O que é o Chakra Frontal? Conheça o sexto chakra e saiba como equilibrar!

O que é o Chakra Frontal? Conheça o sexto chakra e saiba como equilibrar!

Você sabe o que é o sexto chakra? Aprenda tudo sobre o terceiro olho ativo, técnicas e métodos para o equilíbrio e como ele influencia na sua vida!


Saiba tudo sobre o Chakra Frontal, o Sexto Chakra!

pessoa apontando seu 3°olho

Em algum momento você já se pegou pensando em alguém e, de repente, a pessoa te ligou ou mandou mensagem? Ou então, você encontrou a pessoa em quem pensou em algum lugar. Isso pode parecer coincidência, mas, há uma explicação para que isso aconteça.

Essa voz interior, ou eu interior, é chamada de Chakra Frontal, Terceiro Olho ou Ajna. Ele é o responsável pela intuição, clareza mental, pensamentos e sabedoria primordial. A seguir, você vai aprender técnicas, métodos, hábitos que deve adotar na prática para equilibrar esse poderoso chakra, que vai te auxiliar nas suas decisões, relacionamentos e até mesmo na sua vida profissional. Leia mais.

Chakra frontal, terceiro olho ou Ajna

3° olho

O Chakra Frontal, mais precisamente, representa o olho da sabedoria de Shiva, portanto quando você ativa e equilibra esse chakra pode alcançar o controle de emoções e pensamentos.

O Terceiro Olho ou "Ajna", que em sânscrito significa comando, é o penúltimo dos 7 chakras que existem. Ele é responsável por todos os outros chakras; a luz da alma de cada ser; por esse motivo é que temos esses avisos ou diálogos dentro da nossa mente frequentemente.

Você pode alcançar uma conexão permanente com a verdadeira voz interior te auxiliando diariamente nas suas decisões. Aprenda agora tudo sobre esse chakra e como usar as técnicas que vão mudar sua vida.

Mantra e cor

O mantra do Chakra Frontal é talvez o mais conhecido de todos, e muito fácil de cantar, pois ele deve ser entoado lentamente: "OM", a pronúncia soa "AUM". É muito usado no início de meditações.

Sendo o mais poderoso de todos os mantras, ele é a raiz e a essência de todos os outros, é uma profunda conexão com a natureza elevando até o silêncio de Brahma (O Absoluto), a verdadeira vibração primordial, além de ativar a luz interior.

Sua cor é azul índigo, quase um marinho, uma mescla de vermelho e azul. Ajuda na purificação de ambientes carregados, além de equilibrar as energias, transmite força, reflexão e harmonia.

Localização e função

O Terceiro Olho está localizado entre o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo, um pouco acima dos olhos, entre as sobrancelhas, mais precisamente na testa.

O Chakra Frontal faz você escutar a voz da intuição, portanto, quando ativado você está em pleno controle de suas emoções e domínio do seu eu interior, dos pensamentos e assim vivendo o aqui e o agora.

Esse chakra ativado faz com que você se desprenda do passado e pare de sofrer o excesso de futuro, finalmente se livrando da ansiedade, depressão e angústias. Sendo assim, aproveitando cada momento, sendo iluminado e consciente da sua missão de alma.

Órgãos regidos

Esse chakra está diretamente ligado aos órgãos do sistema nervoso cerebral e autônomo. O sistema nervoso autônomo controla as seguintes funções: respiração, percepção, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão. Ele é, ainda, o responsável por enviar comandos ao cérebro para adaptações e enviar comandos.

Glândula e sentidos

A glândula pineal é governada pelo sexto chakra. Essa glândula, quando em equilíbrio, aguça a imaginação e o intelecto melhorando o aprendizado, memória, criatividade, além de aprimorar a intuição.

A intuição intrínseca que já existe dentro de todo ser é o seu guia interior e tem a capacidade de oferecer autonomia para tomar decisões sem aquele receio sobre se algo vai dar certo ou errado. Ela desperta o contato com o mundo espiritual, ouvindo a voz sutil da sua intuição, induzindo seu ser a tomar as decisões certas, na hora certa.

Áreas da vida em que atua

O Chakra Frontal atua diretamente em seus relacionamentos pessoais, profissionais e familiares como um todo. Sua individualidade no meio da sociedade e importância. Somos seres energéticos e isso é comprovado cientificamente, portanto esse chakra é poderosíssimo.

A ativação do Terceiro Olho é essencial para que algumas áreas da sua vida estejam alinhadas, em ressonância e plena harmonia com a sua espiritualidade.

Pedra e cristais

Além das técnicas de respiração, meditação e mergulho interior temos como alinhar o nosso chakra frontal através de pedras e cristais.

Um cristal poderoso para o alinhamento é o Lápis-lazúli. Este é o cristal da força espiritual, desperta a profunda intuição, além de muitos outros como os cristais índigo/violetas: Sodalita, Fluorita, Ametista, Fluorita Roxa, Pedra da Lua, Quartzo Branco e Quartzo Transparente.

Efeitos do equilíbrio do Chakra Frontal

pessoa curando o 3° olho

A seguir você vai saber que os efeitos do Terceiro Olho, quando ativados, são surpreendentes. Você sentirá a completa satisfação que sempre buscou e saberá tomar as decisões corretas que fazem o bem para sua mente, corpo e alma, e os efeitos positivos são evidentes. Veja na sequência os efeitos do Chakra Frontal em equilíbrio e em desequilíbrio.

Efeitos positivos do chakra frontal em equilíbrio

O Chakra Frontal é o guia para que você se sinta mais seguro, permitindo acreditar na intuição interior, potencializa a percepção e traz uma sensação de liderança natural sem o uso do ego. Faz você se sentir mais conectado e mais seguro em suas decisões no dia a dia, sempre agindo de acordo com a certeza interior para o bem maior.

Esse chakra te direciona para o seu papel dentro da sociedade, sua missão de alma e aquilo que te faz sentir-se realizado.

Efeitos negativos do Chakra Frontal em desequilíbrio

Para saber se a sua mente está em desequilíbrio com o sexto chakra, pare por um momento e se pergunte: como vão meus relacionamentos, meus resultados profissionais, a forma que eu enxergo a vida e contribuo com os demais?

Caso sua mente esteja inquieta, presa ao passado ou muito apegada ao que pode acontecer é um forte sinal que seu Terceiro Olho está em desequilíbrio. A partir do momento que reconhece isso você tem a oportunidade de uma mudança.

Geralmente, deixamos os pequenos detalhes da vida diária nos engolir, assim impedimos as mensagens sutis do Terceiro Olho. Mas, tudo pode ser revertido e solucionado.

Dicas de como equilibrar o Chakra Frontal

3° olho

Existem diversas técnicas para equilibrar o Sexto Chakra, algumas já citadas anteriormente, porém, existem muitas outras práticas para você adotar no seu dia a dia e assim, viver em constante equilíbrio com o Terceiro Olho.

A seguir você vai saber todos os métodos, hábitos e práticas para estar diretamente conectado com esse chakra. Por isso, anote todas as dicas para que possa inseri-las na sua rotina.

Pratique a conexão com a sua intuição

O Yoga e o Reiki ajudam no mergulho interior, na busca para saber que aquela voz que nós ouvimos não é uma ilusão. Aprenda a escutar e a entender exatamente o que ela quer te dizer e, uma vez que aprenda a dominá-la, você vai muito mais além.

A constante conexão com a intuição é um passo a passo. O primeiro passo é se tornar sensível a ouvi-la, exercitando a percepção interna. É deixar o racional de lado e aprender a dar vazão para aquela voz que vem lá do fundo do seu ser. Isso só acontece quando o seu sexto chakra está em equilíbrio.

Porém, não é sempre que estamos atentos a essa voz, por isso é tão importante fazer exercícios e ter mudanças de hábitos. Ouvir a sutileza dela é essencial, para que um dia possamos manter a frequência e simplesmente ser intuição.

Energia da luz e do sol

A luz solar é, sem dúvida, uma fonte para carregar o Sexto Chakra, pois ela tem a capacidade de transmitir essa energia para todo o corpo.

O elemento principal deste chakra é a luz. E é essencial que você busque sempre carregar suas energias através do sol, para que o terceiro olho esteja sempre ativado, mas é necessário lembrar que isso é ótimo, mas não o suficiente.

Exercícios de respiração

Para equilibrar seu Chakra Frontal através de exercícios de respiração, faça o seguinte. Com um dedo da mão tampe a sua narina esquerda, puxe o ar apenas pela narina direita, lentamente com a esquerda tampada. Agora alterne e, tampe a narina direita, inspire com a esquerda.

Faça esse exercício quantas vezes quiser, pois ele vai te trazer uma calmaria fantástica. Isso porque os dois lados do seu cérebro, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito se estimulam, trazendo você para o aqui e o agora; fazendo com que a percepção do Chakra Frontal esteja alinhada.

Observe sua mente antes de agir

O Sexto Chakra permite que você veja além da percepção convencional da vida. Ele te liberta, te dá clareza e uma nova perspectiva, te livrando das armadilhas da subjetividade, da mente e da personalidade.

E existem maneiras de saber e identificar se você está com uma perspectiva limitada. Observe seus pensamentos, a sua mente, caso esteja inquieta, barulhenta, preocupada constantemente e pensando em coisas negativas, é um forte sinal que você precisa de mais conexão com a sua intuição.

Momento em silêncio

Na Era Digital, onde a informação é instantânea e fugaz, muitas vezes não temos aquele momento de silêncio, de escutar nosso eu interior. Pois, a todo momento estamos sendo estimulados, seja pela visão, audição por meio de apps, redes sociais, televisão e jogos.

Aos poucos fomos esquecendo a importância do silêncio, isso é de se preocupar, pois perder essa sensibilidade traz a falta de comunicação com seu chakra.

Aos poucos perdemos as várias oportunidades de realizações de sucesso em todas as áreas da vida. Aprenda a escutar a mensagem da alma, se permita ficar pelo menos por alguns minutos só e, em silêncio.

Pratique a escrita

Escrever livremente desperta seus mais íntimos pensamentos, tente não filtrar, só escreva. Você pode escrever aquela questão que ainda não tem uma resposta e com calma encontrar aquela solução que já está dentro de você. Sem julgamentos, sem receio e nem bloqueios, deixe que flua.

Ao longo desse processo você vai perceber que isso pode desencadear ideias, inspirações e soluções que jamais imaginou que encontraria. Ao escrever você pode alcançar a intuição, alcançando isso, quem está guiando não é o consciente individual, mas sim a Consciência Superior que sempre transmite conhecimentos e verdades ocultas.

Alimentos ricos em Ômega 3 e antioxidantes

A boa alimentação influencia diretamente no seu ser. Por isso, é interessante que você consuma alimentos ricos em ômega 3 como: castanhas, óleos e peixes. Esses alimentos são fontes de energia para o chakra.

Os antioxidantes, como chá verde e chocolate amargo também são ótimos para a limpeza do corpo e, você pode incluir em todas as refeições.

Frases de afirmação

Frases de afirmação são sem dúvida uma ferramenta importantíssima para quebrar todas as crenças limitantes. Fale com você mesmo, fazendo autoafirmações positivas, assim como é necessário a limpeza do corpo devemos fazer limpezas na nossa mente. Diga a si mesmo frases para conexão com o Chakra Frontal como:

1 - Eu confio em minha intuição;

2 - Eu vivo o aqui e o agora;

3 - Eu vivo a paz;

4 - Eu aprendo com todas as experiências em minha vida;

5 - Eu estou conectado(a) com a sabedoria do universo, minha existência é única e especial;

6 - Estou aberto(a) as ideias e inspirações;

7 - Eu vejo tudo claramente;

8 - Eu atraio respostas para minhas dúvidas;

9 - Eu transformo meus sonhos em realidade.

Boa qualidade de sono

É difícil ter o Sexto Chakra ativado quando se passa a noite em claro ou mal dormida. Sabemos que muitas pessoas trocam o dia pela noite. Portanto, é essencial que durma bem a noite, mudanças de alguns hábitos são de suma importância para melhorar o desempenho do seu sono, bem-estar e disposição. Saiba como melhorar suas noites de sono:

1 - Evite se alimentar ao menos 2 ou 3 horas antes de dormir;

2 - Desligue aparelhos eletrônicos como celular e televisão 1 hora antes de se deitar;

3 - Caso sinta ansiedade e desconfortos, repita as técnicas de respiração e meditação.

Uma boa qualidade de sono é muito importante para que o desempenho ao longo do dia seja positivo, ela afeta diretamente no seu humor, saúde e qualidade de vida. Portanto, anote bem essas dicas para que você se mantenha em constante equilíbrio com seu Sexto Chakra, melhorando a sua qualidade de vida, mental e espiritual.

Uso da cor azul índigo

O uso da cor azul índigo trabalha diretamente na energia do Chakra Frontal. Eleva e expande a consciência e, consequentemente, melhora a compreensão das situações cotidianas. Você pode usufruir dessa cor para se livrar do medo, claustrofobia, timidez e complexo de inferioridade. A cor azul índigo também te devolve aquela sensação de tranquilidade.

Ingerir alimentos como: uva, uva passa, ameixa, amora na cor roxa ou violeta pode ajudar na purificação e solução desses problemas que afligem boa parte das pessoas. Você também pode utilizar o azul índigo em decorações, no trabalho, em casa ou em ambientes que frequenta rotineiramente, assim você obtém uma sensação de libertação, deixando o ambiente mais leve.

Use roupas na cor índigo, além de trazer boas energias ela te traz boa absorção e maior possibilidade de aprendizado. Caso você tenha pensamentos negativos frequentemente, dores de cabeça, insônia, problemas na vista, depressão ou ansiedade é muito importante que explore o uso dessa cor.

Massagem no centro da testa

Massagear o centro da testa é uma técnica muito eficaz para trazer o relaxamento; fazendo isso você pode trabalhar o chakra frontal e trazer uma sensação de conforto. Você pode usar o polegar ou outro dedo da sua preferência. Massageie no sentido horário e mantenha sempre o dedo na posição onde está localizado o Terceiro Olho.

Você notará um extremo alívio melhorando sua concentração, reduzindo a tensão, aliviando as dores de cabeça e o relaxamento dos olhos. É recomendado para pessoas que fazem muito uso de aparelhos eletrônicos, como celular, notebooks, computadores e televisão, dentre outros.

Aromaterapia e óleos essenciais

A aromaterapia é usada para harmonizar o corpo e o espírito através de óleos essenciais. Fazendo bom uso você pode manter e equilibrar o seu chakra frontal e ativar através desses aromas. Todos os 7 chakras têm óleos específicos que auxiliam no equilíbrio e ativação.

Os óleos essenciais para o Sexto Chakra são: lavanda, sálvia esclareia e eucalipto. O óleo de louro é bastante indicado para o equilíbrio deste chakra, entretanto você também pode usar o óleo de limão siciliano ou tahiti, tanto faz, também são óleos excelentes.

Uso de pedras e cristais

Os cristais são ótimos para o Chakra Frontal e possuem ressonância com nosso campo energético e conectam vibrações através das cores.

Deite-se de forma relaxada e coloque as pedras e cristais na localização onde o Sexto Chakra está localizado; coloque uma musica relaxante e fique por pelo menos 30 minutos apenas relaxando. As pedras e cristais conduzem os chakras, ampliando energias e promovendo benefícios em abundância na sua vida.

Entoação do mantra

Para a entoação do mantra do Sexto Chakra é preciso que você se desligue do mundo externo para que realmente funcione. A concentração é essencial para que se alcance êxito.

Coloque a mão lentamente acima do seu Chakra Frontal e repita o som "OM" por 9, 27 ou 108 vezes lentamente. De preferência, esteja em uma posição confortável, com a coluna reta e de olhos fechados. Procure se conectar com seu eu interior, desligando todos os pensamentos e distrações externas.

Mudras

Os mudras são gestos para conduzir fluxos de energia para o corpo e o espírito, muito utilizados em benefício do Chakra Frontal trazendo equilíbrio e purificação. O mudra utilizado para ativação desse chakra é o Mahamayuri Mudra.

Resumidamente, mudras são gestos feitos com as mãos e dedos, são posições muito utilizadas na prática de yoga junto a exercícios de respiração para a ativação do Chakra Frontal. Mudras também são usados no budismo, danças indianas e até mesmo em artes marciais.

Terapias energéticas

Você já leu que a luz solar é uma abundante fonte de energia e terapia energética muito eficaz, porém existe uma infinidade de outras possibilidades. O Reiki é bem indicado para melhorar a energia do Chakra Frontal. É indicado que seja feito com a aproximação de duas pessoas, porém alguns conseguem fazer a distância.

Você também pode usar a acupuntura, que foi reconhecida como uma especialidade médica no Brasil desde 1995. Sua origem é chinesa e é usada há cerca de 5000 anos; muito comum na medicina chinesa, trazendo bem-estar aos pacientes, promovendo equilíbrio físico e mental.

Existem milhares de terapias energéticas como o Yoga, Reiki, muito conhecidas. Também há a homeopatia, fitoterapia, antroposofia, arteterapia entre outras.

Como equilibrar o chakra frontal pode auxiliar na sua vida?

pessoa meditando

O Chakra Frontal em equilíbrio traz uma percepção diferenciada do mundo externo, sua intuição direciona a todo momento as melhores decisões. Além de tomar as decisões mais corretas e que vão promover seu bem-estar e dos demais, você se torna um líder aos olhos de outras pessoas.

Seus relacionamentos, sua criatividade, seu poder de aprendizado e intelecto se potencializam. Tudo se torna mais claro e simples. É essencial que você se atente aos detalhes e que ative o Terceiro Olho, use a intuição ao seu favor, encontre sua missão de alma, ouça seu eu interior, seja um espelho para o mundo.

Autor deste artigo

Redator, Copywriter e Compositor.

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.