Trânsito astrológico: saiba tudo sobre seu mapa astral

Trânsito astrológico: saiba tudo sobre seu mapa astral

Confira neste artigo tudo sobre o trânsito astrológico, o que é e de que forma ele influencia em sua vida.


Trânsito astrológico: saiba tudo sobre seu mapa astral

Pessoa fazendo leitura de trânsito astrológico em livro, enquanto diante de pinturas e cartas contendo diversos elementos e astros.

O mapa astral mostra exatamente as posições do Zodíaco e dos astros em relação à Terra, levando em conta a posição geográfica, a data e a hora exata em que viemos ao mundo. As características de personalidade e da forma como a pessoa se relaciona no amor, por exemplo, são analisadas com bastante precisão através do mapa astral.

Mas algo que muitos não sabem, ou não prestam atenção, é o trânsito astrológico. Aprofunde-se conosco neste artigo e entenda o que ele é e para que serve. Veja, também, como interpretar esses trânsitos e como calculá-lo de forma gratuita pela internet.

Entendendo o trânsito astrológico

Pessoa fazendo leitura de trânsito astrológico com caneta, enquanto rodeada de cartas com os símbolos dos signos do Zodíaco.

Os trânsitos astrológicos são períodos de tempo como dias, meses ou até anos. Ter ciência deles é uma poderosa ferramenta para entendermos como cada trânsito se conecta com as energias do nosso mapa astral, e como eles nos influenciam.

O entendimento de cada trânsito e de como eles se aplicam a períodos específicos que passamos ao longo da vida, nos auxilia a enfrentar momentos difíceis com maior resignação. Além disso, permite aproveitar mais os potenciais ciclos benéficos que os astros trazem para nossa existência.

Vejamos a seguir o que pode ser definido como trânsito astrológico e o que significa “trânsito astrológico de hoje ou de agora”.

O que é trânsito astrológico

A interação do mapa astral da pessoa com os planetas regentes, além de como isso repercute nas energias que influenciam o indivíduo, é o que chamamos de trânsito astrológico. É a passagem, a entrada ou a saída de determinado planeta, ou planetas, em certo signo ou em alguma casa astrológica.

Inicialmente, analisam-se as posições dos planetas Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. O que é levado em conta são os ângulos formados pela posição dos astros do momento analisado em relação ao posicionamento desses astros no mapa astral da pessoa.

Cada um dos astros mencionados exerce diferentes influências. Eles são os primeiros a serem analisados, pois se encontram mais distantes do sol, tendo importância mais duradoura no mapa astral do que a lua, por exemplo, que tem influência de 2 dias.

O que não é um trânsito astrológico

Para ser considerado um trânsito astrológico, o planeta precisa fazer aspecto a uma posição do passado em relação a outro planeta. Ao todo, são considerados dez aspectos, cinco maiores e principais (conjunção, oposição, trígono, quadratura e sextil) e cinco menores (quintil, semisextil, semiquadratura, sesquiaquadratura e quincúncio, que é conhecido como inconjunção).

Ao analisar um trânsito astrológico, leva-se em conta a posição dos astros no mapa astral do momento do nascimento do indivíduo, em relação a certo período de tempo, presente ou futuro, da análise.

Portanto, se a atual posição de um planeta encontra-se em oposição a outro astro ou constelação nos céus de hoje, não é considerado um trânsito astrológico.

O que significa "trânsito astrológico de hoje ou de agora"?

Trânsito astrológico de hoje ou de agora nada mais é que a posição atual dos astros em relação ao mapa astral de nascimento de uma pessoa. Através dele complementa-se o horóscopo diário, trazendo informações mais detalhadas enquanto se tem como base os aspectos astrológicos do momento atual.

Esse tipo de trânsito astrológico indica as tendências astrológicas daquele dia e auxilia o entendimento de ciclos curtos. Também pode mostrar se, naquele momento, será iniciado algum ciclo de maior duração. Geralmente são priorizados àqueles trânsitos astrológicos que se correlacionam e que, de alguma forma, influenciam ciclos longos.

Para que serve o trânsito astrológico?

Pessoa fazendo a leitura de mapa astral, utilizando caneta e um esquadro.

Os trânsitos astrológicos não são oráculos de previsão. Eles são análises de cenários em que os planetas ditarão tendências de certos períodos, sendo esses longos ou curtos.

Vamos entender a seguir a energia de um trânsito astrológico de um período em específico, e como isso nos ajuda a tomar decisões. As análises dos trânsitos ajudarão a planejar melhor a semana, o mês ou o ano, além de auxiliar na superação de momentos complicados.

Entender melhor a energia de um período

Apesar do ceticismo acerca do assunto, cada vez mais pessoas se dão conta de que somos regidos por energias, tanto negativas quanto positivas. Nesse sentido, a astrologia explica como os astros regem tais energias e os trânsitos astrológicos, relacionados com o mapa astral do momento em que nascemos, são essenciais no entendimento de períodos da vida pelos quais passamos.

As energias orientadas pelos trânsitos astrológicos complementam as simples análises de horóscopos diários. Eles agem como ferramentas que aprofundam o entendimento de como o universo conduz nosso destino.

Tomar melhores decisões

O entendimento das tendências que um trânsito astrológico traz para nosso mapa astral é uma importante ferramenta para a tomada de decisões. Ele funciona como uma espécie de bússola dos astros que, diante de ciclos longos ou curtos, nos indica um norte a ser tomado em situações ou ciclos negativos.

O trânsito astrológico também é importante para aproveitar melhor todo potencial energético de períodos astrológicos positivos. Através dessa orientação dos astros somos capazes de realizar alterações na forma em que iremos absorver os aprendizados e desafios que a vida nos impõe.

Planejar melhor a semana, o mês ou o ano

A interpretação dos trânsitos astrológicos é muito usada para planejar melhor a semana, o mês e o ano. Através do aspecto constituído entre o planeta transitante e o signo ou planeta transitado, são indicadas as tendências favoráveis ou desfavoráveis em processos de renovação, finalização, mudanças internas, além de diversos outros fatores.

Através dessas análises, somos capazes de planejar melhor os nossos ciclos de acordo com a tendência energética do momento analisado.

Se, por exemplo, a lua formar um aspecto harmonioso com o sol em determinada casa astrológica durante um trânsito mensal, indica um momento propício para resolver alguma coisa ou situação que você tem evitado há muito tempo.

Superação de momentos complicados

Momentos complicados e situações desafiadoras são parte constante de nossa existência, mas não devemos culpar os astros por nossos problemas. A astrologia é um guia, demonstrando e nos ensinando sobre processos internos, ampliando nosso autoconhecimento e aprimorando nossa forma de levar a vida.

A superação de momentos complicados está em nós mesmos, e os trânsitos astrológicos podem trazer luz a esses períodos. Ao se deparar com um trânsito desfavorável em seu mapa, tenha calma e use as informações com sabedoria, adaptando a interpretação astrológica à situação para superar o problema da melhor forma possível.

Como interpretar o trânsito astrológico

O círculo do mapa astral com todos os signos do zodíaco, possibilitando o trânsito astrológico entre eles.

Cada um dos trânsitos astrológicos demonstra tendências energéticas relacionadas ao mapa astral analisado. A interpretação destes eventos astrológicos define o que cada astro carrega ao adentrar, transitar ou sair de determinada posição nos céus.

É somente através da correta interpretação dos trânsitos astrológicos que somos capazes de tirar melhor proveito de seus potenciais. Por isso, vamos entender mais sobre o Zodíaco e a influência dos planetas regentes. Também vamos compreender melhor os signos ascendentes e descendentes e o tema das casas astrológicas. Confira abaixo!

O Zodíaco

O Zodíaco é o conjunto de constelações ao longo do caminho percorrido pelo sol durante o ano. Existem 12 constelações que transitam no céu em diferentes meses do ano. São elas:

- Áries: de 21de março a 20 de abril;

- Touro: de 21de abril a 20 de maio;

- Gêmeos: de 21de maio a 20 de junho;

- Câncer: de 21de junho a 22 de julho;

- Leão: de 23 de julho a 22 de agosto;

- Virgem: de 23 de agosto a 22 de setembro;

- Libra: de 23 de setembro a 22 de outubro;

- Escorpião: de 23 de outubro a 21de novembro;

- Sagitário: de 22 de novembro a 21de dezembro;

- Capricórnio: de 22 de dezembro a 20 de janeiro;

- Aquário: de 21de janeiro a 18 de fevereiro;

- Peixes: de 19 de fevereiro a 20 de março;

Para a astrologia, as características energéticas e psicológicas de um indivíduo estão diretamente relacionadas ao signo em que se deu o seu nascimento.

A influência dos planetas regentes

Cada um dos 12 signos do Zodíaco é regido por um astro, de forma a atribuir traços específicos a quem nasceu sob sua influência. Os nomes desses planetas foram escolhidos na antiguidade levando-se em conta as características quanto à sua influência energética.

Vejamos cada um dos planetas regentes e sua influência astrológica:

- Marte: associado à coragem, paixão e luta. É relacionado também à ambição e impulsividade. É o planeta regente do signo de Áries.

- Vênus: este planeta, que rege os signos de Touro e Libra, está relacionado com o amor e a beleza. Carrega a energia da harmonia, das artes, da criatividade e da apreciação da vida e de prazeres terrenos.

- Mercúrio: nomeado por conta do deus mensageiro da mitologia, Mercúrio é o astro que mais rápido transita, por ser o mais próximo do sol. Representa a comunicação e a curiosidade e é o planeta regente dos signos de Gêmeos e Virgem.

- Lua: é o astro mais próximo da Terra e, por esse motivo, tem maiores oscilações quanto à sua influência. É regente do signo de Câncer e está ligado às emoções e ao inconsciente.

- Sol: por ser o astro-rei, representa a força, a determinação e a racionalidade. Rege o signo de Leão e influencia os nativos desse signo quanto à liderança e carisma.

- Plutão: rege o signo de Escorpião e é o astro mais afastado do Sol. Traz um sentido de mistério, complexidade e enigmas. Tem relação com desejos do subconsciente e perspicácia.

- Saturno: na mitologia, Saturno é o deus da ponderação, do tempo e da maturidade. É o planeta regente do signo de Capricórnio e tem forte influência na tomada segura de decisões, com os pés no chão, solidez e grande força interior.

- Urano: é considerado um astro de movimento lento, sendo um dos maiores do Sistema Solar. Rege a constelação de Aquário e influencia na originalidade, independência e na excentricidade dos nativos desse signo.

- Netuno: um dos últimos planetas descobertos no Sistema Solar, sendo o astro regente do signo de Peixes. Ele influencia em profunda densidade emocional, sensibilidade profunda e sentimentos escondidos.

Signos ascendentes e descendentes

Signo ascendente é aquele que se encontra no horizonte leste, ou nascente, no momento exato do nascimento da pessoa. Já o descendente fica ao lado oeste, ou poente. O descendente equivale à sétima casa, enquanto o ascendente, à primeira.

Apesar de opostos no mapa astral, o ascendente e descendente se complementam, um influenciando o outro, de modo a formar um único todo.

O signo ascendente rege a forma como nos expressamos e o modo como somos vistos por outras pessoas. Manifesta nosso jeito de lidar com as situações e de que forma nossas tendências e personalidade são expressas.

Já o signo descendente se refere às nossas expectativas, à nossa forma de nos relacionarmos afetivamente e emocionalmente. Ele diz muito sobre os traços mais fortes de nossa personalidade e como isso nos afeta em relações sociais.

Tema das casas astrológicas

Na Astrologia, as casas são os locais onde os astros e signos mostram suas influências de forma mais contundente. Assim como o Zodíaco, existem doze casas, começando pelo ascendente. Confira quais são as 12 casas astrológicas e suas características:

Casa 1: É a casa do ascendente e diz sobre a personalidade e a índole da pessoa dona do mapa analisado.

Casa 2: Refere-se à habilidade em adquirir bens materiais e dinheiro e como a pessoa utiliza de suas posses. Trata também dos sensos de segurança e valor.

Casa 3: Expõe a forma de comunicação com pessoas muito próxima e com familiares. É a casa da comunicação e do aprendizado.

Casa 4: É a casa relacionada com o sentido de intimidade e segurança. Demonstra onde e como nos sentimos seguros e protegidos e está ligada com as nossas zonas de conforto.

Casa 5: Refere-se ao amor que a pessoa emana, à forma que ela educa seus filhos e às atividades físicas. Representa, também, romances, lazeres e distrações.

Casa 6: É a casa dos hábitos e do trabalho. Dita a forma como prestamos serviços aos outros no dia a dia.

Casa 7: É a casa do signo descendente e está ligada às nossas expectativas, à nossa forma de relacionar-se afetivamente e emocionalmente.

Casa 8: É a casa da capacidade do indivíduo no compartilhamento de bens materiais. Refere-se, também, à morte e às preferências sexuais.

Casa 9: Relaciona-se às ideias coletivas e à capacidade de engajamento social. Abrange questões religiosas e filosóficas.

Casa 10: Mostra a capacidade de conquistar reconhecimento público, profissional e notoriedade.

Casa 11: Abrange a forma e a capacidade da pessoa em fazer amigos e como ela se relaciona socialmente.

Casa 12: Diz muito sobre a habilidade em se adquirir experiência de vida, além de estar relacionada a bloqueios e fraquezas que a pessoa esconde.

Como calcular o trânsito astrológico grátis: hoje, agora e mais períodos

O mapa de interpretação do trânsito astrológico, com uma caneta de pena em cima, e rodeado de cartas com os símbolos do zodíaco.

Calcular os aspectos que os astros regentes impõem no mapa astral não é tarefa simples. Requer tempo e conhecimento aprofundado em mapas astrais, e dos astros em geral, além de entendimento das atuais posições dos corpos celestes.

Se você não possui fundamentos de astrologia a ponto de calcular seus trânsitos astrológicos, a forma mais simples é através da internet.

Veremos a seguir o que é preciso saber antes de calcular o trânsito astrológico de hoje, agora e de mais períodos, de forma gratuita em sites como o astro.com e o Personare.

O que você deve saber antes de calcular o trânsito astrológico

Para ser possível calcular o trânsito astrológico, devemos, antes de tudo, ter em mãos nosso mapa astral de nascimento. Para isso é necessário saber o dia, o horário e a localização exata do nascimento.

Através do mapa astral é que são calculados os aspectos em relação aos astros regentes e como eles influenciarão certos períodos.

É importante ter em mente que esses trânsitos não são oráculos de respostas sobrenaturais, mas que indicam tendências de comportamentos já existentes em nós mesmos, e que são ressaltadas ou reprimidas por influência destes corpos celestes.

Como calcular o trânsito astrológico no astro.com

Ao acessar o astro.com, clique em “Log in” no canto superior direito. Depois selecione “criar um perfil de utilizador registrado” e preencha as informações exigidas, criando nome de usuário e senha.

Uma vez realizado o login de acesso, selecione “adicionar novos dados astrológicos”. Preencha as informações como data, hora exata e local de nascimento.

Depois disso acesse “eventos celestes”, que fica dentro da seção “horóscopo gratuito”. Dessa forma, você terá acesso a todos os trânsitos atuais e de longo prazo. Nesta seção do astro.com também é possível visualizar os trânsitos por temas, como geral, amor e mundano. O site também permite acessar trânsitos do dia anterior e do dia seguinte de forma gratuita.

Trânsito astrológico no Personare

Outro site recomendado é o personare.com.br. A plataforma traz uma gama variada de temas sobre o horóscopo, além de artigos redigidos por astrólogos experientes.

O primeiro passo para calcular o trânsito pelo Personare é criar um login com usuário e senha. Na tela de registro já são exigidos os dados do horário exato e localização geográfica de onde ocorreu o nascimento.

Após a finalização do registro, o site fornece todos os trânsitos do momento, além de períodos de médio e longo prazo, com análises de como eles irão te influenciar.

O trânsito astrológico vai realmente influenciar a minha vida?

Sombra de pessoa observando os astros no céu.

Há muitos casos em que pessoas céticas quanto à astrologia passam a acreditar no assunto ao acessarem os trânsitos astrológicos. Devido às especificidades que as analises trazem, se relacionando com o mapa astral e com situações boas e ruins, torna-se difícil negar as influências que os astros e os trânsitos causam em nossa vida.

Para aproveitar todo o potencial que esta bússola celestial nos proporciona, devemos, antes de tudo, entender como os trânsitos funcionam e onde calculá-los de forma correta. A busca responsável por autoconhecimento deve ser sempre a base da utilização de qualquer método ou técnica astrológica.

Devemos ter em mente que essas ferramentas astrológicas não podem ser tidas como formas de adquirir riquezas ou solucionar problemas de forma imediata. Os astros influenciam os seres humanos ressaltando ou suprimindo tendências que temos em nós mesmos, e a leitura dos sinais que os astros nos enviam podem fazer uma grande diferença em nossas vidas.

Autor deste artigo

Jornalista, aviador e extasiado pelos estudos dos mistérios do universo e suas implicações na existência humana!

Artigos relacionados


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!