Saturno em Capricórnio no Mapa Astral: retrógrado, domicílio e mais!

Saturno em Capricórnio no Mapa Astral: retrógrado, domicílio e mais!

Você sabe o que significa ter Saturno em Capricórnio? Leia esse artigo e descubra tudo sobre esse planeta e signo que caminham lado a lado!


O significado de Saturno em Capricórnio

Planeta Saturno.

No geral, ter Saturno em Capricórnio indica que você está em seu domicílio, trazendo ambição sob medida e um bom gerenciamento de objetivos. É extremamente comum se ver focando suas energias no trabalho e no seu reconhecimento. Você é muito organizado, cumpre com suas responsabilidades e é o melhor, quando o assunto é negócios, pois cuida muito bem dos seus.

Mas essa posição não se resume só a isso. Se você possui o planeta Saturno no signo de Capricórnio, há muitas características que ainda não sabe e precisa saber. Para descobrir, continue a leitura!

Significado de Saturno

Planeta Saturno.

Não é preciso ser um amante da História para conhecer, ou no mínimo já ter ouvido falar, sobre Saturno. Todos sabem que Saturno, em relação ao sol e em ordem crescente, é o segundo maior planeta do sistema solar. Agora, o que muitos desconhecem é que ele também tem classificações e importâncias em outros aspectos, como na mitologia e na astrologia.

Você sabia que esse planeta pode influenciar sua personalidade? Para saber mais, continue a leitura para veja como este planeta pode influenciar seus fundamentos!

Saturno na mitologia

Saturno é uma divindade de origem itálica muito antiga, conhecido como um deus romano que foi sempre identificado com o deus grego, Cronos. Era comum dizer que Cronos (agora, Saturno) tinha vindo da Grécia para a península italiana, após ter sido expulso do Olimpo por Zeus (Júpiter), seu filho, que o humilhou e o atirou pela montanha abaixo.

Júpiter (Ou Zeus, como preferir), era o único filho de Saturno que havia sido salvo pela mãe de ser devorado pelo pai, este que temia que algum dos seus descendentes roubassem seu trono. Expulso da montanha sagada, Saturno não teve outra opção senão se instalar em Roma, na colina do Capitólio, onde teria fundado uma aldeia fortificada, chamada de Saturnia.

Dessa forma, sábado era o dia em que Saturno reinava acima de todos os deuses, mas seu culto não ocorria igualmente em todo o império romano, concentrando-se decisivamente junto aos povos africanos. Na África, seu culto estava ligado às questões da fertilização da terra.

Saturno na astrologia

Na Astrologia, Saturno é considerado um símbolo de extrema complexidade, próximo do qual os outros astros demonstram sua face sombria e perturbadora. Assim como um imã, o planeta é capaz de atrair sombras, ruínas, violências, enfermidades e outros tantos problemas associados aos outros planetas.

Temido por todos, Saturno representa o sentido organizador da vida. Ele é responsável por dar forma e materializar, tornando possível a manifestação de planejamentos. No geral, a posição de Saturno no Mapa Astral indica uma esfera da vida em que o indivíduo se sente preso e inaceitável, sem jeito e sem meios para fabricar aquilo que sonha e almeja.

Além disso, também é comum que o planeta represente um buraco, onde se sente que a vida deve alguma coisa a si. Entretanto, só o amadurecimento é capaz de, aos poucos, fazer cada indivíduo perceber que ele mesmo é o responsável por conquistar seu espaço.

Fundamentos de Saturno em Capricórnio

Símbolo do signo de Capricórnio.

Existem alguns fundamentos que devem ser levados em consideração, quando você tem Saturno no Mapa Astral, juntamente com o signo de Capricórnio. Além disso, se está a fim de descobrir o seu Saturno, também vai gostar de ler a seção a seguir.

Desse modo, continue a leitura para saber mais sobre o Mapa Natal, a revolução solar e o que significa Saturno e Capricórnio na história!

Como descobrir o meu Saturno

Todos nós possuímos Saturno em alguma área de nosso mapa. É nessa área em que se encontra uma espécie de "Calcanhar de Aquiles", o ponto fraco, já que toda a espécie humana passa por algum ponto difícil e só os próprios sabem onde a ferida dói.

Desse modo, para descobrir o seu Saturno, é necessário fazer o cálculo de seu Mapa Astral e descobrir a casa em que ele está relacionado. Descobrindo isso, você será capaz de melhorar os pontos necessários e se desenvolver interiormente.

Saturno em Capricórnio na história

Em 1988, Saturno entrou no signo de Capricórnio. Há relatos de que o planeta tenha entrado nesse signo duas vezes naquele ano - primeiro em 13 de fevereiro de 1988 e, depois, em 12 de novembro de 1988. A próxima data projetada para Saturno em Capricórnio, depois disso, foi apenas em 2020, quando o planeta esteve retrógrado.

O que Saturno revela no Mapa Astral

No geral, o planeta Saturno no Mapa Astral revela aquilo que você teme. Em contrapartida, a casa em que ele está também mostra suas dificuldades e lições, além de indicar uma área que conta com a rejeição, isto é, o motivo para seu medo de ser rejeitado, por exemplo. No mais, ele apresenta os sentimentos em zonas específicas da vida de cada indivíduo.

Saturno e Capricórnio no Mapa Natal

Mapa Natal ou Astral é como se fosse a imagem do céu, no momento de seu nascimento. Essa imagem representa uma mandala astrológica, com símbolos que constituem signos, planetas e aspectos astrológicos, capazes de revelar as potências e os desafios da jornada de uma pessoa.

Desse modo, ele é retratado como uma bússola que aponta e que ajuda cada indivíduo a explorar talentos e desenvolver aspectos influentes ou não tão influentes de sua personalidade. Para calcular o Mapa Astral Natal, você precisa saber a data do seu nascimento, o horário exato e o local em que nasceu, e pode realizar esse cálculo em algum site gratuito ou em algum profissional da área.

Revolução solar de Saturno em Capricórnio

Em relação à revolução solar de Saturno em Capricórnio, a chamada não é muito diferente do significado geral dessa posição. Para quem não sabe, na revolução solar, Saturno é retratado como a força que faz refletir sobre o que precisa ser feito no caminho do desenvolvimento.

Portanto, ela trata sobre disciplina e responsabilidades, chamando atenção não só para os compromissos, mas também para os indivíduos agirem em prol dos próprios caminhos. Além dos medos, o planeta também fala das situações que não os deixam confortáveis ou satisfeitos.

Traços da personalidade de quem possui Saturno em Capricórnio

Símbolo do signo de Capricórnio.

A maioria das pessoas não sabe, mas não somente o signo e os ascendentes são responsáveis pelo comportamento, a personalidade e o jeito de ver as coisas de cada um. Há muito mais por trás disso e, inclusive, ter Saturno em Capricórnio influencia muito a construção da pessoalidade de cada indivíduo.

Portanto, se você está a fim de descobrir qual a personalidade das pessoas que possuem essa posição astrológica, está no lugar certo. Saiba mais a seguir!

Características positivas

As pessoas sob influência de Saturno em Capricórnio não costumam ser impulsivas, pois elas pensam muito, na hora de agir, e são extremamente cautelosas. Isso ocorre porque são seres que pensam nas consequências de cada uma de suas ações.

Além disso, outras características positivas dessas pessoas indicam que são muito organizadas e planejadas e que pensam muito no trabalho. No mais, elas procuram ser corretas e justas em todas as suas decisões.

Desse modo, se você precisa tomar uma decisão importante e tem dúvidas sobre, consulte um capricorniano. Esses nativos são extremamente seguros de si, principalmente quando o assunto é ter responsabilidades.

Características negativas

Os indivíduos que possuem Saturno em Capricórnio apresentam defeitos bem difíceis de lidar e, por isso, precisam se autoconhecer, para não prejudicar seus relacionamentos e a si mesmos.

Eles tendem a ser extremamente controladores, são muito fechados e têm dificuldade em fazer novas amizades. Isso ocorre porque preferem ficar perto dos velhos amigos e cultivá-los. Por isso, na maioria das vezes, sofrem muito com a perda de entes queridos e não sabem lidar com o sentimento de luto.

A influência de Saturno em Capricórnio

Planeta Saturno.

Outras influências podem e devem ser observadas, quando se tem Saturno em Capricórnio. Você deve estar curioso para saber como essas pessoas são no amor, por exemplo. Portanto, essas e outras questões serão discutidas a seguir.

Continue a leitura e saiba como as pessoas com Saturno em Capricórnio no Mapa Astral se portam, quando o assunto é o amor ou a carreira profissional!

No amor

Em relação ao amor, as pessoas sob influência de Saturno em Capricórnio tendem a ser responsáveis e sólidas. Seus relacionamentos costumam ser duradouros e, devido a isso, há grandes chances de conseguirem construir uma família forte e estável.

Entretanto, tudo vai depender do esforço que carregam, enquanto demonstram seus sentimentos, já que, muitas vezes, podem parecer indivíduos frios e desinteressados.

Na carreira

Quanto à carreira, os indivíduos com influência de Saturno e Capricórnio amam o reconhecimento e lutam para que todos saibam sobre e admirem seu trabalho. É por isso que, geralmente, eles são os que mais se destacam dentro das empresas e no mundo corporativo em que estão inseridos.

Portanto, essa vontade de buscar reconhecimento faz com que criem uma linha de inspiração nas pessoas que apresentam as mesmas configurações astrais. Isso os torna confiáveis, já que seu senso de responsabilidade é um dos mais fortes do zodíaco.

Karma e temores

Saturno é conhecido como o Senhor do Karma ou o Grande Maléfico. Portanto, onde quer que esteja o seu Saturno no Mapa Astral, a exigência é de que você se conheça profundamente e que faça tudo com excelência.

É comum que este planeta ganhe significados distintos, como o planeta da paciência, da experiência e daquilo que se mantem a tradição. Portanto, embora seja conhecido como o Senhor do Carma, não há com o que se preocupar, pois ele não está relacionado aos pagamentos de dívidas somente. Na verdade, seu intuito principal é te levar a um desenvolvimento interno e muito importante.

Outras interpretações de Saturno em Capricórnio

Ilustração do signo de Capricórnio.

Normalmente, os homens com Saturno em Capricórnio em seu Mapa Astral lembram muito seu pai, não só nas características físicas, mas também na personalidade e no jeito de ver e de lidar com as coisas. Portanto, para saber mais sobre as possíveis interpretações de Saturno em Capricórnio, continue lendo o artigo!

Saturno em Capricórnio retrógrado

Caso você seja uma pessoa com ascendente em Capricórnio, é possível que seu Saturno esteja transitando a casa 1, que está associada ao interior, à personalidade e à imagem que se passa ao mundo. Portanto, é um período no qual você se sente mais exigente consigo mesmo e que, muitas vezes, se encontra cansado, indisposto e pessimista.

Portanto, Saturno retrógado indica dificuldade em relaxar e energias baixas. Portanto, quando estiver com essa configuração astral, é imprescindível que você se atente à sua saúde, evite estresse e descanse o máximo que puder, mesmo que algumas obrigações exijam muito de si. Não tente carregar o mundo nas costas.

Saturno domicílio em Capricórnio

Quando Saturno está em domicílio com Capricórnio, isso simboliza que o fim dos sacrifícios chegou. Se você se desgastou muito, a fim de conseguir um emprego ou realizar um projeto, pode comemorar, porque isso vai acabar e, consequentemente, suas metas serão alcançadas. É o fim do medo e do sofrimento.

No mais, talvez, você tenha que aprender a diferenciar e escolher o que tem mais valor: o sucesso transitório, fruto das circunstâncias, ou o reconhecimento merecido, fruto do trabalho e da dedicação.

Homem com Saturno em Capricórnio

Em geral, os homens com Saturno em Capricórnio podem trazer características de seus próprios pais – de maneiras boas e constrangedoras. Portanto, governado por Saturno, ele tem a combinação que serve bem para si. O homem dessa posição estará de bom humor, financeiramente estável e emocionalmente disponível.

Então, se você encontrar um homem com Saturno em Capricórnio, tente ajudá-lo: facilite a manutenção de seus hábitos saudáveis ​​estabelecidos. Ele vai apreciar sua oferta para fazer refeições saudáveis, trabalhar juntos ou até tentar parar de beber ou fumar.

Mulher com Saturno em Capricórnio

Mulheres com Saturno em Capricórnio tendem a brilhar devido ao fato de Saturno ser o Planeta Governante de Capricórnio. Então, elas se sentirão ainda mais em casa, durante este período. Se possui essa configuração astral, você estará em um lugar seguro, emocionalmente falando.

Portanto, este é o momento de fazer grandes mudanças na vida: deixar velhos hábitos para trás e levar os novos para um futuro mais feliz e saudável. Mostre gratidão a todos aqueles que estão dispostos a apoiá-la neste crescimento.

Desafios de Saturno em Capricórnio

Os principais desafios de Saturno em Capricórnio são saber utilizar o sucesso e a ambição de modo positivo, entender como escolher uma profissão respeitável, libertar-se de qualquer hesitação ou receio, a fim de tornar a vida mais simples, e se manter em dia com suas obrigações.

Dessa forma, seguindo essas dicas, você poderá se tornar um nativo de Saturno em Capricórnio mais bem resolvido.

O que quer dizer Queda de Saturno em Capricórnio?

Queda, na astrologia, é o termo que indica o oposto da exaltação. Portanto, quando o planeta ainda está perto de sua casa, pode continuar amplificando virtudes, mas, na medida em que se afasta mais, ele propicia a queda das virtudes de cada signo.

Da mesma forma é o caso de Saturno em Capricórnio, pois, quanto mais distante que um planeta estar de seu domicílio, mais o efeito de seu signo é diferente.

Dicas para quem tem Saturno em Capricórnio

Se você possui a posição de Saturno em Capricórnio no seu Mapa Astral, siga as dicas dadas a seguir:

1) Seja organizado;

2) Evite dependências financeiras e pense no seu futuro;

3) Não tenha ingenuidade;

4) Organize seu tempo;

5) Trabalhe, mas não muito;

6) Exija respeito dos outros;

7) Se mostre ao mundo;

8) Faça o melhor, mas não deixe que o perfeccionismo te bloqueie na vida.

Como é a disciplina de Saturno em Capricórnio?

Animal de Capricórnio.

O planeta Saturno está posicionado no signo da disciplina, Capricórnio. Dito isso, é fácil associar a linha tênue que existe entre a influência do planeta e as pessoas que estão sob ela. Estas pessoas, por sua vez, são responsáveis e estão aptas a serem organizadas e zelarem por suas obrigações, cumprindo com suas responsabilidades, mesmo que, às vezes, sejam difíceis de lidar.

Ainda assim, é necessário e justo ressaltar que o indivíduo com Saturno em Capricórnio tem que aprender a se libertar de sua estrutura, de vez em quando, e simplesmente viver o momento, em vez de trabalhar em excesso e prejudicar a própria saúde.

No entanto, quando todo o trabalho duro estiver completo, ele deve se sentar e gozar das próprias conquistas, porque isso também é importante.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


signos mapa astral planetas

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.