Como saber meu signo? Confira qual o seu e veja informações sobre ele!

Como saber meu signo? Confira qual o seu e veja informações sobre ele!

Você sabe qual o seu signo? Confira aqui como descobrir, as principais características e o que ele influencia na sua vida!


Você sabe como descobrir o seu signo?

Foto de mapa astral com cristais

Você sabe como descobrir o seu signo? Muitas vezes as pessoas sabem que pertencem a uma casa zodiacal por algum familiar ter falado ou algum amigo. Muitas vezes, nem este contato a pessoa tem. Para descobrir o seu signo, você precisa apenas da sua data de nascimento. Com essa informação, é possível verificar a posição do Sol em relação a constelação que determina o seu signo.

Temos 12 signos no Zodíaco que representam as 12 constelações: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Cada signo tem as suas particularidades e exerce uma influência na vida de cada nativo.

Quer saber como descobrir o seu signo e o que ele significa? Leia este artigo e aprenda as informações iniciais para conhecer melhor o seu signo e se aprofundar sobre este assunto!

Entendendo os signos

Foto do relógio astrológico de Praga

Antes de mais nada, precisamos compreender como funciona o zodíaco. Como são divididas as casas zodiacais, os planetas regentes entre outros pontos que acabam influenciando em nossas vidas. Confira agora tudo o que você precisa saber sobre o zodíaco, as peculiaridades de cada signo e algumas curiosidades!

O que é o zodíaco?

De acordo com os astrônomos, o zodíaco é uma esfera celeste que se estende a 8,5 graus da órbita do planeta Terra. Neste ponto específico do espaço, o Sol, a Lua e outros planetas estão em órbita. Na astrologia, essa esfera celeste com 360º, é dividida em 12 partes e cada uma delas carrega por igual 30º. Cada divisão é a casa de uma constelação, e cada repartição dessa grande roda representa um signo do zodíaco.

O que cada signo representa?

A repartição igualitária da esfera celeste faz com que haja 12 partes. Nessa mesma órbita, temos exatamente 12 constelações e cada uma das divisões leva o nome de uma delas. Quais sejam: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Para determinar o signo de uma pessoa, devemos considerar o posicionamento do Sol em relação a uma constelação. Por esta informação, conseguimos analisar através do dia e hora que a pessoa nasceu.

O signo solar, como é chamado, é o primeiro contato que a pessoa tem com a astrologia.
Cada signo dará traços específicos aos seus nativos e exercerão uma certa influência em sua personalidade.

Outras informações sobre signos

Muitos fatores devem ser considerados quando o assunto é signo. Cada casa tem uma peculiaridade, pontos positivos e negativos. Pessoas de signos diferentes agirão de maneiras diferentes dependendo da situação.

Além de serem divididos em doze partes, os signos são divididos em 4 elementos: Fogo, Terra, Ar e Água.

Signos de fogo: Áries, Leão e Sagitário
Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio
Signos de ar: Gêmeos, Libra e Aquário
Signos de água: Câncer, Escorpião e Peixes.

Cada signo possui um planeta regente que exerce influência na personalidade de seus nativos e cada signo possui o seu símbolo. Essas são só algumas informações sobre os signos em geral. Após compreender essas informações, você estará apto para se aprofundar no seu mapa astral.

Os signos e as datas de nascimento

Neste tópico, vamos detalhar todas as características que você deve saber sobre o seu signo. As principais características, as datas que pertencem a cada signo, o símbolo, o elemento que o representa, o seu planeta regente a pedra do signo, entre outras curiosidades.

Aquário – 20 de janeiro a 18 de fevereiro

Nascidos sob a constelação de Aquário, temos as pessoas mais excêntricas do zodíaco. Os aquarianos são pessoas de espírito livre e com uma mente que não para um minuto. São criativos, por isso se dão tão bem em atividades artísticas. São extremamente justos e não ficam de braços cruzados quando presenciam alguma situação injusta.

Rebeldia também faz parte da sua personalidade, eles sempre vão achar que podem mudar o mundo e acredite, eles farão o possível para deixar, ao menos, a sua marca nele. Muitas vezes, essa rebeldia pode incomodar as pessoas com quem este aquariano convive.

Aquarianos possuem também traços altruístas, sempre estão metidos em alguma causa social, sempre buscam ajudar quem realmente precisa.

Elemento: Ar
Regentes: Saturno e Urano
Pedra: Quartzo branco
Símbolo: Aguadeiro derramando água

Peixes – 19 de fevereiro a 19 de março

Os nascidos durante o período de Peixes são aqueles que vivem sonhando acordados e são extremamente românticos. Apresentam traços de introspecção quando estão em um ambiente cheio de estranhos, mas quem os conhece bem sabe o quanto eles gostam de se comunicar e se relacionar.

A empatia faz parte da personalidade do pisciano. Além de serem ótimos ouvintes, ficam do lado da pessoa pelo tempo que ela precisar, dando conselhos e tentando acalmar. Acabam se doando demais pelo outro, o que pode acabar gerando decepções e muito sofrimento. Administram muito bem as suas finanças, sem deixar que a ganância tome conta de suas atitudes.

Elemento: Água
Regente: Júpiter
Pedra: Ametista
Símbolo: Dois peixes em direções opostas unidos por uma linha.

Áries – 20 de março a 18 de abril

Quem nasceu sob a constelação de Áries, possui uma persistência fora do normal. Esses nativos não desistem daquilo que almejam, fazem de tudo para conseguir o que querem ou chegar onde sempre sonharam. A competição também está no sangue, eles sempre vão querer disputar com alguém, mesmo que o seu “adversário” não esteja tão interessado assim.

São líderes natos, sempre estão prontos para assumir uma situação fora de controle e colocar tudo no seu devido lugar. Não temem um desafio e muito menos uma briga, eles sempre encaram essas situações com coragem e com o intuito de sair com vitória. Não aceitam falhas próprias e muito menos de terceiros, falhar é algo grave para um ariano e os tiram do sério.

Elemento: Fogo
Regente: Marte
Pedra: Rubi
Símbolo: Carneiro

Touro – 19 de abril a 19 de maio

Os taurinos são muito conhecidos pela sua fome. Além desse traço tão característico, são pessoas emotivas e um tanto quanto teimosas. Carregam uma força que os guiam na hora de persistir em seus objetivos e sonhos, nada os faz parar. A sensualidade é a grande aliada desses nativos, eles possuem muita facilidade em chamar a atenção e conquistar as pessoas ao seu redor.

Esses nativos costumam ser ciumentos, e quando esse sentimento sai do controle, eles acabam se irritando e magoando as pessoas. O taurino é muito autoconfiante, adoram viver com estabilidade e, se possível, com luxo. Não são muito adeptos a mudanças, principalmente as repentinas. São ótimos trabalhadores, e isso acontece, pois são muito focados em suas tarefas e entregam resultados de qualidade.

Elemento: Terra
Regente: Vênus
Pedra: Esmeralda
Símbolo: Touro

Gêmeos – 20 de maio a 20 de junho

Nascidos sob a constelação de Gêmeos, temos aqueles que dominam as palavras. Os geminianos são extremamente comunicativos e sabem utilizar as palavras como ninguém. Aliado a sua linguagem corporal, esses nativos conseguem convencer todos ao seu redor.

Devido a grande energia que possuem, se destacam positivamente em atividades físicas, e também utilizam este gás para se manterem em constante mudança. Quando assumem o papel de líderes, se saem muito bem. Isso ocorre, pois o geminiano tem a capacidade de inspirar e motivar a todos à sua volta, fazendo com que sua equipe seja produtiva e alcance grandes resultados.

Ao se relacionar com alguém especial, só se soltam completamente quando confiam inteiramente na pessoa amada. Caso percebam qualquer tipo de amarras em seu relacionamento, dão fim na relação, pois prezam muito pela sua liberdade

Elemento: Ar
Regente: Mercúrio
Pedra: Citrino
Símbolo: Representado por irmãos gêmeos que simbolizam Pollux e Castor, presentes na mitologia grega.

Câncer – 21 de junho a 21 de julho

A emoção faz parte de quem nasceu durante o período de Câncer. Este traço emotivo que os fazem ser conhecidos como as mães e pais da turma. Amam cuidar dos seus, não importa o dia ou a hora, eles sempre estarão lá por quem amam. São guiados pela sua forte intuição, e confiam nela cegamente, pois ela nunca os deixou na mão.

Quando a emoção domina o canceriano, ele pode apresentar alguns traços de manipulação, por não conseguir controlar os seus sentimentos e fazer com que os outros se sintam mal.

Adoram viver a vida perfeita em seus pensamentos, o que dificulta muito quando precisam encarar a realidade. São pessoas que amam estar em família, valorizam todos os momentos juntos e esperam que no mínimo os outros familiares sejam tão cuidadosos e afetivos como eles são.

Elemento: Água
Regente: Lua
Pedra: Pedra da Lua
Símbolo: Caranguejo.

Leão – 22 de julho a 22 de agosto

Os leoninos definitivamente atraem os olhares por onde passam. Eles sempre atraem a atenção para si quando chegam em um ambiente com várias pessoas. A autoconfiança e a positividade também fazem parte da vida de um leonino.

Essa característica faz com que eles sejam seguros nas mais diversas situações. Um lado negativo deste signo é o ego, quando ele está inflado, podem se tornar pessoas dominadoras. A lealdade faz parte da personalidade de um leonino, vão até o fim pelas pessoas que amam.

Independência, romantismo, criatividade e otimismo também compõem a personalidade desses nativos. A admiração é um aspecto muito importante para os leoninos, pois sem ela não é possível que eles amem o seu par. Quando acaba a admiração pelo seu amado, chega ao fim o relacionamento do leonino.

Elemento: Fogo
Regente: Sol
Pedra: Pedra do Sol
Símbolo: Leão

Virgem – 23 de agosto a 21 de setembro

Os nascidos durante o período do signo de Virgem são pessoas organizadas. Gostam de agir de maneira individual, pois assim garantem a qualidade de seu resultado. Isso não é um problema, já que eles têm o foco necessário para que tudo saia como o planejado. Exploram as suas habilidades ao máximo para que elas se aprimorem e os ajudem no seu crescimento pessoal e profissional.

Outro ponto que deve ser considerado da personalidade dos virginianos, é que eles são extremamente críticos. Em sua vida pessoal, sempre realizam autocríticas quando necessário, refazendo tudo até encontrar um resultado perfeito. Terceiros também não escapam da crítica desses nativos, os virginianos vivem em busca da perfeição, o que pode incomodar as demais pessoas.

Elemento: Terra
Regente: Mercúrio
Pedra: Amazonita
Símbolo: Uma mulher virgem que segura em sua mão uma espiga de milho.

Libra – 22 de setembro a 22 de outubro

Quem nasce durante o período do signo de Libra, leva a fama de ser indeciso. Isso ocorre devido ao fato dele ter medo de fazer a escolha errada. Isso para algumas pessoas não é nada demais, mas para os librianos significa que eles perderam a outra possibilidade, e isso é muito grave.

São pessoas compreensivas e conseguem conviver tranquilamente com outras pessoas. Adoram conversar e criar vínculos fortes com os outros. Quando estão se relacionando amorosamente com alguém podem ter algumas atitudes impulsivas.

Sempre buscam a harmonia em seus relacionamentos, respeitando todas as diferenças e sempre aceitando algo novo. Podem acabar anulando o que realmente sentem para não magoar o outro, adaptando-se a quem está ao seu lado, o que muitas vezes pode não ser saudável.

Elemento: Ar
Regente: Vênus
Pedra: Quartzo Rosa
Símbolo: Balança

Escorpião – 23 de outubro a 21 de novembro

Entre os dias 23 de outubro até 21 de novembro, temos os escorpianos. Esses nativos são focados em lutar pelas coisas que desejam e acreditam. Pessoas extremamente prestativas, principalmente com os seus amigos, fazendo de tudo para ajudá-los.

Não são de demonstrar muito afeto, principalmente em público. Podem se incomodar com pessoas carinhosas demais, em especial aquelas que ele não deu liberdade. Definitivamente são pessoas intensas.

É comum que um escorpiano tenha rancor de alguém que um dia o fez mal. Este nativo é verdadeiro, não esconde se não gostou de algo ou se está irritado. São parceiros sensuais, e quando se apaixonam de verdade por alguém, enfrentam o mundo por ela. O escorpiano busca sempre a harmonia em seus relacionamentos, fazendo de tudo para que a relação dê certo.

Elemento: Água
Regente: Marte
Pedra: Obsidiana
Símbolo: Escorpião

Sagitário – 22 de novembro a 21 de dezembro

A franqueza está presente na personalidade de um sagitariano. Eles não tem papas na língua, falam tudo o que passa na cabeça deles. Este nativo não palpita na intenção de machucar o próximo, mas não significa que não tenha o resultado contrário, por isso, muitas vezes são considerados grossos e sem tato para lidar com algumas situações.

Gostam de levar a vida de maneira intensa, aproveitando tudo como se fosse o último dia. Adoram viver rodeado de amigos, para desfrutar tudo o que a vida tem de melhor e colecionar lembranças boas. Prezam muito pela sua liberdade e quando criam raízes, precisam que o seu espaço seja compreendido e respeitado.

São pessoas justas e sempre dão um jeito de não serem injustiçados, fazendo o mesmo pelos os seus. A generosidade também é uma qualidade a ser considerada, sempre dão um jeito de ajudar quem precisa.

Elemento: Fogo
Regente: Júpiter
Pedra: Lápis Lazuli
Símbolo: Um centauro segurando um arco e flecha.

Capricórnio – 21 de dezembro a 19 de janeiro

Nascidos entre os dias 21 de dezembro e 19 de janeiro é a vez dos capricornianos. Determinados, focados e disciplinados vivem em busca da perfeição e não descansam enquanto não alcançam o seu objetivo. Não é atoa que são excelentes trabalhadores e se destacam com frequência em sua vida profissional.

São pessoas racionais e práticas em todos os setores de sua vida. Parecem fechados, mas quando se sentem cativados por alguém, se mostram pessoas incríveis. Além disso, são pessoas um tanto quanto desconfiadas e que gostam que as pessoas que os cercam, principalmente os seus familiares, sejam obedientes, para que tudo saia do modo que este nativo planejou.

Elemento: Terra
Regente: Saturno
Pedra: Ônix
Símbolo: Cabra com os chifres curvados.

Conhecer seu signo é conhecer a si mesmo!

Foto de mãos com os símbolos do zodíaco

Ao conhecer o seu signo solar, você será capaz de compreender alguns traços da sua personalidade e como a sua instalação influência na sua vida. Conhecer o seu signo é a porta de entrada para a descoberta do seu mapa astral. Ao compreender o seu signo solar, você se sentirá pronto e seguro para avançar na sua jornada de autoconhecimento.

É importante lembrar que outras variáveis podem acabar influenciando em sua personalidade, só que para descobri-las, é necessário ler mais sobre o assunto. O primeiro passo você já deu, conheceu o seu signo solar. Embarque agora nas demais informações sobre o seu signo e se descubra cada dia mais! Tenha uma ótima jornada!

Autor deste artigo

Jornalista que de tanto gostar de signos e sonhos, agora está escrevendo sobre eles. Gosto de livros de fantasia, conteúdo geek e tenho uma leve queda por Reality Show.

Palavras-chave relacionadas


signos sol mapa astral

Artigos relacionados


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!