhecida como Dinheiro-em-penca ou Tostão, de nome científico Callisia repens, é pertencente à família Commelinaceae, da qual se destacam o Lambari Roxo e a Erva-de-santa-luzia.

É nativa do México e muito comum na América Central e América do Sul. De clima tropical e subtropical, em alguns lugares se tornou planta invasora, como na África do Sul, na China e em Cuba, e é considerada erva daninha em Porto Rico e nas Ilhas Virgens.

Características visuais da planta

A Dinheiro-em-penca é um arbusto perene e pendente de pequeno porte e rasteira, de folhas pequenas, semi-suculentas e ovais de cor verde claro na parte de cima e roxa ou avermelhada embaixo. Pode alcançar uma altura de 5 cm até 15 cm.

Ela tem crescimento rápido e multiplica-se facilmente, uma vez que enraíza a cada nó. Pode ter variações de cor, podendo apresentar folhas mescladas entre verde e rosa. Floresce somente sob as condições ideais de solo e iluminação, geralmente no verão, suas flores são brancas e pequenas.

Utilização da planta Dinheiro-em-penca

Por ser uma planta com adaptabilidade muito boa, ela suporta ambientes com diversas iluminações, desde sol pleno até a sombra. Por isso, é uma boa escolha tanto para áreas internas quanto externas. No entanto, o sol do verão diretamente sobre a planta pode ressecar as folhas e queimá-las.

Ainda, elas ficam bem em vasos de todo tamanho, pois suas raízes são pequenas e não precisam de muito espaço. Se espalham em vasos maiores e competem com outras plantas, podendo sufocá-las. O ideal é um vaso somente para ela, ficam especialmente belas em kokedamas e vasos pendentes.

Dinheiro-em-penca e o Feng Shui

O simbolismo da Dinheiro-em-penca para o Feng Shui é altamente auspicioso, pois seu formato que lembra moedinhas e crescimento acelerado simboliza o dinheiro crescendo rapidamente. Por isso, é uma boa escolha para ativar a área do trabalho e da prosperidade do baguá.

Além disso, seus benefícios de neutralizar as energias negativas e purificar o ar do ambiente transformam a vibração do lugar em algo positivo, transmitindo sorte, prosperidade e sucesso.

Benefícios da planta

Planta dinheiro-em-penca em um vaso.

Uma planta com diversos benefícios, a Dinheiro-em-penca não se destaca apenas por impulsionar a prosperidade para os ambientes, mas também promove a purificação do ar, a melhoria na umidade e temperatura, assim como o favorecimento da saúde do corpo e da mente. A seguir veremos alguns dos muitos benefícios que essa planta pode levar para os locais e pessoas. Veja!

Decoração e composição de paisagismo

Por ser de fácil adaptação e exigir pouca manutenção, a Dinheiro-em-penca é muito utilizada como forração em projetos de paisagismo, pois é bem resistente e tem uma cobertura resistente, além de possuir folhas delicadas e finas. Adapta-se a vários estilos de jardins, especialmente indicada para plantio entre pedras e em locais úmidos.

Ainda, ficam muito bonitas em jardins suspensos, vasos e cestas pendentes, onde ela esbanja sua exuberância de seus belos cachos verdes com os ramos pendentes, coloração roxa ou vermelha e aspecto denso e cheio.

Favorecimento da saúde do corpo e da mente

Além da atração de prosperidade, a Dinheiro-em-penca pode beneficiar a saúde do corpo e da mente. Essa planta é capaz de absorver os poluentes do ar, purificando-o. Ainda, age como um escudo neutralizador de radiações eletromagnéticas, protegendo as pessoas que transitam no ambiente em que ela se encontra.

Só quem tem uma plantinha sabe o quanto é terapêutico cuidar delas, podar, regar e mexer na terra. Esses fatores podem auxiliar a desestressar e controlar a ansiedade, promovendo a saúde mental.

Purificação do ar

Um vasinho de Dinheiro-em-penca em casa ajuda na melhoria da qualidade do ar, uma vez que ela absorve e purifica os poluentes e gases tóxicos. É comprovado pela Nasa que as plantas auxiliam na purificação do ar, mantendo um ambiente saudável para as pessoas que vivem ou circulam.

A Dinheiro-em-penca absorve do ambiente o dióxido de carbono - que é maléfico para nós - durante a fotossíntese, e libera oxigênio e água no processo. Por isso, um ambiente com uma ou mais plantinhas além de criar um lugar energizado e confortável, é uma ótima maneira de manter o ar saudável.

Melhora na umidade e temperatura

As plantas são ótimas aliadas para a melhoria na umidade e temperatura do ambiente, uma vez que agem criando microclimas dentro de casa. Uma das primeiras a serem listadas para esse intuito, a Dinheiro-em-penca, é ideal para criar um ambiente confortável, bonito e saudável, pois melhora a respiração de quem vive no ambiente e atenua altas temperaturas.

Durante a fotossíntese são liberados oxigênio e água, ao passo que é absorvido o dióxido de carbono. Por conta dessa troca, a Dinheiro-em-penca está agindo como umidificador do ar o tempo todo, o que faz o local manter a umidade e temperatura agradáveis.

Escudo contra radiações eletromagnéticas

Durante a fotossíntese, as plantas absorvem radiação eletromagnética por parte dos pigmentos fotossintetizantes e os devolvem como oxigênio e água. Esse processo permite que plantas como a Dinheiro-em-penca se tornem escudos contra radiações de computadores, televisores, celulares, microondas, entre outros.

Quando as pessoas são expostas às radiações eletromagnéticas com frequência, o surgimento ou agravação de doenças podem ser favorecidas, podendo se relacionar inclusive às doenças graves como o câncer. Uma ou mais plantinhas podem neutralizar estas radiações e auxiliar na manutenção da saúde.

Contribuição no humor

As plantas são perfeitas para criar ambientes confortáveis, suaves e cheios de boa energia. Além disso, podem contribuir para a melhora de diversos fatores, como o humor. Estudos realizados na Universidade de Sidney indicam que, em um escritório, os níveis de estresse entre os participantes da pesquisa caíram 40%, assim como o número de atestados médicos.

Um lugar com várias plantinhas dá a sensação de estar na natureza, o que promove o relaxamento e o centramento das energias, contribuindo no combate à ansiedade, estresse e depressão. Aposte em um vasinho com Dinheiro-em-penca para restaurar o bom humor e o equilíbrio das emoções e sentimentos.

Transformação de energias

Muitos são os benefícios que a Dinheiro-em-penca pode proporcionar, e um dos mais aclamados é seu poder de transmutação das energias, o que propicia um local harmonizado, equilibrado e cheio de boas vibrações. As plantas conseguem neutralizar as más energias, substituindo-as por boas.

Por conta dessa transformação energética que a Dinheiro-em-penca é tão valorizada, pois inicia nesse ponto a atração da prosperidade. Afinal, para as boas energias fluírem, é necessário que as más estejam bem longe - coisa que um vasinho dessa planta dentro ou fora de casa proporciona.

Como cuidar da planta Tostão em casa

Parede coberta da planta dinheiro-em-penca.

Apesar de não demandar muitos cuidados e manutenção, a Dinheiro-em-penca requer que alguns pontos sejam observados para que permaneça saudável e bonita - como escolher o lugar ideal para que ela cresça e receba a quantidade de luz necessária, a utilização do adubo correto, entre outros.

A seguir veremos dicas de cultivo e cuidados para manter sua plantinha saudável para manter todos os seus inúmeros atributos em alta. Continue a leitura!

Escolha o local de cultivo

Por ser uma planta de pequeno porte e de raízes superficiais, a Dinheiro-em-penca se adapta a todo tamanho de vaso, se espalhando e enchendo vasos grandes ou pendendo em vasos pequenos a médios. Ficam excepcionalmente bonitas em kokedamas e cestos de fibra de coco suspensos.

O ideal são vasos com boa drenagem, com furinhos e pedras para garantir que a planta não fique encharcada. Ela vai bem também se plantada diretamente no solo, caso possua um jardim. No entanto, ela se alastra e pode acabar sufocando outras plantas, além de não tolerar sol pleno e geadas.

Evite locais com ar-condicionado

A Dinheiro-em-penca não tolera climas muito frios, por isso deixá-la em um lugar onde o ar-condicionado está constantemente ligado pode prejudicar a saúde da sua planta. Se você possui o costume de manter o ar sempre ligado, procure um local próximo às janelas para deixar sua planta ou prefira mantê-la em área externa.

Caso mantida em áreas externas, é preciso um cuidado com a planta durante o inverno, pois ela não suporta geadas ou frio muito intenso. Nos dias de inverno mais severos, recolha a Dinheiro-em-penca.

Também não exponha muito a planta ao sol

A Dinheiro-em-penca se adapta a diversos climas, no entanto prefere o clima mais ameno - não muito quente, nem muito frio. Ela tolera sol com incidência direta por algumas horas, quando suas folhas começam a apresentar uma coloração arroxeada mais intensa.

Porém, o seu preferido é a meia sombra, pouco tempo de sol por dia, senão começa a secar. Na sombra ela se desenvolve menos, adquirindo uma tonalidade mais clara de verde e perdendo sua densidade. O indicado é deixar próximo à janela, caso esteja em ambiente interno.

Não se esqueça de adubar o solo

Para manter sua exuberância e densidade, é importante adubar periodicamente sua planta Dinheiro-em-penca. A terra indicada para plantio é o substrato rico em material orgânico. Se quiser preparar a terra, o indicado é optar por composto orgânico ou húmus de minhoca.

A manutenção dessa planta é simples, podendo ser adubada a cada três meses com Bokashi - adubo orgânico - ou o fertilizante NPK 10-10-10, rico em nitrogênio, fósforo e potássio: na medida de uma colher de sopa para cada 5 quilos de terra.

Não se preocupe com a toxicidade da planta

A planta Dinheiro-em-penca não é tóxica, por isso é segura para quem possui crianças pequenas e animais domésticos. Algumas plantas não podem ser ingeridas e devem ser mantidas longe de lares que possuem bichinhos ou bebês, que podem acabar ingerindo as plantas.

No caso da Dinheiro-em-penca, não há contraindicações, afinal ela não é tóxica e pode ser mantida de maneira segura em ambientes com crianças e animais. Além disso, não oferece perigo na hora da poda.

Aproveite para fazer novas mudas

A propagação da Dinheiro-em-penca é muito simples, pois se dá pelas estacas ou através das divisões dos seus ramos. A cada nó que a planta apresenta, pode ser enraizada, mesmo em ramos em que as folhas secaram.

Para fazer novas mudas, basta que faça o replantio com alguns ramos em terra adubada ou em local úmido até que crie raízes. Não exponha ao sol direto até que a planta já esteja enraizada. Sua propagação e crescimento são rápidos, então poucos ramos já são suficientes.

Simpatias para fazer com a planta Dinheiro-em-penca

Planta dinheiro-em-penca.

Muitos são os benefícios da Dinheiro-em-penca, mas nenhum é tão apreciado quanto o seu poder de atrair a prosperidade para o lar e para o trabalho. Além de manter essa planta nos ambientes que você deseja que vibrem energias de sucesso e fartura, algumas simpatias podem ser feitas para extrair ainda mais poder da sua planta Tostão.

Vamos aprender como fazer algumas simpatias para atração da boa sorte e abundância para sua vida. A seguir!

Simpatia para fartura em casa

Para atrair ainda mais fartura e boa sorte para seu lar, mantenha um vasinho de Dinheiro-em-penca em um lugar de destaque na sua casa, como por exemplo a sala, ou ainda na recepção do seu local de trabalho.

Em uma noite de domingo, enterre uma moedinha de qualquer valor no vasinho dessa planta, mentalizando a prosperidade e o sucesso. Cada vez que passar por ela, reafirme sua intenção e imagine a fartura entrando em sua casa.

Simpatia para afastar problemas com dinheiro

Se você deseja se livrar de problemas relacionados a dinheiro na sua vida, plante junto com uma muda de Dinheiro-em-penca três moedas de qualquer valor. Na hora de colocar a terra e ajeitar no vasinho, mentalize a promoção da prosperidade e da fartura.

Cuide diariamente da sua plantinha, para que ela cresça saudável. Caso ela morra ou seque, repita a simpatia do início. O ideal é que ela cresça, assim como o seu dinheiro, de forma saudável e rápida.

Simpatia para atrair dinheiro

Se você deseja atrair dinheiro, faça um patuá de tecido, de preferência verde ou amarelo, e coloque dentro dele três moedas de qualquer valor e coloque junto com uma muda de Dinheiro-em-penca, mentalizando o dinheiro vindo até você.

Ofereça uma vela amarela para seu anjo da guarda e pingue três gotas da cera derretida na terra ao redor da muda. Então, deixe a vela queimar até o fim. Cuide da planta diariamente para que se mantenha saudável.

Simpatia para multiplicar seus ganhos

Para que multiplique seus ganhos, durante uma semana dê uma moeda de qualquer valor para quem necessita. Então, enterre um grão de arroz, um grão de milho e uma pedra de sal grosso em um vasinho de Dinheiro-em-penca.

No oitavo dia, acenda uma vela amarela e faça uma oração para Santa Edwiges, pedindo para seus ganhos se multiplicarem. Deixe a vela queimar até o final e jogue o resto fora ou enterre em um canteiro de terra.

Simpatia para promoção em emprego

Para conseguir a tão esperada promoção no emprego, vá até uma igreja e deixe dois ramos pequenos de Dinheiro-em-penca no altar, pedindo para que seus desejos sejam atendidos. Saia sem olhar para trás, reafirmando seus pedidos.

Ao chegar em seu local de trabalho, faça uma prece para seu santo de devoção e agradeça pela conquista que alcançará em breve.

Dicas para potencializar os efeitos das simpatias

Para potencializar os efeitos de sua simpatia, mantenha sua vibração alta e a mente positiva para alcançar as realizações. Na hora de fazer a simpatia, mentalize aquilo que deseja como se já tivesse sido alcançado.

Para potencializar sua simpatia, você pode tomar um banho de ervas antes, acender uma vela para seu anjo da guarda ou ainda tomar um chá, o que garantirá que nenhuma energia negativa atrapalhe o sucesso da simpatia.

Cuidados com o procedimento das simpatias

Não faça simpatias em dias que está se sentindo negativo ou com baixa energia, pois essas vibrações podem interferir de maneira negativa. É importante escolher um momento tranquilo e de preferência que esteja sozinho para fazer a simpatia, para que nenhuma energia externa atrapalhe.

Algumas pessoas acreditam que não se deve contar sobre a simpatia para ninguém, para que a energia de outra pessoa não interfira. Procure evitar pensamentos de dúvida e descrença durante o momento de fazer a simpatia e até mesmo depois. Mantenha sua fé voltada ao resultado, mentalizando sempre coisas positivas e gratidão.

A planta Dinheiro-em-penca é uma ótima opção para sua casa!

Parede coberta da planta dinheiro-em-penca.

A Dinheiro-em-penca é uma escolha perfeita para ambientar o seu lar ou trabalho com muito charme e de quebra obter diversos benefícios em vários níveis - desde o físico até o espiritual. Ela purifica o ar, absorve as más energias, as radiações eletromagnéticas e os poluentes e devolve umidade e oxigênio, melhorando a qualidade do ar e das vibrações.

Além disso, é uma ótima aliada para atrair prosperidade, fortuna, boa sorte e sucesso para sua vida. Até mesmo para ter no ambiente de trabalho, onde ela diminui exponencialmente os níveis de estresse e melhora a produtividade. Ainda, pode ser usada como elemento para simpatias, atraindo dinheiro e realizações.

Autor deste artigo

Meu mapa astral diz que sou altamente criativa, artística e sensitiva. Claro, não só de definições astrais vivemos, posso dizer que minha alma é tão antiga quanto o Universo, e bem, não tem como mensurar o Universo em palavras.

Palavras-chave relacionadas


dinheiro rituais

Artigos relacionados


Simpatia de folha de louro: para acalmar, dinheiro, olho gordo e mais!

Simpatia de folha de louro: para acalmar, dinheiro, olho gordo e mais!

O louro é uma erva poderosa. Regida pelo Sol e pelo elemento Fogo, você pode utilizá-lo para atrair dinheiro, prosperidade e limpar o seu corpo da negatividade.


Confira 5 simpatias do cravo para conseguir dinheiro urgente agora!

Confira 5 simpatias do cravo para conseguir dinheiro urgente agora!

O cravo é uma especiaria muito poderosa. Além de alterar o sabor dos seus pratos, ele é o ingrediente principal de simpatias para atrair dinheiro. Confira!


8 simpatias de ano novo para atrair dinheiro: romã, lentilha e mais!

8 simpatias de ano novo para atrair dinheiro: romã, lentilha e mais!

O ano novo é um excelente momento para praticar rituais para atrair dinheiro. Confira o passo a passo de 8 simpatias para prosperidade financeira aqui!


9 orações para atrair dinheiro urgente: para São Cipriano, sorte e mais!

9 orações para atrair dinheiro urgente: para São Cipriano, sorte e mais!

A situação não está fácil para ninguém, né? Então, porque não pedir ajuda ao astral? Neste artigo compartilharemos 9 orações poderosas para dinheiro e sorte!


Como consagrar a quartinha? Fundamentos e outras informações!

Como consagrar a quartinha? Fundamentos e outras informações!

Saiba nesse artigo como ter a sua quartinha, como cuidar da forma correta e o que não se deve fazer para mantê-la consagrada.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.