Anjo Gabriel: veja sua origem, história, celebrações, oração e mais!

Anjo Gabriel: veja sua origem, história, celebrações, oração e mais!

Entre aqui e saiba tudo sobre o anjo Gabriel. Por que ele é tão importante e por que é a imagem de Deus na Terra? Descubra!


Saiba tudo sobre o Arcanjo Gabriel

Representação de um anjo no céu

Sabe-se que os anjos são divindades espíritas extremamente importantes no mundo espiritual. Desde os primórdios da humanidade, o Anjo Gabriel é o mais conhecido e citado em religiões e livros bíblicos. Inclusive, sua imagem de importância e representante de Deus é tanta que muitas mulheres ao dar à luz um filho, o batizam com o mesmo nome.

É comum que, ao longo da história as pessoas aprendam que Gabriel foi o anjo responsável por falar com Maria sobre o filho que ela geraria. Mas afinal, quem é de fato o anjo Gabriel e como ele é? Essas são algumas perguntas que normalmente as pessoas costumam se fazer. Pensando nisso, decidimos contar a história do Gabriel e como ele é visto em outras religiões. Confira a seguir!

Conhecendo o anjo Gabriel

Imagem bíblica de santos

Se você é uma pessoa ligada à religião, com certeza já se perguntou como o anjo Gabriel é. Se você faz parte do time de pessoas que não tem vínculo com religião e gostaria de saber a história de um dos arcanjos mais importantes, está no lugar certo.

A seguir, saiba a origem e história do anjo Gabriel, quais suas características e, principalmente, qual a influência dele em outras religiões.

Origem e história do Anjo Gabriel

Anjo Gabriel, também conhecido como o mensageiro de Deus, é conhecido por ter anunciado a chegada de Jesus Cristo. Para os fiéis, Gabriel é o mensageiro das boas novas. Juntamente com Miguel e Rafael, ele forma a tríade dos arcanjos, ala de alta hierarquia dos anjos que são responsáveis por executarem as ordens de Deus.

Seu nome é de origem hebraica e significa ''Guerreiro de Deus'', entretanto de modo geral é traduzido para Mensageiro de Deus. É reconhecido como ''chefe'' dos anjos favorecidos e espírito da verdade.

Ele foi o responsável por anunciar a gravidez de Isabel, mulher do profeta e sacerdote Zacarias, que deu à luz João Batista, assim como também anunciou a Maria que ela seria mãe do menino Jesus.

Além do mais, deu a maior notícia do catolicismo: a missão do filho de Deus era salvar a humanidade. Gabriel aparece pela primeira vez numa menção no Livro de Daniel, na Bíblia hebraica. Em algumas tradições é tido como um dos arcanjos, em outras como anjo da morte. Confira mais sobre o Arcanjo a seguir.

Características visuais do Anjo Gabriel

Assim como todos os anjos, Gabriel é um ser espiritual que possui inteligência e capacidade moral, ou seja, ele tem personalidade. Os anjos, embora entidades espirituais, eles têm o poder de apresentar características visuais. Segundo Daniel, em sua passagem bíblica, Gabriel se apresentou a ele com aparência de um homem.

Há relatos bíblicos que dizem que aqueles que se beneficiaram com a ilustre presença de Gabriel, ficaram receosos, com medo e perplexos. Isso indica que a aparência de Gabriel em forma manifestada, é gloriosa.

Mas isto não significa que todo esse esplendor tem origem nele próprio. Gabriel, assim como todos os outros santos anjos de Deus, proclama e reflete em certa medida a glória de seu Criador.

O que o Anjo Gabriel representa?

Segundo crenças e religiões, Gabriel é a representação de Deus na Terra, responsável por trazer esperança, boas notícias e realizar supostos desejos. Gabriel cumpre os maiores propósitos de Deus na Terra e, devido a isso, junto com Miguel, são os únicos que ganham nome em passagens importantes bíblicas.

Atualmente, o Arcanjo Gabriel é considerado o padroeiro dos serviços de telecomunicação, dos mensageiros e dos correios.

Celebrações ao Anjo Gabriel

O Anjo Gabriel é celebrado anualmente no dia 29 de Setembro. Em contrapartida, o dia 25 de março é celebrado pela comemoração da solenidade da Anunciação do Senhor. A data, comemorada pelos catolicistas, recorda o dia em que Maria, mãe do menino Jesus, disse sim a Deus e concebeu a gravidez.

Fatos interessantes sobre o Anjo Gabriel

Existem algumas curiosidades e fatos interessantes relacionados ao Anjo Gabriel que poucos conhecem. Conheça alguns a seguir:

  • O Anjo Gabriel é o mais ligado a Terra;
  • Gabriel desfaz conflitos e concede aos humanos a capacidade de adaptação às mais variadas circunstâncias;
  • Ele transmite luz divina;
  • Ele é capaz de sensibilizar os adultos em relação às crianças;
  • É conhecido como anjo da ressurreição;
  • É o governante do Jardim do Éden
  • Conexão com o Anjo Gabriel

    Representação de um anjo no céu

    Estar em conexão com Deus é de fato uma das melhores coisas que podem acontecer durante a nossa longa e conflituosa caminhada pela vida. Todavia, ter conexão com um dos anjos mais importantes da História faz com que a gente respire aliviados também. Ter conexão com Gabriel é saber que você terá um parceiro-amigo-confidente em tudo, sempre disposto a lhe ajudar e auxiliar.

    E, claro, sempre bom lembrar que, por ser o mensageiro de Deus, ele pode trazer respostas aos corações ansiosos. Além de ser misericordioso com aqueles que o procuram. Mas afinal, você sabe como o anjo Gabriel influencia na sua vida? Isso você vai descobrir agora! Confira.

    Como são as pessoas influenciadas pelo Anjo Gabriel?

    Num geral, as pessoas influenciadas pelo Anjo Gabriel seguem a mesma personalidade do próprio. Elas são carismáticas, criativas, impulsivas, são otimistas e generosas e apresentam uma personalidade forte, fazendo com que sejam fortes e independentes.

    Em contrapartida, são muito apegadas às coisas materiais. Mesmo assim, não deixam de ser amorosas e zelarem pelo amor, a coisa a mais importante.

    Quem deve procurar a ajuda do Anjo Gabriel?

    Por ser misericordioso, Gabriel tende a atender todos os pedidos de todas as pessoas. Desse modo, pode-se e deve-se procurar esse anjo aqueles que precisam de um milagre, as mulheres que querem engravidar, as pessoas que buscam por proteção e quem mais quiser, desde que o pedido seja feito com fé, Gabriel vai estar pronto para interceder.

    Como pedir ajuda ao Arcanjo Gabriel?

    Assim como os pedidos direcionados a diversas entidades espíritas, quando se quer pedir ajuda ao Arcanjo Gabriel é necessário fazê-lo com fé. Em algumas religiões, as pessoas costumam acender vela branca ou vela de 7 dias, a fim de fortalecer a conexão com o Mundo Espiritual. Após isso, é imprescindível oferecer uma prece ao anjo mensageiro.

    Oração a São Gabriel Arcanjo

    "Ó poderoso Arcanjo São Gabriel, a vossa aparição à Virgem Maria de Nazaré trouxe ao mundo, que estava mergulhado em trevas, luz. Assim falastes à Santíssima Virgem; “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo... O Filho que de ti nascer será chamado Filho do Altíssimo”.

    ''São Gabriel intercedei por nós junto à Virgem Santíssima, Mãe de Jesus, Salvador. Afastai do mundo as trevas da descrença e da idolatria. Fazei brilhar a luz da fé em todos os corações. Ajudai a juventude a imitar Nossa Senhora nas virtudes da pureza e da humildade. Dai força a todos os homens contra os vícios e o pecado.

    São Gabriel! Que a luz da vossa mensagem anunciadora da Redenção do gênero humano, ilumine o meu caminho e oriente toda a humanidade rumo ao céu.

    São Gabriel, rogai por nós, amém."

    Ladainha do Arcanjo Gabriel

    Senhor, tende piedade de nós.
    Jesus Cristo, tende piedade de nós.
    Senhor, tende piedade de nós.
    Jesus Cristo, ouvi-nos.
    Jesus Cristo, atendei-nos.
    Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
    Filho, redentor do mundo, que sois Deus.
    Espírito Santo, que sois Deus.
    Santíssima Trindade, que sois Deus.
    Santa Maria, rainha dos anjos, rogai por nós.
    São Gabriel, rogai por nós.
    São Gabriel, força de Deus.
    São Gabriel, adorador perfeito do Verbo divino.
    São Gabriel, um dos sete que assistem diante da Face de Deus.
    São Gabriel, fiel mensageiro de Deus.
    São Gabriel, anjo da Santíssima Trindade.
    São Gabriel, admirável luz da Igreja.
    São Gabriel, apaixonado zelador da glória de Jesus Cristo.
    São Gabriel, guardião da bem-aventurada Virgem Maria.
    São Gabriel, protetor de São José.
    São Gabriel, anjo da anunciação.
    São Gabriel, anjo do Verbo feito carne.
    São Gabriel, que anunciastes a Maria a Encarnação do Verbo.
    São Gabriel, que esclarecestes Daniel sobre o tempo da vinda do Messias.
    São Gabriel, que anunciastes a Zacarias o nascimento do precursor do Senhor.
    São Gabriel, anjo da Palavra de Deus.
    São Gabriel, anjo da fecundidade.
    Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
    Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
    Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
    Rogai por nós, São Gabriel. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

    Oração: Acolhei em vossa presença, ó Senhor, a prece do Santo Arcanjo Gabriel.
    Por ser ele objeto de nossa veneração sobre a Terra, que se faça, junto de Vós, nosso advogado no Céu.
    Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

    Novena do Anjo Gabriel

    Durante o período da Novena do Anjo Gabriel o fiel precisa, ao final das orações, rezar 3 Ave Maria e 1 Glória ao Pai. Confira:

    Primeiro dia da Novena de São Gabriel Arcanjo:

    Ó Maria, Rainha dos anjos, e vós, santo Arcanjo Gabriel, com todas as vossas legiões celestes, acompanhai-nos, guiai-nos, protegei-nos e preservai-nos de todas as armadilhas de nossos inimigos visíveis e invisíveis. Amém.

    Segundo dia da Novena de São Gabriel Arcanjo:

    Ó Deus, que pela boca do anjo Gabriel proclamastes Maria cheia de graça, concedei-nos, por sua intercessão, receber a plenitude da vossa graça. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

    Terceiro dia da Novena de São Gabriel Arcanjo:

    Deus Eterno, nós vos suplicamos humildemente que assim como anunciastes a alegria da divina maternidade à Santíssima Virgem, pela boca do Arcanjo Gabriel, dignai-vos, pelos seus méritos, nos conceder a graça da vossa adoção. Amém.

    Quarto dia da Novena de São Gabriel Arcanjo:

    Ó Deus, que dentre todos os outros anjos, escolhestes o Arcanjo Gabriel para anunciar o mistério da vossa encarnação, fazei, em vossa bondade, que após tê-lo venerado na Terra, possamos desfrutar no Céu os efeitos de sua proteção. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

    Quinto dia da Novena de São Gabriel Arcanjo:

    São Gabriel Arcanjo, vinde em nosso socorro com as vossas milícias de anjos! Ajudai-nos a nos tornar puros e disponíveis. Fazei que nossas almas se tornem portos de paz onde Nosso Senhor e Nossa Senhora gostem de repousar. Amém.

    Sexto dia da Novena de São Gabriel Arcanjo:

    Santo Arcanjo Gabriel, mensageiro da Misericórdia de Deus em favor dos pobres homens, vós que saudastes a Santíssima Virgem com estas palavras: "Ave, cheia de graça" e que recebestes uma resposta cheia de tão grande humildade, protetor das almas, ajudai-nos a nos tornar os imitadores de sua humildade e de sua obediência. Amém.


    Sétimo dia da Novena de São Gabriel Arcanjo:

    São Gabriel Arcanjo, vós que sois chamado com o título de "força de Deus" e fostes escolhido para anunciar a Maria o mistério por meio do qual o Todo Poderoso deveria manifestar a força de seu braço, fazei-nos conhecer os tesouros encerrados na pessoa dos Filho de Deus e sede nosso mensageiro junto de sua Santa Mãe. Amém.


    Oitavo dia da Novena de São Gabriel Arcanjo:

    São Gabriel Arcanjo, vós que sois chamado com o título de "força de Deus" e fostes escolhido para anunciar a Maria o mistério por meio do qual o Todo Poderoso deveria manifestar a força de seu braço, fazei-nos conhecer os tesouros encerrados na pessoa dos Filho de Deus e sede nosso mensageiro junto de sua Santa Mãe. Amém.

    Nono dia da Novena de São Gabriel Arcanjo:

    Senhor, vinde em nosso auxílio. Abrasai com vosso fogo nosso espírito e nosso coração. E vós, Gabriel, anjo de força e guerreiro invencível, afugentai o demônio que nos é tão funesto e colhei os louros dos vossos felizes combates. Amém.

    Influências do Anjo Gabriel

    Imagem de uma pessoa louvando um anjo

    Como se sabe, o Anjo Gabriel é de fato muito importante e muito citado em muitas religiões. Em cada uma delas, ele é associado a um papel diferente ou a uma forma diferente. Por isso, é importante que você saiba como as maiores religiões do mundo o vêem. Você pode se identificar ou começar a olhar esse assunto com uma outra perspectiva.

    A seguir, veja como as religiões de todo o mundo costuma olhar Gabriel e qual a influência dele em cada uma delas!

    Anjo Gabriel na Numerologia

    Segundo um italiano chamado Milos Longino, a relação dos seres humanos com os anjos pode ser estabelecida de várias formas, como por exemplo, pelo anjo que rege o seu dia de nascimento, pelo que rege a hora de seu nascimento, pelo anjo do signo ou pelo planeta correspondente ao anjo. Também pode ser devido a uma escolha feita através da Numerologia.

    Para saber sobre a tal relação, basta fazer um cálculo bem simples: efetue a soma dos algarismos de sua data de nascimento e reduza-os a um só número. De acordo com o número resultante, esse seria o número do seu Arcanjo específico, emissário especial de suas queixas e pedidos de ajuda.

    Anjo Gabriel no Cristianismo

    Em relação à influência do Anjo Gabriel no Cristianismo, os cristãos acreditam que ele é o anunciador da vinda Palavra, que anuncia a encarnação do Verbo de Deus, que traz a justiça e a verdade, além do amor e a fraternidade. Gabriel é a imagem de Deus na Terra, capaz de trazer boas notícias e ajudar os mais necessitados.

    Anjo Gabriel na Bíblia

    Gabriel aparece nas narrativas mais importantes da bíblia. A primeira aparição foi no livro de Daniel (Daniel 8:16). Ele apareceu para explicar ao profeta a visão do carneiro e do bode (Daniel 8:16). Depois, Gabriel se encontrou com o profeta Daniel para anunciar e interpretar a profecia das 70 semanas (Daniel 9:21-27). O objetivo principal dessa profecia foi anunciar a vinda do Messias que se daria depois de quase cinco séculos.

    Anjo Gabriel também aparece no livro de Lucas. O anjo foi enviado à cidade de Jerusalém para anunciar o nascimento de João Batista ao sacerdote Zacarias, seu pai (Lucas 1:11,12). Nessa mesma época ele também foi até Nazaré da Galileia para anunciar a Maria o nascimento de Jesus Cristo. (Lucas 1:26-38).

    Alguns intérpretes sugerem que talvez também tenha sido ele quem falou em sonho com José o tranquilizando acerca da concepção de Jesus (Mateus 1:20-25).

    Anjo Gabriel na Umbanda

    Na Umbanda, o Mensageiro de Deus é visto com muita importância. Para a religião, o Anjo Gabriel está ligado diretamente à Iemanjá, a rainha do mar. O Arcanjo Gabriel significa “O Divino é a minha força” e a sua cor vai de índigo a branco e tem como palavras-chave orientação, visão, profecia e purificação.

    Normalmente, ele é representado com lírios na mão, o que indica pureza e verdade. Em contrapartida, por vezes, a sua imagem também o mostra com um tinteiro e uma pena de escrita, que simboliza a sua missão de comunicação celestial.

    Tradicionalmente, Gabriel é o Mensageiro, portador de boas notícias e o responsável por anunciar o mistério da encarnação a todas as almas antes de nascerem. Além disso, ele é conhecido também como o Santo Padroeiro das crianças pequenas.

    Anjo Gabriel no Islã

    A religião islâmica acredita que o Anjo Gabriel tenha sido o meio pelo qual Deus optou por revelar o Corão a Maomé, e que através dele teria enviado uma mensagem para os profetas revelando-lhes suas obrigações.

    Num geral, ele é conhecido como o chefe dos quatro anjos favorecidos, como o espírito da verdade e, em certas crenças, ele seria uma personificação do Espírito Santo. Gabriel também é mencionado na fé Bahá'í, especificamente na obra mística de Bahá'u'lláh, Sete Vales. Em outras palavras, o Anjo Gabriel é o “espírito repleto de Fé”.

    Anjo Gabriel no Judaísmo

    No Judaísmo, os anjos são entidades emissárias, criaturas divinas e muito respeitados. No caso do Gabriel, ele é visto como o Príncipe do Fogo, aquele que destrói as cidades decadentes de Sodoma e Gomorra. Ele é o anjo da esperança e também o anjo da misericórdia. Guerreiro quando necessário e o Anjo da Vingança.

    O Anjo Gabriel é o mensageiro de Deus

    Imagem de uma pessoa louvando um anjo

    Agora que você conhece a história de Gabriel sabe que sim: ele é o mensageiro de Deus. Todavia, é importante fazer uma observação: em todas as passagens da bíblia em que Gabriel vem trazendo alguma mensagem, ele não é o dono dela, ele só é o porta-voz.

    Assim como todos os anjos celestes, Gabriel é responsável por vir a Terra em nome de Deus e passar as mensagens requeridas.

    Portanto, sempre que estiver em busca de um sinal, uma mensagem ou uma resposta, procure ajuda deste anjo. Com toda certeza ele virá ao seu encontro e te livrará de todas as angustias.

    Autor deste artigo

    Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

    Palavras-chave relacionadas


    religiões bem-estar energias

    Artigos relacionados


    Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

    Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

    Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


    Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

    Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

    A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


    Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

    Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

    A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


    As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

    As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

    As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


    O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

    O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

    Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


    Últimos posts


    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


    Palavras do momento

    Palavras-chave do momento no Sonho Astral


    horas religiões animais orações números signos búzios natureza