O que significa Saturno na Astrologia: nos signos, nas casas e mais!

O que significa Saturno na Astrologia: nos signos, nas casas e mais!

Considerado o planeta mais rígido na astrologia, Saturno está associado à responsabilidade e disciplina. Leia e descubra tudo sobre Saturno neste artigo.


O que significa Saturno para Astrologia

Dado com o símbolo de Saturno.

Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, logo atrás de Júpiter, e na Astrologia esse gigante é relacionado à responsabilidade, disciplina e à forma que cada um irá agir conforme as regras sociais. Os grandes anéis de gelo desse planeta representam os limites do ser humano e da realidade, até onde é possível chegar.

Além disso, Saturno influencia na formação moral e intelectual de cada pessoa ao longo dos anos, tendo mais maturidade e a capacidade de lidar com as frustrações na vida. Um dos ensinamentos desse planeta é saber aceitar que não se pode ter ou fazer tudo o que deseja.

Leia e descubra nesse artigo todas as informações sobre esse planeta e quais os impactos na vida do ser humano.

Significado, Mitologia e Simbolismo de Saturno

Planeta Saturno.

Saturno, o deus romano do tempo e da disciplina, está relacionado ao deus Cronos na mitologia grega. Enquanto Júpiter representa a expansão, Saturno representa o oposto, a redução, ambos sendo importantes na vida de cada pessoa. Esse planeta simboliza os limites que não podem ser ultrapassados. Confira a seguir os limites, as dificuldades e mais detalhes sobre esse Astro na Astrologia e Mapa Astral.

Informações gerais sobre Saturno no Mapa Astral

No Mapa Astral, Saturno, também relacionado ao professor, demonstra a organização da individualidade, ou seja, influencia na estrutura de uma identidade mais estável, disciplinada e responsável de uma pessoa. Não há necessidade de temer esse planeta quando se age conforme as regras sociais e respeito.

Os pontos positivos de Saturno trazem crescimento pessoal, amadurecimento, além de mais coragem para vencer os momentos mais difíceis, controle sobre as emoções e desejos. Isso traz mais lucidez, humildade para os indivíduos e senso de responsabilidade.

Já os pontos negativos trazem sentimentos de inferioridade, que é incapaz de fazer qualquer coisa, falta de confiança, abrindo espaço para a negatividade, o pessimismo e até mesmo a própria rejeição. Se a pessoa não se abandona, tem a possibilidade de se tornar ambiciosa e egoísta, se tornando obcecada pelo trabalho.

Limites em Saturno

Além de ser chamado de senhor do tempo, Saturno também é chamado de senhor do carma e da paciência. Os dois termos têm relação um com o outro, já que é com o tempo que vem os aprendizados, as lições e as consequências dos próprios atos, sejam eles bons ou ruins.

É preciso fazer um esforço para alcançar um objetivo na vida, criar metas, entrar em ação, mas sem esquecer que existe um limite na vida para tudo, principalmente quando envolve outras pessoas na situação. O limite de cada um termina quando começa o da outra pessoa, não é possível controlar tudo, muito menos os outros.

Dificuldades em Saturno

Dependendo de qual casa e de qual signo Saturno estiver no Mapa Astral, indica a relação da pessoa com as dificuldades, rejeições, lições e aprendizados que tem que passar nessa encarnação. Muitas pessoas não gostam desse planeta justamente por representar muita rigidez, mas conforme vão vencendo as dificuldades, mais maduros e fortes ficam.

A autoestima e a autoconfiança são outros elementos que Saturno ensina a ter. É um planeta que dificulta na crença da própria capacidade de superação e da diminuição do medo. Normalmente leva os seres humanos a ficarem contra eles, mesmo com esses sentimentos, até aprenderem a lidar com isso sozinhos.

Mitologia e Símbolos associados à Saturno

Na mitologia romana, Saturno é o deus do tempo e da colheita. Ele devorava seus filhos, representando o tempo que sempre passa e as consequências chegam, com medo de que um deles usurpassem seu trono. O único filho salvo por sua esposa, Reia, foi Júpiter.

Júpiter nasceu para governar o Universo e Saturno não queria que isso acontecesse. Por fim, expulsou o próprio pai do céu e se apossou do trono, se tornando o senhor do céu e da terra. Na mitologia grega, Saturno representa o deus Cronos, Júpiter representa o deus Zeus e Reia representa Gaia.

Áreas da vida regidas por Saturno

As áreas da vida regidas por Saturno são as que envolvem o desenvolvimento do senso moral, ético, de responsabilidade, de forma que o indivíduo cresça sabendo seguir as regras e ter noção da realidade. O autoconhecimento e a autoconfiança são outras áreas que esse planeta vai ensinando aos poucos até que as pessoas aprendam e passem para o próximo aprendizado.

Além disso, o retorno de Saturno faz com que as pessoas entrem de vez na vida adulta, trazendo diversos processos de amadurecimento. Para isso, é preciso aprofundar em cada momento que surgir durante esse período. O retorno de Saturno pode começar aos 28 anos e termina aos 32 anos, já que o mesmo demora 29 anos para passar um ciclo.

Nos dias da semana do calendário, o planeta Saturno rege o sábado. No corpo humano, está associado aos ossos, representando o crescimento, e à medula espinhal, que está associada aos processos do inconsciente.

Signos de dignidade, exaltação, detrimento e queda

O signo que está em dignidade em Saturno é Capricórnio, seu signo em domicílio. Capricórnio é um signo que representa a responsabilidade, a disciplina e o trabalho, então, trazem mais harmonia quando está em um posicionamento com esse planeta no Mapa Astral.

Saturno fica em exaltação quando está no signo de Libra, ou seja, é a elevação das energias desse planeta e seus aspectos. No geral, é um bom posicionamento no Mapa Astral, pois Libra rege a justiça e a moral, assim como Saturno também rege.

Quando Saturno está no signo de Câncer, está em detrimento, pois esse signo do elemento água é o oposto de Capricórnio, representando o sentimento de jovialidade, a família, as emoções. O estado de detrimento ou exílio de um planeta significa estar no signo oposto ao seu regente, longe de casa, como Capricórnio e Câncer, por exemplo.

Saturno no signo de Áries está em queda, e quando está em queda, recebe muita interferência em suas energias, provocando rejeições e alterações no signo, perdendo sua força.

Saturno nos signos

Roda dos signos do Zodíaco.

Dependendo do signo no qual o planeta Saturno se encontra no Mapa Astral, vai mostrar diferentes significados, dificuldades e lições a serem superados e aprendidos por cada pessoa, em cada área diferente da vida. Descubra o que Saturno apresenta em cada signo e suas principais funções nos tópicos a seguir.

Saturno em Áries

Saturno em Áries traz energias e personalidades contraditórias. Saturno representa a disciplina, a prudência e paciência, enquanto o signo de Áries simboliza a impulsividade, a ação e a rapidez. Com esse posicionamento, é preciso aprender a equilibrar esses dois lados, já que Áries não costuma pensar antes de agir.

As energias e tendências de Saturno em Áries podem ser bem usadas quando direcionadas para o crescimento pessoal e para cargos de liderança nas áreas profissionais. Além do mais, a impulsividade de Áries pode ser usada para equilibrar a falta de ação de Saturno, enquanto ele pode equilibrar a pressa desse signo, porém, essa tarefa não é tão fácil.

Saturno em Touro

Quando Saturno está em Touro, o posicionamento é mais tranquilo. A pessoa tende a ter mais paciência, praticidade e determinação para administrar seu tempo, seus recursos com o objetivo de realizar projetos e metas. As tarefas são realizadas com mais fluidez e naturalidade, sem pressa, em busca da segurança e estabilidade material.

Quando uma meta é criada, a pessoa que possui esse posicionamento tem mais foco e consegue alcançar o êxito mais rápido. Saturno em touro é um conquistador a longo prazo, avança aos poucos e com cautela, então, todas as recompensas de seus esforços vão chegando e crescendo.

Saturno em Gêmeos

Saturno em Gêmeos mostra uma grande vontade de adquirir novos conhecimentos constantemente e gostam de realizar atividades e trabalhos que usem mais a comunicação e o raciocínio, como a escrita e publicidade. Aqui, o indivíduo é mais observador, absorvendo e captando detalhes que passam à sua volta.

Com esse posicionamento, o planejamento e a organização também são destacados. O raciocínio lógico, sociabilidade, a curiosidade e todas as outras características citadas, fazem com que o indivíduo tenha habilidade de persuasão.

Saturno em Câncer

Quando Saturno está em Câncer, em exílio no Mapa Astral, os sentimentos são internalizados e escondidos em cada pessoa. A influência desse planeta interfere na demonstração do estado emocional de cada um, pois é um planeta considerado sério e frio.

É mais difícil expressar os sentimentos para quem tem esse posicionamento, a insegurança e o medo da rejeição são acentuadas e o indivíduo precisa aprender a ter mais responsabilidade e maturidade. Há um grande apego familiar também, a pessoa pode até largar boas oportunidades na vida para ficar com quem gosta.

Saturno em Leão

Com Saturno em Leão, o indivíduo tem um posicionamento mais favorável para alcançar objetivos e desejos, pois junta a influência da responsabilidade e paciência desse grande astro com as energias de ação, movimento e generosidade do signo de Leão.

Além disso, há uma grande necessidade de reconhecimento, então o indivíduo tende a se cobrar mais e a esperar mais das outras pessoas. Um ponto positivo com Saturno em Leão é saber usar a criatividade nas diversas situações da vida.

Saturno em Virgem

Quando Saturno está em Virgem, o indivíduo é mais reservado, sensível e afetuoso, porém não é de demonstra-los de qualquer forma e nem para qualquer um. Assim como no signo de Gêmeos, quem possui Saturno em Virgem também é uma pessoa mais observadora, racional e cética.

Esse também é um bom posicionamento, pois esse signo é trabalhador, perfeccionista, estratégico, prático e lida mais facilmente com o público. No mais, preza muito por agir com cautela.

Saturno em Libra

Saturno em Libra exige a busca e a prática da diplomacia na comunicação e em qualquer situação na vida. Aquele que tem esse posicionamento, normalmente busca maneiras de fugir do radicalismo e violência, já que o signo de Libra representa a justiça e a ordem.

Além disso, a pessoa que possui Saturno em Libra tende a ser mais justo, educado, responsável e delicado. Nos relacionamentos, traz mais harmonia, tranquilidade e sentimentalismo com o parceiro ou parceira.

Saturno em Escorpião

Quando Saturno está em Escorpião, o indivíduo é mais impaciente e exige mais de si mesmo e das outras pessoas. Essa obsessão por querer melhorar tudo o que está a sua volta faz com que se torne perfeccionista e afaste algumas pessoas queridas.

Esse posicionamento é mais delicado, pois essa exigência é prejudicial quando o indivíduo age no extremismo. Saturno em Escorpião lida com energias mais densas e negativas, então, quem tem esse posicionamento precisa aprender a lidar com essas energias e melhorar a si mesmo.

Saturno em Sagitário

No geral, Saturno em Sagitário é um ótimo posicionamento para aprendizados. A pessoa é mais inteligente, possui um bom raciocínio lógico, facilitando as áreas de ensino, pois o indivíduo também tende a ser um ótimo professor.

A pessoa pode buscar por aprendizados de forma séria, querer ter uma educação e formação de alto nível. Um dos assuntos mais interessantes para quem tem esse posicionamento é a filosofia. O indivíduo também pode querer descobrir as coisas por conta própria e gosta de novos desafios.

Saturno em Capricórnio

Saturno em Capricórnio está em domicílio, esse posicionamento traz ambição, responsabilidade, organização e gerenciamento de recursos para o alcance de objetivos. Quem tem Saturno nesse signo tende a fazer trabalhos e atividades sozinho, pois não confia que outras pessoas consigam bons resultados ao realiza-los.

Além disso, o indivíduo com esse posicionamento é mais paciente e não desiste fácil até conquistar seus objetivos. É pouco sociável e há uma dificuldade em se comunicar mais abertamente. A pessoa prefere dedicar mais de seu tempo à área profissional que a pessoal.

Saturno em Aquário

Quando Saturno está em Aquário, a pessoa costuma ter dificuldades na socialização e nas amizades. Esse posicionamento traz a necessidade de estar em grupo e de socializar. Caracteriza alguém com pensamento progressista, fraterno e que gosta de sua liberdade.

Por estar em um signo de ar, Saturno em Aquário transmite um pensamento mais inovador, deixando para trás os conceitos e ideias retrógrados, no mais, traz mais intuição, senso crítico e criatividade.

Saturno em Peixes

Saturno em Peixes traz mais sensibilidade para o indivíduo, fazendo com que se sinta mais vulnerável e indefeso. A pessoa com esse planeta no signo de Peixes precisa aprender a superar esses sentimentos de inferioridade, erguer a cabeça e enxergar que as coisas não estão tão ruins quanto pensa.

A grande empatia que a pessoa com esse posicionamento tem, a torna mais amorosa, sensível, criativa e compreensiva, além de ter mais intuição e uma tendência a sentir as energias espirituais e psíquicas. Esse é um posicionamento que favorece a necessidade de conexão com algo superior ou seguir uma doutrina espiritual.

Saturno nas Casas Astrológicas

Anéis de Saturno.

Dependendo de onde Saturno estiver no Mapa Astral, vai atuar nas características de cada pessoa em determinado signo. O mesmo acontece na casa em que Saturno se encontra. Onde esse planeta estiver, vai indicar em qual área vai ter dificuldades e obstáculos a superar. Saiba mais sobre a influência de Saturno nas casas astrológicas nos tópicos a seguir.

Saturno na Casa 1

A casa 1 representa o “Eu”, quem a pessoa é e como se mostra para a sociedade, é a primeira impressão. As características de quem possui Saturno na casa 1 podem ir de um extremo ao outro, por exemplo, a pessoa é vista como séria, contida, mas depois se torna mais ativa e extrovertida.

Além disso, a pessoa só age quando tem a certeza de que consegue insistir e persistir em um projeto até o final. Conforme o tempo passa, vai amadurecendo e compreendendo como o mundo funciona.

Saturno na Casa 2

A casa 2 representa as finanças e o valor que é dado à matéria. Quando Saturno está na casa 2, indica que a pessoa deve aprender a lidar melhor com seus recursos para nunca faltar um dia, então há uma tendência a aparecer vários problemas financeiros até que a pessoa aprenda a administrar o que tem.

Conforme a maturidade chega, o indivíduo compreende que o dinheiro, fruto de seus esforços no trabalho, pode acabar rapidamente ao gastar com o que não precisa. Então, um aprendizado para esse posicionamento é não gastar as economias com algo que não precisa e que não será usado.

Saturno na Casa 3

Quando Saturno está na casa 3, o indivíduo tem o pensamento inflexível e polarizado, ou é uma coisa, ou é outra. Não gosta de perder tempo com conversas fúteis e pensa muito antes de falar qualquer coisa, é mais racional.

É preciso tomar com o perfeccionismo, se cobrando demais, com medo de cometer erros, pois acredita que isso é humilhante e que o ser humano não pode errar. Vive questionando a própria capacidade intelectual e está sempre em busca de novos ensinamentos.

Saturno na Casa 4

Saturno na Casa 4 traz um posicionamento mais frio e rígido, o indivíduo cresce com uma personalidade mais distante, exigente e até mesmo indiferente nas relações mais íntimas. A pessoa leva assuntos familiares com muita seriedade e disciplina, muito provavelmente por não ter recebido atenção suficiente na infância e não confia na capacidade dos outros.

Apesar da pessoa apresentar essa imagem mais fria e antipática, por dentro se preocupa com o bem estar de quem gosta e é atenta aos detalhes. Aqui o ensinamento é superar o medo de se relacionar emocionalmente com alguém.

Saturno na Casa 5

Traumas de infância envolvendo uma dor provocada por alguém de grande importância podem ter ocorrido com quem possui Saturno na casa 5, fazendo se sentir inferior e humilhada. Ao alcançar a idade adulta, se torna muito exigente e tem necessidade de se sentir especial e amada.

Além disso, quem tem esse posicionamento tende a não querer ter filhos muito jovem, deixa esse assunto para uma idade mais avançada antes de chegar à velhice, a pessoa tem medo de não conseguir dar afeto o suficiente para os filhos.

Saturno na Casa 6

O indivíduo que tem Saturno na casa 6 é aquele trabalhador que não para, está sempre realizando tarefas e prefere fazer tudo sozinho, não costuma confiar na capacidade de realização das outras pessoas. Tem atitudes metódicas e rotineiras, não aceita fracassos e os considera como empecilhos em sua trajetória.

Com esse posicionamento, é preciso tomar cuidado com pessoas oportunistas, que aproveitam a dedicação incansável no trabalho para que realizem as tarefas em seus lugares.

Saturno na Casa 7

Saturno na casa 7 traz foco em consolidar relacionamentos amorosos. O indivíduo com Saturno nessa casa é exigente para escolher um parceiro e tende a se relacionar com pessoas mais velhas que demonstrem maturidade.

Com esse posicionamento, o indivíduo não tolera relações sem futuro, fracassos e desilusões. É preciso tomar cuidado para não entrar em uma zona de conforto só para evitar a dor de um término ou separação.

Saturno na Casa 8

Saturno na Casa 8 tem dificuldades em aceitar términos, em ciclos que precisam ser finalizados. A resistência contra isso só torna o processo mais doloroso, e é isso o que precisa ser aprendido, o ato de deixar ir e entrar em uma nova etapa da vida.

Também fala sobre transformações internas, em usar as energias destrutivas para a própria cura. Além disso, a energia sexual nesse posicionamento precisa ser trabalhada, pois o indivíduo tem bloqueios em assumir a própria sexualidade e é mais contido.

Saturno na Casa 9

Saturno na Casa 9 aborda as áreas do conhecimento, intelecto, aprendizados e das crenças. O indivíduo que possui esse posicionamento tende a se aprofundar em assuntos religiosos e espiritualistas, apesar de tender ao ceticismo.

O indivíduo que possui Saturno na Casa 9 é aquele aluno esforçado da turma e deseja passar esse conhecimento para outras pessoas. Além disso, traz dificuldades em realizar estudos e viagens ao exterior.

Saturno na Casa 10

O indivíduo com Saturno na casa 10 é focado na carreira, se esforça no ambiente de trabalho para ter reconhecimento e alcançar objetivos, independentemente do tempo que leve. Há uma boa chance de altos ganhos financeiros com esse posicionamento, apesar do medo de fracassar na vida.

As dificuldades aparecem na área financeira e hierárquica quando a pessoa com Saturno na Casa 10 está em cargos mais altos, de autonomia e política. Além disso, desde a infância a pessoa aprende com a vida de que todas as suas atitudes tem consequências.

Saturno na Casa 11

Com Saturno na Casa 11, o indivíduo tem preferência a ter amizades mais maduras, com pessoas mais velhas ou de longa data, como os amigos de infância, por exemplo. É muito seletivo com as amizades e tem dificuldades em socializar.

Além disso, pode ser generoso e estar disposto a ajudar as pessoas que gostam no que puder, mas ao representar as dificuldades a serem superadas nessa casa, indica ser menos egoísta e mais solidário.

Saturno na Casa 12

Quando Saturno está na Casa 12, mostra a necessidade de o indivíduo ter que abrir mão de certas coisas na vida para cuidar de quem ela ama. As situações que essa pessoa passa na vida são pesadas, poucas aguentariam passar por isso.

Pode haver um maior envolvimento com o lado espiritual, de se doar para o próximo e praticar a caridade. O desafio e aprendizado nessa casa é a evolução moral e espiritual.

Saturno em Aspecto no Mapa Astral

Saturno no mapa astral.

Ao fazer um Mapa Astral, é apresentado vários aspectos e conjunções que mostram detalhes sobre as características, tendências, dificuldades, bloqueios e aprendizados da pessoa nessa encarnação. O planeta Saturno no Mapa Astral dá um direcionamento maior desses aspectos na vida de cada um.

Essa ferramenta é importante para o autoconhecimento e evolução pessoal. Para saber mais sobre cada aspecto e influência de Saturno no Mapa Astral, continue a sua leitura.

Aspectos Planetários

O Aspecto Planetário nada mais é do que a distância e a angulação formados entre os planetas posicionados no Mapa Astral. Dependendo das marcações no Mapa Astral, os planetas podem estar em oposição ou em quadratura, por exemplo.

Quando as posições de cada astro estão definidas, as características e influências que cada pessoa recebe de cada um acaba sofrendo alguma interferência. Essa interferência pode ser a redução ou a elevação de algumas características.

Conjunções com Urano, Netuno e Plutão

Saturno conjunto com Urano traz a necessidade de desenvolver a disciplina no modo em que desenvolve as ideias. Também é preciso se libertar de certas situações do passado que insiste em trazer ao presente e que o ciclo já foi ou precisa ser encerrado.

Saturno junto com Netuno é uma rara conjunção, são dois planetas lentos que demoram 36 anos para estarem juntos nesse aspecto. Há uma influência na área profissional para entrar em ação e transformar os sonhos em realidade. Ao indivíduo se sentir fracassado, tende a cair no alcoolismo e vícios para sair dessa dor.

Saturno com Plutão traz a maturidade na área financeira e de autoridade. É preciso ter cautela com esse posicionamento, pois qualquer tipo de abuso de poder ou estruturas ultrapassadas são derrubadas.

Quadraturas e oposições a Urano, Netuno e Plutão

Quando Saturno está em quadratura com Urano, há conflitos e atritos entre os dois astros, pois um quer inovar e progredir, enquanto o outro se reprime e faz lentos progressos para o alcance de objetivos. Quando está oposto a Urano, há uma disputa para qual energia fica, de manter os pés no chão ou da quebra de padrões e inovação.

Saturno em quadratura com Netuno indica um conflito interno de cada pessoa entre o ceticismo, o pragmatismo com a fé e a espiritualidade. Ao estar em oposição, também traz a questão do conflito entre a razão e a fé.

A atmosfera criada com Saturno em quadratura com Plutão é densa e pessimista. Esse posicionamento traz dificuldades em vivenciar melhor as experiências na vida. Quando está em oposição a Plutão, a pessoa tende a ser mais fechada, agressiva e com bloqueios psicológicos.

Trígonos e Sextis em Urano, Netuno e Plutão

Saturno em trígono com Urano trazem boas notícias, avanços, inovação e modernidade, é um bom tempo para soltar a criatividade e fazer mudanças na vida. Quando está em sextil com Urano, indica uma boa base de evolução moral e ético desde a infância.

Já Saturno em trígono com Netuno é benéfico para as áreas de saúde e para a realização de ideias que parecem ser utópicas. Quando está em sextil com Netuno, facilita as realizações de projetos para proteção ambiental e social.

Por outro lado, Saturno em trígono com Plutão geralmente não diz nada a respeito de ninguém. Em sextil com Plutão, diz muito sobre cada pessoa e favorece a liberdade de expressão. Facilita também a melhora da sociedade e o avanço espiritual da sociedade.

As Inconjunções de Saturno

As inconjunções de Saturno ocorrem com o ascendente de cada indivíduo, trazendo dificuldades de se expressar como deseja, além de ser mais reservado ao conhecer novas pessoas. No entanto, traz dificuldades em se abrir e socializar por ser alguém cauteloso e até mesmo tímido. O aprendizado com esse posicionamento é saber desenvolver as habilidades de comunicação e socialização.

Saturno Retrógrado para Astrologia

Imagem de Saturno aparecendo em um céu com nuvens.

Quando Saturno está retrógrado, parece estar se movendo no sentido contrário em sua órbita e demonstra que algo não foi totalmente solucionado direito e aquilo precisa voltar à tona para que esse ciclo seja devidamente finalizado. A hora do amadurecimento é agora. Saiba mais sobre Saturno retrógrado nos tópicos a seguir.

Os Planetas Retrógrados

A movimentação de um planeta quando está retrógrado é mais lenta e desacelerada que os outros astros, trazendo a sensação de que o planeta está andando para trás. Nesse período surgem imprevistos, atrasos, confusões e conduz a uma reflexão sobre a vida que cada pessoa está levando.

Essa movimentação retrógrada é comum nos ciclos astrológicos e todos os anos algum planeta entra nesse movimento retrógrado. Esse período normalmente perdura algumas semanas.

Personalidade de Saturno Retrógrado

Todas as pessoas sentem as situações sendo trazidas à tona quando esse planeta entra no movimento retrógrado. No período em que Saturno está retrógrado, as pessoas precisam reavaliar e refletir suas vidas e as mudanças que precisam ser feitas.

É um período favorável para abraçar as oportunidades e as ferramentas de que precisa para passar as dificuldades e ter os devidos aprendizados com um pouco mais de tranquilidade. Uma dica é aproveitar esse período para evoluir pessoalmente.

Carma de Saturno Retrógrado

Saturno retrógrado também apresenta questões não resolvidas em vidas passadas. Caso o indivíduo não tenha conseguido ou evitou passar por determinadas experiências em outras vidas para fugir das responsabilidades, tudo isso voltará à tona até que tenha aprendido de vez.

Por Saturno ser o senhor do tempo, tudo está certo. Todas as questões em pendência serão resolvidas de alguma forma na vida atual, seja pelo movimento retrógrado no céu, seja pelo posicionamento no Mapa Astral.

Quais signos são regidos por Saturno na Astrologia

Símbolos de todos os signos do zodíaco.

Não só os signos possuem suas características e influências, mas os planetas também. Quando um determinado signo está em um planeta, os dois trazem influências, desafios e pontos positivos diferentes.

Cada signo do Zodíaco recebe a influência de um ou dois planetas, então, cada astro recebe o nome de planeta regente de determinado signo. Os signos que são regidos por Saturno na Astrologia são Capricórnio e Aquário.

O signo de Capricórnio possui características equivalentes às de Saturno, como paciência, disciplina e maturidade. Esse posicionamento favorece o crescimento profissional e normalmente a pessoa que possui Saturno em Capricórnio, passa por situações mais rígidas e que precisa de muito esforço desde cedo.

O signo de Aquário traz mais aprendizados sobre a responsabilidade com o uso de seus recursos e saber os limites da liberdade que tanto preza. Tudo em excesso e sem limites tende a não dar certo.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


planetas casas signos

Artigos relacionados


Signo de Touro e sua personalidade: características no amor e mais!

Signo de Touro e sua personalidade: características no amor e mais!

Os nativos do signo de Touro possuem um das personalidades mais marcantes do Zodíaco. Clique e conheça o charmoso e envolvente universo dos taurinos aqui!


Qual o signo de fevereiro? Descubra os signos e suas características!

Qual o signo de fevereiro? Descubra os signos e suas características!

Você nasceu no mês de fevereiro? Leia o artigo e saiba mais sobre seu signo, personalidade, relacionamentos amorosos e muito mais!


Como conquistar uma libriana? No amor, na cama, magoada e mais!

Como conquistar uma libriana? No amor, na cama, magoada e mais!

Saiba do que a libriana precisa para se apaixonar! É preciso dedicação, mas não é impossível! Clique e entenda!


Quais os signos mais frios do zodíaco? Conheça o ranking e mais!

Quais os signos mais frios do zodíaco? Conheça o ranking e mais!

Você sabe quais são os signos mais frios do zodíaco? Veja nesse artigo o ranking dos signos com o famoso coração de gelo e suas características!


Qual o melhor de cada signo? Descubra no que cada um se destaca!

Qual o melhor de cada signo? Descubra no que cada um se destaca!

Você já se perguntou qual o melhor signo do zodíaco? Venha saber o que de melhor os signos podem oferecer e em que combinam.


Últimos posts


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!


O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

Sonhar com lençol branco indica necessidade de mudança, na vida, nos relacionamentos e mostra uma fase de autoconhecimento. Veja mais!