O Diabo no Tarot: significado da carta, combinações, invertida e mais!

O Diabo no Tarot: significado da carta, combinações, invertida e mais!

O Diabo é uma carta que está ligada ao lado material da vida. Aprenda a decifrar os significados ocultos neste artigo!


O que significa a carta O Diabo no Tarot?

Carta O Diabo

A carta O Diabo representa no Tarot os desejos e os aspectos mundanos da existência humana. Esta carta pode intimidar ou até assustar quem ainda não conhece, no entanto, não há motivo para pânico, pois O Diabo só espelha características já existentes na humanidade.

Considerando que a origem do conceito de Diabo é cristã, pode-se analisar esta carta também como uma representação dos pecados capitais. Luxúria e ganância em especial são os pecados que melhor se relacionam com a carta O Diabo, podendo ser apresentadas de forma literal ou simbólica.

Quando alguém tira essa carta em um jogo de Tarot, deve se preparar para lidar com os desejos mais intensos, assim como refletir sobre os aspectos das próprias sombras que possivelmente não haviam sido explorados até então. Leia mais no artigo para compreender seus significados

Fundamentos da carta O diabo

Cartas de tarot, com foco na carta O Diabo

Desvendar os mistérios que residem na carta O Diabo é uma tarefa complexa, pois esta carta é a representação da própria alma encarnada, com todos os seus desejos. Para compreender O Diabo, é importante olhar para si, e enxergar seus anseios mais ocultos. Para entender melhor, leia os tópicos seguintes!

História

A história da carta O Diabo é envolta em uma névoa de mistério. Sua gravura remete ao ícone presente no cristianismo como vilão e símbolo de subversão desde a época em que os cavaleiros templários participavam de cruzadas. Tendo sido, a partir de então, uma representação do perigo de descortinar os mistérios da magia, sob a perspectiva cristã.

O Diabo presente no Tarot também é inspirado na imagem de Baphomet, uma figura que pode ser considerada a representação pagã da relação entre o conhecimento e a vida mundana. A mesma figura também foi interpretada por Aleister Crowley, no início do século XX, como criatura andrógina da Alta Magia que se manifesta por meio da magia sexual.

Iconografia

A carta XV do Tarot não é apresentada somente pela imagem do Diabo ou de uma interpretação de Baphomet. A composição imagética da carta se dá pela imagem de uma figura antropozoomórfica, ou seja, com aspectos físicos humanos e animais, com uma mão levantada e outra abaixada, em referência ao termo “As above so below”.

A expressão pode ser traduzida para o termo “Assim na terra como no céu”, que simboliza a consequência das ações terrenas no mundo espiritual. Além da criatura central, a carta O Diabo tem em sua composição duas figuras humanas, sendo um homem e uma mulher, que estão ligadas ao Diabo por uma corrente ou corda, dependendo da ilustração.

A imagem de conexão entre a figura diabólica e os humanos pode representar tanto o elo entre os humanos e seus desejos mais ocultos que, por vezes, os tornam escravos de seus desejos. No entanto, outra análise possível é relacionada ao simbolismo místico do Diabo, representando assim um pacto ou aliança feita com os humanos.

Os arcanos maiores

No estudo da arte divinatória podem ser escolhidos diversos oráculos. No entanto, caso o objeto de estudo escolhido seja o Tarot, seu aprendiz precisará conhecer 78 cartas, dentre elas estão os arcanos maiores, que são os 22 primeiros que compõem o baralho. Apesar de serem as primeiras cartas a serem estudadas, elas podem ser também as mais complexas.

Os arcanos maiores manifestam significados profundos relacionados aos desejos ocultos e as características mais profundas da existência humana. Se mal interpretado, um arcano maior pode ser considerado ambíguo, portanto é de extrema importância conhecer todos os possíveis simbolismos e significados que habitam cada carta deste grupo.

Carta relacionada ao signo de Capricórnio

Os chifres de bode estão presentes tanto no símbolo do signo de Capricórnio, quanto na carta O Diabo, no entanto, as semelhanças não param por aí. Capricórnio é, dentre os signos pertencentes ao elemento terra, o mais ligado aos aspectos materiais, sendo até considerado como ganancioso ou sovina, por vezes. Exatamente este aspecto é o que conecta o signo de Capricórnio à carta de Tarot.

Ambição é uma característica explícita em capricornianos, assim como o desejo de desfrutar dos prazeres da vida mundana. No entanto, a ganância desmedida pode ser responsável por atropelar aspectos mais relevantes da existência, como empatia e respeito às necessidades dos outros, podendo também levar a uma vida de prazeres fúteis e fugazes, essencialmente materiais.

Significados da carta O diabo

Cartas de tarot em mesa de tiragem, com velas ao redor

A carta O diabo carrega muitos significados, entre eles estão a lascívia, paixões fugazes, desejo de poder, ambição, ganhos materiais, sexualidade aflorada e até o orgulho. Apesar destes aspectos poderem ter uma conotação pejorativa, eles precisam ser interpretados de acordo com a tiragem do Tarot. Para desvendá-los, leia abaixo!

Desejos e sexo

Desejo, domínio, fascínio e impulsos primários. Todos esses aspectos residem na carta O Diabo, e por conta disso esta é uma ótima carta para sair em uma tiragem sobre vida sexual. Ela representa o vigor e vitalidade, desejo de explorar os instintos sem pudor ou culpa, podendo simbolizar assim uma vida sexual bastante animada.

No entanto, é importante tomar cuidado para não se tornar escravo dos próprios prazeres, resumindo a vida em uma experiência hedonista, sem sentimentos mais suaves ou esquecendo de enxergar a realidade que existe ao seu redor. Uma vida vivida de forma impulsiva pode ser prazerosa ou perigosa, portanto é importante domar os instintos.

Ambição e dinheiro

A ambição pode ser positiva quando se quer alcançar metas e concretizar ideias e sonhos, mas se essa motivação for usada de forma negativa pode até cegar, com a ganância. O Diabo no Tarot representa tanto o desejo de ganhos materiais, quanto o dinheiro em si, sendo necessário interpretar as demais cartas que o acompanham para entender a resposta.

Se a pergunta foi relacionada a algum projeto profissional ou nova negociação, a resposta com o diabo costuma ser próspera. No entanto, a mesma carta também alerta para possíveis ilusões causadas por ambição excessiva, ou até mesmo falta de humildade para encarar as situações. É importante manter os pés no chão para alcançar a fortuna.

Paixões indomáveis

O Diabo no Tarot transmite explicitamente as paixões fugazes e indomáveis, que podem até dominar quem não possui autocontrole, ou até mesmo quem deseja se deixar levar por esses sentimentos mais intensos e experienciar sensações intensas. A questão é: o quanto você domina suas paixões e o quanto elas te dominam?

Não somente no campo de relacionamentos, O Diabo se refere a todos os tipos de paixões, como vícios ou excessos e emoções que são exploradas de forma inconsequente. Sabemos que uma vida sem paixão pode se tornar sem graça, mas uma existência resumida a isso também pode ser muito perigosa e até vazia de significado.

Poderes ocultos

A carta O Diabo também possui o papel de representar a busca por poderes ocultos, que podem ser relacionados a capacidade de domínio sob os outros, ou de ardilosidade, usando de todo esse ímpeto e desejo para alcançar o que quer, independente do custo social ou moral que essa conquista possa ter para quem possui tamanha ambição.

Outra possível interpretação dos poderes ocultos apresentados pelo Diabo no Tarot é a busca por conexão com o mundo da magia, para alcançar ganhos no mundo material. Esta representação pode ser observada na própria iconografia da carta XV, que mostra um homem e uma mulher acorrentados ao diabo, o que simboliza o desejo de sucesso, ganhos materiais e poder.

O Diabo no amor

Cartas de tarot em mesa de tiragem

No amor, O Diabo pode expressar a intensidade de uma paixão carnal ou uma relação em que o domínio e o desejo de poder imperam. Agora que você já sabe boa parte dos significados da carta O Diabo no Tarot, chegou o momento de aprender a desvendá-lo no campo amoroso.

Para comprometidos

Para as pessoas que já se encontram em um relacionamento, O Diabo pode ser um sinal de alerta para avaliar o quanto a relação é saudável. Muitas vezes, as emoções intensas podem capturar os corações apaixonados e seduzi-los, mas quando exploradas em excesso, as mesmas emoções podem se tornar traiçoeiras.

O Diabo no Tarot para pessoas comprometidas representa exatamente a necessidade de entrar em contato com as sombras e analisar se a relação, apesar de ser muitas vezes prazerosa e intensa, não possui algum nível de toxicidade. Esses aspectos podem se mostrar em comportamentos dominadores ou busca incessante por prazer.

Entretanto, se a relação em questão é saudável, a carta O Diabo pode estar presente para representar uma relação mais ligada aos sentidos carnais

Para solteiros

Muitas conquistas, alta rotatividade, paixões intensas e possíveis ilusões. O Diabo no Tarot mostra o prazer da conquista e dos desejos ocultos sendo explorados sem culpa, mas também pode alertar para uma possível ilusão, afinal, o que muito atrai também ludibria com facilidade.

Para solteiros que se deparam com a carta O Diabo no Tarot, o conselho é para ser cauteloso, pois um turbilhão de emoções intensas, e algumas vezes até proibidas, podem surgir. Porém, é importante tentar manter o equilíbrio para não se deixar levar pela intensidade do momento e acabar perdendo a capacidade de discernir o que é concreto.

O Diabo no trabalho e vida financeira

Cartas de tarot com uma pena em cima

O Diabo no Tarot é um dos arcanos maiores mais positivos quando apresentado em uma tiragem sobre questões financeiras, pois representa ambição e ganhos materiais, porém é importante ter cautela no trabalho, área em que a ganância excessiva pode ser prejudicial. Para descobrir como a carta pode ser interpretada continue neste artigo.

Para empregados

O Diabo no Tarot é uma carta que pode apresentar um determinado nível de alerta, podendo também sugerir cautela para com os níveis de ambição. Em um ambiente profissional é importante avaliar diversos aspectos para a tomada de decisões, o que pode acabar sendo prejudicado quando o indivíduo está imerso no seu desejo de poder.

Portanto, é positivo refletir sobre como ter um certo grau de ambição pode ser produtivo para a carreira, mas quando se extrapola o limite, a mesma ambição pode ludibriar e se transformar em ganância e sede de poder. Uma vez que tais emoções estejam sob controle, a carta O Diabo pode representar ganhos materiais, esperados ou não.

Para desempregados

É muito comum ficar em desespero quando se está desempregado, porém, a carta O Diabo pede exatamente que não se deixe levar por propostas tentadoras demais, pois as mesmas podem ser imensas ilusões, passíveis de causar agravamento da situação financeira.

A partir do momento que se toma cautela com as ilusões e se estabelece um padrão realista, a mesma carta ganha um significado positivo, pois sua representação fundamentalmente material pode sinalizar ganhos financeiros, advindos de trabalhos ou projetos que exijam determinação e uma pitada de ambição.

No entanto, continua sendo importante ter cautela com parcerias e sociedades ou jogos de azar, pois nos dois casos existe a possibilidade de ser iludido, por si mesmo ou por terceiros.

Situação financeira

A essência simbólica da carta O Diabo é material, logo, sua relação com as finanças é muito próxima. Pode simbolizar uma fase de muitos ganhos financeiros e abundância, uma vez que é a carta mais ligada ao mundo físico. Para isso, é importante manter os pés no chão e analisar com clareza as situações financeiras em que se ingressa.

Isso porque O Diabo no Tarot também surge como um alerta para o uso imprudente do dinheiro, sendo para satisfazer os próprios prazeres em detrimento de questões mais importantes ou apostas em investimentos que parecem ser muito lucrativos e acabam se mostrando infrutíferos.

Combinações com a carta O Diabo

Cartas de tarot com crânio de cavalo ao fundo

O estudo de Tarot exige conhecimento profundo de todas as cartas de um baralho, porque o significado de uma determinada carta pode ser alterado drasticamente dependendo das combinações presentes na tiragem. Para entender melhor os possíveis resultados dessa equação mística, leia abaixo!

Combinações positivas para a carta O Diabo

Como visto acima, a carta O Diabo no Tarot representa as emoções intensas e os prazeres fugazes, assim como os desejos ocultos e a ambição material. No entanto, a mesma carta pode ganhar significados positivos, dependendo de quais cartas de Tarot a acompanham na tiragem. Descubra abaixo algumas combinações positivas com O Diabo no Tarot:

O Diabo e A Estrela: A carta XVII, A Estrela, é a representação do brilho pessoal e de renovação. Logo, quando associada à carta O Diabo, transmite a sensação de esperança para superar o momento turbulento, seja buscando o equilíbrio em si ou em fatores externos.

O Diabo e A Torre: A carta XVI, A Torre, representa uma ruptura da qual não é possível fugir. Mesmo sendo temida por muitos, ela ganha um significado positivo quando combinada à carta O Diabo, pois representa o fim das ilusões e da fase de vícios e paixões fugazes.

Combinações negativas para a carta O Diabo

A carta O Diabo no Tarot possui simbologia intensa e pode ter significado negativo quando associada a algumas cartas, principalmente às cartas O Louco e A Morte, pois em ambas as situações as suas características mais destrutivas são intensificadas. Entenda melhor as combinações no texto abaixo:

O Diabo e A Morte: A Morte, via de regra, não possui simbologia literal, mas quando associada a uma carta com a intensidade do arcano O Diabo, pode passar a se tornar fatal. Isso acontece porque esta combinação indica que os vícios e excessos podem ser tão intensos que somente uma ruptura brusca colocaria fim neles.

O Diabo e O Louco: A carta O Louco é o símbolo de quem está disposto a ingressar em uma nova jornada ou mudar o rumo da vida. Logo, quando associada à carta O Diabo em uma combinação, passa a representar um indivíduo que caminha em direção aos desejos materiais e mergulha de cabeça nessa trajetória perigosa.

Um pouco mais sobre a carta O Diabo

Cartas de tarot ao lado de uma vela acesa

Arcano XV, O Diabo, possui muita intensidade que pode ser direcionada de forma positiva ou negativa, dependendo da situação em que a pessoa se encontra. Suas interpretações não são somente divinatórias, mas funcionam como um direcionamento, e um possível alerta para as próprias atitudes. Descubra mais significados da carta O Diabo no Tarot!

O Diabo na saúde

Como O Diabo é uma carta que está ligada a comportamentos nocivos e excessos, sua presença em uma tiragem sobre saúde demonstra que existem comportamentos tóxicos envenenando o consulente. Podem ser desde o consumo excessivo de doces, até o uso de drogas pesadas, que causam vícios e problemas de saúde que podem ser irreparáveis.

O Diabo no Tarot também alerta para outros comportamentos perigosos para a saúde, como sexo sem proteção com múltiplos parceiros e até um possível Burnout, uma vez que a carta também está ligada a ambição. Portanto, é o momento de dar aquela pausa no trabalho e nos encontros para se cuidar um pouco mais.

Carta invertida

Quando a carta O Diabo aparece invertida é majoritariamente um bom presságio, pois simboliza o possível fim de uma situação desgastante causada pelo descontrole e os excessos. No entanto, sua aparição invertida também é um convite para analisar a situação em que se encontra de uma forma mais profunda.

O Diabo no Tarot invertido pode ser um convite para repensar os desejos e ambições mais profundas, e também para analisar se a jornada para a conquista de tais objetivos vale a pena de fato. Outra reflexão proposta é analisar a autenticidade das motivações para se atingir os objetivos que se almeja.

O Diabo na tiragem do sim ou não

Considerando que a maioria das conotações ligadas a carta O Diabo no Tarot são negativas, em uma tiragem que seja exigida uma resposta de “sim” ou “não” a sua aparição tende a expressar a resposta “não”. No entanto, é importante lembrar que o Tarot é um instrumento de autoconhecimento, e possui cartas com simbologias complexas.

Por esse motivo é recomendado usá-las para a obtenção de explicações que possam ultrapassar a barreira das respostas objetivas e gerem reflexões internas que podem ser produtivas. No caso da carta O Diabo, as reflexões podem mostrar comportamentos nocivos e até perigosos, que precisam ser enxergados.

Desafios da carta O Diabo

O Arcano XV, O Diabo no Tarot, é uma carta que traz consigo diversos desafios a serem enfrentados. Majoritariamente, eles estão relacionados ao domínio dos próprios impulsos e da busca pelo equilíbrio, que pode acontecer por meio da jornada de autoconhecimento. Jornada que começa no momento em que se enxerga as próprias sombras e fraquezas.

Outro desafio apresentado pela carta O Diabo é a criação de capacidade de discernir ilusões de realidade, não se deixando cegar pela ambição. Assim como a habilidade de ter empatia, passando a enxergar para além das próprias necessidades e da busca pelo próprio prazer, dando espaço para a criação de relações reais e sem interesse.

Dicas

As seguintes dicas podem servir para quem tira a carta O Diabo no Tarot:

-Analise comportamentos que possam ser tóxicos;

-Tome cuidado com a ambição desmedida;

-Evite comportamentos extremos e abuso de álcool ou drogas;

-Fuja de relações por interesse;

-Busque avaliar bem um investimento antes de aplicar o seu dinheiro;

-Tenha cautela com paixões fugazes;

-Mantenha os pés no chão.

A carta O Diabo pode indicar um bom momento para refletir sobre as próprias decisões?

Cartas de tarot ao lado de vela

Neste artigo citamos algumas reflexões trazidas pela carta O Diabo no Tarot e, sem dúvidas, analisar as próprias decisões é uma delas. O Arcano XV trata de comportamentos perigosos e desejos intensos, que muitas vezes podem resultar em decisões impulsivas. Por isso, O diabo convida a uma reflexão interna.

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


tarot combinações bem-estar

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.