Banho de camomila: para que serve, para bebê, assento e mais!

Banho de camomila: para que serve, para bebê, assento e mais!

Aprenda neste artigo tudo sobre o banho de camomila e aproveite todos os benefícios que essa planta traz para o seu corpo físico, mental e espiritual!


Para que serve o banho de camomila?

Flores de camomila.

O banho de camomila é ideal para quem deseja afastar as más energias e está se sentindo triste e desanimado por alguma razão. Graças às suas diversas propriedades, a camomila auxilia na ansiedade, no estresse e na insônia. Após tomar esse banho, você se sentirá mais relaxado e o sono virá com facilidade.

Além disso, com o seu alto poder curativo e cicatrizante, o banho de camomila trata doenças de pele e infecções em todas as partes do corpo. O seu bebê também poderá se beneficiar, pois melhora cólicas e dores musculares. Contudo, em alguns casos, não é indicado utilizar a camomila, tanto para o banho quanto a ingestão do chá.

Por isso, este artigo tem como objetivo ser o mais completo possível, trazendo a origem, as propriedades e todas as informações de como e quando utilizar o banho de camomila. Além disso, essa planta, quando aliada a outras ervas, pode potencializar o seu efeito. Para saber mais, leia este conteúdo até o final!

Conhecendo melhor a camomila

Chá de camomila.

Conhecer a origem e as propriedades das plantas é muito importante para que o seu uso seja feito de forma correta e, além disso, para conseguir se beneficiar de todas as suas propriedades.

A seguir, entenda melhor como a camomila surgiu e conheça os benefícios dessa planta que trata diversas doenças, além de ser um ótimo calmante e relaxante. Confira o porquê de essa planta ter se tornado umas das mais populares no mundo!

Origem

Uma das plantas medicinais mais conhecida no mundo inteiro, a camomila (Matricaria Chamomilla), pertence à família Asteraceae e tem como origem a Europa central e a Ásia. Durante a imigração Europeia no século XIX, a camomila foi trazida para o Brasil e se adaptou bem ao clima tropical, sobretudo no Estado do Paraná, com o maior cultivo no país.

Essa planta também é conhecida popularmente como camomila-alemã, camomila-dos-alemães, camomila-da-Alemanha, macela-nobre, maçanilha, matricária, macela, camomila-vulgar, camomila-comum, camomila-legítima e Marcela.

Por possuir diversos compostos químicos, a camomila é uma excelente aliada para tratar várias doenças. As flores são as mais utilizadas, pois nelas estão presentes substâncias, como os flavonoides, os óleos essenciais alfa-bisabolol e camazuleno, e as Cumarinas.

Propriedades

Devido às suas inúmeras propriedades, a camomila é muito utilizada por ter ação analgésica, antibacteriana, cicatrizante, anti-inflamatória, calmante e ansiolítica. Sendo assim, essa planta é recomendada para tratar ferimentos externos, como assaduras, terçol, irritação nos olhos, dor de dentes e ouvido.

Além disso, a camomila atua em diversas outras doenças, principalmente as gastrointestinais: indigestão, feridas estomacais, inflamação gástrica, diarreia, constipação e cólicas, por exemplo. No entanto, essa planta tem efeito relaxante, o que ajuda a diminuir a ansiedade e a insônia.

Logo, a camomila é um excelente remédio natural, o que faz dela uma planta completa para a sua saúde. Fazendo o uso correto, será possível sentir todos os seus benefícios, porém é preciso avaliar se não há nenhuma contra indicação.

Benefícios do banho de camomila

Flores de camomila.

Neste tópico, serão abordados os benefícios do banho de camomila para a sua saúde física, mental e espiritual. Se surpreenda com como essa planta pode ser milagrosa e ajudar a combater males como dores físicas, redução do estresse e equilíbrio emocional, além de remover toda a energia negativa do dia a dia. Continue a leitura e veja!

Reduz o estresse

Se o seu dia a dia é muito corrido e estressante, o banho de camomila pode te ajudar a ficar mais calmo e menos ansioso. É natural que a pressão do trabalho e o convívio entre os seus colegas e familiares possam drenar a sua energia e, consequentemente, alterar o seu humor e te causar insônia.

Sendo assim, tomar o banho de camomila reduzirá o seu estresse e te deixará mais relaxado, fazendo com que, na hora de dormir, você consiga deixar seus os problemas de lado. Logo, ter uma boa noite de sono é fundamental para enfrentar o dia seguinte com ânimo e alegria.

Limpa energias negativas

Um dos benefícios do banho de camomila, com certeza, é eliminar toda a carga negativa que se carrega no dia. Se você está se sentindo triste e sem força de vontade para nada, é possível que as suas energias tenham sido sugadas. Infelizmente, não é possível saber quando alguém sente inveja ou evitar que os problemas aconteçam na sua vida.

Logo, é preciso se manter sempre com a vibração alta e estar bem disposto, para que as dificuldades sejam superadas com fé e otimismo. Além disso, é muito importante se proteger dos ataques energéticos, pois nunca se sabe quem é que está do seu lado por querer te ver bem ou mal.

Promove o equilíbrio emocional

Cuidar da saúde emocional é primordial nos dias atuais e, por isso, o banho de camomila é um forte aliado para equilibrar as suas emoções e te deixar mais centrado na hora de tomar decisões importantes. Além disso, ter equilíbrio emocional é necessário para evitar confrontos e brigas que só prejudicam a convivência com os seus familiares e colegas.

Desse modo, quando chegar em casa, tome esse banho, pois te deixará menos irritado e hiperativo. Ademais, o banho de camomila ajuda a limpar os maus pensamentos e os sentimentos de raiva e vingança.

Alivia dores

O banho de camomila é extremamente benéfico para aliviar dores musculares, depois de um dia intenso de exercícios físicos, ou para melhorar a tensão muscular causada pelo estresse do dia a dia. Contudo, esse banho é ótimo para aliviar dores em bebês, após tomar vacina e quando estão com cólicas, além de reduzir dores intestinais e menstruais em adultos.

Portanto, sempre que você sentir algum desconforto físico, faça o banho de camomila e verá que a sua ação é eficaz e imediata. Além disso, ela evita que você se automedique com remédios que podem causar algum tipo de efeito colateral. Contudo, se as suas dores persistirem, procure um hospital.

Banho de camomila

Flores de camomila.

Em alguns casos, não é recomendado tomar banho de camomila. A seguir, veja quando o uso dessa planta é contraindicado e qual a sua finalidade. Além disso, confira quais são os ingredientes e como fazer esse banho!

Contraindicações

Mesmo com os vários benefícios de se tomar o banho de camomila, ainda sim, existem algumas contraindicações que precisam ser levadas em consideração:

- Não faça esse banho durante o dia, pois, devido ao seu efeito relaxante, você poderá ficar sonolento. Se, por acaso, você fez o uso, evite dirigir ou fazer trabalhos que ofereçam algum risco para a sua vida;

- Durante a gravidez, não é recomendado fazer o banho de camomila;

- Algumas pessoas podem apresentar alergia. Por isso, vá ao médico, antes de tomar o banho de camomila.

Finalidade

O banho de camomila tem por finalidade diminuir o estresse e a ansiedade, possibilitando uma noite de sono reparadora e tranquila. Além disso, esse banho revitaliza o seu corpo, pois possui propriedades curativas que tratam de feridas, assaduras e promovem o relaxamento muscular.

Com o banho de camomila, você sentirá bem-estar físico, mental e espiritual. As suas energias serão renovadas, fazendo com que fique mais centrado e calmo para tomar as melhores decisões. Por isso, se não tiver nenhuma contraindicação, tome esse banho e você notará todos os seus benefícios rapidamente.

Ingredientes

Para realizar o banho de camomila, você apenas precisará dos seguintes ingredientes:


    • 1 litro de água;

    • 4 colheres de sopa de flores da camomila secas.

    Como fazer

    Com os ingredientes em mãos, siga o passo a passo a seguir para realizar o banho de camomila:

    1. Em uma panela, ferva a água, desligue e adicione a camomila;


    2. Tampe e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos; 


    3. Coe o chá e despreze o que sobrar sobre a terra. Pode ser no seu jardim ou em um vaso de plantas. 


    Se você for tomar banho na banheira, jogue o chá, complete com mais água e permaneça por cerca de 30 minutos. No chuveiro, tome o seu banho higiênico e, em seguida, despeje o líquido do pescoço para baixo. Enquanto derrama ele sobre o seu corpo, reze ou mentalize que todas as energias negativas estão indo embora e te renovando.

    Banho de camomila para bebês

    Pessoa segurando punhado de camomila.

    Para os bebês que sofrem de algum desconforto ou, por alguma razão, estão ansiosos e com dificuldade de dormir, o banho de camomila é ideal para aliviar, relaxar e tratar alguns destes sintomas. Veja a seguir os materiais que você irá precisar para fazer esse banho e como prepará-lo!

    Finalidade

    O banho de camomila para bebês é indicado para aliviar as cólicas, tratar assaduras e feridas e de diminuir a dor muscular, ao tomar vacina. Devido à sua ação relaxante, a camomila utilizada no banho ajuda a criança a ficar mais tranquila e, assim, ter uma noite de sono melhor.

    Ingredientes

    Para realizar o banho de camomila indicado para bebês, consiga os seguintes ingredientes:

    • 500 ml de água;

    • 1 xícara de chá das flores de camomila secas.

    Como fazer

    Quando estiver com os ingredientes necessários em mãos, siga o passo a passo a seguir, para realizar o banho de camomila em bebês:


      1. Esquente a água, coloque a camomila, tampe e deixe em infusão por 10 minutos;


      2. O chá deve ficar bem concentrado;


      3. Coe o chá, para que a flores da camomila não grudem no corpo do bebê; 


      4. Aguarde esfriar ou até que fique em temperatura agradável;


      5. Na hora do banho, use apenas 1 xícara do chá que foi preparado e misture com mais água na banheira do bebê;


      6. O restante do chá guarde na geladeira e utilize nos banhos seguintes.

      Banho de camomila, alfavaca e hibisco

      Camomila, alfavaca e hibisco.

      Nessa seção, você verá para que serve e qual a finalidade do banho de camomila, alfavaca e hibisco. Aprenda também como preparar esse banho de descarrego, que irá te ajudar a renovar as suas energias e melhorar todas as áreas da sua vida. Continue a leitura!

      Finalidade

      O banho de camomila, alfavaca e hibisco serve para descarregar as más energias, trazendo mais equilíbrio para a mente e o corpo. Juntas, essas ervas são capazes de elevar as suas vibrações, melhorando o seu sistema imunológico e fazendo você se sentir mais relaxado. Assim, terá ânimo e alegria de viver e se sentirá mais otimista.

      Além disso, tomar esse banho irá atrair prosperidade, purificar o seu corpo e trazer clareza mental para encontrar a melhor saída para a solução dos seus problemas. Além disso, também te deixará mais atraente, para conquistar um novo amor ou renovar as energias do seu relacionamento.

      Benefícios da alfavaca

      A alfavaca é uma erva com inúmeros benefícios para saúde e extremamente poderosa para realizar rituais místicos. O banho de alfavaca afasta todas as energias negativas, purifica o corpo e o protege de ataques energéticos, sejam estes de espíritos obsessores ou de toda a inveja que esteja te rondando.

      Para a saúde, a alfavaca tem propriedades curativas capazes de controlar o colesterol e atua em doenças respiratórias e cardiovasculares. O chá dessa erva tem ação desintoxicante e anti-inflamatória, ajudando a eliminar a inflamação e fortalecendo as defesas do organismo.

      Benefícios do hibisco

      Utilizar hibisco no seu banho traz diversos benefícios, tais como renovar as suas energias e auxiliar no aumento do sistema imunológico, te deixando mais animado. Além disso, a erva possui propriedades afrodisíacas e te ajudará a atrair um novo amor ou reacender a paixão no seu relacionamento.

      Para fins medicinais, o hibisco é muito usado, pois possui propriedades benéficas que ajudam, por exemplo, a diminuir a pressão arterial, a diabetes e as doenças inflamatórias. Ademais, é um excelente diurético natural, fazendo com que essa erva seja umas das mais queridas, na hora de ajudar na perda de peso.

      Ingredientes

      Para realizar o banho de camomila, alfavaca e hibisco, você deve juntar os seguintes ingredientes:


        • 1 litro de água; 

        • 1 punhado de camomila;

        • 1 punhado de alfavaca; 

        • 1 punhado de hibisco.

        Como fazer

        Quando estiver com todos os ingredientes necessários em mãos, siga os seguintes passos, para realizar seu banho de camomila, alfavaca e hibisco:


          1. Ferva a água, desligue o fogo e adicione a camomila, a alfavaca e o hibisco;


          2. Tampe a panela e deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos;


          3. Aguarde até que o chá esteja em uma temperatura confortável para o banho;


          4. Coe e despeje o que sobrar num vaso de plantas em seu jardim.


          Enquanto isso, tome o seu banho, como de costume. Em seguida, despeje o líquido do pescoço para baixo. Cultive bons pensamentos, enquanto a água escorre pelo seu corpo. Faça uma oração, se assim desejar, ou apenas visualize as suas energias sendo renovadas e os seus caminhos se abrindo para a abundância, o amor e uma vida tranquila.

          Escalda pés de camomila

          Escalda de pés.

          No tópico a seguir, você saberá como preparar o escalda pés de camomila e sentir todos os benefícios que essa prática traz, não só para os pés, mas para todo o corpo. Continue lendo e entenda melhor a sua finalidade e quais são os ingredientes necessários para realizar esse ritual!

          Finalidade

          O escalda pés de camomila é indicado para eliminar as toxinas do corpo, auxiliando no combate a doenças, como micoses, frieiras e resfriados. Além disso, é possível melhorar a circulação sanguínea, trazendo alívio e relaxamento e garantindo uma noite de sono mais tranquila.

          Realizando o escalpa pés com frequência, você conseguirá perceber todos os benefícios que a camomila possui em todo o seu corpo, pois os pés tendem a absorver toda a tensão. Além disso, é possível utilizar cristais ou pedras para friccionar os pés e, assim, massagear os pontos de tensão e terminações nervosas que precisam de mais atenção.

          Ingredientes

          Para realizar o escalda pés de camomila, consiga os ingredientes da lista abaixo:

          • 2 litros de água;

          • 1 xícara de flores secas ou 10 saquinhos de chá de camomila;

          • 2 colheres de sopa de sal.

          Como fazer

          Assim que tudo estiver pronto e organizado para seu escalda pés de camomila, siga o passo a passo a seguir:


            1. Aqueça a água, coloque a camomila e o sal e deixe ferver por 3 minutos, para apurar o chá;


            2. Tampe e deixe esfriar, até que fique em uma temperatura confortável;


            3.  Coloque o chá em uma bacia grande que cubra até os tornozelos e permaneça com os pés na água por pelo menos 15 minutos;


            4. Faça massagens e, se preferir, utilize algum objetivo para te auxiliar.


            O escalda pés pode ser realizado de 3 a 4 vezes por semana ou sempre que você sentir necessidade. Se você usou as flores secas, ao finalizar o seu ritual, jogue-as no seu jardim ou em um jarro de flores.

            Banho de camomila para assento

            Camomila em tigela.

            Muito utilizado por suas propriedades curativas, o banho de camomila para assento é ideal para quando você sentir algum desconforto na sua região íntima. A seguir, veja a finalidade para fazer esse banho e quais são os seus ingredientes!

            Finalidade

            O banho de assento tem como principal finalidade tratar assaduras e doenças na região íntima, principalmente nas mulheres. A camomila é uma das ervas mais indicadas, pois ela possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Assim, pode causar um efeito relaxante e sobretudo curativo.

            Ingredientes

            Os ingredientes necessários para a realização do assento de camomila são:


              • 1 litro de água; 

              • 3 colheres de sopa de flores secas de camomila.

              Como fazer

              Quando obtiver os ingredientes que precisar, siga as instruções dadas a seguir e faça seu assento de camomila:


                1. Em uma panela, ferva a água e, em seguida, adicione as flores secas de camomila;


                2. Tampe e deixe em infusão por 5 minutos;


                3. Coe o chá e coloque o líquido em uma bacia, de modo que você possa se sentar e não fique desconfortável;


                4. Você pode permanecer sentado até que a água esfrie;


                5. Após isso, lave a região com água corrente;


                6. Repita esse processo, de preferência duas vezes ao dia.

                Pode usar camomila de saquinho de chá para o banho?

                Chá de camomila.

                A camomila é uma planta medicinal muito utilizada para diversas finalidades, como para curar doenças e dores físicas ou para fins emocionais. No entanto, dependendo da sua região, talvez, seja difícil encontrar com facilidade as flores da camomila, pois essa parte da planta é a mais usada, devido à sua alta concentração das propriedades.

                Logo, é possível usar a camomila de saquinho de chá para preparar o banho. Contudo, opte pelo chá de saquinho orgânico, pois há menos misturas de outras substâncias, devido ao seu processo de moagem. Nesse caso, quando for fazer o seu banho, use mais de um saquinho. Para cada punhado das flores secas, utilize 1 saquinho de chá.

                Dessa maneira, é possível usufruir de todos os benefícios que a camomila possui, sem perder a sua qualidade e eficácia. Além de fazer bem para o seu corpo e para a sua mente, também faz bem para o seu bolso, já que o custo é bem baixo. Agora que você já sabe todos os benefícios do banho de camomila, não perca mais tempo e comece a se cuidar!

                Autor deste artigo

                Palavras-chave relacionadas


                banhos

                Artigos relacionados


                Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

                Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

                Sal e louro são temperos tradicionais da culinária que quando acrescentados ao banho tornam-se poderosos aliados para a abertura de caminhos para o sucesso!


                Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

                Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

                Auxiliando os processos de transformação, os banhos de ervas são capazes de promover uma troca energética e de proporcionar um equilíbrio pleno. Saiba mais!


                Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

                Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

                Deseja afastar a inveja, o mau olhado e as energias negativas do seu caminho? Conheça aqui o poderoso banho de 7 ervas e aprenda como prepará-lo!


                Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

                Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

                Os banhos de Oxalá são excelentes para a vida e para saúde. Alguns deles curam até mesmo dores físicas, você sabia? Entre aqui e saiba mais!


                Banho de leite: aprenda 8 receitas para descarrego, amor e mais!

                Banho de leite: aprenda 8 receitas para descarrego, amor e mais!

                O banho de leite é ideal para saúde da pele, e também para limpar as energias negativas, atrair amor, proteção espiritual e prosperidade. Saiba mais aqui!


                Últimos posts


                O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

                O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

                Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


                Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

                Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

                Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


                Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

                Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

                Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


                Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

                Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

                Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


                Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

                Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

                Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.