Simpatia para desmame do bebê: Pegar mamadeira, secar leite e mais!

Simpatia para desmame do bebê: Pegar mamadeira, secar leite e mais!

Confira neste artigo tudo sobre simpatias para o desmame de bebês! Aqui você irá aprender diversas técnicas que te auxiliarão nesse processo. Confira!


O que são as simpatias para desmame do bebê

Mãe amamentando um bebê.

Você está prestes a aprender tudo o que precisa saber a respeito das simpatias para desmame do bebê e também vai poder conferir como realizar algumas delas. Saiba que essas simpatias correspondem a conhecimentos muito antigos.

Essas práticas vêm ajudando, através dos séculos, mulheres e crianças a passarem por um momento, muitas vezes, difícil: o desmame, que corresponde ao momento em que o bebê deixa de se alimentar do leite materno. Agora, ele já está pronto para consumir outros tipos de alimentos e já não necessita mais do peito da mãe.

Porém, trata-se de uma fase que pode gerar sofrimento para a mãe e para a criança. Por isso, este artigo traz mais informações e dicas de simpatia para desmame do bebê que vão ajudar a tornar esse processo menos complicado e traumático. Confira três simpatias para o desmame e informações relevantes a seguir.

Três simpatias para realizar o desmame de bebês

Mãe brincando seu bebê na cama.

Quando se trata do desmame, existem muitos fatores envolvidos nesse processo: Aspectos emocionais, físicos, questões do próprio desenvolvimento da criança e também da sua relação com o mundo e com a mãe.

Quando o bebê nasce, seu cérebro ainda não está totalmente formado e seu desenvolvimento cognitivo vai se dando ao longo do tempo. Esse processo é muito rápido para as crianças, por isso, possuem mais facilidade de adaptação e aprendizagem do que os adultos, principalmente quando estão nos estágios iniciais da vida.

Nesse sentido, é importante entender o que cada etapa da vida vai representar para a criança. Num primeiro momento, a vida é o útero da mãe. A primeira ruptura traumática que acontece é o momento do parto. A segunda, podemos dizer, é a fase do desmame. Entenda porquê é assim:

Isso acontece porque nesses primeiros meses de vida, o bebê ainda não tem uma noção de “eu”. É como se ele não compreendesse que ele e a mãe são pessoas diferentes. A mãe é uma extensão do bebê para ele nessa fase, principalmente no momento de se alimentar. Assim, quando chega o momento de realizar o desmame, pode haver muito desconforto para a criança, pois trata-se de uma desadaptação.

É importante ter cuidado com esse processo, tendo em vista que ele também gera mudanças e conflitos para a mãe. Muitas mulheres relatam como a experiência de amamentar é única e especial na vida de uma pessoa. Inclusive, muitas se apegam a isso e podem sentir a necessidade de apoio nesse momento, pois podem relutar em realizar o processo de desmame ou sentir muito medo e dificuldade.

Outras, passam por uma experiência não agradável, principalmente quando não há uma preparação adequada do peito, o que pode gerar muita dor e frustração. Nesses casos, a mãe pode querer iniciar o processo de desmame de forma abrupta, o que pode ser muito penoso tanto em relação a essa mãe quanto ao seu bebê.

Há milhares de anos práticas relativas a este momento vem sendo passadas de geração em geração através de mulheres de diferentes povos e culturas para trazer mais conforto para as mães e crianças e ajudar nesse difícil processo. Essas práticas são as chamadas simpatias para desmame do bebê.

Confira a seguir, três delas que você pode realizar para tornar essa etapa mais harmoniosa e confira mais informações relevantes a respeito.

Simpatia para desmamar o bebê

Fazer uma simpatia para desmame do bebê é uma das práticas mais antigas e comuns em diversas regiões do planeta. Existem muitos simbolismos, sentimentos e afetos envolvidos nessa fase por isso é comum a realização de simpatias não apenas para dar sorte e ajudar no processo do desmame, mas também para pedir pela saúde da criança, da mãe e a felicidade de ambos ao longo da vida.

Confira agora uma simpatia de desmame conhecida para tornar esse processo mais fácil tanto para a mãe, quanto para o bebê:

Ela deve ser feita na lua minguante e da seguinte forma: coloque um pouco do leite materno em uma xícara e, em seguida, amasse um dente de alho. Misture um pouquinho de farinha com açúcar e, junto com o alho amassado, coloque na xícara do leite. Misture e dê para o bebê tomar atrás da porta da cozinha. Vale a pena, ainda, fazer uma oração pedindo pela saúde e felicidade de toda a família.

Simpatia para bebê pegar a mamadeira

Uma boa opção é fazer uma simpatia para o bebê pegar a mamadeira. Confira a seguir uma das mais tradicionais para se fazer:

Utilize uma mamadeira com um bico similar à mama e coloque o leite materno dentro dela. Então, coloque o bebê para mamar no seu peito. Assim que der 3 minutos, troque o bico do seu peito pelo bico da mamadeira. Assim que fizer a troca, faça uma oração para o Anjo da Guarda da criança. Existem diversas orações na internet, basta escolher a que tocar mais o seu coração.

Simpatia para secar o leite materno

É importante também tratar de secar o leite materno, assim, evita-se o estímulo natural do bebê querer o peito e também e o acúmulo de leite, que pode ficar empedrado e causar desconforto para a mãe.

Porém, é imprescindível que você saiba que o leite materno é o alimento mais importante para o início da vida do bebê, portanto, o desmame só deve ser realizado após o período necessário para a criança ser nutrida por esse leite. Atualmente, a recomendação é oferecer 06 meses exclusivamente de leite materno e a partir desse período, introduzir uma alimentação complementar.

Mas, dando continuidade, existem diversas práticas que são consideradas como simpatia para fazer o leite secar mais rápido, uma delas é com cordão de mamonas. Apesar de muito antiga, algumas mulheres ainda pegam o caule da folha de mamona e o cortam em pequenas rodelas. Depois, é só passar um barbante por elas fazendo um cordão, que deve ser utilizado sob as vestes, acima dos seios.

Práticas para auxiliar a simpatia de secar o leite materno

Chá de menta com algumas folhas ao lado.

Secar o leite materno é crucial para a fase do desmame. Primeiro, porque o acúmulo do leite gera muito desconforto para a mãe. Segundo, porque, uma vez que o leite começa a secar e se tornar mais ralo, a própria criança vai entendendo que aquele já não é mais o alimento que ela está habituada. Confira dicas para ajudar a secar o leite materno para auxiliar na sua simpatia para desmame do bebê.

Folhas de repolho geladas nos seios

Para essa simpatia, coloque folhas de repolho na geladeira e, após resfriadas, posicione-as sobre os seios. Elas possuem propriedades que ajudam a secar o leite materno e trata-se de uma tática utilizada há muito tempo. Faça esse procedimento ao menos 3 vezes na semana e, de preferência, à noite. Em poucos dias irá notar os resultados.

Compressas geladas nas mamas

Compressas geladas nas mamas também podem ajudar a secar o leite materno. Acredita-se que elas influenciam na pele, evitando a dilatação da mesma e, portanto, a ejeção e produção do leite. Por isso, realize esse procedimento todos os dias, para que, de modo gradativo, você possa começar a sentir os resultados.

Chá de menta

O chá de menta, além de ser uma opção saborosa, ajuda a fazer com que as mamas fiquem desidratadas. Dessa forma, estimula também o desmame, pois ajuda a secar o leite materno de forma natural e indolor.

Para isso, aplique sutilmente o chá nas mamas utilizando um pincel ou até mesmo os dedos. Esse procedimento é bem simples, fácil e pode ser realizado ao menos 02 vezes na semana.

Cuidados na hora de realizar o desmame do bebê

Mãe e bebê em uma consulta médica.

Ao fazer uma simpatia para desmame do bebê, é muito importante que você esteja segura de que esse é o momento certo para fazer isso.

Isso porque iniciar o desmame antes da hora pode gerar danos para a saúde do bebê, podendo, inclusive, prejudicar seu desenvolvimento. Confira a seguir informações relevantes a respeito do desmame.

Descubra se é o momento adequado

Para saber se esse é o momento adequado, é importante que você tenha conhecimento a respeito do processo de desenvolvimento infantil. Leia a respeito, converse com o pediatra e esteja segura de que é o momento ideal.

Quando os seios fiquem cheios e doloridos

Se você ainda está produzindo muito leite, com os seios cheios e doloridos, saiba que pode levar algum tempo para uma redução natural da produção dele, mesmo que já tenha iniciado o processo de desmame e reduzido o número e duração das mamadas.

Para aliviar o desconforto, retire o leite e coloque-o em um recipiente de vidro na geladeira. Ele ainda pode ser oferecido à criança após 12 horas ou 14 dias no congelador.

Mamadeira ou copinho

Na hora de realizar o desmame, cuidado para não deixar o bebê viciado em um substituto do peito: a mamadeira. Para o início, ela pode parecer uma boa aliada, mas o copinho é muito mais indicado.

Isso porque a mamadeira pode prejudicar a saúde do bebê, em especial, afetando a adequada formação e posicionamento futuro dos dentes. Além do mais, o copinho ajuda a estimular outras nuances do desenvolvimento sensitivo-motor infantil.

Melhor leite para substituir o materno

Existem leites feitos para a fase do desmame que podem ser encontrados em farmácias e supermercados. Vale lembrar também que alguns bebês podem ter necessidades nutricionais específicas. Por isso, sempre é válida a orientação do pediatra quanto ao leite ideal para substituir o leite materno. Não hesite em pedir auxílio médico nessa fase.

Acompanhamento médico regular para verificar necessidades nutricionais

Nunca deixe de comparecer às consultas pediátricas. Elas são muito importantes para verificar o desenvolvimento e as necessidades do bebê. Desse modo, é mais fácil e seguro realizar o processo do desmame tendo acompanhamento médico regular.

Dicas para realizar o desmame do bebê

Pai com sua filha bebê em uma mesa.

O desmame do bebê é um processo. É importante que você entenda isso e se prepare para fazer as coisas aos poucos, pois ele não vai - e não deve - acontecer do dia para a noite. O desmame ocorre de forma bem mais saudável e harmoniosa quando é planejado e gradativo.

Assim, de forma natural, o bebê e a mãe vão se adaptando à nova realidade. Confira algumas dicas importantes que vão ajudar você a passar por essa etapa, assim como a realização de uma simpatia para desmame do bebê. Você deverá, inclusive, unir as duas coisas. Continue a leitura.

Planeje a hora de começar, mas comece aos poucos

Planeje esse momento. Se for mãe de primeira viagem, é importante estudar sobre o desenvolvimento do bebê e estar em dia com as consultas pediátricas. Assim, você saberá quando é recomendado iniciar o processo e poderá se planejar melhor, escolhendo o melhor dia para isso. Mas lembre-se: inicie aos poucos.

Diminua as mamadas

Vá diminuindo o número de mamadas. No início, o bebê precisa, basicamente, se alimentar e dormir, então é normal que ele mame várias vezes ao dia e por muito tempo. Já quando é chegado o momento do desmame, você pode começar diminuindo o número das mamadas, assim o bebê também vai se acostumando até mesmo com a distância física do peito da mãe.

Diminua a duração das mamadas

Após iniciar a redução do número de mamadas, é interessante diminuir a duração dessas. Afinal, o bebê já estará começando a se alimentar com outros tipos de alimento além do leite materno. Vale ressaltar que o acompanhamento pediátrico é essencial em todo o processo.

Peça para outra pessoa dar refeições ao bebê

Existe um vínculo muito grande do bebê com a mãe na hora de se alimentar. É importante, nessa fase, que ele entenda e aprenda a se alimentar mesmo quando a mãe não está presente. Uma boa ajuda nesse processo é pedir para outras pessoas alimentarem o bebê. Pode ser o pai ou qualquer outro adulto responsável e cuidador.

Não ofereça a mama

Esse é um momento crítico, quando a mãe deve deixar de oferecer a mama. O bebê vai chorar. Às vezes, nem é de fome, é porque ele quer o peito.

As mães precisam ser fortes nessa fase e resistir ao ímpeto de interromper o sofrimento da criança oferecendo a mama. Mas é importante ser firme nesse momento, do contrário, isso pode prejudicar a evolução do processo de desmame.

Ofereça outros alimentos

O bebê já está passando por um processo de adaptação alimentar. Nessa fase, é crucial oferecer para ele outros alimentos e deixar que se distraia e conheça outro universo através da alimentação, que não seja o peito da mãe.

Crie uma atmosfera atrativa para o bebê se alimentar e estimule o contato dele com os alimentos adequados, tornando o momento da alimentação mais interessante. Assim, na hora que ele chorar pela falta do peito, fica mais fácil que aceite outros alimentos.

Própolis nos seios

Usar o própolis como auxiliar no processo de desmame também é uma alternativa. Há quem passe o produto diretamente nos seios e há também quem tome florais específicos ou consuma-os oralmente.

Alguns pediatras indicam essa prática, porque ela não envolve a rejeição da mãe para o bebê em relação a não oferecer o peito. Nesse caso, o bebê vai sentir o cheiro do própolis, que é muito forte, e não vai querer mamar. Pode ser que chore um pouquinho, mas geralmente, esse é um método muito eficaz.

É possível conferir vários relatos na internet de mães que utilizaram essa técnica e tiveram bons resultados. Ela funciona principalmente quando a criança já passou de um ano e já está mais habituada a outros alimentos.

As simpatias para o desmame do bebê podem ser ruins?

Bebê sentado em uma cadeirinha comendo brócolis.

Na hora de decidir realizar uma simpatia para desmame do bebê, é importante pesquisar bastante e buscar apoio, até mesmo com o auxílio de mulheres e pessoas mais experientes.

Mas pode-se dizer que as simpatias para o desmame do bebê não são ruins. Elas possuem o intuito de ajudar tanto a mãe, quanto a criança a passar por esse processo tão difícil que é o desmame. Porém, é preciso saber o momento certo de fazer isso e qual a forma mais adequada, como mencionado anteriormente.

Se tiver qualquer dúvida, revise esse artigo e converse com seu médico ou médica. Porém, realizar uma simpatia para desmame do bebê com certeza vai ajudar você a passar por esse momento com mais segurança, afeto e tranquilidade. E será ainda mais gratificante ver o seu bebê crescer e se desenvolver.

Autor deste artigo

Sou incrivelmente apaixonada pela escrita e pela capacidade de influenciar de algum modo a vida das pessoas. Escrevo há 3 anos e a cada dia que passa cresço mais profissionalmente, pois tudo que é feito com amor, tem retorno.

Palavras-chave relacionadas


rituais

Artigos relacionados


Como consagrar a quartinha? Fundamentos e outras informações!

Como consagrar a quartinha? Fundamentos e outras informações!

Saiba nesse artigo como ter a sua quartinha, como cuidar da forma correta e o que não se deve fazer para mantê-la consagrada.


7 simpatias da cueca: para amarração, conquistar, ele obedecer e mais!

7 simpatias da cueca: para amarração, conquistar, ele obedecer e mais!

Relacionamentos amorosos precisam ser cuidados e preservados para durar. As simpatias da cueca são ideais para a sua permanência. Veja a seguir.


9 simpatias para duas pessoas se odiarem: com pimenta e mais!

9 simpatias para duas pessoas se odiarem: com pimenta e mais!

Já desejou que duas pessoas se odeiem? Aqui mostraremos formas de fazer este trabalho de forma infalível, com pimenta, vinagre e mais. Confira!


16 orações para mexer com a cabeça dele agora: aprenda as mais fortes!

16 orações para mexer com a cabeça dele agora: aprenda as mais fortes!

Neste artigo você aprenderá a fazer diversas orações para mexer com a cabeça da pessoa amada! Orações para Afrodite, São Jorge e mais vão te auxiliar!


Simpatia para não engravidar: para menstruação descer e mais!

Simpatia para não engravidar: para menstruação descer e mais!

A menstruação atrasou e você não sabe o que fazer? Entre aqui e descubra orações, simpatias e muito mais sobre como não engravidar!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.