Símbolo da paz: significado, origem, outros símbolos e mais!

Símbolo da paz: significado, origem, outros símbolos e mais!

Qual o significado do símbolo da paz? Neste artigo, você vai ler sobre a origem de todos o movimentos que se apropriaram desse símbolo ao longo da história!


Qual é o significado do símbolo da paz?

Símbolo da paz.

Existem diversos movimentos populares que fazem uso do símbolo da paz, como organizações engajadas que fizeram e fazem uso na busca dos seus respectivos ideais. Esse símbolo representa amor, paz, igualdade, união, harmonia e uma busca incessante para o fim de guerras de todos os gêneros, conflitos e preconceitos que assolam a humanidade.

De certa forma, esse símbolo foi muito importante ao longo da história, pois foi utilizado em busca de direitos civis, lutas políticas, protestos e ideologias distintas em prol de um ideal: a paz. Nesse artigo, você saberá exatamente como surgiu esse símbolo, quais movimentos se apropriaram dele e como o símbolo da paz ficou tão popular no mundo inteiro, ao longo da história. Saiba mais a seguir!

A origem do símbolo da paz

Símbolo da paz.

O símbolo da paz foi criado justamente em um momento muito turbulento. O britânico Gerald Holtom sentiu um profundo desespero ao ver a humanidade ameaçada, quando começaram a construção de armas nucleares na Inglaterra. Como forma de protesto, resolveu criar um símbolo, que tomou uma proporção gigantesca em todo o mundo.

Inicialmente, duas organizações inglesas promoviam manifestações na região de Londres, Inglaterra. Posteriormente, o símbolo da paz veio a ser popularizado pelo movimento hippie e por muitos outros.

Assim, a tão famosa expressão "paz e amor" foi disseminada em forma de protestos pelos hippies da época. Mas não foram somente esses grupos que fizeram uso desse símbolo. A seguir, leia quais outros movimentos que fizeram uso do símbolo da paz!

Gerald Holtom

Gerald Herbert Holtom, nascido em 20 de janeiro de 1914, foi um importante artista e designer britânico que ficou marcado na história por criar o símbolo da paz.

Ele desenhou o logotipo no ano de 1958 e, no mesmo ano, o símbolo foi usado na campanha britânica desarmamentista nuclear. Pouco tempo depois, ficou conhecido como o símbolo que representa a paz internacional.

Assim, o designer profissional e artista plástico Gerald Holtom explica que o símbolo foi criado em um momento de agonia e de desespero de sua vida. Ele diz que sentiu uma profunda vontade de manifestar seu sentimento. Aqui, Gerald explica sua ideia de forma detalhada:

Eu estava desesperado. Desespero profundo. Eu me desenhei: o representante de um indivíduo em desespero, com as palmas das mãos estendidas para fora e para baixo à maneira do camponês de Goya diante do pelotão de fuzilamento. Formalizei o desenho em uma linha e coloquei um círculo em volta dele.

Desarmamento nuclear

Existe um tratado de não proliferação de armas nucleares, assinado em 1968. O acordo foi criado 10 anos depois da criação do então símbolo da paz, que foi vigorado em 5 de março de 1970. O acordo foi assinado por 189 países, porém 5 deles assumem possuir armas nucleares até os dias atuais, sendo estes: Estados Unidos, Rússia, França, China e Reino Unido.

Assim, a ideia era limitar o armamento nuclear desses cinco países. Dessa forma, a então poderosa união soviética foi substituída pela Rússia, que, agora, é obrigada a não transferir o armamento nuclear para os chamados "países não nucleares''. Entretanto, a China e a França não ratificaram esse tratado até 1992.

De Londres a Aldermaston

A primeira marcha anti-nuclear aconteceu na Inglaterra, com um protesto que reuniu milhares de pessoas caminhando de Londres a Aldermaston, e foi a primeira vez em que o símbolo da paz foi utilizado. Por ironia do destino, é a cidade que, até hoje, desenvolve-se o programa de armas nucleares do Reino Unido.

Ao longo da década de 1960, aconteceram muitas outras marchas em forma de protesto. No dia 7 de Abril de 1958, a primeira passeata contra a fabricação e a utilização de armas atômicas contou com 15 mil britânicos, que se deslocaram de Londres até o centro de pesquisas nucleares, que se localiza em Aldermaston, e fizeram uso do símbolo contra a disseminação do armamento nuclear.

A apropriação hippie

A popular frase: Paz e Amor (Love and Peace, em inglês) é associada ao movimento hippie, que também faz uso do símbolo da paz. Por sinal, essa, talvez, seja a frase mais conhecida do movimento criado na década de 60.

Os hippies levavam ao pé da letra suas ideologias e o estilo de vida totalmente na contramão do status quo da época. Eles eram a favor da União, tinham uma vida nômade - mesmo vivendo na cidade, viviam em constante comunhão com a natureza - e eram assíduos negacionistas de guerras. Além disso, não eram nem um pouco nacionalistas.

Assim, o lema tão conhecido como "paz e amor" revela a postura e define os ideais dos hippies, que constituíram um movimento em busca de direitos civis, antimilitarismo e um pouco de anarquismo em sua essência.

A apropriação reggae

O movimento rastafári e o gênero musical reggae estão intrinsecamente relacionados e também adotaram o símbolo da paz na década de 60. O movimento religioso judaico-cristão surgiu na Jamaica, na década de 30, por camponeses e descendentes de escravos africanos.

Assim, a religião foi internacionalmente conhecida através das letras de reggae - o gênero musical oriundo de favelas jamaicanas, que ficou popular mundialmente na década de 1970. Os membros desse movimento são mais conhecidos como rastas. Na crença rastafári, a Etiópia é um lugar sagrado. Para eles, o país é Sião, a famosa terra prometida descrita na bíblia sagrada.

A apropriação do Olodum

O tradicional bloco afro-brasileiro de Carnaval, o Olodum, é também adepto ao símbolo da paz, usando ele como logotipo do seu movimento, que foi criado na Bahia. O movimento manifesta arte e cultura afro-brasileira através de suas músicas e danças.

Assim, a escola de tambores afro-brasileira foi criada em 25 de abril de 1979. Desde então, durante o carnaval, os moradores de Maciel Pelourinho, Bahia, saem pelas ruas em blocos para curtir o famoso carnaval baiano.

O grupo Olodum foi reconhecido pela ONU como patrimônio cultural imaterial e, assim, tornou-se uma das mais importantes manifestações culturais da música mundial.

Outros símbolos da paz

Estrela de Davi.

Além dos movimentos que se apropriaram do símbolo da paz, podemos encontrar ele em acessórios, roupas, adesivos, e muito mais. Com certeza, você já viu esse símbolo em algum lugar estampado.

Continue lendo e vai se surpreender com como esse símbolo se diversifica e transmite de forma simplificada a paz, através de cores, objetos, gestos e logotipos. Confira!

Pomba Branca

Automaticamente, quando avistamos uma pomba branca, inevitavelmente associamos ela ao símbolo da paz. Apesar de isso partir de uma crença religiosa, é reconhecido até por quem não tem religião ou crença alguma.

Este símbolo foi promovido pelos católicos. Para os religiosos, a denominação surgiu quando Noé recebeu de uma pomba branca um ramo de oliveira, logo após o dilúvio relatado pelo livro sagrado cristão.

Assim, a pomba branca tornou-se o símbolo da paz e, hoje, é reconhecida mundialmente. Para muitos, a ave simboliza a paz entre a humanidade, mas, na interpretação religiosa, a pomba branca é um dos símbolos do Espírito Santo, o Ser Supremo(Deus).

“V” com os dedos

O sinal V com os dedos foi adotado na década de 60 pelo movimento contracultura. Desde então, tornou-se mais um sinal que representa o símbolo da paz, sendo um gesto feito com os dedos e com a palma da mão para fora.

O símbolo é um gesto feito com as mãos, em que o dedo indicador e dedo médio formam um V, que também representa um V de Vitória.

Assim, também é utilizado como forma de ofensa, quando a palma da mão está voltada para dentro. No Reino Unido, o objetivo pode ser para afrontar a autoridade de alguém ou simplesmente dizer que não se submete ao controle e a ordem. Também é muito utilizado na África do Sul, na Austrália, na República da Irlanda e na Nova Zelândia.

A cor branca

Para aqueles que usam roupas brancas no réveillon, ou virada de ano, a crença diz que a cor branca é um símbolo de paz, harmonia e limpeza. Essa cor é também conhecida como a cor da luz, pois simboliza a virtude e o amor a Deus.

Também remete a libertação, iluminação espiritual e equilíbrio interior. O branco também é conhecido como o símbolo da paz, da espiritualidade, da virgindade e da inocência. No Ocidente, a cor branca significa alegria, porém, no Oriente, essa cor pode ter um significado inverso.

Símbolo Cultural de Paz

O pacto Röerich sintetiza o símbolo da paz. Ele foi criado por Nichola Roerich, com o intuito de proteger artefatos culturais. O pacto é usado para proteger descobertas científicas históricas, culturais, educacionais e religiosas e conquistas alcançadas ao longo da humanidade.

Assim, a bandeira feita por Röerich é usada em edifícios históricos e tem o objetivo de protegê-los da destruição durante as guerras. O tratado propõe que todos os lugares que têm significado histórico sejam preservados e respeitados por todas as nações, sejam em tempos de guerra ou de paz.

Portanto, a bandeira do símbolo do pacto de Röerich é um regulamento oficial e representa o símbolo da paz para toda a humanidade, protegendo os tesouros culturais.

Cachimbo de Calumet

O conhecido cachimbo Calumet é considerado um cachimbo sagrado. Na Europa e no Brasil, é conhecido como "cachimbo da paz", sendo um objeto muito usado por indígenas norte americanos, e representa a paz.

O cachimbo Calumet é um objeto bem específico, muito usado por diversas culturas indígenas das Américas para rituais cerimoniais sagrados.

Assim, a frase: "vamos fumar juntos o cachimbo da paz" é uma maneira de demonstrar a intenção de acabar com guerras, hostilidades e inimizades. É uma maneira de priorizar a comunhão entre culturas e povos distintos.

Ramo de oliveira

O ramo de oliveira é um dos símbolos representantes da paz e tem conexão com a pomba branca. Nas escrituras sagradas da bíblia, após o grande dilúvio que, segundo a história relatada, devastou a face da Terra, Noé solta uma pomba branca em direção à mata, e, em seguida, ela volta com um ramo de oliveira presa em seu bico.

Esse foi o sinal que Noé teve de que havia cessado o grande dilúvio que assolou a Terra e que se iniciava um novo tempo. Assim, para a maioria dos cristãos, o ramo simboliza a Vitória sobre o pecado, porém, para outros, o ramo de oliveira simboliza paz e prosperidade.

Papoula branca

A papoula branca foi introduzida e reconhecida pela cooperativa das mulheres do Reino Unido em 1933 como símbolo de paz. Durante a guerra que acontecia na Europa, a papoula traduzia que, para vencer conflitos, não era necessário derramar sangue.

Assim, ao final da primeira guerra mundial, mulheres decidiram vender papoulas brancas como forma de pedir pacificação. Elas estavam em todos os campos e sepulturas da Europa nesse período turbulento.

Grou de papel

A garotinha Sadako Sasaki comoveu o mundo e, talvez, seja a maior representante do símbolo da paz. Sadoko, sua mãe e seu irmão tiveram contato com a radiação causada pela explosão da bomba atômica, e, infelizmente, a menina de apenas 2 anos desenvolveu um quadro grave de leucemia.

Assim, existe uma lenda japonesa de que a ave tsuru pode viver até mil anos. Então, certo dia, Chizuko Hamamoto, amiga de Sadako, fez uma visita no hospital e falou para a menina que, se ela conseguisse fazer mil tsuru em origami, podia fazer um pedido.

Dessa forma, a menina conseguiu fazer 646 Tsurus e, antes de partir, ela pediu a paz para toda humanidade. Logo após sua morte, seus amigos fizeram os 354 que faltaram.

Mãos Brancas

O ex-presidente do tribunal constitucional, Francisco Tomás y Valiente, foi assassinado com 3 tiros a queima roupa em 1996. Ele foi professor de história do direito na Universidade Autônoma de Madrid, sendo atacado pelo ETA.

Tal caso causou grande comoção entre os estudantes, que saíram às ruas com as mãos pintadas de branco, representado o símbolo de paz.

Espingarda Partida

A Espingarda Partida é um símbolo da paz que existe por conta de War Resisters. Este é um grupo Internacional que usa o emblema de duas mãos quebrando uma espingarda. Esta ilustração remete ao fim da luta armada e ao símbolo de paz.

O grupo War Resisters foi fundado em 1921, e seu emblema é simples e passa sua mensagem de forma clara.

Shalom ou Salaam

Shalom é uma palavra hebraica, cujo significado em português é Paz. Assim, a palavra é escrita em camisetas, placas e bandeiras e é mais um símbolo de paz.

Além disso, Salam é uma palavra árabe que também significa paz. Esta é usada na tentativa de pacificar o Oriente Médio no conflito árabe-israelense.

Estrela de Seis pontas

Mais conhecida como a estrela de Davi, a estrela de seis pontas também representa o símbolo da paz e a proteção. Ela é constituída de dois triângulos: um com a ponta para cima e o outro com a ponta para baixo, formando uma estrela.

O símbolo também é estampado na bandeira de Israel, conhecido como escudo supremo de Davi e utilizado pelo judaísmo, pelo Santo Daime, etc.

Como o símbolo da paz ficou tão popular?

Símbolo da paz feito de flores.

Era inevitável que o símbolo da paz não se tornasse tão famoso no mundo, com tantas histórias indo desde a antiguidade até os dias atuais. Assim, um fato é certo: mesmo antes do símbolo criado por Gerald Holtom, já havia a necessidade de a paz ser predominante no mundo.

Já se passaram milhares e milhares de anos, e a humanidade ainda está engatinhando, tateando em busca da tão sonhada paz. Portanto, é importante que ela se faça presente e que a humanidade perceba que a paz é e sempre será melhor do que a guerra!

Autor deste artigo

Redator, Copywriter e Compositor.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Você sabia que sua data de nascimento revela muito sobre seu caráter, talentos e sonhos? Confira em nosso artigo tudo sobre esse assunto!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!