Quais cores usar no Ano Novo? Saiba o significado de cada uma delas!

Quais cores usar no Ano Novo? Saiba o significado de cada uma delas!

Conheça os significados das cores e escolha a roupa certa na noite do Ano Novo de acordo com o seu ano pessoal e com a energia que elas carregam.


Você sabe qual cor usar no Réveillon?

pessoas comemorando ano novo

A virada do ano é um momento importante, simbólico e cheio de possibilidades na vida de todos e a cor que você escolhe para viver essa ocasião está cercada de energia que influenciará uma determinada área da sua vida. Cada cor carrega uma intenção e energia, então, é importante conhecer o significado e o poder que elas transmitem.

Por exemplo, tradicionalmente usamos branco no Brasil e ela é a cor que simboliza paz e harmonia, já vermelho e rosa são as cores para aqueles que querem encontrar o amor ou a paixão nos próximos 365 dias. Verde é a cor da sorte e da esperança e o azul atrai tranquilidade para o novo ciclo.

Refletir sobre desejos e os passos que serão dados no próximo ano pode ajudar na escolha da cor com a vibração certa no Ano Novo. Por isso, fizemos uma lista com as cores mais usadas no Réveillon e seus significados para que você possa escolher a que melhor se encaixa nos seus planos para o ano que se inicia. Entenda a seguir a tradição de cada cor, a influência de seu ano pessoal e mais.

Entendendo a tradição das cores no ano novo

taças de champanhe ano novo

A presença das cores em celebrações sociais percorre a nossa cultura com estudos sobre a relevância histórica, os costumes e a energia que carregam. Leia as informações a seguir, como origem da tradição, influência das cores e mais para que você possa compreender um pouco mais sobre a tradição das cores na noite de ano novo.

Origem da tradição

Antigamente, as pessoas não celebravam o começo do ano no dia 1 de janeiro como é feito atualmente, mas comemoravam o fim das estações do ano, principalmente, a despedida do inverno e a chegada da primavera. Esta representava um novo ciclo de plantio e colheita, garantindo a sobrevivência e a renovação da esperança.

Um dos primeiros registros históricos é da Mesopotâmia que realizava este ritual entre os dias 22 e 23 de março. Em 1582, o papa Gregório XIII determinou a utilização de um novo calendário, chamado de gregoriano. Assim, chegamos à data que conhecemos hoje, na qual o ano se inicia no primeiro dia de janeiro.

Com o passar dos séculos, algumas tradições foram adaptadas entre os povos, trazendo novos significados para as celebrações. Apesar da comemoração do Ano Novo não estar mais diretamente ligada ao plantio, ela foi preservada com a ideia de trazer esperança, fartura e prosperidade, assim como outros desejos e sonhos de cada um.

Desse modo, as cores passaram a compor esse momento único de renovação, determinando aquilo que a pessoa mais deseja para o ano que se inicia.

No Brasil, o branco é a cor predominante no Réveillon, além de ser a cor de Oxalá. Esse costume foi disseminado por volta de 1970 a partir dos rituais do Candomblé. Os membros da religião afro-brasileira utilizavam roupas brancas para fazer as oferendas na praia de Copacabana.

Seja pela beleza da cor ou pelo conhecimento do significado que ela transmite, outras pessoas começaram a utilizar roupas brancas e essa tradição se firmou em todo o país.

Hoje em dia, as pessoas também adotaram o costume de utilizar outras cores nesta data ou, pelo menos, uma peça de roupa com a cor que representa aquilo que se quer no novo ano.

Como as cores podem influenciar?

As cores têm o poder da atração e podem influenciar nosso estado de espírito. Essa relação vai muito além da nossa cor preferida e a conexão que criamos com ela.

Todas as cores possuem energias que podem influenciar nossas atitudes e atrair determinadas coisas para nossas vidas, como dinheiro, amor, sorte, tranquilidade e equilíbrio emocional. Por isso, é comum a discussão sobre as melhores cores para se pintar a casa e sobre qual delas é ideal para o quarto, sala ou escritório.

Elas estimulam nossa concentração, foco e comportamento nas tarefas diárias, mas também é possível concentrar a energia das cores nos planos de vida em datas significativas, como o Ano Novo.

No caso das roupas, existe a superstição que escolher a cor certa para você garantirá um direcionamento para que seus planos se concretizem. Portanto, é importante refletir sobre o que você realmente almeja para o novo ano e, a partir disso, conhecer um pouco mais sobre cada cor e seu poder de atração.

Relação entre as cores e o ano pessoal

A Numerologia estuda como os números atuarão em nossas vidas e ela pode prever especificamente as intenções e energias de outros elementos ao longo de um ano. Para isso, é preciso encontrar o seu ano pessoal, um cálculo realizado a partir da data de nascimento e do ano em questão.

Desse modo, é possível entender as vibrações que nos cercam e como podemos lidar com os recursos oferecidos pelas previsões da Numerologia. Utilizar os recursos energéticos oferecidos pelas cores e conhecer como será o seu ano pessoal é construir um caminho de crescimento interno e externo e seguir por ele durante o ano.

Ao aliarmos os conhecimentos da Numerologia com a influência das cores encontramos uma relação que vislumbra nossas tendências pessoais diante de um novo ciclo.

Vermelho é a cor que atrai o amor, a sensualidade e a liderança, laranja transmite alegria e azul é a cor da serenidade e compreensão. Já rosa explora as emoções e amarelo é a cor da expressividade, dinheiro e prosperidade. Então, você pode pensar além da cor da roupa, em fazer uso das cores nos acessórios, na decoração, na maquiagem e onde mais quiser.

Esse campo de estudo observa a vibração das cores e direciona as suas energias para que você possa lidar com os percalços da vida ou para que alcance seus objetivos nas esferas pessoal, espiritual e profissional.

Como calcular o ano pessoal?

Para realizar o cálculo é preciso considerar DD/MM/AAAA. Sendo o dia (DD) e o mês (MM) da sua data de nascimento e o ano em questão (AAAA). Atenção! Não calcule o seu ano de nascimento.

Portanto, o ano pessoal estabelece as previsões para um determinado ano. Ele considera o período de janeiro a dezembro e sempre chegará a um número de 1 a 9. Então, o número do ano pessoal será reduzido até chegar a um número de 1 a 9.

É preciso ressaltar que na Numerologia encontramos uma divergência sobre qual o ciclo de duração do ano pessoal. Alguns acreditam que este período é do dia 1 de janeiro até o dia 31 de dezembro, enquanto outros afirmam que ele deve ser analisado a partir do dia de aniversário até o próximo aniversário. Neste último caso, o cálculo é realizado com o último ano em que a pessoa fez aniversário, mesmo que ela já tenha passado pela virada do ano.

Para este artigo, utilizaremos o cálculo que considera o período de 1 de janeiro até 31 de dezembro, determinando, assim, qual o seu ano pessoal e as melhores cores para se usar no momento da virada do ano, que também podem ser usadas nos meses subsequentes. 2022 terá o Ano Universal 6, pois o cálculo é 2 + 0 + 2 + 2 = 6.

Para que você possa compreender o cálculo, utilizaremos o exemplo abaixo:

Mara faz aniversário no dia 13 de agosto e quer previsões para o ano de 2022.
Agosto é 08
Neste caso, o cálculo seria 1 + 3 + 0 + 8 + 2 + 0 + 2 + 2 = 18
1 + 8 = 9
O ano pessoal de Mara é 9.

Uma outra forma de realizar o cálculo é encontrando primeiro o resultado da soma do dia e mês do seu aniversário que você sempre utilizará. No caso de Mara, seria o 3:

13 + 08
1 + 3 + 0 + 8 = 12
1 + 2 = 3
Depois, calcule também o ano que é 2 + 0 + 2 + 2 sempre igual a 6
3 (dia e mês) + 6 (ano) = 9

Agora, calcule o seu ano pessoal e verifique quais são as previsões e as cores que terão uma vibração mais intensa no próximo ano.

Qual cor usar no ano novo de acordo com seu ano pessoal

numerologia

Veja quais são as melhores cores para utilizar no Réveillon e durante todo o ano para transmitir as energias certas e atrair o que deseja de acordo com o resultado do seu ano pessoal.

Ano pessoal 1

No ano pessoal 1 a cor ideal é a vermelha. Neste ano você passará por muitas mudanças e recomeços. O seu senso de liderança estará mais apurado e pronto para refletir sobre as ações que você teve até agora. Você terá a oportunidade de começar novamente com mais independência e determinação.

Ano pessoal 2

O ano pessoal 2 tem seu foco em relacionamentos e união. É o período para entender que o crescimento também é coletivo. Aproveite para criar aliados e se dedique ao outro para que você possa trabalhar o companheirismo e a comunicação como um todo. A cor mais indicada é a laranja que estimula a adaptação e a flexibilidade.

Ano pessoal 3

Amarelo é a cor deste ano pessoal e está diretamente ligada aos processos criativos e à concentração. O magnetismo dessa cor, que também carrega a superstição do ouro e da riqueza, irá facilitar a aquisição de conhecimentos, garantindo que você tenha foco para atingir os objetivos do ano pessoal 3.

Ano pessoal 4

Você deve priorizar a cor verde para atrair as vibrações certas se está destinado a viver o ano pessoal 4. Esta etapa da sua vida será regida pela organização e a busca pela perfeição em sua casa ou em outra esfera social.

Você terá dificuldade para lidar com atrasos e falhas, mas lembre-se de que a energia predominante desta cor e número é a da estabilidade.

Ano pessoal 5

As peças de roupa, acessórios e outros elementos na cor azul serão o ideal para quem pertencer ao ano pessoal 5. Azul é a cor que atrai tranquilidade, desprendimento e versatilidade para enfrentar as mudanças previstas no seu ano pessoal.

Tenha calma, o ano será de muito movimento e transformações. Portanto, utilize essa cor sempre que precisar ao longo do ano.

Ano pessoal 6

O azul índigo (ou anil) é a cor para o ano pessoal 6. Você estará mais ligado à família e se preocupará com o bem-estar do outro neste período.

A utilização da cor índigo nessa fase mais afetuosa garantirá uma sensação de calmaria para enfrentar alguns momentos de medo ou frustração, pois o seu foco será a harmonia e o equilíbrio em todas as esferas de sua vida.

Ano pessoal 7

Se o resultado do seu ano pessoal é o 7, você deve utilizar a cor violeta. Uma cor permeada pelo poder de transformação e compreensão de si, ela ofertará a energia e as intenções do autoconhecimento na noite de ano novo. É esperado que você consiga observar com naturalidade os caminhos que deve seguir, por causa da intuição e da sensibilidade.

Ano pessoal 8

Rosa é a cor do ano novo para atrair amor e muito romance, mas ela também é a tonalidade indicada para as pessoas do ano pessoal 8. Escolha peças na cor rosa para atrair as conquistas, principalmente, na vida profissional.

É um ano que exigirá muita comunicação na hora de tomar decisões. Busque através desta cor por mais harmonia e flexibilidade. Planejamento é o caminho mais indicado para você.

Ano pessoal 9

A vibração do ano pessoal 9 oferece o poder da reflexão e da justiça em relação a você ou ao outro. O último número também significa o fim de ciclos para você, será preciso abandonar pessoas, espaços ou crenças que impedem o seu crescimento e sua liberdade de ser. Desapegue-se daquilo que você não precisa, deixe que sua intuição encontre novos horizontes.

A cor indicada é o branco que simboliza a paz e a harmonia para o corpo e o espírito. O dourado também trará a sabedoria necessária para enfrentar as mudanças no ano pessoal 9.

Significado geral das cores do ano novo

cores

Cada cor carrega um poder de atração e significado que influenciam as energias ao nosso redor. Saber sobre essas influências te ajudará a mentalizar o que realmente deseja para o futuro. Separamos uma lista com cores e seus significados para que você escolha a melhor cor na noite do Réveillon.

Branco

Esta cor é a representação da luz, da paz e da harmonia. Uma cor que une todas as outras e carrega o impulso da generosidade na vida pessoal ou profissional. A cor mais tradicional da noite transmite calma e um espírito jovial. Se a sua escolha será o branco e você ainda quiser usar outra cor, você pode pensar nos acessórios ou no ambiente.

Prata

Prata é a cor da inovação e brilho, aposte em looks dessa tonalidade se deseja recomeçar e trilhar novos caminhos no novo ano. Moderna e com a cara da celebração, prata é a cor para se pensar o futuro, sem deixar de construir no agora. Abuse do prata, das bijuterias e das joias de prata.

Dourado

A cor da riqueza e prosperidade deve ser utilizada nas roupas e nos acessórios para estimular a estabilidade financeira. Uma cor que nos remete ao Sol tem a sua presença e inteligência para se expandir nos espaços. Luxo e beleza circulam ao redor das características dessa cor, aproveite essa qualidade no ano novo.

Amarelo

Amarelo é a cor indicada para quem quer ter dinheiro e prosperidade, mas essa cor significa muito mais, ela estimula a criatividade. Amarelo também representa o Sol, carregando a energia e a sabedoria para enfrentar os possíveis desafios que cruzarem o seu caminho.

Verde

Verde tem o significado da sorte e da esperança. Se você busca serenidade, fertilidade e equilíbrio entre corpo e mente esta é a cor que atenderá os seus pedidos. Aposte nessa tonalidade que simboliza a natureza para ter hábitos mais saudáveis. É uma das cores que tem o bem-estar e a saúde como prioridade.

Azul

Tranquilidade, maturidade e calma são algumas das propriedades do azul. Aposte nessa cor se você quer estimular a paciência e o poder de comunicação com o outro. Ela promoverá o seu equilíbrio emocional e a harmonia nos campos sociais que você circula.

Vermelho

A cor do amor e do desejo é a escolha certa se você almeja ter um romance e construir um relacionamento no próximo ano. Uma cor marcante e intensa que oferece a energia necessária para explorar a sensualidade.

Laranja

Uma cor alegre que atrai prosperidade, o laranja tem uma energia que estimula a força de vontade e o movimento. Priorize essa cor se deseja ter mais autoconfiança e determinação.

Rosa

A paixão e o amor são estimulados na cor rosa, ela exercita o amor-próprio e seu lado romântico, caso esteja em busca de um relacionamento. É a cor que também favorece o planejamento de vida pessoal e profissional. Ela trabalha o afeto e a comunicação.

Lilás

Escolha as cores lilás e roxa para aflorar sua intuição e trabalhar a espiritualidade no ano novo. Lilás é a cor ideal para direcionar o olhar para si em busca da paz interior. Uma fase de reflexão e inspiração te esperará neste novo ciclo. Você também pode usar essa opção nos acessórios ou no esmalte desse dia.

Marrom

Peças em tons de marrom representam as energias da terra, ofertando maturidade e segurança nos momentos em que forem utilizadas. É ideal para aqueles que priorizam a calma e o amadurecimento.

Preto

Apesar de não ser muito comum usar preto na virada do ano do Brasil, essa cor não tem conexão com energias negativas ou má sorte. Na verdade, ela atrai a independência e estimula o poder de decisão através da autoridade e do mistério que demonstra.

Outras informações sobre as cores para o ano novo

lingerie

Além de escolher a roupa na cor certa no ano novo, você também pode aplicar as propriedades energéticas das cores em outros contextos. Leia na sequência sobre outras formas de empregar as cores ao seu redor.

Roupas íntimas também funcionam?

Sim, você pode usar a roupa íntima com a cor que quiser para atrair as energias ideais no momento da virada. Muitos acreditam que é nessa peça de roupa que é preciso escolher a cor certa.

Seja por superstição, simpatia ou costume, selecione a lingerie do Ano Novo, observando quais cores exploram melhor os seus desejos e separe um conjunto ou faça combinações com calcinha e sutiã. É uma boa tática para combinar diferentes cores no look final desse dia.

A decoração do ambiente também pode ajudar!

O poder das cores deve ser estimulado em tudo que está ao nosso redor. Uma boa decoração leva em conta a elegância, o bem-estar e a energia presente naquele momento. Observe o que você já tem em casa e reorganize respeitando a magia das cores.

Não deixe de pensar uma decoração de acordo com aquilo que você mais quer para o ano que se inicia, mesmo que seja somente nos detalhes e acessórios que compõem a mesa de jantar ou a sala.

Se desejar, para compor a decoração do ambiente você também pode escolher algumas flores que serão utilizadas nessa data de acordo com as suas cores. Lembrando que a presença de flores e plantas também trabalham positivamente as energias da casa e das pessoas que estiverem no seu lar.

Outras maneiras de se cercar de cores da sorte no ano novo

Os acessórios também podem ser utilizados na hora de trabalhar as cores de acordo com nosso humor ou intenção. Assim, pense muito bem nos brincos, colares, anéis e pulseiras que utilizará.

Além disso, se você optou pela tradicional cor branca neste dia, aproveite para colocar a sua cor nos acessórios, da capa do smartphone ao brinco, tudo pode ser combinado!

A maquiagem também é um dos caminhos para realçar as cores que você escolher. Olhos e bocas em destaque, um rosto iluminado, delineado perfeito e cores radiantes evidenciam a sua beleza e permitem que as cores caminhem com você durante toda a noite do Réveillon. Aventure-se na maquiagem e separe a sua melhor produção para esta celebração.

As cores usadas no ano novo podem influenciar o ano inteiro!

mulher escolhendo roupa

As cores carregam energias que podem te ajudar em todos os momentos, não só no Ano Novo. Você pode utilizar novamente as cores escolhidas em qualquer etapa da vida ou, se quiser, poderá explorar outras cores durante o ano.

Segundo a Numerologia, a cor do seu ano pessoal deve ser utilizada sempre que você desejar. Ela tem uma conexão com você e a vibração é mais intensa, aproveite esse recurso.

Não pense só na roupa, você pode aprofundar sua relação com as cores através dos acessórios, do ambiente e do uso de outros elementos que carreguem o potencial das cores. Não tenha medo de explorar e conhecer cada vez mais sobre essa fonte de energia.

O mais importante é refletir sobre os seus desejos, intenções e sonhos e fazer as combinações das cores de acordo com as propriedades e energias que elas carregam durante o ano inteiro.

Autor deste artigo

Redatora que adora escrever sobre astrologia, numerologia e livros. A palavra guia e organiza os movimentos da vida.

Palavras-chave relacionadas


dinheiro trabalho

Artigos relacionados


Simpatia de folha de louro: para acalmar, dinheiro, olho gordo e mais!

Simpatia de folha de louro: para acalmar, dinheiro, olho gordo e mais!

O louro é uma erva poderosa. Regida pelo Sol e pelo elemento Fogo, você pode utilizá-lo para atrair dinheiro, prosperidade e limpar o seu corpo da negatividade.


Quanto tempo demora um trabalho de Exu? Entenda e veja como funcionam!

Quanto tempo demora um trabalho de Exu? Entenda e veja como funcionam!

O tempo de trabalho de Exu é rápido e de bons resultados para aqueles que descobriram como agradá-lo. Entenda e veja como funciona os trabalhos tocando aqui!


Confira 5 simpatias do cravo para conseguir dinheiro urgente agora!

Confira 5 simpatias do cravo para conseguir dinheiro urgente agora!

O cravo é uma especiaria muito poderosa. Além de alterar o sabor dos seus pratos, ele é o ingrediente principal de simpatias para atrair dinheiro. Confira!


8 simpatias de ano novo para atrair dinheiro: romã, lentilha e mais!

8 simpatias de ano novo para atrair dinheiro: romã, lentilha e mais!

O ano novo é um excelente momento para praticar rituais para atrair dinheiro. Confira o passo a passo de 8 simpatias para prosperidade financeira aqui!


9 orações para atrair dinheiro urgente: para São Cipriano, sorte e mais!

9 orações para atrair dinheiro urgente: para São Cipriano, sorte e mais!

A situação não está fácil para ninguém, né? Então, porque não pedir ajuda ao astral? Neste artigo compartilharemos 9 orações poderosas para dinheiro e sorte!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.