Como energizar pedras e cristais? Aprenda também como limpá-los!

Como energizar pedras e cristais? Aprenda também como limpá-los!

Comprou uma pedra ou cristal e precisa saber como funciona o processo de limpeza e energização? Aqui neste artigo você irá encontrar as informações. Confira!


Com qual frequência energizar as pedras e cristais?

Pedras de diferentes tipos e cores.

Antes de mais nada, é importante saber como energizar as pedras e os cristais que você comprou ou ganhou. Pelo fato delas terem passado por outros caminhos até chegar a você, energias distintas podem ter desestabilizado as propriedades. A limpeza deve ser feita periodicamente ou quando você sentir necessidade.

Entretanto, algumas delas devem ser limpas e energizadas com muita frequência e outras de tempos em tempos. Se os cristais e as pedras ficam em ambientes de proteção e harmonização, os procedimentos devem ser realizados uma vez por mês.

É importante se atentar também que em sua formação natural, os cristais são geometricamente organizados e devem ser guardados de forma que não fiquem bagunçados. Se for possível, guarde-os em grupos organizados por cor, tamanho, chakra e função. Além do mais, não misture cristais e pedras pessoais com as de atendimento.

Neste artigo, saiba sobre todos os processos que são necessários para a manutenção de suas pedras!

Limpeza física

Diferentes tipos de pedras.

Quando se fala da limpeza das pedras, um método simples e que não tem muito segredo é o da utilização de água e sabão neutro. Com isso, utilize uma escova pequena ou algodão para aquelas que precisam ser limpas à seco.

Um outro bom método é o do uso da defumação. Separe o cristal devidamente lavado e passe nele a fumaça purificadora de um incenso ou erva. Uma boa recomendação para esse tipo de limpeza é o do bastão de sálvia branca, palo santo ou algum incenso natural de limpeza.

Além do mais, ter uma drusa de ametista para comportar os cristais e pedras sobre ela é uma boa opção. A ametista tem uma grande capacidade de transmutação e age também limpando os outros cristais energeticamente.

Com isso, ela dissipa intenções, formas, pensamentos e qualquer energia que foi absorvida. Coloque suas pedras sobre a drusa como se fosse um leito e deixe-as lá por cerca de duas horas. Continue lendo o artigo e saiba mais!

Antes de energizar limpe a pedra!

Uma das maneiras mais básicas conhecidas e utilizadas para a limpeza das pedras é o uso da água com o sal grosso. Essa técnica é basicamente sobre deixar os cristais submersos por cerca de duas horas e logo em seguida, colocá-los em exposição ao sol durante o mesmo período de tempo.

Tal método é eficaz, mas é necessário se atentar ao fato de que nem todos os cristais podem ou devem ficar submersos na água. Suas propriedades químicas, seu grau de dureza, porosidade e coloração não permitem isso.

O método que foi mencionado acaba fazendo com que eles se desgastem, podendo até derreter. Por isso, tome cuidado e pesquise sobre o cristal ou pedra que está manuseando.

Algumas pedras não aceitam água

Alguns cristais não podem ser limpos com água, cada um possui sua particularidade, assim como muitos também não podem ficar muito tempo expostos ao sol. É importante saber sobre os métodos de limpeza de cada um deles antes de fazer esse processo.

As pedras que não podem ser limpas com água são: Apofilitas, Bauxitas, Pirita, Bornita, Hemanita, Turmalina, Cassiterita, Enxofre, Galena, Selenita, Cianita, Hematita, Lápis Lazúli, Calcita, Malaquita, Turquesa e Howlita.

Lembrando que tanto a limpeza quanto a energização devem ser feitas periodicamente ou quando você sentir necessidade. E não somente no ato da compra ou ganho.

Não use produtos químicos!

É importante ressaltar o fato de que produtos químicos não podem ser utilizados em cristais e pedras. Por conta da sensibilidade de cada uma delas, jamais utilize esses produtos para limpar, sejam elas compatíveis ou não com água. Qualquer descuido pode fazer com que a potencialidade energética da pedra seja danificada.

Lembre-se também de que se sua pedra foi retirada da natureza, rio, oceano ou terra ela já foi devidamente limpa e energizada. Por não ter sido utilizada e nem manipulada, o único processo que deve ser feito (caso queira) é com água e sabão, esfregando suavemente apenas para retirar a sujeira.

Limpeza energética

Diferentes tipos de pedras.

Energeticamente falando, uma maneira de recarregar as pedras e os cristais é por meio do banho de sol e de lua, além da terra. Por mais que seja um método comum, alguns cristais não podem ficar muito tempo em contato com o sol, como é o caso do quartzo rosa e ametista.

Para aqueles que podem passar por esse processo, o período da manhã é o horário mais indicado, sendo das 07h às 10h. Os que não podem, devem ser deixados sob a luz da lua cheia por um período de três horas.

Existe também a opção de deixar os cristais sobre a terra ou em um vaso de plantas, esse é um dos mais eficazes. Com isso, eles se reorganizam, descarregam as energias e se nutrem. Para saber mais, continue lendo o artigo!

Água corrente natural

Para fazer a limpeza de uma pedra e eliminar todas as energias negativas brutas que se encontram nela, lave-a com água corrente. Abaixo, saiba como utilizar os ingredientes certos:

- Utilize 1 litro de água filtrada ou mineral;
- 3 colheres de sopa de sal (nesse processo não se pode utilizar o sal grosso);
- Lavanda (não é essencial);
- Coloque a pedra dentro dessa solução de um dia para o outro.

Se mesmo assim você quiser garantir que as energias negativas sejam totalmente retiradas, uma etapa extra pode ser feita: coloque a pedra dentro de uma sacola com cristais de quartzo transparente ou com uma outra pedra de limpeza energética.

Exemplos são a Selenita, Halita, Cianita Negra ou Turmalina Negra. Todos esses cristais têm o poder de fazer uma limpeza energética. Agora é só deixar por algumas horas e pronto!

Água corrente e sal grosso

Se tratando de uma técnica específica para a limpeza das pedras e cristais, a água corrente com o sal grosso pode ser inserida em um recipiente de vidro transparente. Com isso, as pedras devem ficar lá por até 24 horas.

De acordo com a indicação de algumas pessoas, o sal marinho é uma outra opção. Mas, elas também dizem que partículas pequenas podem agredir os minerais. Por isso, o sal grosso é o mais recomendável.

Logo após a submersão, lave a pedra em água corrente e a deixe secar na luz do sol ou da lua. Alguns dos cristais que podem passar por esse processo são: Quartzo, Quartzo Rosa, Quartzo Esfumaçado, Ametista, Citrino, Jaspe, Ágata, Calcedônia, Cornalina, Aventurina e Ônix.

Já os que não podem, além da água: Halita, Selenito, Gesso, Rosa do Deserto, Crisocola, Crisopázio, Água Aura Quartzo (tratado), Âmbar, Coral Vermelho, Azurita, Selenita, Topázio, Pedra da Lua e Opala.

Sal grosso a seco

Para os cristais que não podem ter contato com a água, a limpeza com sal grosso à seco é o ideal. Pegue um recipiente, faça uma camada de sal grosso e coloque as pedras por cima. Deixe lá por duas horas ou pelo tempo que você achar necessário. Esse método pode ser utilizado para limpar qualquer pedra.

Limpeza com outros cristais

Uma outra forma de fazer a limpeza energética é com a Drusa ou a Selenita. A Drusa consiste no agrupamento de pedras que podem ser a Ametista, por exemplo. Basta colocar o cristal e deixar por duas horas.

Assim como o sal, a Selenita é uma pedra que também faz a limpeza. O indicado é deixar os cristais por cima da Selenita de 5 a 10 minutos. Caso tenha apenas uma pedra pontual, coloque todos sobre a superfície lisa e direcione a ponta para eles.

As Drusas também podem ser utilizadas para limpar e energizar cristais mais pequenos, é só deixar sobre ela por cerca de 24 horas. As mais indicadas são as de Quartzo Incolor ou as de Ametista.

Incensos

Fazendo a defumação através de incensos, as pedras também podem ser limpas. Para seguir esse processo é necessário escolher um incenso de limpeza (existem os de energização) e deixar que a fumaça passe e tome conta de todo o cristal. Os de alecrim, arruda, alfazema, palo santo, sálvia branca são alguns deles.

Agora se você prefere fazer com elementos da natureza, as folhas e as raízes também são uma ótima indicação e podem ser utilizadas para a limpeza das pedras e cristais. Assim como a outra opção, o procedimento é simples. Basta acender e dar um "banho" com a fumaça.

Energizando as pedras e cristais

Diferentes tipos de pedras alinhadas em círculo.

Fazer a energização das pedras e dos cristais é uma forma de recarregar seus respectivos poderes. Com isso, há diversas maneiras que podem surtir o efeito esperado: o sol, fogo, mar, imposição das mãos, pirâmides, reza, lua, terra, incenso, chuva e cachoeira.

Mas é necessário ficar atento! Cada cristal tem um tempo específico para se energizar. Por isso, pesquise qual é o tempo exato que a sua pedra precisa ficar exposta ao sol para se energizar.

A Ametista e o Citrino são sensíveis e não podem receber radiação solar agressiva. O tempo estimado é de 30 minutos. Entretanto, outras pedras precisam de muitas horas para ficarem totalmente recarregadas. Confira logo abaixo!

Energização solar

Nem todos os métodos são indicados, mas sendo o mais comum, a energização solar pode ser feita pela luz da manhã, porque não é muito forte e nem corre o risco de causar danos às suas pedras. Para os cristais que suportam o sol, é necessário deixar por algumas horas.

Os cristais que não podem, são: Citrino, Turquesa, Ametista, Fluorita, Turmalina, Lápis Lázuli, Malaquita, Quartzo Rosa ou Verde e Água Marinha.

Energização lunar

A luz da lua é diferente do sol, obviamente. Mas, a forma de energizar as suas pedras de um jeito mais delicado, sensitivo e feminino, é deixá-las durante toda a noite nos períodos nos quais a lua está cheia ou crescente. Esse processo é indicado para as pedras que não podem ir ao sol.

Existem também cristais específicos para cada fase da lua. Com isso, para a Lua Nova, o Quartzo Branco e Ágata Blue Lace são as mais indicadas porque amplificam boas energias. Quanto à Lua Crescente, a Pirita e o Quartzo Verde são ótimas opções, pois estão associadas à prosperidade e equilíbrio.

Se tratando da Lua Cheia, Granada e Quartzo Rosa são basicamente pedras que trabalham a força e promovem o auto amor. E por último, a Lua Minguante, que pode contar com a Ametista e Turmalina Negra para transformar boas energias ao seu redor.

Energização pela terra

Se você quiser colocar as suas pedras sobre a terra ou enterradas por pelo menos um dia inteiro, é uma boa opção. Mas, é importante ressaltar que esse processo deve ser feito com uma vegetação ao redor. Logo após, é só fazer uma limpeza para tirar as sujeiras.

Como os cristais vieram da terra, a melhor forma de energizá-los é em contato com ela. Caso não queira enterrá-las, você pode apenas colocá-las sobre o chão por algumas horas que o processo também funcionará. Se você não conta com muita luz do sol e da lua em sua casa, esse é o ideal.

Energização pelo fogo

Uma outra forma de fazer a energização das suas pedras e cristais é através do fogo. Para isso, utilize uma chama para aquecer levemente o seu cristal e produzir nele, um efeito energético. Também é possível utilizar esse método passando a pedra perto da chama de uma vela ou de uma lenha em brasa.

Mas atenção! Não jogue as suas pedras e cristais no fogo porque ambos serão destruídos! Não é necessária uma chama forte, até porque o elemento do fogo irá fazer a energização apenas pelo estímulo. Evite fazer isso através de chamas de fogões, isqueiros ou maçaricos.

Energização com incenso

Toda pedra acumula energias provindas de ambientes e pessoas. Para fazer a energização com incenso, as essências mais indicadas são: Sândalo, Almíscar, Palo Santo, Cânfora, Mirra, Eucalipto, Arruda e Alecrim.

Para realizar esse ritual, é fundamental que você esteja em um local calmo, perto da natureza e com iluminação amena. Um parque ou um jardim são ótimos lugares. Também é preciso fazer uma meditação antes de começar o procedimento.

Quando meditamos, conseguimos usar a nossa mente para focar em coisas boas. Depois de definir o local, sente no chão, feche os olhos por alguns minutos e tente relaxar. Sempre se concentre na respiração.

Energização com outras pedras

Alguns cristais e pedras são auto recarregáveis. Portanto, eles atraem uma energia vital do universo para seu interior sozinhos. Além do mais, eles transmitem sua energia para outras pedras ficando simplesmente em contato direto com elas. Os cristais que podem ser utilizados nesse método são: Citrino, Diamante, Granada, Selenita, Alabastro e Super 7.

Após passar suas intenções para a pedra nesse método, segure os cristais com as duas mãos, feche os olhos e mentalize coisas positivas. Repita o processo por, no mínimo, 10 minutos sem interromper. Você também pode fazer orações de acordo com o seu objetivo e função da pedra.

Energização com a chuva

Uma limpeza energética pode ser realizada através da água ou no modo seco. Através da água, ela pode ser feita em água corrente, na cachoeira, rio, mar ou até mesmo na chuva.

Neste último, o método é simples: se começou a chover, é só colocar suas pedras e cristais para tomar um banho. Os cuidados devem ser redobrados porque se tratando da natureza, você deve colocá-las em um saquinho para não correr o risco de perdê-las ou danificá-las.

Lembre-se, a melhor forma de fazer a energização em uma pedra é aquela que está propícia de acordo com o significado dela e as necessidades de cada pessoa.

Energização pela cachoeira

Em uma cachoeira, a sua pedra pode ser energizada de maneira rápida e eficaz. Por isso, deixe ela em contato com a água por cerca de 30 minutos, porque é o tempo suficiente para que a energia da pedra seja renovada. Esse método é uma boa forma de fazer com que ela seja purificada e assim, usada por você novamente.

Mas, atenção! Tome cuidado para não exagerar no contato dela com a água. Podendo perder a coloração. É importante ressaltar também, que a água não pode ser parada e nem suja. Tome os cuidados para não deixar a pedra escapar de suas mãos.

Energização pelo mar

Assim como na chuva e na cachoeira, banhar uma pedra na natureza requer atenção. No mar, é basicamente o mesmo processo. Se atente ao local no qual você escolheu e veja se a água não é poluída. Logo após, o contato dela com a água deve ser breve. No máximo 30 minutos e pronto!

Lembre-se também que determinadas pedras e cristais não podem ir na água. Aquelas que podem, necessitam de um grau de dureza mais alto, senão se dissolvem por serem mais porosas. Caso tenha dúvidas em relação a sua pedra, limpe ela de forma seca, passando um pano de algodão, escova ou pincel para tirar o pó.

Energização por imposição das mãos – Reiki

Se você conhece o Reiki, sabe o poder que ele emana. Mas caso não saiba, ele é basicamente um indivíduo que está ligado àquilo que chamamos de 'rei'. Por isso, o significado é universal.

Podendo ser descrito de várias formas, primeira fonte, fonte primordial ou qualquer outra, ele representa a criação vital do universo. O 'rei' significa também, sabedoria divina.

Por isso, para energizar as suas pedras, basta colocá-las em entre suas mãos e ir girando até que fiquem aquecidas. Logo em seguida, inspire profundamente. Enquanto faz esse processo, imagine uma luz entrando pelo seu nariz e chegando até o seu pulmão. Expire essa mesma energia em forma de luz em seu cristal.

Todo esse processo de imaginação e troca é muito importante para que você consiga recarregar a sua pedra, e assim, usá-la novamente.

Energização pela reza

Seja qual for, todas as orações são poderosas. Se tratando da energização de pedras e cristais, ela também pode surtir um efeito positivo.

Para fazer esse processo, pegue a pedra com a sua mão esquerda e a erga em cima da sua cabeça. Logo em seguida, diga a seguinte frase: "Eu dedico esta pedra (ou cristal) para o Deus supremo! Que ela seja usada apenas para o amor e para a luz".

Ao finalizar, agradeça ao Pai pela natureza, além de todas as bênçãos que você pode alcançar ao viver em total sintonia com o seu amor.

Energização pelas pirâmides

Uma forma simples de energizar suas pedras e cristais através das pirâmides, é direcionando energias vitais para o seu interior. Sendo assim, se você deixar a sua pedra no interior de uma pirâmide, tal energia será direcionada para ela.

Para realizar esse processo, opte por utilizar pirâmides ocas de metais ou madeira e deixe o cristal por pelo menos 24 horas em seu centro. Logo após esse processo de imaginação e troca de energia, sua pedra sairá pronta para o uso. Utilize-a da melhor maneira e com sabedoria.

A energização de pedras e cristais é super importante!

Diferentes tipos de cristais.

As pedras e os cristais contam com poderes especiais e que podem trazer muitos benefícios. Mas, não basta apenas comprá-los ou ganhá-los para deixar de decoração. Para extrair o melhor de suas propriedades é necessário energizá-las.

Quando as pedras entram em contato com corpos físicos, elas absorvem tanto energias positivas quanto negativas. Todas elas ficam armazenadas em seu interior. Sendo assim, para tirar benefícios de seus poderes elas precisam ser limpas e recarregadas.

Dependendo do quanto elas são usadas, de uma maneira geral, é indicado que sejam limpas e purificadas de duas a três vezes ao mês. Também é importante ressaltar que se em algum momento você sentir que precisa limpá-las e energizá-las, é porque provavelmente você precise mesmo fazer esses procedimentos.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


pedras

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!