6 de Espadas no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

6 de Espadas no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

A carta 6 de Espadas nas leituras do Tarot traz mensagens importantes sobre mudanças de mentalidade e evoluções pessoais. Entenda nesse artigo todos os avisos!


O que significa a carta 6 de Espadas no Tarot?

Carta 6 de Espadas do Tarot.

Quando surge numa leitura de Tarot, a carta 6 de Espadas tende a trazer mensagens importantes sobre mudanças de mentalidade que você precisa passar a ter e de outras alterações no curso das coisas. Retrata a mudança necessária, o mover-se adiante, a tranquilidade e o restabelecimento de tudo, após o encerramento de um ciclo.

Ela pede para lidar melhor com as dificuldades, a partida e as lições aprendidas. Indica letargia, devido a um período problemático vivido e a uma caminhada feita. Também fala de atividades mentais dirigidas e executadas pelo ser humano, com o objetivo de organizar e conciliar as forças materiais e mudanças de interpretação do que está à sua volta.

Portanto, é a carta do sucesso merecido e da eliminação do que causa frustração, para que, no final, se tenha paz e harmonia. É a luz no fim do túnel que costuma ser a interpretação do 3 de Espadas, indicando que o consulente aprendeu muito durante a provação pela qual passou. É um elogio e um aplauso pela atitude de melhora que foi tomada.

Nesse artigo, você saberá um pouco mais sobre as mensagens dessa carta de Tarot. Continue a leitura e confira!

Fundamentos da carta 6 de Espadas

Pessoa segurando cartas de Tarot.

Para que se possa fazer uma leitura melhor da carta, seja sozinha ou em combinação com outras, é importante que se entenda como funcionam suas partes. Continue lendo o artigo para saber sobre elas!

História

Como parte do baralho de Tarot, usado tanto para jogar quanto com propósitos divinatórios na Europa e em outras partes do mundo, o 6 de Espadas é uma das 56 lâminas do tradicional Arcano menor. A interpretação mais usual é de que os Arcanos menores são responsáveis pelos aspectos terrenos da vida e as decisões atreladas a eles.

A divisão deles em 4 naipes de 14 cartas cada um, numeradas em sequência, com exceção das cartas da corte, faz com que a numerologia seja um dos veículos simbólicos de interpretação durante a leitura, não importando a linha de estudo seguida.

Iconografia

Na tradicional iconografia do 6 de Espadas, elaborada por Arthur Edward Waite e desenhada por Pamela Colman Smith, vê-se duas pessoas – uma delas, provavelmente uma criança – de costas, em uma embarcação de madeira conduzida por um jovem. Perto delas, estão cravadas as seis espadas que indicam a simbologia principal da carta (o forte poder da mente racional).

A figura adulta é uma mulher vestindo uma capa sobre a cabeça, por, talvez, estar em fuga e querer esconder sua identidade e lembrar o consulente de suas perdas. Isso o faz associar a carta a mudanças, mas também à perspectiva de um futuro melhor.

Já as espadas no barco se referem às memórias e à bagagem emocional carregadas pela mulher e pela criança. As águas são turbulentas de um lado e tranquilas do outro. Portanto, embora não seja uma imagem exatamente feliz, não deixa de ser esperançosa.

Às vezes, aparece ilustrada representando o Pântano do Desespero presente na obra “O Peregrino – A viagem do cristão à cidade celestial”, escrita por John Bunyan e publicada em 1678. Já no Tarot de Marselha, que serve de base para as variações existentes, as espadas são desenhadas como símbolos abstratos em curva, que se assemelham a uma mandorla.

O naipe de Espadas

O naipe de Espadas evoca a ação mediada pela presença do pensamento e da inteligência, e representa a classe militar da sociedade. Evoca a fusão e a cooperação entre opostos, como o masculino e o feminino, a maturidade, o equilíbrio e tudo relacionado ao racional, o teórico, o filosófico e o intelectual. É conhecido como o naipe dos desafios.

Além disso, é representado em arquétipo dentro do baralho pela pessoa do cavaleiro, pelos silfos e gigantes entre os espíritos elementares, e se relaciona com todas as atividades que necessitem de ordem através das armas e de outras ações de cunho penetrante.

Portanto, é o poder apoiado pela força, o Adolescente, quando visto pelo aspecto masculino, e as Musas Inspiradoras no feminino.

Elemento ar

Como toda carta do naipe de Espadas, a conexão do 6 de Espadas com o plano mental é feita através do elemento ar e, naturalmente, com os signos zodiacais associados a ele: Gêmeos, Libra e Aquário, mais especialmente. É por conta disso que o contexto em que a carta aparece deve ser encarado com foco e de um ponto de vista racional.

Significados da carta de 6 de Espadas

Tiragem de cartas de Tarot.

Nada substitui o estudo aprofundado do Tarot, para que as leituras fiquem cada vez mais intuitivas, precisas e abertas a diversas chaves de interpretação. Mas, a seguir, falaremos sobre algumas das indicações básicas sobre o 6 de Espadas, para um começo de conversa. Confira!

Momento de transição

O 6 de Espadas tende a ser lido como um progresso, um movimento em direção à calma e a algo diferente e melhor. Portanto, é o superar das dificuldades, mantendo-se verdadeiro perante a si mesmo e aos outros, através da objetividade e do entendimento. Essa carta indica que, às vezes, a melhor maneira de lidar com algo ruim é simplesmente se afastar.

Desapego do passado

A transição evocada pela carta 6 de Espadas, provavelmente, foi causada por ações do passado e, portanto, não é feliz, mas cheia de arrependimentos, tendo ela sido imposta ou não. Mesmo assim, se apresenta como a melhor opção entre todas: deixar para trás e seguir em frente, apesar da tristeza do processo. Portanto, seja qual for a fase ruim, saiba que ela passará.

Separação e cura

O 6 de Espadas, de modo geral, indica um sinal de bonança depois da tempestade, o que leva o indivíduo à cura, após o enfrentamento de obstáculos complicados nas relações e em outras áreas da vida. Portanto, é uma carta que apresenta o trilhar de um novo caminho em direção à felicidade e à estabilidade.

Momento propício para viagens

A carta 6 de Espadas, a depender do contexto em que sai em uma leitura, pode indicar jornadas, viagens (também através do mar), férias e momentos de escapismo e de boas notícias. Portanto, uma mudança de ares pode ajudar bastante no processo de transição.

6 de Espadas no amor

Casal abraçado.

As transformações prometidas pelo 6 de Espadas se aplicam à vida amorosa. Abaixo, você verá as chaves de leitura mais comuns, quando a carta aparece respondendo a uma pergunta sobre relacionamentos. Confira!

Para comprometidos

Para os comprometidos, a leitura do 6 de Espadas no Tarot fala de mudança positiva na relação. Ela indica tempos mais tranquilos propiciados por uma boa comunicação e força curativa para abandonar uma relação abusiva, a fim de que uma mais saudável possa começar e traumas possam ser superados.

Portanto, basta que não se deixe levar pela negatividade, ao navegar pelas águas da emoção. No entanto, a separação pode ser necessária.

Para solteiros

No caso dos solteiros, a carta de Tarot 6 de Espadas indica a possível necessidade de deixar para trás a parte de si que os impediu de aceitar o amor e de cuidar das feridas antigas, caso estas existam.

Além disso, uma declaração de amor pode estar a caminho e um novo amor pode surgir na vida, facilitado pela mudança de ambiente. Dessa forma, se você tirou essa carta, o futuro bem encaminhado te ajudará a não duvidar de que essa pessoa é a certa.

6 de Espadas no trabalho e vida financeira

Colegas de trabalho rindo.

Caso sua dúvida na tiragem de Tarot tenha a ver com como lidar com o dinheiro e com aspectos profissionais, o 6 de Espadas também pode aparecer. Continue lendo para descobrir as possíveis respostas!

Para empregados

O 6 de Espadas, na vida dos empregados, é uma carta que sinaliza tempos turbulentos no trabalho, por conta de alguém que pode querer te prejudicar ou porque você se sente preso a um trabalho que só te deixa infeliz.

Essa carta também indica atrasos nas tarefas e outros aspectos da vida profissional. Além disso, viagens a trabalho para o exterior e mudanças de cargo para um melhor também são possíveis.

Para desempregados

Na vida dos desempregados que fazem uma consulta com o Tarot, a carta 6 de Espadas se refere a esforços que mostram resultado aos poucos. Isso, para quem procura emprego, pode ser um indicativo de que novidades chegarão logo – sejam elas oportunidades de emprego ou de abrir o seu próprio negócio. Portanto, fique atento e se anime. O importante é não fraquejar.

Situação financeira

Em caso de problemas financeiros, a presença da carta 6 de Espadas em uma tiragem de Tarot fala de alívio e melhora. Mas, ainda assim, permanece o alerta de que não se pode fugir de lidar com essas questões para que a tranquilidade dure e evitar o desperdício de dinheiro. Portanto, tome cuidado.

Combinações com a carta 6 de Espadas

Pessoa segurando cartas de Tarot.

Em um baralho normal, temos 78 cartas e o 6 de Espadas pode aparecer acompanhado de todas as outras, o que vai fazer uma grande diferença na interpretação. A seguir, você verá algumas combinações de cartas e o que elas podem sugerir. Acompanhe!

Combinações positivas para o 6 de Espadas

Quando pareado com o 5 de Paus, o 6 de Espadas sinaliza uma jornada de autoconhecimento. Já com Os Enamorados, mostra que seu relacionamento está evoluindo. Ao lado da Rainha de Espadas, indica que sucesso acadêmico estará próximo. Se cair junto do Ás de Ouros, você está caminhando em direção à estabilidade financeira.

Quando o 6 de Espadas cai com o 10 de Espadas, a junção fala sobre um bom momento para investir na carreira. Se estiver com o 7 de Paus, essa carta indica que você pode assumir um novo cargo, mais bem pago e com mais responsabilidades.

Com o Arcano maior A Temperança, há a mensagem de que seguir adiante será possível, através de um bom planejamento. Por último, se junto do 6 de Espadas vier O Carro, estes alertam que um pequeno movimento cresce aos poucos.

Combinações negativas para o 6 de Espadas

O 6 de Espadas pode ter algumas combinações negativas para a vida. Ao lado da carta O Julgamento, ele indica que você pode estar sendo trazido de volta a uma situação que te deixou drenado emocionalmente e da qual já tentou sair.

Já quando ele está com o 5 de Espadas, tudo indica que você está em um contexto em que se sente deslocado e, portanto, a adaptação será muito necessária. Por fim, se o 6 de Espadas estiver acompanhado da carta A Torre, essa junção indica uma mudança radical ou forçada na sua vida.

Um pouco mais sobre a carta 6 de Espadas

Mulher fazendo tiragem de cartas de Tarot em mesa.

Ainda há algumas informações sobre a carta de Tarot 6 de Espadas. A seguir, você encontrará mais aspectos que podem ser trazidos pela carta 6 de Espadas, como quando o lado invertido é considerado na leitura, dentro da área da saúde e muito mais. Confira!

6 de Espadas na saúde

Se você está doente, o Arcano menor 6 de Espadas mostra que, logo, encontrará um alívio dos sintomas e um controle da situação de doença. Por isso, se você continuar pensando positivo, o mover das situações para a direção certa compensará a sensação de esgotamento. Além disso, viajar ou só passar um tempo em um outro lugar fará muito bem para sua saúde.

Carta invertida

O 6 de Espadas invertido indica que você deve estar alerta para a chegada de problemas ou para evitar se colocar diante deles, se for possível. Sendo assim, indica uma provável prisão ao passado, uma volta aos comportamentos prejudiciais ou a situações ruins e a sensação de estar preso e querer fugir do que precisa ser enfrentado.

Dessa forma, há o cancelamento de planos e a iminência de problemas financeiros, dependendo da posição em que a carta estiver. É preciso manter uma posição firme, diante das adversidades e das decisões tomadas. Essa carta fala da dificuldade de deixar as situações terminarem e de sucumbir à autossabotagem.

Há a presença de desgastes e a necessidade de limpeza mental, o que também combaterá distrações que impedem que projetos sejam finalizados. Portanto, ainda que sem ajuda, é muito importante que a travessia seja feita.

No amor, o 6 de Espadas indica a chegada de uma nova pessoa em sua vida. Ele evidencia resistências a alterações nos cursos de ação e dificuldade de contato com guias espirituais.

Dicas

Podemos dizer que as dicas trazidas na mensagem da carta 6 de Espadas são de que as mudanças devem ser abraçadas e que devemos aceitar que o passado é passado. As dificuldades devem ser enfrentadas com racionalidade e, sempre que necessário, é imperativo que nos afastemos daquilo que não nos faz bem.

Portanto, ficar alerta diante do perigo é sempre importante, assim como não perder a determinação e a fé em um futuro melhor. Para que isso seja possível, é preciso aprender a resolver os assuntos inacabados e seguir com a vida, mas sem esquecer da importância do perdão.

O número 6 presente na carta reforça o aspecto do naipe de Espadas, por ser um número de equilíbrio. É uma carta que costuma descrever de modo positivo pessoas muito racionais e dedicadas a alcançarem objetivos. Já de modo negativo, indica as que se apoiam demais nos outros, para superar problemas.

6 de Espadas na tiragem do sim ou não

Para a tiragem do sim ou não, a carta 6 de Espadas costuma indicar que sim. Mudanças acontecerão, elas são necessárias e os resultados serão positivos, se você puder lidar bem com isso. O que parece promissor tenderá a se desenvolver a seu favor e pode haver reconciliação após uma briga, a não ser que você e a outra pessoa não estejam mais juntos.

O sim também indica que os sentimentos daquele alguém especial estão se desenvolvendo. Por outro lado, se vocês já estiverem em um relacionamento, mas as circunstâncias forem de distanciamento do casal, a resposta é não: o namoro ou casamento não vai durar.

De modo geral, a resposta pode vir como um talvez, por conta da melhora gradual, mas pende mais para o sim.

Desafios do 6 de Espadas

Como é próprio do naipe de Tarot, o 6 de Espadas serve de alerta para quem tem dificuldade de lidar com perdas e mudanças. Mais do que nunca, o seu lado racional precisa estar presente, ainda que a intuição também seja importante. Por isso, é uma carta sobre intuição, mensagens, espíritos-guias e orientação interna.

Também serve de lembrete de que, ainda que você consiga aquilo que deseja, o caminho até lá não será só de flores. É preciso ter atenção na hora de resolver os problemas e amenizar a sensação de que está perdido, o que inclui seguir as regras e gerir o próprio tempo.

Se a pergunta tiver relação com o entendimento do presente, é um sinal de que deve esperar uma mudança de melhora na vida ou um fardo que te induzirá a uma nova atitude. Porém, com a certeza de que o futuro vindouro será de crescimento depois que o pior passar, o 6 de Espadas indica o caminhar em direção à clareza mental.

A carta 6 de Espadas pode indicar um bom momento para desenvolver novas habilidades?

Cartas de Tarot em mesa com velas ao lado.

Por ser uma carta de movimento, o 6 de Espadas propicia um bom ambiente para que se aprenda algo novo, a fim de conhecer pessoas diferentes e de áreas distintas das suas e exercitar sua capacidade de contribuir com um mundo mais justo. Da mesma forma, você pode embarcar em aventuras, implementar estratégias e realizar sonhos.

Agora que já sabe como o 6 de Espadas funciona no Tarot, esperamos ter te ajudado a entender um pouco sobre o que ela indica durante uma leitura. Não tenha medo de seguir o conselho que ela dá e, quando chegar ao seu destino após a travessia, aproveite o que encontrar do outro lado!

Autor deste artigo

Escritora, poeta e tradutora de inglês. Eterna estudante e criança curiosa.

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.