O que é Mindfulness: origem, benefícios, como praticar e mais!

O que é Mindfulness: origem, benefícios, como praticar e mais!

O mindfullness pode ser descrito como uma técnica de combate ao estresse. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo.


O que é o Mindfulness?

Chackras.

O mindfullness pode ser descrito como uma técnica de combate ao estresse que tem ganhado popularidade na atualidade. Devido ao dia-a-dia atribulado de muitas pessoas, as práticas envolvidas no mindfullness surgem como uma forma de cuidar do corpo e da mente.

É possível afirmar que as origens da técnica estão ligadas às práticas de meditação, e o mindfullness pode ser praticado em qualquer ambiente e a qualquer hora do dia, o que facilita para que os níveis de estresse e esgotamento sejam mantidos sob controle.

Ao longo do artigo, as principais definições, práticas e características do mindfullness serão abordadas em detalhes. Para saber mais, continue a leitura.

Definições de Mindfulness

Um cérebro.

Em linhas gerais, o mindfullness pode ser descrito como um estado de consciência e atenção no presente. Logo, os exercícios envolvidos na prática são voltados para a capacidade de concentração em si mesmo e nos próprios sentimentos.

Para conseguir atingir esse estado, é preciso se desprender de qualquer tipo de julgamento. A prática tem origem na meditação, especialmente nas suas formas orientais, e pode ser adotada por qualquer um, independente do contexto.

A seguir serão discutidos alguns aspectos relativos à origem do mindfullness e os seus principais objetivos. Para saber mais a respeito disso, continue a leitura do artigo.

A origem do Mindfulness

O mindfullness não está diretamente associado a nenhuma religião. Entretanto, a técnica tem origens ligadas às práticas budistas de meditação e a outros aspectos filosóficos dessa doutrina. Logo, faz parte do Budismo há mais de 3000 anos.

Na modernidade, o mindfullness passou a ser adotado com mais intensidade há apenas 30 décadas. Desde então, ela passou por um processo de ocidentalização e se faz presente em práticas como a yoga, mas também envolve exercícios de respiração.

Atenção plena

A atenção plena no presente é um dos pilares do mindfullness moderno. Esse estado pode ser atingido por meio de práticas de meditação e tem como objetivo fazer com que as pessoas parem de viver no piloto automático.

Uma vez que elas atinjam esse estado de consciência, conseguirão perceber melhor as suas emoções, o que lhes causam ansiedade e o que traz sensações ruins. Então, serão capazes de suprimir tudo isso pela adoção de uma postura mais flexível diante dos obstáculos.

Ausência de julgamento

Abraçar os próprios sentimentos em um contexto que prega a produtividade a qualquer custo é algo que pode gerar julgamentos, tanto internos quanto externos. Assim, para conseguir praticar o mindfullness o primeiro passo é se livrar desses julgamentos.

Isso é feito através de um processo de autocompreensão. Ou seja, entender que as sensações fazem parte da experiência humana e não tentar passar por cima deles. Assim, mesmo diante de cenários complexos, o indivíduo vai se tornar capaz de refletir antes de agir.

O poder do aqui e agora

Focar no momento presente é uma dificuldade de quem vive de forma acelerada. É comum que muitas pessoas se acostumem a pensar sempre dez passos à frente do que realmente estão como uma forma de contenção de danos. Entretanto, isso gera a ansiedade e prejudica o bem-estar.

Logo, as técnicas do mindfullness também ajudam no sentido de compreender que deve-se viver o presente de maneira plena. As preocupações do futuro devem fazer parte dele e ser resolvidas quando o momento se apresentar.

Benefícios do Mindfulness

Um cérebro e um coração em uma gangorra.

Ao longo dos anos, o mindfullness se tornou uma técnica bastante popular por auxiliar em questões de saúde mental. Assim, conquistou muito espaço nos ambientes corporativos porque ajuda na redução do estresse e da ansiedade comuns a esses locais.

Por consequência, a autossatisfação é aumentada porque o indivíduo consegue perceber maior produtividade na sua rotina. Além disso, ele passa a se sentir mais apto a lidar com os desafios devido à melhora cognitiva trazida pela técnica, que estimula várias capacidades intelectuais distintas.

A próxima seção do artigo vai abordar os benefícios do mindfullness de forma mais detalhada. Assim, continue a leitura para saber mais.

Reduz a ansiedade

A ansiedade se tornou um problema comum à vida de muitas pessoas atualmente. Isso é potencializado quando se pensa os ambientes empresariais, que demandam decisões rápidas e têm rotinas bastante estressantes.

Portanto, o mindfullness pode ser visto como uma maneira de reduzir a ansiedade nesses espaços por incentivar focar nos problemas do aqui e do agora. Assim, várias empresas que passaram a adotar a técnica sentiram um aumento de produtividade por parte dos seus funcionários, o que trouxe mais dinamismo para a rotina.

Previne a depressão

O Ministério da Saúde recentemente reforçou a ligação que existe entre a manutenção da saúde mental e o mindfullness. Nesse sentido, o órgão chegou a declarar que a técnica pode ser usada como terapia nas pessoas que sofrem de depressão e outras condições psicológicas.

Entretanto, não se trata de algo que pode substituir o tratamento, mas sim de um auxílio e algo complementar à medicação e à terapia. Segundo a Universidade de Harvard, isso tem mostrado bons resultados.

Aumenta a autossatisfação

Uma vez que alguém está menos estressado e possui mais domínio das suas emoções, os índices de autossatisfação aumentam consideravelmente, especialmente em ambientes de trabalho. Funcionários que não se sentem oprimidos pela sua rotina tendem a ser mais produtivos e, portanto, ficam mais felizes com o que conseguem cumprir.

Assim, é possível afirmar que o mindfullness influencia positivamente a forma como um indivíduo percebe a si mesmo e lida com os seus problemas e conflitos. É como se o cérebro recebesse uma oportunidade de reprogramação.

Melhora a cognição

Entre os diversos benefícios do mindfullness é válido destacar que sua capacidade de melhorar a cognição. Uma pessoa menos estressada sente a sua criatividade, a sua concentração e a sua memória mais ativas e afiadas do que nunca – o que justifica o aumento de produtividade em ambientes empresariais.

Assim, a técnica ajuda a estimular o raciocínio rápido e a inteligência emocional, tornando a solução de problemas mais efetiva de uma forma geral.

Como praticar Mindfulness

Mulher estimulando os chackas.

O mindfullness pode ser praticado em qualquer espaço e em intervalos de tempo bem curtos. Portanto, trata-se de uma técnica ideal para quem alega não ter muito tempo para se deslocar, por exemplo, até um estúdio de yoga ou para adotar qualquer outra atividade de relaxamento.

Isso acontece porque os processos são bastante simples e os exercícios do mindfullness são mais voltados para a respiração e para a concentração. Além disso, outro aspecto interessante da técnica a percepção de coisas novas ao redor, que pode ajudar na questão do foco.

A seguir, serão exploradas algumas formas de incluir o mindfullness na sua rotina. Continue a leitura do artigo para saber mais e começar a praticar a técnica.

Três minutos de mindfullness

A técnica dos três minutos de mindfullness é uma das mais recomendadas para iniciantes. Ela consiste em fechar os olhos e se concentrar no próprio corpo, seja nas sensações físicas ou nos sentimentos. Posteriormente, o praticante deve se concentrar nos movimentos de respiração.

Então, resta um último passo, que é voltar a atenção totalmente para o próprio corpo. Durante essa etapa, procure observar com atenção como ele responde aos estímulos e como você percebe o espaço ao seu redor de forma geral.

Mindfulness da respiração

O mindfullness da respiração também é indicado por iniciantes. Ele também pede que a atenção seja levada para o corpo e funciona como uma espécie de âncora. Entretanto, se diferencia da técnica dos três minutos por não exigir um foco, mas antes pedir que a mente divague de forma natural.

Então, uma vez que alguma distração seja percebida, deve-se leva-la de volta ao corpo. Isso pode ser feito quantas vezes forem necessárias para que o praticante sinta a sua mente focada no agora.

Exercite seu cérebro

Assim como os demais músculos do corpo humano, o cérebro precisa ser constantemente exercitado e essas técnicas também fazem parte do mindfullness, especialmente quando se fala sobre o desenvolvimento cognitivo.

Para adotar essa prática, é necessário sentar-se em posição ereta e confortável, fechar os olhos e prestar atenção à própria respiração. Mas, é importante lembrar que não se trata de controle e sim de atenção. Quanto mais o exercício é repetido, mais o cérebro é fortalecido e se torna capaz de focar.

Outras perspectivas

Existe uma técnica de mindfullness voltada simplesmente para mudar a perspectiva que se tem sobre coisas que fazem parte da rotina. Em linhas gerais, ela pode ser descrita como voltar a prestar atenção em algo sempre que você achar que já conhece bem. Isso ajuda a perceber coisas novas.

A ideia de estabilidade pode ser uma armadilha da mente que causa acomodação. Então, a técnica de olhar as coisas por outras perspectiva ajuda para que isso não aconteça e a rotina se torne mais interessante através das descobertas.

Práticas para quem não tem tempo

Mulher meditando em uma montanha.

Quando o assunto é adotar alguma prática de exercício físico ou relaxamento, é comum que muitas pessoas afirmem não ter tempo devido às suas rotinas atribuladas. Entretanto, o mindfullness é uma solução nesse sentido por poder ser praticado em qualquer espaço.

Assim, existem várias técnicas que podem ser aplicadas por pessoas durante as suas rotinas sempre precisar fazer qualquer tipo de interrupção. Elas vão te sentir as suas emoções de forma s diferentes a criar um diário e podem ser escolhidas conforme o interesse do praticante.

Na próxima seção do artigo essas práticas serão explicadas em maiores detalhes. Continue a leitura para saber mais a respeito disso.

Sentir as emoções

É comum que muitas pessoas tentem suprimir as suas emoções durante o dia. Entretanto, para o mindfullness isso é um erro e o caminho certo seria se dar permissão para sentir, seja durante uma reunião ou mesmo durante a prática de meditação.

Assim, o grande segredo é não lutar contra o que você está sentindo. Ao combater as emoções você se prejudica e evita que as suas próprias necessidades sejam atendidas. Portanto, se dê permissão para sentir e pense mais sobre as suas emoções.

Gratidão matinal

Ao acordar, procure começar o dia criando uma lista mental de coisas que fazem com que você sinta alegria por estar vivo mais um dia. Pode ser o seu trabalho, as pessoas que fazem parte da sua rotina, a sua casa ou qualquer outra coisa que te traga uma sensação boa.

Vale ressaltar que essa técnica pode ser adotada mesmo durante os períodos de dificuldade. Nessas fases basta pensar fora da caixa e não direcionar a atenção para o setor da vida que está causando desconforto.

Caminhada meditativa

A caminhada meditativa pode ser feita em qualquer horário do dia. O importante é somente que ela seja praticada em silêncio e focando a atenção em algo durante todo o tempo. Algumas pessoas optam por fixar o olhar nos seus pés pisando no chão por acreditar que assim é mais fácil se manter atento.

Durante esse tempo, a mente deve estar vazia e apenas interessada no objeto que você escolheu para focar. Não pense sobre passado, presente ou futuro durante a sua caminhada meditativa.

Refeição contemplativa

Atualmente, é comum que muitas pessoas usem o horário das suas refeições para ler notícias em sites ou mesmo para assistir algo na TV. Entretanto, esse momento também pode ser direcionado para a técnicas de mindfullness de uma maneira bem prática.

Assim, procure se sentar e comer em silêncio. Caso seja possível, feche os olhos após cada garfada e realmente sinta o gosto de comida de forma profunda. Pense sobre as suas texturas e sabores. O recomendado para esses momentos é escolher uma refeição da qual você goste muito.

Livre-se das distrações

É comum estar com a cabeça sempre cheia e ter a sensação de que os pensamentos se atropelam o tempo todo. O mindfullness, inclusive, pode ajudar bastante nesse sentido. É preciso começar a esvaziar a mente de informações extras que não te trazem nada de importante para o momento.

Uma boa maneira de conseguir fazer isso é criando uma lista de tudo o que te distrai e tira a sua energia. Então, você deve cortar esses hábitos de forma gradual.

Alimentos saudáveis para a mente

A alimentação influencia em muito mais do que o funcionamento do corpo. Portanto, ingerir alimentos mais saudáveis pode ajudar bastante na prática do mindfullness, visto que existem coisas que são parte da rotina atual, como o café, e tendem a contribuir para a ansiedade.

Logo, invista em uma dieta balanceada e que contenha alimentos que contribuem para o bom funcionamento do seu corpo e da sua mente. Caso sinta a necessidade, procure um profissional para te ajudar nesse ponto.

Conexão com a natureza

A modernidade faz com que muitas pessoas se esqueçam de tirar um tempo do cotidiano para estar em contato com a natureza, ainda que isso aconteça em um parque situado no coração de uma grande cidade. Ter esse tempo em meio ao verde melhora a qualidade de vida e pode ser considerado um técnica de mindfullness.

Espaços naturais te dão a oportunidade de estar mais em contato com os próprios sentimentos e de se sentir conectado aos seus entornos, algo muito benéfico para melhora a autossatisfação.

Prática da meditação

A meditação faz com que os pensamentos e os julgamentos sejam afastados. Assim, ela acalma os sentimentos e faz com que os praticantes se concentrem somente nas suas respirações.

Esses momentos sem pensamentos ocupando a cabeça podem ser breves, mas serão verdadeiramente mágicos porque vão possibilitar uma sensação de liberdade intensa. Vale citar que o ideal seria meditar por 30 minutos por dia durante a manhã, ainda que isso seja feito no transporte público. Basta relaxar e tirar um tempo para você.

Crie um diário

Procure reservar 10 minutos da sua manhã para a manutenção de um diário. Escreva todos os seus pensamentos e sentimentos em um caderno. Ele será particular e ninguém terá acesso, de forma que as pessoas não poderão criticar o que você tem a dizer.

Entretanto, é preciso que você seja honesto. O momento de escrita deve ser voltado para a reflexão e para que você esteja em contato com os próprios sentimentos e tenha um momento que seja só seu durante o dia.

O Mindfulness pode realmente ajudar a melhorar a qualidade de vida?

Mulher meditando em um deck.

Atualmente, existem vários estudos que comprovam que o mindfullness é capaz de ajudar na melhoria da qualidade de vida. O fato em questão chegou a ser atestado pelo Ministério da Saúde, que reconheceu a importância da técnica para a saúde metal.

Além disso, a Universidade de Yale chegou a estudar o efeito da prática nas mulheres e constatou que elas são mais beneficiadas que os homens quando submetidas a algumas práticas específicas de mindfullness.

Ainda existem outros estudos voltados para a prática que destacam os seus benefícios e impactos na melhoria da qualidade de vida. Portanto, trata-se de algo que pode modificar a sua rotina por completo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


meditação bem-estar

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

A Metta Bhavana é uma meditação milenar que traz diversos benefícios para o indivíduo, pois ajuda ele a cultivar o "Amor Incondicional". Confira neste artigo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!