Rainha de Espadas no Tarot: significado, amor, trabalho e mais!

Rainha de Espadas no Tarot: significado, amor, trabalho e mais!

A Rainha de Espadas no Tarot traz muitos significados, informações e alertas para a vida. Descubra mais sobre essa carta neste artigo!


O que significa a carta Rainha de Espadas no Tarot?

mulher mexendo em tarot

A carta Rainha de Espadas representa o foco, o racional, a comunicação, a intelectualidade e a justiça. Quando aparece em uma leitura geral de Tarot, indica o uso da razão, e não a emoção, para a solução de problemas. Ao representar o consulente, fala sobre alguém mais frio ou severo, já que essa é uma carta racional. Ela diz que é essencial ser mais justo no momento, sem tomar lados ao tomar decisões.

Logo, por ser uma carta do elemento ar, ao sair em uma leitura sobre outra pessoa, pode sinalizar alguém que não seja muito confiável ou até mesmo que não deva confiar nos outros. Leia mais sobre a carta Rainha de Espadas a seguir e aprenda sobre seus fundamentos, significados e mais.

Fundamentos da Rainha de Espadas no Tarot

carta tarot, rainha de espadas

A Rainha de Espadas é uma carta que apresenta interpretações negativas, mas, também possui interpretações positivas, dependendo do ponto de vista. O naipe de espadas é considerado o mais negativo e trágico do Tarot por seus significados impactantes, mas, ao ser observado com outros olhos, pode ter representações mais amenas.

A pessoa representada por essa carta é aquela que dá bons conselhos, tem uma boa conversa, é inteligente e exigente. A carta diz que este é um momento propício para investir em estudos e literatura. Além disso, a Rainha de Espadas é um sinal para que você esteja mais atento a sua volta e evite distrações.

Para saber mais sobre a história da carta e suas interpretações, continue a sua leitura.

História

A data exata da origem do Tarot ainda é desconhecida, porém existem estudos que apontam seu surgimento no início do século XIV, na Itália. A Rainha de Espadas faz parte dos arcanos menores do Tarot que são 56 cartas, enquanto com os arcanos maiores, são 22 cartas, sendo 78 no total. As cartas também podem ser chamadas de lâminas.

O Tarot divide as cartas em 4 elementos, sendo eles o Fogo, o Ar, a Terra e a Água. Cada elemento é simbolizado por um naipe, são eles os naipes de paus, espadas, ouros e copas.

Iconografia

No baralho de Rider Waite, a Rainha de Espadas é apresentada com a imagem de uma mulher sentada no trono em direção à direita com uma espada na mão, enquanto a outra está erguida direcionando um lugar, como se fosse dar um direcionamento. Simboliza a clareza e o intelecto elevado.

Ao seu lado aparecem muitas nuvens com um pássaro voando longe, acima de sua cabeça, enquanto atrás de seu trono há um rio e algumas árvores. Essa paisagem retrata o pensamento pleno acima das dificuldades, a justiça, o foco e a ampla visão sobre uma situação.

As imagens de um anjo, lua e borboleta em seu trono simbolizam bênçãos, intuição e transformação. Seu manto com estampas de nuvens simboliza mudanças, enquanto sua roupa branca caracteriza pureza. A iconografia dessa carta em outros baralhos de Tarot pode ter alterações, no entanto, isso não interfere nas interpretações.

Significados da Rainha de Espadas no Tarot

estátua da justiça

No Tarot, a Rainha de Espadas fala sobre pragmatismo e rigidez. É preciso manter a cabeça firme, ter convicção no que fala, nas ideias que apresenta sem parecer ser uma pessoa fria e grosseira. Claro que todo extremismo não é saudável, portanto, não negligencie suas emoções. Mantenha o equilíbrio e examine as situações nos mínimos detalhes antes de decidir por qual caminho deve seguir.

Essa carta também simboliza a independência e a capacidade de superar mais facilmente as dificuldades do dia a dia com coragem e equilíbrio. Sua moral e princípios não são abalados facilmente pelas opiniões e julgamentos alheios.

Nos próximos tópicos, serão abordadas representações importantes para as interpretações da carta Rainha de Espadas, leia a seguir.

Justiça

No contexto geral, essa carta indica a vitória em algum caso que esteja na justiça. Há situações em que você deve usar seu senso crítico e racional para não se tornar parcial nos conflitos e tomadas de decisões, por isso, seja imparcial e honesto. A justiça sempre vem, seja pelos homens, seja pelo divino.

Severidade

É normal se assustar com essa carta quando representa uma pessoa mais severa, às vezes não é fácil lidar com alguém assim, mas, sempre existe algo a aprender com ela.

Se essa carta sai em leitura geral de Tarot, sugere que você seja um pouco mais severo e que tenha pulso firme no momento. Seguir as normas e regras faz parte das características apresentadas pela Rainha de Espadas.

Inteligência

A Rainha de Espadas está ligada ao elemento ar, então, as pessoas representadas por essa carta são mais inteligentes, estão sempre aprendendo algo novo e exercitando a mente.

Para essas pessoas é mais fácil se concentrar e raciocinar quando estão sozinhas, longe de distrações e opiniões alheias sem fundamentos. Alguns hobbies que são atrativos para quem é mais racional são a leitura, escrita, jogos que usem o raciocínio lógico, como o xadrez.

Razão

A Rainha de Espadas representa o lado mais racional do ser humano. A pessoa representada por essa carta pode ser mais fria, inteligente, severa, justa, reprimindo os próprios sentimentos. Além disso, por mais que a pessoa tenha muita sabedoria e seja calma, ela também vai direto ao ponto e sua língua pode ser bem afiada. Quem estiver ao seu redor pode julgá-la como alguém indiferente.

Lado positivo

Todas as cartas no Tarot possuem significados positivos, e isso não é diferente com a Rainha de Espadas. Essa carta mostra os benefícios de estimular o intelecto, o conhecimento, a sabedoria, de estar sempre aprendendo algo novo e de conseguir ver além para resolver uma situação.

Contudo, é preciso ter a mente aberta para obter conhecimento e sabedoria. O uso da razão em equilíbrio com a emoção só traz benefícios e te leva cada vez mais pra frente, alcançando objetivos.

Lado negativo

No lado negativo, a Rainha de Espadas sinaliza que reprimir os sentimentos só piora as coisas, portanto tire um tempo para pensar sobre eles e acolha-os.

Ela diz também que você deve ter cuidado com a autocrítica, ela é boa para analisar atitudes e ideias, mas, pode se tornar um autojulgamento severo. Se a saúde mental e questões emocionais não são tratadas, a pessoa tende a se tornar mais amargurada e grosseira, recusando atos de afeto.

Rainha de Espadas no Tarot em diferentes áreas da vida

casal

A Rainha de Espadas tem significados diferentes para cada área da vida, para cada situação. As interpretações dessa e de outras cartas do baralho de Tarot dependem da pergunta que for feita para saber sobre determinada pessoa, questão ou conselho.

Ao representar o consulente, dependendo da pergunta, essa carta indica um sofrimento e que isso deve ser analisado. Para saber mais sobre a Rainha de Espadas leia os tópicos abaixo para aprender sobre essa carta no amor, no trabalho, invertida e mais.

No amor

Quando se trata da área amorosa, a Rainha de Espadas representa uma pessoa mais racional do que emotiva, podendo tal traço ser natural da personalidade dela, ou um resultado de situações traumáticas nas relações, causando a repressão das próprias emoções por medo de se machucar novamente.

Se você está solteiro, agora não é o melhor momento para investir em um novo amor, existem questões psicológicas e emocionais a serem resolvidas primeiro. Tire um tempo para se recuperar e para investir mais em si mesmo antes de procurar um novo parceiro.

Se você está em um relacionamento, essa carta é um sinal de que a relação não está muito boa e pode acontecer uma separação, contudo, sugere encontrar os problemas que estão presentes na relação para poder resolvê-los. Para isso, é preciso ter uma boa conversa e esclarecimento com seu parceiro.

No trabalho

Na leitura sobre trabalho, essa carta exige mais concentração, organização, confiança em si mesmo, sinceridade e sugere expor suas ideias de forma objetiva e clara. As melhores áreas para investir são as que usam e estimulam o intelecto, por exemplo, professor, gerente, bibliotecário, escritor, jornalista e analista de sistemas.

Para quem está trabalhando, é necessário manter uma postura firme e ser menos exigente, com menos reclamações. Acredite em si mesmo e em suas ideias, pois isso vai passar uma imagem de bom profissional para seus colegas e superiores.

Para quem está desempregado ou procurando um novo emprego, o indicado é demonstrar sinceridade, competência e uma boa conversa nas entrevistas que conseguir realizar. É um momento propício para boas propostas e novas oportunidades.

Na saúde

Pode ser controverso, mas essa carta em uma leitura de saúde é um sinal para cuidar da área emocional, além da saúde mental. Existem pessoas que reprimem os próprios sentimentos e isso traz problemas para elas em algum momento da vida. A Rainha de Espadas indica o uso da razão de forma saudável, pois tudo em excesso faz mal.

Um pouco mais sobre a carta Rainha de Espadas no Tarot

mulher embaralhando cartas de tarot

Quando a Rainha de Espadas representa alguém, indica uma pessoa grosseira, opressora, que pode estar fazendo pressão psicológica e que não é de confiança. Essa carta é um alerta sobre alguém que quer te prejudicar.

Quando uma carta do naipe de espadas aparece em uma leitura de amor ou trabalho, por exemplo, tende a ter significados mais negativos, porém, pode sinalizar apenas um conflito, falta de compreensão de ambas as partes ou até mesmo um livramento.

Uma dica interessante é ter mais praticidade no dia a dia, levar uma vida mais leve e com menos preocupações. O que tiver que resolver com uma boa conversa, converse e resolva. Confira abaixo os aspectos negativos sobre a Rainha de Espadas.

Carta invertida

Quando essa carta sai invertida, representa problemas de comunicação, não saber expressar muito bem suas ideias e argumentos. A pessoa normalmente afirma alguma coisa sem ter apurado os fatos primeiro.

Ao esconder suas emoções atrás da razão por causa de traumas passados ou não querer lidar com elas, as mesmas podem voltar muito mais intensas em algum momento, por isso, busque ter um equilíbrio entre a razão e a emoção.

Além disso, a Rainha de Espadas invertida numa leitura de trabalho é um alerta para a chegada de momentos de perdas, conflitos, e até mesmo demissões. Por isso, busque dar sempre o seu melhor.

Desafios

A Rainha de Espadas apresenta desafios, como separar o que é importante do que é leviano. Pode haver uma dificuldade em dizer “não” para uma pessoa, mas entenda que existe limite para tudo, e se você não impor esses limites, ela irá abusar da sua boa vontade.

Deixe claro tudo o que você explicar e precisar, os problemas na comunicação e no entendimento da informação são complicados de serem resolvidas no futuro. Esteja preparado para um período de perdas e dificuldades que se aproxima.

Dicas

A carta da Rainha de Espadas traz boas dicas para qualquer situação na vida, por exemplo, ter mais tolerância, saber ouvir as críticas construtivas, ter a mente firme para não se abalar por qualquer coisa e não deixar que as mágoas bloqueiem suas emoções, te impedindo de se abrir para um novo amor.

Estar sempre aprendendo algo novo e estar em movimento ajuda a diminuir o medo de escolher novos caminhos e mudanças.

Rainha de Espadas significa preciso ser menos emotivo?

pessoa com muitos pensamentos

Sim e não, tudo vai depender da pergunta e do contexto na leitura em que a Rainha de Espadas aparecer. Sim, porque a pessoa pode ser muito emotiva e precisa trabalhar mais a razão para não ser levada pelos sentimentos, e não, porque as emoções não podem ser reprimidas, pois são naturais e devem ser sentidas sem que isso cause prejuízos.

Vale ressaltar que nenhum extremo é saudável, e, quando essa carta aparece nas leituras de Tarot, sinaliza uma facilidade em esconder as emoções para ser mais racional.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia combinações

Artigos relacionados


3 de paus no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

3 de paus no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

O 3 de Paus mostra uma jornada que está diante dos seus olhos. Além disso, ela pode indicar viagens internacionais, relacionamentos a distancia e oportunidades.


Virgem combina com qual signo? No amor, para namorar e mais!

Virgem combina com qual signo? No amor, para namorar e mais!

Qual será o par perfeito do signo de Virgem? Leia o artigo e descubra com quem esse perfeccionista combina no amor.


Tarot das Bruxas: origem, símbolos, significado das cartas e mais!

Tarot das Bruxas: origem, símbolos, significado das cartas e mais!

O termo Tarot das Bruxas é um nome genérico que engloba diferentes baralhos, cujo público alvo está ligado à Bruxaria e ao Paganismo. Entenda seus segredos.


Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

O hierofante representa a ponte entre o divino e o humano. Este arcano maior possui muitos mistérios essenciais para vida. Descubra mais sobre ele!


Carta 1 do baralho cigano – O Cavaleiro: mensagens, combinações e mais!

Carta 1 do baralho cigano – O Cavaleiro: mensagens, combinações e mais!

O Cavaleiro pode indicar mudanças na sua vida. Se acompanhada de outras cartas, pode inclusive indicar problemas de saúde. Para saber mais é só continuar lendo.


Últimos posts


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!


O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

Sonhar com lençol branco indica necessidade de mudança, na vida, nos relacionamentos e mostra uma fase de autoconhecimento. Veja mais!