Arcanos menores: Saiba tudo sobre essas cartas do Tarot de Marselha!

Arcanos menores: Saiba tudo sobre essas cartas do Tarot de Marselha!

Os arcanos menores são complementares. Enquanto os maiores representam o consulente, os menores falam do cotidiano. Quer saber mais? Leia o nosso artigo.


Quem são os arcanos menores do Tarot de Marselha?

Mulher com baralho de tarot.

No Tarot de Marselha, o grupo dos arcanos menores é composto pelo total de 56 cartas distribuídas em quatro grupos de 14, todos contando com a mesma sequência numerada que se estende de 1 a 10 e com as três figuras da corte (Valete, Rei e Rainha).

Em termos simbólicos, os grupos possuem como diferencial algumas figuras estampadas, os bastões, as espadas, as taças e as moedas, que servem para designar o naipe de cada carta e são conhecidos exatamente como nos jogos: paus, espadas, ouros e copas.

Ao longo do artigo, os detalhes dos arcanos menores no Tarot de Marselha serão explorados. Para saber mais, continue a leitura para saber mais a respeito.

Entendendo os Arcanos Menores

Cartas de tarot alinhadas.

A leitura dos arcanos menores pode ser muito complexa para quem está começando a aprender os fundamentos do tarot. Isso acontece devido à amplitude dos seus significados, de forma que uma mesma carta pode entrar em contradição.

Assim, o seu sentido depende do todo envolvido no jogo e os arcanos menores não podem ser lidos isoladamente. Devido aos fatos destacados, aspectos como a história, a função e a organização dos arcanos se tornam essenciais para uma leitura mais eficiente.

Portanto, esses aspectos serão explicados em maior profundidade ao longo desta seção do artigo. Para saber mais a respeito, continue a leitura.

História

Os arcanos menores são símbolos complementares. Enquanto os maiores representam o próprio consulente e falam diretamente sobre a sua essência, os menores estão ligados a detalhes do cotidiano e apontam caminhos.

Assim, quer se fale sobre o plano espiritual ou sobre o plano físico, os arcanos menores são representados por naipes que delimitam as suas características e os associam a áreas específicas da vida do consulente. Por exemplo, espadas é associado aos aspectos mentais enquanto copas está ligado aos sentimentos.

Função

Em termos de função, os arcanos menores são cartas que se voltam para o direcionamento e para a complementação. Isso significa que eles servem para confirmar os presságios trazidos pelos arcanos maiores ou para mudar por completo a sua direção – aspectos que estão condicionados à leitura completa.

Além disso, os arcanos menores servem para trazer detalhamento e para acrescentar elementos, o que enriquece a leitura e a torna dinâmica por fornecer maior direcionamento para os conselhos do tarot. Portanto, os arcanos menores podem ser considerados elementos bases nos jogos.

Organização

Os arcanos menores representam a maior parte das 78 cartas do baralho de tarot, totalizando 56. Assim, eles são divididos em quatro grupos, aos quais um naipe é atribuído. Então, cada grupo conta com 14 cartas diferentes, que são numeradas de 1 a 10 e as demais cartas representam as figuras da corte, Rei, Rainha e Valete.

É possível destacar que através dos naipes se tem uma espécie de divisão de classe, visto que eles se associam com áreas distintas da vida do consulente e, embora tenham a mesma organização, possuem significados completamente diferentes.

Relação entre Arcanos Maiores e Arcanos Menores

A relação entre os arcanos maiores e os arcanos menores acontece durante a leitura de Tarot. Enquanto o primeiro grupo, composto por 22 cartas, fala sobre o destino do consulente e representa a sua essência, o segundo está mais ligado às ações cotidianas e de curta duração. Assim, os arcanos menores servem para dar direcionamento às mensagens dos maiores.

Todo esse processo depende das combinações presentes no jogo, visto que os arcanos menores podem confirmar ou negar o que é dito pelos arcanos maiores a depender de uma série de fatores.

Significado geral das figuras dos Arcanos Menores

Mulher pegando cartas de tarot.

As figuras da corte totalizam 16 entre os arcanos menores. Elas são conhecidas pelo nomes de Reis, Rainhas (ou Damas), Cavaleiros e Valetes (ou Pajens) e são repetidas nos quatro naipes que compõem o tarot. Em linhas gerais, elas podem ser descritas como personagens intermediários.

Isso significa que as figuras da corte se situam entre a abstração dos números de 1 a 10, também considerados arcanos menores, e as representações humanas presentes nos arcanos maiores. Portanto, elas funcionam como uma espécie de ponte entre os dois grupos de arcanos.

Ao mesmo tempo, existem algumas pessoas que consideram a corte como um terceiro grupo. A seguir, mais detalhes sobre essas figuras serão comentados. Para saber mais, continue a leitura do artigo.

Valete

Em termos de simbolismo básico, o Valete representa a figura de um filho. Pode também ser compreendido como um mensageiro quando aparece em um sentido mais dinâmico na leitura. Dessa forma, ele é o responsável por solucionar os conflitos das demais figuras da corte.

Logo, esse arcano é uma espécie de ajudante e presta serviços pessoais. Ele é o responsável por oferecer oportunidades e destacar potencial ainda não atingido pelo consulente. Quando se presta atenção à sua iconografia, estão sempre de pé e conta com elementos similares, como os chapéus específicos de cada naipe.

Cavaleiro

A figura do Cavaleiro é bastante rica em termos de simbolismo e se relaciona diretamente com os rituais de cavalaria que datam no período de surgimento do tarot. Em linhas gerais, os arcanos representam um papel intermediário entre o plano terrestre e o plano espiritual.

É possível afirmar que essas cartas possuem dinamismo e capacidade de agir em vários sentidos. Representam a atividade e os fatos transformadores da vida. Além disso, falam a respeito de energias que cada ser humano tem à sua disposição para tomar atitudes e concretizar coisas materiais.

Dama

As Damas, ou Rainhas, são essencialmente femininas e falam a respeito da concepção e do desenvolvimento interno. Logo, são figuras de papel maternal, fecundo e não é incomum que sejam associadas à ideia de virgindade. A sua principal função é a proteção e muito disso está ligado ao seu simbolismo aquático e lunar.

Em termos de características, as Damas podem ser descritas como arcanos sábios, de temperamento ameno e receptivo. Não é incomum que elas apareçam associadas às esposas, mães e namoradas dos consulentes, visto que se trata de uma mulher influente.

Rei

O Rei é uma figura masculina e heroica. Portanto, ele tem um papel de guia e de alguém que ajuda na conclusão de caminhos. É uma figura digna e que representa elevação máxima e grandeza. Assim, tem associação direta com o sucesso material que é conquistado por meio do trabalho árduo.

Além disso, os arcanos falam bastante sobre equilíbrio e sobre firmeza. Têm uma excelente capacidade de julgamento e conseguem ser objetivos nas suas decisões, que são tomadas de forma justa e refletida. Vale citar ainda o seu espírito de conquistador.

Significado geral dos naipes dos Arcanos Menores

Cartas de tarot espalhadas.

No tarot, cada naipe possui uma associação ao plano material e ao plano espiritual. Assim, falam sobre áreas diferentes da vida do consulente mesmo quando estão associados ao mesmo numeral ou figura da corte.

Além disso, os naipes também se ligam aos quatro elementos, água, ar, terra e fogo. Portanto, herdam deles algumas características importantes que vão influenciar na maneira como os arcanos associados a cada um se comportam e nas mensagens que eles entregam para os consulentes.

Também vale citar que os naipes servem para representar a divisão de classes. Para saber mais sobre isso, continue a leitura do artigo e confira a abordagem detalhada na próxima seção.

Copas – O Clero

Copas é um naipe associado ao elemento água e possui como uma das suas principais características a fluidez. Assim, está associado ao misticismo e ao amor, tanto do ponto de vista espiritual quanto do humano. Logo, durante uma leitura de tarot ele traz aspectos ligados às emoções, à intuição e ao inconsciente.

Todos os tipos de relacionamentos importantes para a experiência humana podem ser vistos através do naipe de copas. Portanto, ele não fala apenas sobre o amor romântico, mas também aborda as amizades e a vida familiar. Em geral, pode ser considerado positivo e apaziguador.

Paus – O Povo

Na divisão de classes, Paus é o naipe que representa o povo. Portanto, as suas principais características são a energia voltada para a ação, de forma que as mensagens trazidas pelos seus arcanos sempre estão associadas ao trabalho, às batalhas físicas e eventualmente à saúde.

Em linhas gerais, quando um arcano de paus aparece em uma leitura de tarot, o seu principal objetivo é avisar ao consulente que ele tem o poder de agir para atingir o sucesso que deseja. Dessa forma, as suas mensagens são muito ligadas à ideia de movimento e de objetivos práticos.

Espadas – A Nobreza e O Exército

Espadas é um naipe que fala a respeito dos conflitos internos que travamos ao longo da vida. Essa ideia está clara desde o seu símbolo, que consiste em um coração com uma empunhadura. Dessa forma, os arcanos de espadas mostram as prisões emocionais de cada pessoa.

Entretanto, o naipe também revela a parte analítica e voltada para a lógica nos pensamentos do consulente. Assim, a sua principal ideia é que ao mesmo tempo em que a mente pode ser uma grande aliada, ela pode se tornar uma rival potente se os pensamentos não forem bem administrados.

Ouros – A Burguesia

O naipe de Ouros está diretamente ligado à ideia de encerramento de projetos e cumprimento de promessas. Assim, ele aponta o que foi feito de forma correta ou não ao longo da trajetória e quais serão os ganhos extraídos pelo consulente a partir disso.

Vale citar que Ouros tem uma forte associação com a ideia de mérito e fala bastante sobre dinheiro, apesar de as suas mensagens não serem exclusivamente sobre isso. Uma vez que uma carta desse naipe aparece em uma leitura, ela indica crescimento material e estabilidade.

Arcanos Menores – Naipe de Ouros

Mulher com baralho de tarot.

O naipe de Ouros fala sobre finais de ciclo. Sempre destacando se as atitudes tomadas pelo consulente foram certas ou não, ele sugere que os ganhos de todas as situações são diretamente proporcionais ao esforço feito durante os projetos.

Devido a isso, o naipe pode ser considerado bastante vinculado aos aspectos materiais e as suas cartas, de forma geral, falam bastante sobre o dinheiro. Entretanto, existem significados mais amplos e nuances a serem analisadas em cada um dos arcanos, especialmente quando inseridos em uma leitura completa.

A seguir, aspectos relativos às cartas numeradas e às figuras da corte de Ouros serão discutidos. Continue a leitura para saber mais a respeito.

Às de Ouros

O Ás de Ouros traz para a leitura mensagens sobre a solução de problemas de cunho financeiro. Em geral, ele aparece quando o consulente faz perguntas sobre as dívidas que precisa pagar ou sobre empreendimentos nos quais investiu recentemente. Porém, é um arcano ligado às conclusões e costuma aparecer somente quando essas situações estão próximas do desfecho.

É possível afirmar que as mensagens do arcano são sobre erros e acertos nesses investimentos e ele sugere que é impossível ter sucesso sem correr alguns riscos nesse setor, mesmo que isso seja assustador.

2 de Ouros

O 2 de Ouros aborda questões relativas a empréstimos, especialmente quando eles são feitos para pessoas próximas e das quais gostamos. Além disso, surge como um indicativo de parcerias de negócios e potenciais sociedades. Quando é positivo, sugere que o consulente deve seguir em frente. Mas, quando é negativo traz alertas.

Assim, a negatividade do 2 de Ouros aponta que nem sempre o dinheiro é bem intencionado. Ou seja, esse potencial parceiro pode estar esperando algo em troca pelo investimento e o consulente pode não ter os meios para retribuir a essas expectativas.

3 de Ouros

O 3 de Ouros fala sobre o uso do dinheiro enquanto uma forma de superar dívidas que já existem. Além disso, no caso de pessoas que têm negócios próprios, ele traz mensagens a respeito de estabilidade no mercado, sugerindo sucesso.

Também se mostra válido ressaltar que o arcano possui mensagens para os trabalhadores autônomos e destaca que os bons rendimentos estão garantidos por ora. Logo, o 3 de Ouros é uma carta que fala sobre a ausência de preocupações financeiras e assegura que o consulente não precisará controlar os seus gastos com tanto rigor.

4 de Ouros

Em linhas gerais, as mensagens do 4 de Ouros falam sobre uma pessoa que vai aparecer para ajudar de forma surpreendente. Entretanto, aceitar essa ajuda pode colocar o consulente em risco. Mas, vale ressaltar que essa leitura depende das demais cartas envolvidas na leitura e que o 4 de Ouros conta com outras possibilidades.

Nesse sentido, existe a chance de que o arcano fale sobre ajuda indireta, que acontecerá como uma surpresa. Ou então que ele esteja alertando para um gasto inusitado que vai desequilibrar as finanças do consulente.

5 de Ouros

Dando continuidade à ideia apresentada pelo 4 de Ouros, o 5 de Ouros é um arcano que fala a respeito do uso do dinheiro. Assim, ele sugere que as economias do consulente precisarão ser utilizadas de uma maneira diferente da que ele havia pensado. Isso pode estar associado a uma decisão que foi tomada de forma espontânea ou mesmo a um investimento de última hora.

Entretanto, existe também a chance de que isso aconteça por necessidade. O mais gritante desse arcano é a ideia de mudança de rumo trazida por ele.

6 de Ouros

O 6 de Ouros traz mensagens sobre investimentos e afirma que é melhor não realizá-los, especialmente se a área de interesse do consulente for algo novo e sobre o qual ele ainda não tem tanto conhecimento. Portanto, o arcano aponta para a necessidade de fazer economia e de ter controle das contas.

Dessa forma, é possível destacar que o seu principal conselho é esperar a fase de turbulência passar para pensar em dar outros passos no setor financeiro. Assim, não agir é o movimento mais sábio por parte do consulente que encontra o 6 de Ouros.

7 de Ouros

As mensagens do 7 de Ouros são positivas e podem funcionar como um indício de que a tempestade prevista pelo 6 de Ouros está passando. Assim, alguém está usando o seu dinheiro para trazer uma influência positiva para a vida das pessoas. Essa figura pode ser o próprio consulente ou alguém que deseja ajudá-lo, tudo depende das demais cartas.

Logo, esse arcano fala sobre o quanto a generosidade pode ser benéfica para quem pratica e também destaca a importância de fazer o bem para as pessoas da família que podem estar em dificuldades.

8 de Ouros

O 8 de Ouros funciona como um presságio da chegada de uma pessoa que tem posses na vida do consulente. Dessa forma, ele não precisará se preocupar com o dinheiro porque essa pessoa atuará como uma espécie de provedora, ajudando no que for preciso.

Entretanto, será necessário fazer algum esforço para conseguir essa ajuda. O arcano prevê que o benfeitor somente passará a agir se for convencido pelo consulente de que este é um bom uso do seu dinheiro. Assim, a carta pode representar uma potencial sociedade que vai exigir um pouco de trabalho.

9 de Ouros

Os negócios voltam a aparecer nas mensagens dos arcanos de Ouros através da 9ª carta. Entretanto, o tom não é positivo. Segundo o 9 de Ouros, abrir um negócio pode não trazer os resultados esperados e o empreendimento vai permanecer estagnado. Essa carta fala bastante a respeito de planos que não chegam a uma finalização.

Por outro lado, a depender das combinações, o arcano menor pode estar tentando comunicar que a persistência é o caminho para conseguir prosperar. Então, se o negócio ainda não avançou, isso não é motivo para desistir por enquanto.

10 de Ouros

Quem encontra o 10 de Ouros em uma leitura de tarot deve ter atenção especial às mensagens trazidas pelo arcano. Em geral, essa pode ser considerada a carta mais pessimista entre as numeradas e fala a respeito de não conseguir perceber perspectivas de futuro que sejam melhores.

Logo, o 10 de Ouros aponta para um consulente resignado, que está em vias de se contentar com o que tem e não consegue mais encontrar forças para sonhar mais alto. Mas, vale ressaltar que o arcano não mostra isso como se fosse uma verdade absoluta e sim como um alerta.

Rei de Ouros

O Rei de Ouros é um arcano que surge para fazer alertas a respeito das maneiras como o consulente está usando o seu dinheiro. Geralmente ele surge nas leituras quando um acordo foi firmado, mas não está sendo respeitado. Assim, o dinheiro está sendo direcionado para fins diferentes.

Logo, o Rei de Ouros surge para lembrar dos riscos de desonrar a própria palavra e do que diz a respeito do caráter do consulente. Em casos mais graves, o arcano ainda pode revelar que a pessoa que o encontra tem potencial para se envolver em fraudes.

Valete de Ouros

O Valete de Ouros é um mensageiro de boas novas. Então, quando ele aparece em uma leitura de tarot a respeito da vida financeira, as suas mensagens são positivas. Nesse sentido, o arcano menor destaca que o consulente conseguirá ganhar dinheiro de uma forma inesperada.

Isso pode acontecer através de um investimento sobre o qual ele não estava certo sobre fazer ou não. Mas, em geral, as mensagens da carta sugerem que esse ganho está associado ao trabalho que o consulente já tem e sugerem que ele pode ser promovido em breve.

Rainha de Ouros

A Rainha de Ouros é uma carta que fala a respeito da maneira como o consulente lida com o dinheiro no seu momento atual. Ela surge para sugerir descontrole e funciona como um alerta de que as decisões tomadas não estão sendo maduras o suficiente e, portanto, o cenário financeiro da vida do consulente tende a continuar caótico.

Assim, esse é um arcano menor que pede revisão, calma e atenção. Geralmente as Rainhas são figuras de energia apaziguadora e, portanto, nada disso é definitivo, mas deve ser olhado com proximidade para não se tornar pior.

Cavaleiro de Ouros

O Cavaleiro de Ouros é uma carta que surge para alertar a respeito de gastos. O consulente que a encontra na sua leitura de tarot possivelmente está fazendo mais despesas do que consegue arcar e isso demonstra irresponsabilidade com a vida financeira, o que pode levar a um cenário de dívidas.

Dessa maneira, o arcano lembra ao consulente que ele não está pensando sobre o seu futuro, mas sim agindo de forma impulsiva para satisfazer os seus desejos momentâneos, o que pode ser perigoso.

Arcanos Menores – Naipe de Paus

Baralho de cartas de tarot.

O naipe de paus, assim como os seus arcanos, está associado à ideia de trabalho. Logo, as suas cartas são voltadas para ações e para as energias que o consulente tem para conquistar os seus objetivos de ordem prática.

Devido aos fatos destacados, paus é um naipe muito presente em leituras que falam a respeito do trabalho, da formação e das batalhas concretas que o consulente precisa lutar. As suas mensagens tendem ao otimismo devido à crença de que tudo pode ser conquistado com o esforço.

A seguir, mais características a respeito das cartas que compõem o naipe de paus serão abordadas. Para saber mais a respeito, continue a leitura do artigo.

Às de Paus

O Ás de Paus fala sobre a realização de um trabalho do qual se espera colher frutos para a sobrevivência. Assim, o arcano sugere que isso só depende do consulente para dar certo, assim como a ideia de abrir o próprio negócio também depende dos esforços empregados para sair do papel.

Mas, para conseguir chegar a esse ponto, é preciso ter certeza do que quer. Embora o Ás de Paus assinale que tudo vai dar certo, sem saber aonde se quer chegar fica impossível fazer qualquer movimento mais assertivo.

2 de Paus

O 2 de Paus surge para indicar que o consulente vai começar a se recuperar de um problema de saúde antigo. Além disso, esse arcano está muito associado à ideia de ajuda e fala sobre a possibilidade de que uma pessoa do ambiente de trabalho passe a prestar auxílio ao sonhador, o que renderá uma boa parceria.

Para fazer com que ela funcione de forma benéfica para ambas as partes, será preciso alinhar os interesses e saber ouvir um ao outro. As forças precisam ser alinhadas para chegar ao sucesso.

3 de Paus

O seu trabalho é seguro, mas não conta com grandes emoções. É exatamente essa a mensagem trazida pelo 3 de Paus. Portanto, a carta fala a respeito de um momento no qual será preciso tomar uma decisão e se aventurar por novos rumos ou permanecer quieto sem precisar lidar com o movimento provocado pelas mudanças.

O arcano sugere que se mexer pode provocar um verdadeiro turbilhão e isso tende a gerar muita ansiedade no consulente. Porém, caso ele consiga vencer o medo, uma fase positiva o aguarda.

4 de Paus

No 4 de Paus, os alertas são a respeito da saúde. O arcano sugere que um tratamento será necessário no futuro próximo, mas que a chegada até o diagnóstico tende a ser bastante confusa. Além disso, a carta também traz algumas perspectivas interessantes sobre o trabalho.

Nesse sentido, o 4 de Paus sugere que é importante ter atenção com os colegas. Não se deixe influenciar pela opinião de terceiros somente para agradar, especialmente se elas caminham na contramão dos seus próprios desejos. Também procure ter atenção ao que você fala.

5 de Paus

O 5 de Paus surge em uma leitura de tarot para indicar mudanças de trabalho. Elas podem ser tão drásticas que o consulente passará a atuar em outra área. Entretanto, essa interpretação depende das demais cartas presentes no jogo, visto que o 5 de Copas oferece leituras muito diversas.

Como o seu tema principal é a mudança, ela pode acontecer em vários setores diferentes e estar ligada ao espaço físico. O que importa é que algo será alterado de maneira drástica após a presença desse arcano.

6 de Paus

O consulente que encontra o 6 de Paus na sua leitura precisa ter atenção tanto ao trabalho quanto à saúde, visto que este será um período de tensão para ambos. Além disso, vale destacar que a carta faz um alerta especial para as pessoas que sofrem com a depressão, que podem acabar sucumbindo aos seus sintomas.

A carta é responsável por falar a respeito de desequilíbrio generalizado. Dessa forma, tudo entrará em choque ao mesmo tempo, gerando instabilidade e dando a impressão de que nenhum esforço é efetivo.

7 de Paus

Em linhas gerais, o 7 de Paus fala sobre mudanças de trabalho. Mas, isso pode ser levado para vários rumores diferentes. O mais óbvio é falar sobre uma nova oportunidade de emprego, mas existe a chance de que o atual trabalho do consulente faça com que seja necessária uma mudança de cidade.

Independente de qual cenário seja aplicável, ambos estão ligados a um aumento salarial e a alteração de planos para o futuro. Assim, as mudanças sugeridas pelo 7 de Paus serão profundas e positivas.

8 de Paus

As pessoas que encontram o 8 de Paus nas suas leituras de tarot recebem mensagens a respeito da importância de ter opinião própria, especialmente quando estão pensando em abrir um negócio. Isso pode influenciar a sua vida positivamente e ainda impactar as outras pessoas que estiverem envolvidas no projeto.

O arcano lembra que a sua opinião fará toda a diferença para que esse objetivo seja concluído com sucesso. Ela vai oferecer uma perspectiva única sobre o assunto e isso será essencial para mudar os rumos.

9 de Paus

O 9 de Paus não é um arcano positivo. Ele fala sobre problemas de saúde e sobre como eles vão forçar novos hábitos na vida do consulente, causando uma ruptura na sua rotina atual. Além disso, o arcano menor também destaca que o trabalho se tornará uma fonte de preocupação e o consulente vai se ver em uma posição muito difícil.

Tudo isso será desconfortável, mas o 9 de Paus sugere que a fase é um teste. Assim, ela surge para que você possa avaliar os seus desejos e medir o quanto realmente quer concretizá-los.

10 de Paus

Quem encontra o 10 de Paus na sua leitura de tarot está recebendo um alerta que fala a respeito do comodismo. O consulente se sente bem na sua atual posição do trabalho e não está fazendo nada para conquistar novos objetivos, de forma que a estagnação parece a sua realidade e ele está conformado com isso.

Além disso, a presença do arcano também aponta para a influência de vícios que podem comprometer a saúde. Como o consulente não quer se esforçar para nada, ele pode passar por um aumento de peso que vai acarretar em doenças.

Rei de Paus

O Rei de Paus é uma carta que funciona como um alerta. Nesse sentido, essa figura da corte aponta que o consulente pode estar agindo pautado pela teimosia no seu ambiente de trabalho e sugere que essa postura se mostrará um risco em breve. Logo, existe o risco de que o consulente perca o emprego caso insista nesse comportamento.

Então, o Rei de Paus surge como um alerta e como um pedido para que as devidas mudanças sejam feitas. É preciso olhar as coisas por outras perspectivas e aceitar que pontos de vista distintos podem ser válidos.

Valete de Paus

O Valete de Paus é o anúncio da chegada de uma nova pessoa ao ambiente de trabalho. Ela surgirá para alterar a rotina do lugar ou mesmo para proporcionar o surgimento de uma nova vaga. Entretanto, ele também pode aparecer para falar a respeito de outros hábitos do consulente.

Nesse sentido, o Valete de Paus traz mensagens a respeito da saúde e fala sobre a possibilidade de que um amigo te convide para fazer exercícios físicos, algo que você nunca havia pensado. Mas, ao receber a sugestão você passará a considerar uma boa ideia.

Rainha de Paus

Nas leituras de tarot, a Rainha de Paus é uma carta que surge para falar a respeito da redescoberta de talentos, especialmente aqueles que afloraram pela primeira vez durante a infância e foram deixados de lado posteriormente. Assim, tem uma associação bastante estreita com a ideia de renascimento.

A carta também sugere que o consulente está precisando se sentir acolhido, mas isso não tem ligação com as suas emoções e sim com o ambiente de trabalho, no qual ele tem se sentido deslocado desde que viveu uma situação de conflito com uma pessoa mais poderosa.

Cavaleiro de Paus

Quando o Cavaleiro de Paus surge em uma leitura sobre trabalho, ele aponta para um consulente que está constantemente mudando de emprego. Isso deriva da sua vontade de não se fixar em lugar algum e aponta para uma maneira leviana de encarar as obrigações que todos os seres humanos possuem.

Além disso, o arcano menor também traz alguns alertas a respeito da saúde e sugere que o consulente pode estar sendo negligente com os cuidados. Então, é necessário ter ações pontuais, como procurar um médico, para evitar cenários piores.

Arcanos Menores – Naipe de Copas

Baralho de cartas de tarot sobre livros.

O naipe de copas tem associação direta com assuntos místicos e de ordem emocional. Dessa maneira, da mesma maneira que ele fala a respeito da relação que as pessoas têm com o espiritual, ele aborda a forma como elas lidam com as suas relações terrenas.

Aliás, os relacionamentos são a temática mais recorrente desse naipe, que tem associação com o elemento água e herda a sua fluidez. Porém, não se trata apenas do amor romântico, mas sim de todos os tipos de vínculos que uma pessoa pode estabelecer ao longo da sua vida.

Na próxima seção do artigo as cartas do naipe de copas serão exploradas em maiores detalhes. Portanto, para conhecer as suas mensagens no tarot, continue a leitura.

Às de Copas

O Ás de Copas possui um sentido de conclusão de alguma coisa que está no coração do consulente e o faz feliz. Assim, o arcano menor fala sobre sonhos e também sobre coisas que você sequer imaginava que poderiam acontecer, mas acabou recebendo de toda forma.

Entretanto, vale citar que não existem muitos detalhes para esclarecer exatamente o que é esse sonho. Essa parte da interpretação está condicionada às demais cartas presentes na leitura e à pergunta feita pelo consulente para ser completa.

2 de Copas

Para quem está em um relacionamento, o 2 de Copas surge como um presságio positivo. O arcano menor fala sobre acertos e indica que os problemas podem desaparecer no futuro próximo. Os solteiros também recebem boas mensagens desse arcano, que aponta para a chegada de um novo amor.

Entretanto, devido às possibilidades de ambiguidade trazidas pelo 2 de Copas, tudo isso depende das cartas presentes no restante da leitura. A depender delas, as mensagens do arcano se tornam completamente opostas ao que foi comentado.

3 de Copas

O 3 de Copas é um arcano que sugere calmaria. O consulente estava passando por uma crise no seu relacionamento e agora vai entrar em uma fase de tranquilidade, na qual o seu coração estará leve mesmo nos momentos que ele se perceber sozinho.

Portanto, pode ser que um relacionamento que vinha passando por tensões chegue ao fim, sendo esse término o grande responsável pela sensação de leveza presente no momento atual. O que importa é que essa tranquilidade está no interior do consulente e ninguém pode tirar.

4 de Copas

Quando o 4 de Copas surge em uma leitura de tarot sobre amor, ele pede atenção. Isso acontece porque o arcano indica que existe a possibilidade de chegada de uma pessoa que vai interferir de forma significativa no relacionamento do consulente.

Essa pessoa pode ser uma rival direta ou mesmo um familiar que decidiu se meter na vida alheia. O que importa é que essa interferência pode se tornar negativa, provocando ainda mais conflitos na vida a dois e prejudicando a sintonia.

5 de Copas

O consulente que encontra o 5 de Copas na sua leitura vai conhecer alguém de forma completamente inusitada e esse encontro vai se tornar significativo. Além disso, o arcano indica a possibilidade de que a vida do consulente passe por uma união em breve, que pode ser um amor ou uma nova sociedade.

Essa nova pessoa chegará através de um lugar completamente inusitado e que nunca havia passado pela cabeça do consulente. Portanto, é algo que não pode ser previsto de forma alguma.

6 de Copas

O 6 de Copas é uma carta um pouco mais serena que as suas antecessoras, muito centralizadas em potenciais conflitos. Assim, ele destaca que as instabilidades nos relacionamentos, sejam eles familiares, amorosos ou de amizade, vai passar em breve.

Dessa maneira, o arcano indica que esse cenário negativo é fruto de falhas no processo de comunicação que podem ser corrigidas com facilidade. Mas, até que tudo isso seja compreendido, será uma fase de conflitos gerados a partir da dificuldade de se fazer entender.

7 de Copas

Para as pessoas que estão em busca de um relacionamento, o 7 de Copas é um dos arcanos mais positivos do naipe. Ele indica a chegada de uma nova pessoa que surgirá através de um meio inusitado e ligado a outros tipos de ocorrência. Assim, pode ser que você conheça alguém muito especial em um contexto aleatório, como uma entrevista de emprego.

A carta também conta com algumas mensagens muito positivas a respeito da vida financeira e indica que um novo trabalho será capaz de melhorar as suas finanças.

8 de Copas

O 8 de Copas fala a respeito do amor romântico. Assim, o arcano traz para a vida do consulente a possibilidade de que ele se interesse por alguém que vai ser difícil de conquistar. Portanto, ele vai precisar se dedicar bastante para conseguir.

Entretanto, a depender da combinação de cartas, o 8 de Copas também sugere que o consulente vai precisar bancar o cupido para alguém. Independente do cenário, o arcano surge para afirmar que existe muita força de vontade envolvida nesse processo.

9 de Copas

As pessoas que encontram o 9 de Copas e estão em um relacionamento recebem um aviso sobre os seus pares, que passarão a agir de maneira inesperada. Essas posturas vão mostrar que eles são muito diferentes do que se pensava em um primeiro momento, mas as surpresas nem sempre precisam ser negativas.

Entretanto, quando o cenário não for bom, a carta sugere que o consulente deve se perguntar se ele quer mesmo estar nesse relacionamento e tomar medidas a partir da reflexão.

10 de Copas

A rotina será um ponto negativo no amor. Essa é a mensagem trazida pelo 10 de Copas nas leituras de Tarot. Assim, o consulente passará a procurar por novos desafios e, em geral, quando essa carta surge, ela é um indicativo de que uma traição está no horizonte. Portanto, tudo começa a acontecer a partir da monotonia.

Logo, a situação pode ser antecipada e pode até mesmo ser evitada se essa for a vontade do consulente. Basta que ele pondere os fatos e termine antes de acabar traindo.

Rei de Copas

Quem encontra o Rei de Copas em uma leitura de Tarot recebe uma mensagem de que o momento não é adequado para desejar uma vida a dois. O arcano em questão é tão forte na sua sugestão que não existe nenhuma possibilidade de combinação que mude a sua mensagem.

Portanto, independente do estado civil do consulente, essa não é a hora de investir em relacionamentos. Em caso de insistência, ele apenas verá os seus esforços fracassando devido à força do Rei de Copas.

Valete de Copas

O Valete de Copas atua como um mensageiro e traz presságios positivos. Ele indica a chegada de um novo amor na vida do consulente que chegará através da conclusão de uma história do passado. Assim, ele terá um ímpeto para viver essa nova história de cabeça. Mas, podem existir alguns problemas.

Existe a chance de que o objeto de interesse do consulente já seja comprometido e, portanto, ele veja a situação de outro jeito, desejando apenas a sua amizade. As chances de que ele desrespeite o seu laço são pequenas.

Rainha de Copas

Os padrões maternos se fazem presentes nas mensagens trazidas pela Rainha de Copas devido à sua energia feminina. Assim, é possível que o consulente assuma um papel dessa natureza na vida do seu cônjuge, mas ele não deve aceitar essa função. É preciso questionar se esse é o caminho certo e se é assim que você deseja ser visto por alguém com quem tem um vínculo romântico.

A depender da combinação, a Rainha de Copas também pode indicar insegurança. Nesse cenário, o consulente tende a se sentir completamente vulnerável diante de um novo amor.

Cavaleiro de Copas

O Cavaleiro de Copas é uma carta que aponta para um consulente que não deseja se comprometer. Portanto, ele tem a tendência a ter múltiplos parceiros ao longo da sua vida e a desejar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, de forma que firmar um relacionamento sólido é quase impossível para quem encontra esse arcano.

Isso pode acontecer pelo desejo de liberdade ou pela vontade do consulente de ver o mundo. Dessa maneira, ele acredita que um amor não cabe na sua rotina.

Arcanos Menores – Naipe de Espadas

Cartas de tarot espalhadas.

O naipe de espadas está ligado aos desafios emocionais que todas as pessoas enfrentam ao longo da vida. Portanto, fala muito sobre o interior e sobre os sofrimentos psicológicos que os consulentes precisam enfrentar na sua trajetória.

Dessa maneira, espadas é percebido como um naipe sobre prisões emocionais. Apesar disso, possui conexão com a lógica e com a capacidade de analisar fatos racionalmente, o que gera uma ambiguidade e revela que a mente pode ser a pior inimiga ou a maior aliada de alguém.

A próxima seção do artigo vai se dedicar a analisar as cartas do naipe de espadas em maiores detalhes. Para saber mais, continue a leitura.

Às de Espadas

O Ás de Espadas aponta para o encerramento de um problema de longa data. Ele é incômodo e, por vezes, chega a tirar o sono do consulente. Trata-se de uma batalha na qual você é o seu maior adversário e é exatamente por isso que a vitória se torna tão complexa.

Outra possibilidade de sentido para essa carta é o encerramento de um relacionamento tóxico muito longo. Esse vínculo foi uma barreira por muito tempo e o consulente pensou que nunca teria a força necessária para ultrapassá-la. Mas, o momento de se ver livre chegou.

2 de Espadas

O 2 de Espadas traz um presságio positivo. Ele anuncia a chegada de uma pessoa na vida do consulente que será capaz de suprir uma falta. Isso pode acontecer através de recursos financeiros ou também de contatos e de influências que serão usados para beneficiá-lo.

Portanto, a partir da chegada dessa pessoa o consulente será capaz de superar os desafios que estão presentes na sua vida e encontrar novos caminhos, dando mais uma batalha por vencida.

3 de Espadas

Para quem encontra o 3 de Espadas, as batalhas a serem superadas são internas. Assim, será preciso que o consulente consiga encontrar uma forma de vencer os seus medos e de ultrapassar os problemas que fazem parte da sua vida agora, causando a sensação de que todas as áreas estão em conflito.

Caso ele consiga fazer isso, o seu caminho será de paz e de muita tranquilidade. Portanto, é preciso ter força de vontade para encarar mais essa batalha da vida.

4 de Espadas

O 4 de Espadas é uma carta preocupante porque ele indica que alguém está se movimentando contra você. Entretanto, ele não aponta para alguém específico e apenas destaca a possibilidade de que seja um amigo falso. Mas, não se deve descartar por completo a chance de um inimigo que você ainda nem conhece.

Vale ressaltar que se durante a leitura o consulente chegou a citar o nome de uma pessoa que considera da sua confiança, existem grandes possibilidades de que o tarot esteja tentando avisar que ela será a autora da traição.

5 de Espadas

Uma situação que está incomodando o consulente será revertida após o encontro com o 5 de Espadas. Então, uma vez que essa batalha chegar ao fim, outras possibilidades de futuro vão surgir, indicando que algo positivo está para começar.

Assim, o arcano menor é uma espécie de luz no fim do túnel para os consulentes. Além disso, é importante destacar que essa luz não é algo passageiro, mas sim permanente. Afinal, ela é fruto das conquistas do consulente.

6 de Espadas

O 6 de Espadas deve ser olhado com atenção. O arcano indica que o consulente pode perder o controle de uma determinada situação em breve e que uma série de situações negativas começarão a acontecer a partir disso. Todas elas serão provenientes da sua falta de certeza sobre qual caminho é o mais indicado para chegar à vitória.

Esse período nebuloso, porém, vai se dissipar à medida que o consulente conseguir manter a calma e olhar para a situação de forma mais objetiva. Na verdade, ele sempre teve a solução.

7 de Espadas

A abertura de caminhos é uma das mensagens presentes no 7 de Espadas. Ela acontecerá assim que o consulente conseguir concluir a batalha que está enfrentando agora. Então, o cenário vai se mostrar muito favorável para que ele consiga perseguir novos objetivos.

Tudo isso tornará a sua vida ainda melhor. Logo, por mais que a batalha seja dura e demorada, fazendo com que a ansiedade domine em alguns momentos, quem encontra o 7 de Espadas pode se manter otimista quanto à chegada de um futuro luminoso.

8 de Espadas

O 8 de Espadas é um arcano que deve ser olhado com muita atenção. Ele indica que as batalhas do consulente serão travadas com um inimigo até então invisível. Existe uma pessoa que está nos bastidores de uma situação da sua vida exercendo uma grande influência muito prejudicial.

Trata-se de alguém ardiloso e capaz de fazer qualquer coisa para conseguir atingir os seus objetivos. Portanto, o 8 de Espadas pede que o consulente esteja de olhos abertos para identificar essa pessoa e frear a sua influência.

9 de Espadas

As mensagens contidas no 9 de Espadas não são nada positivas para o sonhador. Elas indicam que ele vai passar por uma série de decepções em breve e elas representarão um verdadeiro baque na sua rotina. Porém, a depender da combinação, o arcano se torna mais ameno.

Assim, ele sugere que toda a situação descrita é apenas temporária. Dessa maneira, o consulente tem a chance de resolver tudo isso. Não significa que ele não vai se sentir magoado, mas sim que ele tem a força necessária para ultrapassar a dor.

10 de Espadas

Quando o 10 de Espadas surge em uma leitura, ele indica que o consulente tem alguns desejos, mas não consegue encontrar a força necessária para colocá-los em prática ou mesmo sentir vontade de mudar alguma coisa na sua vida.

Assim, o seu destino é ser um eterno sonhador, que deseja muito, mas não concretiza nada. Logo, essa é uma carta que indica uma luta interior, mas também de ordem prática, visto que pede movimento para que o cenário de inércia seja rompido.

Rei de Espadas

O Rei de Espadas é considerado a pior carta do naipe e representa uma figura tirânica. Assim, ele é capaz de passar por cima de todos para conseguir o que quer e não se interessa por compreender as nuances de um problema. Se a carta aparece para uma mulher, esse significado se torna potencializado.

Logo, o Rei de Espadas passa a indicar uma figura negativa e egoísta, capaz de tudo para fazer com que a sua vontade se sobreponha à dos demais.

Valete de Espadas

O Valete de Espadas surge para falar de batalhas que foram devidamente finalizadas e vencidas. Além disso, o arcano menor tem relação direta com a ideia de estabelecer limites e de impor respeito. Portanto, as lutas indicadas pela carta podem estar relacionadas com esses fatores.

Uma vez que o arcano somente deixa o campo quando se consagra vencedor, o momento após a batalha é de renovação para o consulente. Dessa maneira, o Valete de Espadas é o indicativo de que boas notícias estão para chegar.

Rainha de Espadas

A Rainha de Espadas é uma carta que deve ser olhada com atenção pelo consulente. Ela surge como a representação de uma figura mimada e que deseja impor os seus desejos àqueles que estão ao seu redor. Assim, ela não para até conseguir o que deseja e age de forma infantil quando é contrariada.

Portanto, se a Rainha de Espadas surgir para representar o próprio consulente, isso pede uma revisão de comportamento para que ele não piore cenários que já são negativos por si só.

Cavaleiro de Espadas

Quem encontra o Cavaleiro de Espadas em uma leitura de tarot recebe uma mensagem sobre a forma como está fazendo uso dos seus contatos. O arcano sugere que eles não estão sendo aproveitados corretamente e isso pode acabar por fazer com que pessoas de confiança terminem a situação sendo expostas.

O cenário tende a se tornar complicado porque o consulente vai causar tudo isso por entrar em uma situação sem fazer a devida reflexão. Logo, o arcano menor surge para lembrar a importância de conter os impulsos.

Os Arcanos Menores representam nosso o livre-arbítrio!

Mulher mexendo com cartas de tarot.

Os arcanos menores funcionam como uma representação do livre arbítrio. Isso acontece devido à sua característica mutável e ambígua, que pode sofrer influência tanto dos arcanos maiores quanto de outros menores ao seu redor em uma leitura de tarot.

Além disso, essas cartas falam sobre questões cotidianas e mais voltadas para o momento atual do consulente. As suas missões de vida, por exemplo, estão presentes nos arcanos maiores. É exatamente por isso que os arcanos menores funcionam para direcionar as suas mensagens.

Portanto, os arcanos menores falam sobre o papel de cada um no desenrolar dos eventos da sua vida a partir das escolhas feitas.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


tarot

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.