Senhor Maitreya: no Budismo, Hinduísmo, Teosofia, sua missão e mais!

Senhor Maitreya: no Budismo, Hinduísmo, Teosofia, sua missão e mais!

O senhor Maitreya é um mestre religioso, sucessor de Buda, encarregado de transmitir conhecimentos e impulsionar o crescimento espiritual. Leia e entenda!


Quem é o senhor Maitreya?

Estátua de Maitreya.

O senhor Maitreya é aquele que recebeu a missão de transmitir sabedoria e iluminação a outros seres na Terra. Ele tem como tarefa continuar a trajetória de Buda, sendo que muitos defendem que ele ainda voltará à vida.

Além disso, frequentemente, sua figura é associada a Jesus Cristo, Krishna e outras figuras religiosas. Por isso, existe a crença de que todos são as mesmas pessoas, apenas em encarnações diferentes.

Ele é tido como o Cristo Cósmico, aquele capaz de emanar amor e sabedoria. O seu intuito não é passar seus conhecimentos por meio de cultos religiosos, mas, sim, como um professor ou instrutor. Se quer saber mais, confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o Senhor Maitreya no Budismo, no Hinduísmo e na Teosofia!

A história do Senhor Maitreya

Estátua de Maitreya.

A história do Senhor Maitreya indica que ele é o Cristo Cósmico, sendo que muitos defendem que Jesus Cristo e Krishna foram reencarnações de Maitreya. Esse mestre é responsável por transmitir ensinamentos para elevação no espírito na Terra. Entenda sua relação com o cristo cósmico, espírito santo e muito mais a seguir!

O Cristo Cósmico

O Cristo Cósmico é Maitreya, o sucessor de Sidarta Gautama (Buda) nos cargos de Cristo Cósmico e Buda Planetário. Na era de Peixes, o Manto de Cristo Cósmico pertenceu a Jesus e ele também encarnou na Índia como Krishna. Acredita-se que, ao longo da história, o Cristo Cósmico esteve presente em diferentes corpos e em diferentes lugares.

A compreensão da imagem de Cristo como figura unificada, próxima de todos os seres, já que faz parte do todo, afasta antigos dogmas e intrigas entre religiões e filosofias. Assim, é possível dar espaço para a experiência espiritual cósmica, na qual o ser sente conexão com tudo o que existe.

O Espírito Santo

O Espírito Santo nada mais é do que o espírito de Deus em ação. Essa força poderosa está presente no cotidiano de diversas formas, proporcionando movimentação para o servir na Terra. Cada ser deve buscar o Espírito Santo, por meio da evolução no seu processo de cura.

Assim, o Espírito Santo pode ser manifestado para alcançar a consciência de Cristo Cósmico. Nesse estado, é possível sentir conexão com tudo, tornando-se um com o todo. Para isso, é preciso se afastar do sofrimento causado pela identificação com aquilo que não faz parte da totalidade do ser.

O significado de “Maitreya”

Maitreya significa bondade, sendo que, na tradição budista, algumas pessoas acreditam que ele já esteve presente na Terra, enquanto outros acreditam que ele ainda vai nascer. Para aqueles que aguardam a chegada de Maitreya, sua figura é vista como o precursor dos ensinamentos de Sidarta Gautama (Buda).

Acredita-se que Maitreya nascerá em um momento propício para transmitir a mensagem divina. Isso porque muitas pessoas estão desconectadas da presença com o todo. Nessa lógica, ele também representa o início de uma nova era.

Entretanto, alguns seguidores do Budismo afirmam que ele já nasceu e que, inclusive, estabelecia comunicação por telepatia. De qualquer forma, é importante ressaltar que o termo “Buda” significa "o iluminado", aquele que atingiu um estado elevado de consciência e conexão com o seu Eu superior. Portanto, é fundamental cada um buscar a si mesmo.

Maitreya e a Fraternidade Branca

Para a Fraternidade Branca, Maitreya, Krishna, Jesus, Messias e Mahdi, dentre outras figuras classificadas como salvador, são as mesmas pessoas em encarnações diferentes. Acredita-se que, nessa nova era, Maitreya não vem como uma figura religiosa, mas como um instrutor.

Seu intuito é elevar a consciência, para que cada um possa atingir conexão com seu Eu superior e sua divindade. Dessa forma, sua missão é afastar o sofrimento gerado pela identificação com a matéria e os carmas. Maitreya surge como inspiração para enxergar tudo o que existe como complemento do divino.

O que dizem de Maitreya

Estátua de Maitreya.

Maitreya é um mestre espiritual conhecido por diversas religiões, como o Budismo, Hinduísmo e a Teosofia. Existem diferentes crenças a seu respeito: algumas pessoas acreditam que Maitreya irá reencarnar no futuro, outras sustentam a ideia que ele já cumpriu sua missão. Veja mais abaixo!

O Budismo

Para o Budismo, Maitreya é o sucessor de Sidarta Gautama, o Buda. Algumas pessoas acreditam que já cumpriu sua missão na Terra, sendo que teve uma passagem discreta, mas muito importante.

Outros ainda esperam seu nascimento, acreditando que seus ensinamentos poderão gerar grandes transformações no futuro. Independentemente da interpretação, o Budismo pauta a evolução como individual e coletiva. Sendo assim, com cada um fazendo sua parte, torna-se possível alcançar a consciência divina.

O Hinduísmo

No Hinduísmo, Maitreya é Krishna, um Deus personificado, mas esse nome também pode ser relacionado à verdade absoluta. Muitos acreditam que Krishna e Jesus eram a mesma pessoa ou alma, apenas encarnados em corpos distintos.

Nesse sentido, um era considerado a personificação de Deus, enquanto que o outro era tido como o filho de Deus. Para as religiões Hindus, o deus Krishna foi uma divindade suprema que levou à criação do movimento Hare Krishna, que tem como intuito conhecer Deus através de mantras e entrega ao divino.

A Teosofia

Para a Teosofia, Maitreya é uma figura que faz parte da Hierarquia Espiritual de mestres da sabedoria antiga. Isso quer dizer que ele tem a função de promover a evolução da humanidade, surgindo como papel de professor.

Dessa forma, Maitreya surge neste plano para transferir conhecimentos verdadeiros e auxiliar na existência e na conexão com o divino. Dessa forma, proporciona o despertar e o entendimento do caminho cíclico, isto é, indica que tudo o que acontece faz parte de um processo evolutivo.

A arte da realização do ser

Pessoa meditando.

A arte de realização do ser é reconhecer suas falhas e virtudes, sem identificação e julgamentos, a fim de compreender que todas as ações geram uma reação que precisa ser vivida. Assim, o indivíduo se torna cada vez mais consciente de seus comportamentos, suas escolhas e seus sentimentos. Entenda melhor a seguir!

O que importa é ser

Para alcançar a arte de realização do ser, é preciso deixar de se identificar com relações apenas de ego, para manifestar a totalidade de energia que já existe em cada um. O sofrimento existe, pois o ser humano está intimamente ligado às suas questões mentais e materiais.

Dessa forma, muitas vezes, ele reage sem perceber as sutilezas da vida. Para viver em plenitude consigo mesmo, é preciso aceitar suas dores e dificuldades, sem fugir ou julgar. Deve-se apenas observar e compreender que tudo faz parte do seu processo de cura.

Conhecer a si mesmo é o principal passo para conhecer ao divino e, para isso, é preciso ser honesto consigo mesmo e praticar o desapego. Nesse sentido, não é necessário afastar-se de tudo o que é carnal ou material, já que esses aspectos também fazem parte do divino.

Mas é preciso deixar para trás o que não cabe mais, sendo uma tarefa que, muitas vezes, é difícil e dolorosa. Portanto, é fundamental passar por momentos de morte simbólica e mudanças de ciclo, como também sair da zona de conforto.

Como conhecer Maitreya

Algumas pessoas acreditam que Maitreya irá retornar, para ajudar na expansão da consciência terrena, mas que não é necessário esperar a materialização ou a personificação desse mestre.

Nessa lógica, é possível estar em contato com a energia divina de Maitreya, seguindo no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade. Afinal de contas, o intuito é curar antigas feridas e se estabelecer com o Eu superior.

A arte do desapego

Para estar cada vez mais em contato com o Eu superior, como Maitreya indica, é preciso praticar a arte do desapego, porém isso não significa abdicar de tudo o que é carnal. Pelo contrário, desapegar é entender que você já vive em abundância, mas que continua em constante movimento em prol do crescimento individual e, consequentemente, coletivo.

Para isso, o sofrimento deve ser interpretado como obstáculos a serem cumpridos, mas não como um problema absoluto e irredutível. Enxergando cada etapa como um passo para aproximação com a totalidade, o indivíduo passa a compreender melhor seus impulsos, sentimentos e ações, como também as sutilezas cotidianas.

Maitreya não deseja seguidores

Sabe-se que Maitreya não deseja seguidores, pois apenas quer transmitir seu conhecimento e proporcionar mais harmonia para a vida terrena. Algumas religiões afirmam que o mestre Maitreya retornará como um professor ou um instrutor.

Portanto, ele não deve ser interpretado relacionado com identificações religiosas. A missão de Maitreya é unificar tudo e todos, para que cada um possa se perceber como parte da engrenagem que é o divino ou o todo.

A missão de Maitreya

Estátua de Maitreya.

A missão de Maitreya é lutar contra o medo e a ignorância, impulsionando o amor e o conhecimento. Através dos seus ensinamentos, cada ser é capaz de despertar a energia sutil para enxergar o mundo à sua volta e a própria jornada de outra forma. Assim, ele pode alcançar a virtude de trilhar um caminho criativo e verdadeiro. Confira!

Luta contra o medo

Para Maitreya, a maldade está associada ao medo e, por isso, alimentar o temor é também impulsionar estímulos negativos em si mesmo. Nesse sentido, pode haver o medo de mudanças, de perder pessoas, de agir e muitas outras possibilidades.

Em todo o caso, o medo é a aversão ao fluxo natural da vida. Por isso, é preciso manter conexão com o divino, a fim de diminuir a identificação com pensamentos pautados somente na ilusão e na matéria.

Ao sair do estado ilusório, a pessoa mantém cada vez mais conexão com o todo, sendo que esse processo deve ser constituído constantemente. Para isso, é preciso destinar tempo, disposição e coragem para vencer desafios e crescer.

Luta contra a ignorância

A luta contra a ignorância faz parte da missão de Maitreya. Nesse sentido, entende-se ela como a prática da sabedoria e da iluminação da mente. Por isso, é preciso livrar-se da poluição do ego, sendo fundamental questionar as próprias atitudes e entender quais passos são em direção ao crescimento e à totalidade.

Assim, um indivíduo consegue sair da ignorância e compor seus próprios passos, assumindo a responsabilidade pelo o que está criando em sua realidade. As decepções são reservadas àqueles que tentam sustentar o ego, pois quem tem fé não precisa sustentar esperanças e ilusões.

Luta pelo amor

A figura de Maitreya está relacionada à luta pelo amor, energia presente em tudo o que existe, que pode estabelecer a conexão com o Eu superior. Muitas pessoas, desconectadas de si mesmas, encontram-se distantes do divino.

A missão de Maitreya é relembrar da importância de cada ser como parte da totalidade, sem questionamentos ou julgamentos. Mas também pode afastar preocupações e crenças limitantes, por meio da auto observação.

Luta pelo conhecimento

O conhecimento de Maitreya está ligado à sabedoria e à conexão com o sentir. A intuição deve ser explorada para permitir coragem e optar pelos passos corretos. É fundamental compreender que a mente racional é extremamente importante para estabelecer atividades cotidianas e diárias.

Entretanto, a jornada do autoconhecimento deve ultrapassar a barreira do que é palpável e racional, pois o ser humano não é capaz de explicar a complexidade da vida. Dessa forma, o conhecimento deve partir da jornada individual, sem tentar imitar qualquer mestre. Nessa direção, é possível alcançar real conhecimento e conexão com o todo.

Para se relacionar com Maitreya

Estátua de Maitreya.

Existem algumas formas de se relacionar com a energia de Maitreya e, para isso, é possível visitar um templo físico, mas também conectar-se com a energia divina do seu próprio templo, que é seu corpo. A união com Maitreya possibilita uma série de atributos, como amor, equilíbrio e gentileza. Entenda melhor a seguir!

Invocação de Maitreya

Para invocar Maitreya, você deve pronunciar as seguintes palavras:

"Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo e da Mãe Divina, Eu invoco aqui e agora, o Anel de Fogo Branco, que nada passa, do Coração do Amado Senhor Maitreya.

Para que seja colocado ao meu redor e ao redor de todos os que amo, queimando e consumindo, queimando e consumindo, queimando e consumindo, em seu interior, tudo o que for impuro e anti-Deus ou contra o meu plano divino manifestado."

Templo do Cristo Cósmico

Para se relacionar com o Cristo Cósmico, é possível ir até seu templo, sendo que, no Brasil, existe um destinado a Maitreya em São Lourenço, Minas Gerais. Também é fundamental se lembrar de que o corpo de cada ser é seu próprio templo.

Dessa forma, é possível manter conexão com a energia do Cristo Cósmico despertando o potencial natural e a ligação com o divino que habita em cada um. Ao fazer algo assim, o ser passa por uma intensa transformação, mudando a forma de enxergar a vida e definindo novos passos a seguir durante a jornada.

Isso ocorre porque a pessoa não está colocando foco e energia em desejos superficiais. Portanto, é essencial manter conexão com a energia do Cristo Cósmico, a fim de seguir no caminho da cura e ter paz de espírito.

Hierofante

No Antigo Egito, Maitreya foi hierofante, ou seja, um sacerdote ou um grande líder religioso. No Tarot, ele está ligado com a carta O Papa ou O Hierofante, que traz uma mensagem sobre revisitar questões espirituais.

Essa carta relembra a necessidade de explorar conhecimentos já existentes, ou seja, utilizar o que está à disposição. É fato que, no processo de autoconhecimento, é preciso estar em movimento e aprender muitas coisas de forma prática.

Mas ainda existe muita informação que pode auxiliar na caminhada. Além do mais, O Papa mantém conexão com o plano espiritual e terreno, bem como está encarregado de transmitir mensagens importantes e ajudar outras pessoas.

Chamas

Sanat Kumara é um ser misterioso popular nas tradições religiosas orientais. No Hinduísmo, é considerado um dos filhos de Brahma. Ele era responsável por estabelecer a chama da vida na Terra, em prol do crescimento do povo.

Nessa lógica, a primeira pessoa a responder a chama de Sanat Kumara foi Buda e a segunda foi Maitreya, que recebeu a missão de Cristo Cósmico. Nesse sentido, ele é responsável por emanar a chama da sabedoria e da iluminação para o todo.

Atributos

Os atributos relacionados a Maitreya são equilíbrio perfeito, amor, gentileza e paz do Cristo Cósmico. Todas essas qualidades podem ser alcançadas por aqueles que se esforçam para vencer seus medos e dores.

Trilhar o percurso do autoconhecimento, diversas vezes, é complicado. Isso porque a identificação com padrões de comportamento, crenças limitantes e pensamentos negativos impede o ser de ter clareza sobre suas próprias questões.

Mas ter firmeza para encarar as dificuldades como etapas importantes gera maturidade e aproximação com a totalidade do seu Eu e do mundo. Assim, torna-se cada vez mais presente o equilíbrio, o amor e a paz

Música chave

Algumas músicas são ditas como chave para estabelecer conexão com o divino e com Maitreya. As músicas são escolhidas por Mestres Ascensos, ou seja, um grupo de seres que alcançaram a elevação espiritual.

As músicas chaves são importantes para elevar energias positivas e equilibrar os 7 chakras. Além disso, atrai vibrações de cura e clareza, para lidar com as próprias dificuldades. Algumas músicas são Vangelis - ti Les Chiens Aboyer e Charles Judex - Gounod.

Qual é a relação do senhor Maitreya com a nossa era?

Estátua de Maitreya.

Segundo astrólogos, atualmente, o mundo está sofrendo influência da Era de Aquário, que se iniciou no ano 2000. Outros defendem que ela começará em 2600 ou em 3000, mas, mesmo com essa diferença, já é possível perceber a marca de Aquário, fazendo com que a humanidade pense de forma diferente.

A era anterior, de Peixes, teve como marco o desenvolvimento religioso e a figura de Jesus Cristo. Acredita-se que, nessa nova era, a reencarnação do senhor Maitreya trará energia de cura e elevação da consciência, sendo capaz de modificar padrões enraizados e ilusórios. Assim, aproximará os humanos de grandes transformações na forma de viver e pensar.

Autor deste artigo

Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.