O que são os astros? Entenda e saiba sua relação com o Mapa Astral!

O que são os astros? Entenda e saiba sua relação com o Mapa Astral!

O misterioso mundo dos astros é um tema que instiga a humanidade desde a Antiguidade. Descubra aqui como desvendá-lo!


Entenda mais sobre os astros!

Planetas do sistema solar.

Desde as civilizações mais antigas, a crença de que os astros possuem interferência na vida vem sendo estudada. Suas movimentações e posições são referências para a análise de possíveis influências nos habitantes da Terra, assim como são usadas para lançar uma luz sobre as perspectivas de futuro.

No Egito Antigo, até mesmo os templos eram construídos levando em consideração a posição dos astros. Por isso, algumas das suas edificações possuem estrutura irregular, pretendendo acompanhar a posição das estrelas, que se deslocavam ao decorrer dos longos períodos de obras.

O Sol, a Lua, Marte, Vênus, Mercúrio, Júpiter, Saturno, Netuno, Urano e até Plutão, que é considerado um planeta anão pela astronomia, são analisados pelos estudiosos da Astrologia. Além destes, também são estudadas as constelações, que possuem o mesmo nome que os signos zodiacais. Continue a leitura e entenda os astros neste artigo!

O que são os astros?

Sistema Solar e planetas.

A definição de astros se refere aos corpos celestes, ou seja, todas as matérias físicas que existem no espaço sideral. Porém “astro” é a expressão usada para quando desejamos mencionar um objeto em especial, não o grupo. Os astros analisados na Astrologia são planetas e estrelas que residem no sistema solar. Confira mais sobre eles a seguir!

Origem e significado

A origem dos astros é estudada pela área da ciência chamada Cosmologia, campo que se debruça sobre a investigação da origem do universo e o nascimento de estrelas e planetas. Para além da Cosmologia, diversas vertentes de religiões e crenças desenvolveram teorias e conceitos sobre o misterioso surgimento de todo o universo e seus astros.

Cada crença atribui um significado distinto para a origem deles, da mesma forma que também analisa sua influência, de acordo com seu ponto de vista. Para as sociedades do Egito Antigo, por exemplo, a posição de um astro poderia ser determinante para a escolha da localização de uma pirâmide.

No mesmo período, o estudo dos astros era usado para a criação de calendários e para prever fenômenos naturais. Contudo, antes mesmo de os egípcios usarem os astros como referência para etapas de colheita, os Sumérios já observavam os céus em busca de respostas para as questões que afligiam a vida por volta de IV a.C.

Astronomia x Astrologia

Os babilônios criaram o zodíaco e as 12 divisões do céu, mas não foram os únicos a observar os astros. Apesar de essa não ter sido a primeira sociedade a estudar o céu, a população do Egito Antigo é a mais comumente associada à Astrologia, possivelmente por explicitar esta prática em diversos aspectos da cultura, desde a religião até a arquitetura.

Para o estudo dos astros nesse período, eram usadas as cartas estelares. Contudo, ainda acredita-se que as chamadas cartas estelares e sua análise não diferenciavam a Astrologia da Astronomia, levando em consideração somente o estudo dos astros, sem a necessidade de fazer uma distinção específica entre a pesquisa de forma científica e o esoterismo.

A partir da criação do método científico, os dois campos passaram a se distinguir, sendo a Astrologia a análise da posição e movimentação dos astros, usada para fazer previsões e análises relacionadas aos signos zodiacais. Enquanto isso, a Astronomia, que surgiu do mesmo princípio de observação celestial, passou a ser o estudo dos corpos celestes e do universo.

Astros nas casas do zodíaco

É importante entender o que são, de fato, as casas do zodíaco. O Zodíaco Astrológico está dividido em doze casas, sendo elas ocupadas pela posição em que os signos e os astros se posicionavam no céu, no momento do nascimento da pessoa a ser analisada. Ademais, cada casa também representa um aspecto específico da vida.

Os astros que residem nas casas zodiacais podem determinar aspectos da forma como alguém se porta diante de situações específicas ou determinar as motivações dessa pessoa com relação a alguns temas. Por isso, para entender quais são estas influências, é necessário estudar os astros.

A partir do significado astrológico de cada astro, é possível iniciar a análise do resultado da interferência deles em uma determinada casa zodiacal. Porém o estudo da descrição de cada uma das doze casas também se faz necessário. Por isso, é possível chegar a uma investigação mais completa, somente cruzando os dados presentes nas casas e nos astros.

Aplicações

A partir do aprendizado da relação entre os astros e as casas zodiacais, é iniciado o processo de análise de mapa. Essa aplicação se inicia pela casa 1, onde reside o ascendente. Esta casa, por exemplo, demonstra as características mais explícitas do indivíduo: aspectos físicos e como ele é visto.

Na primeira casa, também se encontram as informações relacionadas à maneira como a pessoa deseja ser vista pelos outros e à sua forma pessoal de autoafirmação. A partir do estudo da casa 1, também é possível determinar a postura diante de novos projetos, pois ela determina o início da relação da pessoa com o mundo.

Além disso, o conhecimento do astro presente nesta casa também pode auxiliar a entender a personalidade primordial com que se inicia a vida e as relações com o mundo.

Dessa forma, seguindo o mesmo método aplicado no estudo da casa 1, são feitos estudos e elaborados conceitos sobre as relações das posições dos astros no céu, durante o exato momento em que a pessoa nasceu. Isso determina outros aspectos sobre as suas características e seus comportamentos.

Classificação dos astros

Planetas no espaço.

O estudo dos astros pode ser fascinante, pois suas características são complexas e exigem uma observação minuciosa para desvendar os mistérios que os acompanham. Para entender mais sobre cada planeta e seus significados, leia abaixo!

Planetas pessoais

Para a Astrologia, os chamados planetas pessoais são a representação das características mais marcantes na personalidade de um indivíduo. São eles: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte. Esses astros e a combinação de seus respectivos signos e casas expressam os aspectos internos e externos de uma pessoa, assim como suas tendências comportamentais.

Os astros pertencentes à categoria de planetas pessoais podem até ser considerados os mais importantes na observação de um Mapa Astral. Eles determinam como suas características iniciais se apresentarão para as demais experiências vividas com o mundo externo.

Além disso, também são responsáveis por individualizar pessoas pertencentes a uma mesma geração. Isso acontece porque os planetas pessoais estão mais próximos da Terra e possuem velocidade de passagem mais rápida, sendo responsáveis pelas particularidades em indivíduos que não possuem grande diferença etária.

Planetas sociais

Planetas sociais são os representantes das características referentes à vida em sociedade, como explicita o nome. Júpiter e Saturno são os chamados “planetas sociais”, pois sua localização no Mapa Astral determina tanto como se dá a expansão e o crescimento em sociedade, quanto a criação e a preservação de uma identidade perante a mesma.

Os planetas sociais não estão muito próximos ou distantes da Terra. Logo, o tempo de passagem pelos signos não é considerado rápido ou lento.

Portanto, os planetas sociais são responsáveis por individualizar pessoas com idades relativamente próximas, mas não necessariamente a mesma, pois a passagem dos astros pelos signos não chega a demorar mais de 2,5 anos.

Planetas geracionais

Urano, Netuno e Plutão são os astros que compõem o grupo chamado de planetas geracionais. Os três planetas representam as diferentes formas de interação e de percepção dos indivíduos com a coletividade. A categoria também revela comportamentos e escolhas relativas à evolução da humanidade como um todo.

Planetas geracionais também podem ser chamados de transpessoais, pois atravessam as questões individuais internas e se conectam com um grupo extenso, podendo representar modelos de comportamentos positivos ou negativos presentes numa geração. Essas características podem ser observadas a partir do período de 7 anos, tempo de transição de Urano.

Questões acerca de rebeldia, revolução e originalidade (Urano), sonhos e espiritualidade (Netuno) ou capacidade de regeneração e necessidade de poder (Plutão) são determinadas pela posição dos planetas geracionais no Mapa Astral, segundo a Astrologia.

Significado dos astros no Mapa Astral

Miniaturas de planetas do Sistema Solar.

Os astros possuem papel de extrema importância na composição e na análise do Mapa Astral. Tanto sua posição nas casas quanto os significados individuais representam características relevantes para quem se dedica a desvendar o universo astrológico. Descubra o significado de cada um abaixo!

Sol

O sol é o astro mais conhecido dentro do Mapa Astral. Isso acontece porque ele fica cerca de um mês em cada signo, determinando os 12 solares. O signo pelo qual o Sol passa no momento em que uma pessoa nasce determina, assim, as características de personalidade referentes ao ego e ao senso de identidade.

Sol também é o astro que carrega as informações relacionadas ao magnetismo pessoal, à energia vital, à vaidade e à criatividade. Ele reflete uma potência de criação presente em todos os indivíduos e a posição do céu em que se encontra no dia do nascimento de alguém também deve ser estudada, de acordo com a casa em que se encontra.

Apesar de o signo solar ser o mais famoso entre os leigos, ele não deve ser interpretado como a única fonte de influência em um indivíduo. Nesse sentido, é errôneo dividir a sociedade em apenas 12 signos solares e descartar as demais influências dos astros no seu Mapa Natal.

Por isso, não seria pertinente reduzir todas as possíveis características e posicionamentos de um indivíduo às presentes em seu signo solar. A análise da posição do Sol é, de fato, relevante para o descobrimento de seu prognóstico astral, porém não deve ser a única a ser levada em consideração.

Lua

Fonte de inspiração para os poetas ou de adoração para povos antigos, a relação da humanidade com a Lua possui relevância inegável para a história. Para os astrólogos, isso não é diferente, pois a Lua é considerada a expressão das emoções e dos afetos na composição do Mapa Astral.

Pertencente ao grupo de planetas pessoais, ela tem o papel de apresentar as relações afetivas, a intuição, a sensibilidade e também a criatividade. Na Astrologia, a descoberta da Lua em um mapa mostra por qual signo o astro estava passando no dia do nascimento em questão. Além disso, sua mudança é rápida, não permanecendo mais do que dois dias em cada signo.

Mercúrio

Mercúrio, mais um integrante do grupo dos planetas pessoais, é a expressão da capacidade individual de aprender e transformar. Seu simbolismo está ligado ao intelecto e à forma de comunicação, assim como à curiosidade e à informação. Ao observar a posição de Mercúrio, pode-se ter uma perspectiva sobre a capacidade de aprendizado e de comunicação.

O trânsito de Mercúrio em um signo não dura mais do que 2 meses. Isso sugere que pessoas nascidas no mesmo período possuam formas distintas de aprender e se comunicar. Além disso, podem ter níveis de flexibilidade diferentes, dependendo do signo em que o planeta se encontra no Mapa Astral.

Vênus

O famoso planeta do amor possui grande influência nos assuntos do coração. No entanto, seu domínio não se resume a isso. Vênus é, dentre os astros, o que representa os desejos, o consumismo, o dinheiro e as diferentes buscas por prazer, seja ele material, emocional ou físico. Sua análise se dá a partir do signo e da casa em que se encontra.

Os signos regidos por Vênus são Libra e Touro, e ambos carregam outros aspectos do astro, relacionados ao gosto por artes e beleza. Vênus passa cerca de 1 mês em cada signo, sendo um astro que integra o grupo dos chamados planetas pessoais.

Sua importância na análise de um mapa reside exatamente na necessidade de compreensão dos próprios desejos e nas possíveis competências para adquirir dinheiro. O signo com o qual Vênus está relacionado em um mapa pode indicar uma estratégia de potencial para ganhos materiais, assim como aspectos que atraem o indivíduo.

Marte

O planeta da guerra é também o planeta da determinação. Marte representa, em um Mapa Astral, a forma que determinada pessoa lida com conflitos, lutas pessoais e situações desafiadoras. Podendo ser determinante no processo do autoconhecimento, a descoberta de forças impulsionadoras é representada por Marte.

Marte é, dentre os planetas pessoais, o que explicita a forma como a luta pessoal acontece, representando também a determinação, que pode ser direcionada para impulsionar mudanças importantes. Portanto, a forma que a potência presente neste planeta pode ser utilizada se dá a partir do signo em que ele se encontra.

Para entender melhor, é necessário observar a casa e o signo localizados junto ao planeta no Mapa Astral. Com isso, se torna possível enxergar com mais clareza as limitações e os potenciais de luta.

Júpiter

Júpiter é o planeta com maior relação com a inteligência e com a vontade de aprender e de colocar em prática os aprendizados. Sua passagem por cada signo dura em torno de 1 ano, levando 12, no total, para retornar ao signo natal. O retorno de Júpiter pode ser enxergado como uma nova oportunidade de praticar os aprendizados vividos no período.

Astrologicamente, para entender melhor o perfil intelectual e de aprendizado, pode ser interessante observar qual signo reside junto ao planeta Júpiter, pois suas características irão influenciar esse aspecto do indivíduo.

No entanto, os astros não são determinantes na formação intelectual e também é preciso considerar o acesso à informação e à educação. Porém o que a Astrologia expressa é a tendência inata do indivíduo. Sendo assim, para entender melhor as capacidades relacionadas a esse aspecto, deve-se olhar na direção de Júpiter.

Saturno

O planeta Saturno é, dentre os astros, o regente do signo de Capricórnio e possui também elementos comumente ligados a ele. Suas áreas de influência dominantes são trabalho, exigência, busca por alcançar sempre o melhor resultado possível e ambição. O planeta influencia de forma diferente cada indivíduo, dependendo de qual casa e signo o acompanham.

O conhecido “retorno de Saturno” acontece para cada pessoa, por volta dos 28-30 anos, gerando uma sensação de autocobrança ou exigindo alcançar resultados melhores em determinados aspectos da vida. Sua retrogradação acontece anualmente, durante cerca de 140 dias, exigindo mais esforço no período.

Urano

Urano está diretamente ligado às inovações, sejam elas tecnológicas ou pessoais, pois aborda a ruptura com valores antiquados e caminha sempre em direção ao futuro. Sua passagem por cada signo do zodíaco dura cerca de 7 anos e pode influenciar de forma diferente cada indivíduo, dependendo de sua posição no mapa.

As influências de Urano também são sentidas, quando ele entra em retrogradação, o que acontece por um período próximo a 150 dias, estimulando o desprendimento de questões do passado e possibilitando novos começos. É preciso se lembrar de que a localização no Mapa Astral levará Urano a influenciar uma área diferente e de forma diferente em cada indivíduo.

Netuno

O estudo do universo dos astros possibilita desvendar muitos mistérios e aprender mais sobre a posição de Netuno pode ser o caminho para um mergulho nos enigmas e nos sonhos internos. O planeta, regente do signo de Peixes, influencia a criatividade, a capacidade de sonhar e os poderes psíquicos, assim como reside na fronteira entre fantasia e a realidade.

O potencial criativo de Netuno pode ser explorado de forma mais produtiva, quando o planeta não se encontra no movimento retrógrado. Isso acontece porque, durante o período, a tendência é de se perder no mundo das ilusões e fantasias, podendo causar ausência de foco. Contudo, o mesmo período é propício para revelação de segredos.

A retrogradação de Netuno dura cerca de 150 dias e sua estadia em cada signo pode chegar a ultrapassar 14 anos, tendo duração mutável. Por pertencer ao grupo de planetas geracionais, Netuno também trata de questões acerca do coletivo e pode influenciar em projetos e sonhos que visam transformar o mundo.

Plutão

Plutão tem influência em processos de regeneração, destruição e transformação. O planeta pode ser associado inclusive à morte, pois esse é o maior símbolo de transformação na existência humana, exigindo a capacidade de regeneração.

Dos astros, Plutão é o mais lento, chegando a demorar 248 anos para percorrer todos os signos do zodíaco de forma irregular, devido à sua órbita. Sua passagem pode trazer à tona questões relacionadas à habilidade de transformação. Como ele pertence ao grupo de planetas geracionais, Plutão também exerce influência em aspectos coletivos.

A retrogradação desse planeta acontece durante cerca de 185 dias por ano, estimulando a capacidade de desapego. Plutão pode influenciar de forma específica cada pessoa, dependendo da sua posição no mapa, porém sua mensagem é de ruptura e transformação, processo que pode ser doloroso, mas necessário.

Significado dos astros em trânsito

Planetas do Sistema Solar.

Os astros estão em constante movimento - uns mais rápidos, outros mais lentos. Para a Astrologia, essas movimentações são interpretadas como trânsitos, que podem formar aspectos tensos ou harmônicos, dependendo do Mapa Natal em que está relacionado. Para entender melhor essa jornada celeste, leia abaixo!

Sol

A passagem do Sol por cada signo dura cerca de 30 dias, mas, ao menos uma vez ao ano, ele passará por cada um dos integrantes do zodíaco. O astro rei é o que melhor representa a iluminação. Desta maneira, quando o Sol passa por determinado signo, as características dele ficam em destaque na área que é relacionada à sua casa.

Energia e disposição são direcionados aos assuntos da casa em que o astro se encontra no seu trânsito, podendo levar a disposição que falta para lidar com as questões que não estavam em evidência, até então. Sua influência é sentida com maior intensidade nos primeiros 7 dias do trânsito.

Lua

Quando a Lua está em trânsito, isso é sinal de mudanças emocionais à vista. Considerando que este é um dos astros de movimentação mais rápida, a Lua pode transitar de um signo para outro em cerca de 2 dias. No entanto, mudanças emocionais podem ser positivas ou negativas, dependendo do aspecto do signo.

Além da relação do signo em que a Lua se localiza no trânsito, é importante observar como é a posição dos astros no Mapa Natal, ou seja, o Mapa Astral do nascimento. Por exemplo: se a Lua fizer um aspecto desarmônico no céu, isso é sinal de mudança de humor negativa e de possíveis conflitos com o sexo oposto.

Mercúrio

O famoso “Mercúrio retrógrado” representa um dos trânsitos do astro. Nesse caso, o movimento é contrário ao regular e pode durar cerca de 2 meses em um signo. O fenômeno é conhecido por causar distúrbios em meios de comunicação e mal entendidos. Isso acontece porque Mercúrio é o planeta que tem influência nesse setor.

Entretanto, nem todas as movimentações de Mercúrio são problemáticas. Dependendo de sua posição no céu e da relação com o Mapa Natal, os trânsitos de Mercúrio, que duram em torno de 21 dias, podem também propiciar entendimento e facilitar processos cotidianos. Para entender melhor, é preciso analisar sua posição no céu e os demais astros.

Vênus

Para a Astrologia, Vênus é o planeta que rege os assuntos relacionados ao amor e ao dinheiro, sendo também conectado aos desejos e à beleza. Quando ele passa por determinado signo ao longo do seu trânsito, as pessoas que possuem Vênus na posição em questão são beneficiadas pelos atributos venusianos.

Seu trânsito pelos 12 signos dura 1 ano. Sendo assim, o planeta fica cerca de 1 mês em cada signo do zodíaco. Para entender melhor os astros, é importante também se lembrar de analisar a casa em que o planeta se encontra, pois seu tema explicará a área da vida que sofrerá a influência dele.

Marte

Marte é o astro que representa, para a Astrologia, a energia que impulsiona, o poder de decisão e a coragem para lutar. Quando o planeta se encontra em determinada casa astrológica, a sua energia influencia no assunto de domínio relacionado a ela. Já a análise da posição de Marte próximo a um signo sinaliza sua energia ligada ao signo em questão.

Assim, seus trânsitos duram 43 dias em cada signo no sentido direto. No sentido retrógrado, a estadia chega a mais de 2 meses. Sua influência no sentido retrógrado pode desestimular a energia pioneira e gerar um certo nível de inquietação, causado exatamente pela ausência da energia ativa. Dessa forma, observando a sua posição no céu, é possível entender que setor é afetado.

Júpiter

O trânsito dos astros se refere à movimentação e à passagem que eles fazem pelas 12 casas zodiacais. Dessa forma, quando Júpiter passa por um determinado signo, as pessoas que são nativas dele têm o otimismo e o desejo de expansão maximizados, assim como as áreas representadas pelas respectivas casas.

Júpiter permanece em cada signo durante cerca de 13 meses, trazendo uma atmosfera de otimismo e desejo de confiança no futuro. No entanto, também é importante ter cautela com a arrogância, no mesmo período. Sua retrogradação acontece uma vez ao ano e pode influenciar negativamente em viagens e atividades que demandem expansividade.

Saturno

O conhecido “retorno de Saturno” representa o movimento de retorno do planeta à posição em que se encontrava no Mapa Astral Natal. Nesse período, são intensificadas as características representadas por Saturno: autocobrança e análise sobre os resultados alcançados, assim como a exigência de trabalho árduo.

Dessa forma, os trânsitos do astro enfatizam os aspectos do planeta na casa e no signo em que ele se encontra, exigindo trabalho, autoanálise e resultados em uma área específica. Saturno é um dos astros do grupo de planetas sociais e permanece em cada signo por cerca de 2 anos e meio, exigindo que o potencial máximo seja atingido.

Urano

Dentre os astros, o que possui a energia mais dinâmica pode ser considerado Urano, pois, em sua passagem por determinada casa e signo, o planeta leva transformações e novidades para onde se encontra. Seu trânsito pelos 12 signos demora 84 anos, permanecendo em cada um deles por cerca de 7 anos.

Além disso, mudanças repentinas poderão ser sentidas na área correspondente a casa em que Urano se encontra, exigindo autocontrole e flexibilidade para encarar o novo como uma possibilidade positiva. Quando Urano se encontra em movimento retrógrado, é sentida a energia de cautela perante novas mudanças.

Netuno

O planeta da sensibilidade e dos sonhos faz seu movimento de trânsito por todas as doze casas em 169 anos, ficando até 11 anos no mesmo lugar. Netuno influencia nas questões relacionadas à sensibilidade e à espiritualidade, podendo também ser responsável por ilusões e sensações de confusão, ou até ausência de foco.

Quando os astros se encontram em movimento retrógrado, os assuntos regidos por eles demandam revisão. No caso de Netuno, sua retrogradação pede atenção para a conexão com aspectos espirituais e estuda a possibilidade de reconexão com os sonhos ou direcionamento de energia para áreas sensíveis, como artes e causas humanitárias.

Plutão

Plutão é o astro que exige transformações a nível pessoal e mundial. Seu trânsito é o mais lento de todos, demorando 248 anos para percorrer os 12 signos, que são afetados de forma intensa e profunda com sua passagem.

Além disso, as mudanças causadas pela passagem de Plutão são duradouras, pois sua estadia em cada casa demora cerca de 20 anos.

Outras informações sobre os astros

Astros no espaço.

Os astros possuem atuação mística em diferentes áreas da vida. No entanto, é importante ressaltar que o estudo dessas influências não deve causar sensação de impotência perante as energias cósmicas. Do contrário, é um instrumento relevante para autoconhecimento. Para aprender como usar os astros a seu favor, continue neste artigo!

Quíron no Mapa Astral

Para entender Quíron na Astrologia, é importante revisitar a figura da mitologia grega homônima. Segundo o mito, Quíron é um centauro que aprendeu com Apolo sobre ciência, medicina, filosofia e as demais áreas de conhecimento. Além de possuir toda a sabedoria do mundo, Quíron também recebeu o dom da imortalidade.

Assim, o mito conta que o sábio centauro se deparou com outro de sua espécie ferido por uma flecha envenenada, mas, na tentativa de salvá-lo, acabou se ferindo e o veneno passou a correr em suas veias para todo o sempre. A história apresenta a mesma ideia que é aplicada na Astrologia, de que Quíron representa a maior ferida de todas.

O asteroide representa, na Astrologia, a área da vida em que o indivíduo possui grande habilidade para ajudar a terceiros, mas que, em si mesmo, enfrenta limitações. Dessa forma, o estudo dos astros convidam a uma jornada de autoconhecimento e Quíron representa exatamente a maior dor a ser superada na existência individual.

Lilith no Mapa Astral

Lilith, também chamada de Lua Negra, representa os aspectos sexuais e os desejos amorosos de uma pessoa. Além disso, expressa o lado mais sombrio, as relações com solidão e até a rejeição .Isso acontece porque o astro simboliza o mito bíblico de Lilith, a primeira mulher criada, que teria sido expulsa do paraíso por explorar seus desejos.

Dessa forma, a análise de Lilith acontece no Mapa Natal e pode indicar tendências a certas práticas sexuais ou à existência de limitações, tanto em relações amorosas quanto no sexo. Lilith também pode expressar a área em que as sombras pessoais se encontram em evidência.

Curiosidades sobre os astros

Há diversas curiosidades sobre os astros que envolvem sua história e seu funcionamento. Confira um pouco sobre elas a seguir:

- Astrólogos fizeram parte da história: Existe a lenda de que astrólogos tivessem alertado Alexandre, O Grande, sobre sua derrota na Babilônia. Inclusive, a prática era comum entre reis e imperadores, que buscavam na astrologia possíveis previsões sobre guerras, invasões e até mortes.

- Plutão é um dos astros, mas não é planeta: Em 2006, uma votação que ocorreu na NASA determinou que Plutão não pertencia à classe de planetas do sistema solar. A partir de então, o astro passou a ser denominado um planeta-anão.

O que acontece se um planeta deixa de existir?

Para a Astrologia, caso um planeta deixe de existir, sua simbologia permanece presente. No caso de Plutão, o astro deixou de receber o nome de planeta, passando para planeta-anão, porém todo o significado presente nele permanece intacto para astrólogos, sendo levado em consideração em análises de mapas e trânsitos até hoje.

Já no caso de um dos planetas que compõem a lista de astros do Sistema Solar deixarem de existir, sob o ponto de vista científico, o impacto seria sentido na atmosfera terrestre, dependendo da massa do planeta em questão. O maior perigo aconteceria se Júpiter desaparecesse, pois centenas de asteroides iriam passar pela Terra em direção ao Sol.

Os astros falam sobre as áreas da vida!

Miniaturas de planetas.

O estudo dos astros é uma prática fascinante que propõe o aprendizado sobre o universo celestial e um mergulho aos recantos mais profundos da essência humana. Essa jornada de autoconhecimento passa por assuntos diversos, como Astrologia, Astronomia e até religiões, usando essas referências como ferramentas para o aprendizado necessário.

Com o uso das informações deste artigo, pode-se iniciar uma trajetória rumo à descoberta de características que, até então, foram negadas. A partir do momento em que as sombras de cada indivíduo são enxergadas, é possível criar um relacionamento melhor consigo mesmo e até revisar as próprias relações com o mundo, pois os astros e a vida se conectam!

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


mapa astral planetas

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Você sabe qual a compatibilidade de Vênus e Marte no seu signo? Confira abaixo essa e outras informações bem importantes destes planetas.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.