Meditação para iniciantes: veja como fazer e dicas que vão ajudar!

Meditação para iniciantes: veja como fazer e dicas que vão ajudar!

Meditação para iniciantes: descubra como começar a praticar para conseguir os muitos benefícios para sua saúde física, além de alcançar o autoconhecimento.


Saiba tudo sobre como começar na meditação!

mulher meditando

Muitas pessoas têm dificuldade para começar a fazer meditação. Um ponto importante para esse início é entender que não é necessário ter experiência ou grandes conhecimentos para começar. A meditação para iniciantes pode ser simples, sem muitas cobranças e será de grande ajuda para melhorar o estresse, o nervosismo e aumentar o foco e energia dos praticantes.

Para iniciar a prática de meditação as pessoas podem utilizar alguns métodos existentes na internet, pois hoje existem vários vídeos que auxiliam nessa jornada. Além disso, existem várias modalidades de meditação mesmo para iniciantes, dessa forma as pessoas podem escolher aquela com que mais se identificam.

Neste artigo falaremos sobre vários assuntos relacionados à meditação para quem está começando, além de informações como: o que é, quais os benefícios da meditação e algumas dicas de como praticar a meditação.

Entendendo a meditação

mulher meditando

A meditação é uma maneira de as pessoas conseguirem controlar sua mente, relaxar e aumentar sua capacidade cognitiva. A prática não está diretamente ligada a uma religião, portanto independe de crenças e traz muitos benefícios a todos.

Abaixo falaremos sobre o que é a meditação, qual sua história e origem, como praticar meditação para iniciantes e quais os tipos de meditação. Continue lendo para entender melhor esta prática milenar.

O que é?

A prática da meditação para iniciantes ou pessoas mais experientes, é uma técnica que tem como objetivo levar a mente para um estado de calma e relaxamento. Essa atividade envolve posturas e foco na presença plena para atingir serenidade e paz interior.

Com isso, fazer meditação ajuda na redução de estresse, ansiedade e insônia. Além disso, também aumenta a capacidade de foco e produtividade no trabalho e estudos. A meditação, mesmo para iniciantes, pode ser praticada tanto com acompanhamento de um instrutor, quanto sozinho. Inclusive pode ser feita no trabalho, ou mesmo no transporte, a caminho do trabalho.

Como fazer?

Não há nenhuma complexidade para se iniciar a prática da meditação. Basta encontrar um local calmo, fechar os olhos e tentar afastar os pensamentos. Não é necessário evitar os pensamentos, apenas deixe-os chegar e ir embora, não os mantenha.

O silêncio não é primordial durante a meditação, inclusive é possível prestar atenção nos sons ao seu redor, essa é uma maneira de se manter presente. Preste atenção a sua respiração, faça inspirações profundas de forma lenta, movimentando a barriga, então solte o ar lentamente até esvaziar completamente. A atenção no movimento da respiração traz relaxamento.

Qual tipo de meditação escolher?

Existem inúmeras formas de se praticar meditação, porém há pontos em comum entre elas. Por exemplo, uma postura que seja confortável, ter um foco de atenção, espaço o mais silencioso possível e atitude isenta de julgamentos. Para quem está iniciando é possível realizar de 1 a 5 vezes no dia, com 5 minutos de duração, e aumentar o tempo de duração gradualmente.


Abaixo deixaremos as variações nos tipos de meditação:


  • Meditação Mindfulness: é o processo de atenção plena, em que o praticante coloca toda sua atenção em seus pensamentos, sentimentos e sensações físicas;

  • Meditação Transcendental: essa prática é realizada com a junção de um mantra, em que é repetido um som ou frase que traz tranquilidade, como o OM, por exemplo;

  • Prática chinesa de Qigong: trabalha com visualizações, como imaginar uma luz passando por partes do corpo;

  • Linhagens de Yoga: é baseada na respiração, vinculada às posturas físicas e o fluxo de inspiração e expiração.
  • Benefícios da meditação

    pessoa dormindo

    Os benefícios trazidos pela meditação para iniciantes ou pessoas mais experientes são enormes e têm efeito em várias áreas da vida. Estudos demonstraram que essa prática causa efeitos maravilhosos tanto no corpo, quanto na mente dos praticantes.

    Abaixo mostraremos quais são esses benefícios, como, por exemplo, a redução do estresse, aumento do foco, sensação de leveza, melhoria na qualidade do sono, reavaliação de prioridades, aumento da qualidade da respiração e melhora da saúde em geral.

    Redução do estresse

    A prática de meditação faz com as pessoas consigam reduzir o estresse e as doenças trazidas por esse mal que atinge tantas pessoas. Esse benefício está diretamente ligado ao estado de relaxamento trazido pela meditação.

    Por fazer com que as pessoas foquem apenas no momento presente, sem se preocupar com o passado ou o futuro, ocorre um estado de relaxamento pleno. Inclusive estudos mostraram que a meditação ajuda também a reduzir a ansiedade e controlar as fobias.

    Aumento no foco

    Outro ponto que é beneficiado pela prática de meditação para iniciantes é o do foco que aumenta, o que consequentemente melhora a concentração. Também ajuda a aumentar o grau de autoconhecimento das pessoas, levando à eliminação de limitações.

    Além disso, essa prática colabora para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional, trazendo uma maior produtividade. Unindo-se a isso, as pessoas tornam-se mais tranquilas, o que reduz a probabilidade de conflitos no trabalho, o que faz com que tenham uma melhor convivência com os colegas.

    Sensação de leveza

    A sensação de leveza é outro benefício trazido pela meditação, com isso as pessoas se tornam mais calmas, se estressam menos e ficam mais atentas. Dessa forma, as atividades do dia a dia são realizadas de maneira muito mais eficiente.

    Isso ocorre porque as pessoas se encontram em um estado de plenitude, com condições de aproveitarem melhor o momento presente. Além disso, a meditação é também uma ótima opção de apoio aos tratamentos para depressão, pois traz para os praticantes uma visão mais otimista da vida.

    Reavaliação de prioridades

    Com a prática diária da meditação para iniciantes ou não, as pessoas adquirem mais autoconhecimento a cada dia. Dessa forma, conseguem olhar para suas atividades e reavaliar com maior clareza quais são suas reais prioridades.

    Isso porque as pessoas dedicam mais tempo para suas necessidades e assim conseguem ter maior atenção aos seus pensamentos e atitudes. Conseguindo questionar se tem agido de forma coerente com aquilo em que acreditam e que é importante para elas.

    Melhoria na qualidade do sono

    Por fazer com que as pessoas consigam acalmar seus pensamentos e focar em sua respiração, a meditação leva a um estado de relaxamento. Com isso os níveis de estresse e ansiedade diminuem, fazendo com que a qualidade do sono seja melhorada também.

    Dessa forma, as pessoas conseguem ir para a cama sem pensamentos negativos, além de conseguirem se livrar mais facilmente de preocupações. Assim, conseguem adormecer mais facilmente e ter uma noite tranquila com pleno descanso.

    Benefícios para a respiração

    Durante a prática de meditação, uma das atividades é a atenção plena, ou seja, a observação da respiração, dessa forma sua maneira de respirar é alterada. Essa atividade faz com que o praticante aprenda a respirar pelo diafragma, não mais movimentando o peito para encher os pulmões de ar.

    Consequentemente, o ritmo da respiração em repouso diminui de maneira consciente. Inclusive os praticantes dessa técnica relatam, que a respiração mais lenta e profunda libera respostas fisiológicas em sequência. Isso faz com que se alcance um nível de relaxamento mais completo.

    Melhora na saúde em geral

    As pessoas que praticam a meditação diariamente, ao longo do tempo conseguem uma normalização da pressão arterial. O que não ocorre somente durante a prática, mas se estende durante o dia, sendo algo bastante positivo.

    Como a atenção plena envolve observação passiva, ou seja, observação da respiração, as pessoas conseguem mudar sua forma de respirar. Assim, conseguem ter um fluxo mais eficiente de oxigênio no corpo, trazendo o benefício do relaxamento.

    Com uma respiração mais efetiva vem um maior relaxamento ao praticante, o que melhora os níveis de estresse e ansiedade. Com isso, ele tem melhor qualidade de sono e, consequentemente, qualidade de vida. Isso significa que a meditação provoca uma melhora geral na saúde dos praticantes.

    Dicas para iniciar na meditação

    mulher meditando no escritorio

    É aconselhável que a meditação para iniciantes seja feita realizando pequenos períodos de tempo, com uma prática de 5 por dia. Depois dessa introdução de alguns dias, faz-se o aumento gradual do tempo.

    Veja nesta seção do artigo algumas dicas para quem quer iniciar a prática da meditação. Leia informações como: o melhor horário, a escolha do lugar, a posição correta, as roupas para a prática, e muito mais.

    Defina um bom horário

    O melhor momento para a prática de meditação para iniciantes, é aquela hora em que é possível não acontecer interrupções. O ideal é reservar 1 ou 2 momentos do dia para praticar de forma tranquila. Iniciar o dia com um momento de atenção plena é de grande ajuda para ter um dia mais calmo.

    Outro momento muito propício para a meditação, é o momento antes de dormir, fazendo com que a mente se acalme um pouco para um sono tranquilo. O ideal é fazer a meditação durante o tempo de 15 a 20 minutos, mas para quem está começando a prática, é mais aconselhável fazer 5 e ir aumentando o tempo gradualmente.

    Escolha um lugar tranquilo

    Um local tranquilo é o ideal para realizar a prática de meditação, o quarto, um jardim ou uma sala, onde não haja interrupções. Porém, em momentos de tensão no dia a dia, é possível também, fazer sentado na cadeira do escritório. Cinco minutos serão suficientes para baixar a adrenalina. É recomendável estar em um local tranquilo, onde haja o mínimo de distrações possível, o que facilita a concentração.

    Encontre uma posição confortável

    A posição mais tradicional, trazida das práticas do Oriente, é a postura de lótus, que consiste em sentar-se com as pernas cruzadas, com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos e com a coluna ereta. Porém, essa postura não é fácil de realizar, principalmente para a prática de meditação para iniciantes, e também não obrigatória.

    É possível também realizar a meditação sentado em uma cadeira ou banco, pois o importante é estar confortável, com a coluna reta, e com pescoço e ombros relaxados e alinhados. Normalmente as mãos ficam apoiadas nos joelhos ou no colo, uma sobre a palma da outra. As pernas devem ser mantidas fechadas, mas mantendo seus músculos relaxados.

    Use roupas confortáveis

    Não é necessário ter roupas especiais para a prática da meditação, porém é importante usar roupas confortáveis, para que não tirem sua atenção da respiração. Por exemplo, uma parte da roupa apertando seu corpo, automaticamente irá dividir sua atenção.

    Portanto, prefira usar roupas mais leves, largas e de tecidos flexíveis, o algodão ou malha são boas opções. Uma sugestão é usar shorts ou calças largas, blusas soltinhas, feitas com tecidos macios e que não esquentem deixando a pele respirar.

    Concentre-se na sua respiração

    A meditação é um momento para dar maior atenção à respiração, e assim aprender a utilizar de forma completa os pulmões. Com calma e atenção deve-se realizar uma inspiração profunda, puxando o ar por meio da barriga, e em seguida expirar lentamente e de forma prazerosa.

    Conseguir controlar a respiração pode parecer difícil para quem está iniciando a prática da meditação, mas ela precisa ser confortável e sem esforço. Uma técnica que ajuda na respiração é contar até 4 na inspiração e depois novamente na expiração.

    Ouça uma música relaxante

    Ouvir uma música suave e relaxante pode ajudar no momento da meditação, principalmente para quem está iniciando este processo de autoconhecimento. A música é um instrumento que auxilia na redução do estresse e ajuda a preparar a mente para o momento de concentração.

    A música, desde a Antiguidade, tem sido usada para controlar emoções, alterar estados de consciência e promover cura, por meio de seu ritmo. Estudos revelaram que a música consegue alterar o ritmo das ondas cerebrais, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e a respiração.

    Faça da meditação um hábito

    Fazer da meditação um hábito trará inúmeros benefícios para a saúde mental e física das pessoas. Tornar atividades (positivas) em hábito é uma ação muito poderosa, quando a meditação se torna uma rotina diária, ela aumenta a qualidade de vida do praticante.

    Não se cobre tanto

    Iniciar a prática de meditação deve ser um processo prazeroso, não se cobre se nas primeiras vezes parecer que não está conseguindo se concentrar. Isso é normal, é uma atividade nova e como tudo que é novo, precisa de prática para melhorar.

    Não se cobre por não conseguir eliminar os pensamentos, esse não é o objetivo da meditação, deixe os pensamentos chegarem e irem embora, apenas não se apegue a eles. Aos poucos a concentração na respiração e no momento presente se tornará mais fácil.

    Pratique a atenção plena

    A prática da atenção plena durante a meditação está ligada a focar a atenção na respiração. Na meditação tradicional, os praticantes utilizam mantras, que são a repetição de sons específicos que exercem um certo poder sobre a mente, auxiliando na concentração.

    Os mantras podem ser repetidos em voz alta ou apenas mentalmente durante a meditação. O "OM " é o mantra mais conhecido e tem o poder de levar à paz interior. Existem também outras formas de manter a concentração como músicas suaves, imagens, a própria respiração e até mesmo pensamentos positivos e visualização de objetivos. O importante é manter a mente tranquila.

    Experimente a meditação guiada

    A meditação guiada é feita em grupo ou sozinha, porém com o auxílio de alguém que esteja orientando a prática. Um professor treinado, por exemplo. É possível fazer meditação guiada de forma pessoal, com alguém junto ao praticante, ou mesmo com vídeo, áudio ou até por escrito.

    Também é possível fazer uma combinação de várias dessas opções, o importante é receber auxílio para entrar em concentração.

    A meditação pode mudar vidas!

    pessoa meditando

    A meditação para iniciantes ou mesmo para as pessoas mais experientes, com certeza pode mudar a vida das pessoas. Essa prática traz inúmeros benefícios para os praticantes, que vão desde a redução de estresse e ansiedade até melhora da qualidade do sono.

    Com isso, a saúde de uma forma geral é beneficiada, já que a meditação consegue inclusive melhorar a imunidade física. O corpo se torna mais resistente às dores reduzindo sofrimentos, sem contar que é uma grande aliada no tratamento de depressão e outras síndromes psicológicas.

    Outros pontos que são melhorados são a capacidade de aprendizado, a concentração, melhora as sensações de compaixão, bondade e empatia. Além de tudo isso, fortalece a consciência interior, melhorando padrões de comportamentos indesejados.

    Neste texto a intenção era esclarecer os benefícios trazidos pela meditação para iniciantes. Essa é uma prática que pode trazer muita paz e felicidade para as pessoas. Portanto, com essas informações em mãos, é hora de meditar!

    Autor deste artigo

    Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

    Palavras-chave relacionadas


    meditação bem-estar mantras

    Artigos relacionados


    O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

    O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

    Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


    Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

    Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

    Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


    Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

    Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

    A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


    Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

    Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

    Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


    Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

    Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

    O mantra Hari Om permite que você tenha um contato aprofundado com o verdadeiro ser. Você pode aproveitar esse poder entoando os mantras!


    Últimos posts


    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.