Nossa Senhora da Penha: história, características, oração e mais!

Nossa Senhora da Penha: história, características, oração e mais!

Você sabia que Nossa Senhora da Penha pode interceder por você em vários momentos de sua vida? Confira sua história a seguir!


Conheça mais sobre o Nossa Senhora da Penha!

Imagem de Nossa Senhora.

A Mãe de Jesus Cristo possui vários nomes, que diferem dependendo do lugar e da forma que ela apareceu. No caso de Penha, essa história teve início quando Simão, um monge francês, sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada em uma montanha.

A imagem estava ali por conta de uma guerra entre franceses e muçulmanos, no qual os católicos escondiam suas imagens para que não fossem destruídas. Foi então que Simão deu início a uma procura que durou cerca de 5 anos.

No entanto, o monge não obteve sucesso. Até que em um certo dia, ele recebeu uma informação de que a montanha em questão chamava-se Penha de França, e ficava na Espanha. Simão caminhou por três dias e três noites, até que finalmente encontrou a imagem. Essa história ainda reserva inúmeros detalhes e surpresas. Para descobrir, continue acompanhando a leitura.

Conhecendo a Nossa Senhora da Penha

Imagem de Nossa Senhora segurando o menino Jesus.

Como você já descobriu anteriormente, o título de Nossa Senhora da Penha se deu através de um sonho do monge francês, Simão. Ao encontrar a imagem no local indicado pelo sonho, o lugar passou a ser abençoado, e milhares de fiéis começaram a relatar inúmeras graças recebidas ali.

Para entender essa história por completo, e descobrir ainda mais inúmeras curiosidades sobre Nossa Senhora da Penha, acompanhe os tópicos a seguir atentamente.

Origem e história

Quando sonhou pela primeira vez com a imagem de Nossa Senhora enterrada em um monte de difícil acesso, o monge francês, Simão, talvez não tivesse imaginado como seria difícil encontrá-la.

Após uma busca por 5 anos, o homem finalmente teve um novo sinal que mostrou que a imagem estava na montanha Penha da França, no norte da Espanha. Local esse onde acredita-se que o Rei Carlos Magno lutou contra a invasão dos mouros.

Simão caminhou de maneira incansável, pois segundo ele, era como se ouvisse uma voz que dizia: “Simão, vela e não durma”! Fato esse inclusive, que fez com que ele passasse a ser conhecido como Simão Vela.

Após caminhar por três dias e três noites, Simão se encontrava exausto e parou para descansar. Foi nesse momento que uma senhora com um filho no colo, sentou-se ao lado dele e mostrou o lugar que ele procurava. Ajudado por algumas pessoas da região, Simão finalmente encontrou a imagem.

Foi então que uma imensa alegria e gratidão tomou conta de Simão, que nesse momento reconheceu também que a senhora que o ajudou era na verdade, Maria com Jesus em seu colo. Em agradecimento, Simão construiu uma capela no local. Por conta dos inúmeros milagres que aconteceram ali, o local acabou ficando famoso.

Tempos depois foi construído ali um dos santuários mais grandiosos em homenagem a Nossa Senhora da Penha. E foi assim, que a Virgem Maria ganhou mais um título.

Templos e igrejas

Em volta de todo o mundo existem inúmeras igrejas, capelas e santuários em homenagem à Nossa Senhora da Penha. No Brasil pode-se encontrar nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, e tantos outros.

Dessas pode-se citar como uma das mais famosas, a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, conhecida como Igreja da Penha. Localizada no bairro da Penha no Rio de Janeiro, a igreja fica no alto de uma pedra, e é famosa pelos seus 382 degraus, para chegar até ela. Muitos fiéis vão até o local para pagarem promessas, alguns inclusive, sobem até de joelhos.

No entanto, para aqueles que não podem ou não conseguem subir os degraus, existem caminhos funiculares para facilitar o acesso. Já no restante do mundo, também existem várias igrejas em homenagem a Nossa Senhora da Penha, como em Portugal, México, Argentina, Índia, Filipinas e Espanha.

Desses, pode-se citar como uma das mais famosas, o Santuário de Nossa Senhora da Penha, que fica no topo de Penha da França, e é regido pelos padres dominicanos. Esse foi justamente o lugar onde Simão Vela construiu a capela em homenagem a Penha, após sonhar com a imagem enterrada ali.

Já em Lisboa, Portugal, também existe um grande santuário, que foi construído por conta do cumprimento de uma promessa por parte da Câmara do país. Você descobrirá mais detalhes sobre isso no tópico a seguir.

Milagres

Pouco tempo depois de Simão Vela encontrar a imagem de Nossa Senhora na Serra da Penha e construir uma capela ali, em sua homenagem, a Espanha acabou sendo tomada por uma grande peste. A doença em questão matou grande parte da população. Assim, os espanhóis recorreram à intercessão de Nossa Senhora da Penha, para que os ajudasse. De maneira milagrosa e sem explicação, a peste sumiu.

Tempos depois, a mesma peste começou a fazer vítimas em Portugal, país que faz divisa territorial com a Espanha. Quando souberam do milagre que havia ocorrido no país espanhol, o Senado da Câmara de Lisboa fez uma promessa a Nossa Senhora da Penha. O prometido era que se o país fosse salvo da peste, a Câmara construiria um santuário em louvor à Penha.

Mais uma vez, a epidemia desapareceu, e a Câmara cumpriu a promessa, construindo um grandioso santuário na capital, Lisboa. Após a construção, um perigo fazia uma visita ao local, quando depois de muito cansaço, acabou dormindo. Foi então que uma cobra se aproximou para picá-lo, mas neste momento, um lagarto pulou no fiel e o acordou. Após ver a serpente, o homem a matou com seu cajado.

Por conta dessa história, algumas representações da imagem de Nossa Senhora da Penha acabam tendo aos seus pés, um peregrino, um lagarto e uma cobra. Essas são algumas das histórias de milagres mais famosas. No entanto, ao redor do mundo existem inúmeros testemunhos de fiéis que receberam graças por intercessão de Nossa Senhora da Penha.

Dia, festas e patronatos

O dia de Nossa Senhora da Penha é comemorado em 12 de Abril, e por isso, nessa data é feriado em todos os municípios dos quais ela é Padroeira. Por ser Padroeira de muitos locais no Brasil, Nossa Senhora da Penha acaba recebendo todos os anos inúmeras festas e homenagens por todo o país.

Assim, pode-se citar algumas, como por exemplo, a Festa da Penha, que é a mais tradicional comemoração em homenagem a Santa, no estado do Espírito Santo. No ano passado, a festa comemorou 450 anos, e acontece sempre em Vila Velha, no mês de Abril. Vale lembrar ainda que a Santa é a padroeira do estado. Comemorações como essa acontecem ainda por todo o Brasil, de norte a sul.

Curiosidades

Uma curiosidade muito interessante sobre Nossa Senhora da Penha, é que a devoção a ela, chegou ao Brasil por intermédio dos colonizadores portugueses. Vale lembrar que a Santa já era muito conhecida em Portugal, principalmente por conta do milagre que ela intercedeu no país, relacionado à peste que atingiu o povo português.

Assim, por influência dos portugueses, a Santa passou a ser mais conhecida em território brasileiro. A primeira igreja construída por aqui, em sua homenagem, foi em Vila Velha, nos anos de 1558 a 1570, na antiga Capitania do Espírito Santo.

A construção em questão, foi levada a frente por intermédio de Frei Pedro Palácios, um espanhol que era muito devoto de Nossa Senhora da Penha. Anos depois, em 1635, foi construída outra igreja em homenagem a Santa, a chamada Igreja da Penha do Irajá. Hoje esse local é conhecido como o Convento da Penha.

Imagem de Nossa Senhora da Penha

Estátua de Nossa Senhora.

Assim como a história de Nossa Senhora da Penha é riquíssima, os detalhes de sua imagem também são. Desde seu manto e seu véu, passando pelo Menino Jesus em seu colo, até chegar a detalhes como as coroas Dela e do Menino Jesus.

Acompanhe a seguir com detalhes, tudo que está relacionado à famosa imagem de Nossa Senhora da Penha.

Manto e véu

A imagem de Nossa Senhora da Penha é cheia de significados e simbolismos, e por isso seus detalhes merecem muita atenção. O manto da Santa é azul, e por isso representa o céu. Assim, entende-se que o céu é o local onde ela está, junto de Deus. Como Mãe, é para lá que ela quer nos conduzir, junto do Pai.

Já o seu véu é branco, simbolizando assim, sua pureza. Nossa Senhora é pura, portanto, não possui nenhuma mancha de pecado, e é justamente por isso que é Santa.

Túnica e sobretúnica

A túnica de Nossa Senhora da Penha, assim como seu véu, também possui a tonalidade branca, representando mais uma vez a sua pureza. Já a sua sobre túnica é vermelha e representa a Paixão de Cristo. Isso é um símbolo do sofrimento que Ele passou, assim como, do sangue que Ele derramou, com o objetivo de salvar toda a humanidade.

Por ser Mãe, Nossa Senhora também passou pelo mesmo sofrimento, ao ver o Filho nessa situação. Embora hoje esteja no Céu ao lado Dele, ela carrega consigo uma representação da cor vermelha, como uma espécie de lembrança de todo o sofrimento que Ele passou.

Menino Jesus no colo

Maria é Senhora, Rainha, Mãe de Jesus e de toda a humanidade. Assim, quando Nossa Senhora da Penha aparece com o Menino Jesus em seu colo, Ela traz uma representação de tudo isso. Desse modo, ao mesmo tempo em que Jesus Cristo é o Criador, ele também é Filho da Virgem Maria.

Cetro, globo e túnica do Menino Jesus

O cetro aparece na mão direita de Jesus, e isso representa que ele tem todo o poder em suas mãos. Ou seja, ele é Rei e é o Senhor. O cetro é um símbolo de poder total, dessa maneira, significa que é Jesus, o Salvador, quem manda.

Já o globo, aparece na mão esquerda do Menino Jesus, indicando que é Ele quem sustenta todo o mundo. Sobre o globo aparece ainda uma cruz, lembrando, portanto, que foi através dela que o Criador salvou o mundo.

Por fim, a túnica do Menino Jesus traz consigo a cor verde, simbolizando assim, que a vida vence a morte. Jesus Cristo padeceu, sofreu e morreu, no entanto ressuscitou ao terceiro dia, e assim venceu a morte. Por conta disso, sua túnica possui o tom de verde.

As coroas de Nossa Senhora e do Menino Jesus

As coroas de ambos possuem um significado muito simples. Esse objeto representa a realeza, desse modo, na imagem, elas reafirmam que Jesus é Rei, e Maria é a Rainha dos céus.

Homem aos pés e a pedra onde está a imagem

O homem que aparece ajoelhado aos pés de Nossa Senhora da Penha, trata-se de um peregrino. Ao subir até o monte onde encontrava-se uma Igreja de Nossa Senhora da Penha, o homem acabou dormindo, e nesse momento foi atacado por uma serpente. No entanto, por intercessão da Virgem, um lagarto apareceu e o acordou. O homem então matou a serpente com seu cajado.

A pedra onde encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Penha, representa o penhasco onde Ela foi achada pelo monge francês, Simão.

Representatividade de Nossa Senhora da Penha

Imagem de Nossa Senhora.

Nossa Senhora da Penha possui devotos pelo mundo todo, e por isso sua representatividade é fortíssima. Ela possui sua importância tanto no Brasil, quanto em outros inúmeros países em volta do mundo.

Além de possuir sua importância dentro da Igreja Católica, Ela também é lembrada dentro da Umbanda, e também do Espiritismo. Acompanhe a seguir todos esses detalhes.

Nossa Senhora da Penha no Brasil

Como você já aprendeu no decorrer desse artigo, a devoção a Nossa Senhora da Penha chegou ao Brasil por intermédio dos colonizadores portugueses. Através disso, a primeira capela em homenagem a Virgem foi construída na antiga Capitania do Espírito Santo. E de lá pra cá as devoções, homenagens e santuários só cresceram.

Vale lembrar ainda, que Nossa Senhora da Penha é a Padroeira do estado do Espírito Santo, onde sua primeira capela foi construída. Além disso, Ela é Padroeira de mais inúmeros locais no Brasil, como na cidade de São Paulo, por exemplo.

Por lá, também foi construída uma pequena capela em homenagem a Virgem, no ano de 1667. Por conta disso, em volta dela, acabou crescendo um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, “a Penha”. Hoje, por lá, ainda pode-se encontrar a antiga igreja, conhecida como igreja velha. Além da Basílica de Nossa Senhora da Penha, conhecida como igreja nova.

Salvador também é outro lugar muito lembrado quando o assunto é Nossa Senhora da Penha. Por lá, existe uma antiga igreja do século XVIII, em homenagem à Santa. Assim, existem mais inúmeras cidades com igrejas construídas em homenagem à Virgem, no Brasil. Normalmente, elas costumam ser construídas no alto de morros, por conta da descoberta da imagem de Simão Vela, em uma montanha.

Nossa Senhora da Penha em outros países do mundo

Nossa Senhora da Penha possui fiéis e santuários em volta de todo o mundo. Pode-se encontrar em locais como, Filipinas, Argentina, índia e México. No entanto, ao se tratar de exterior, um dos lugares em que pode-se observar uma das maiores devoções para a Virgem, é na Espanha e em Portugal.

Na Espanha existem desde igrejas, passando por santuários, até conventos que levam o nome de Nossa Senhora da Penha. Em Portugal não é muito diferente, pois existem inúmeras igrejas, capelas, santuários e ermidas, em homenagem à Virgem.

Vale lembrar que foi na Espanha onde foi encontrada a primeira imagem de Nossa Senhora da Penha, pelo monge francês, Simão. Assim, foi lá o local onde a primeira capela em homenagem a Ela foi construída. O local até hoje é palco de muitos milagres.

Mas uma das histórias mais conhecidas, e que ajudou para que a devoção dessa Santa crescesse por lá, certamente foi por conta do desaparecimento da peste, tanto na Espanha, quanto em Portugal. Fato esse que segundo os fiéis ocorreu por meio da intercessão de Nossa Senhora da Penha.

Nossa Senhora da Penha para a Bíblia

Maria, a mãe de Jesus Cristo, é citada na Bíblia Sagrada algumas vezes. Também conhecida como, Maria de Nazaré, Virgem Maria, Santíssima Virgem e Nossa Senhora, foi a mulher que segundo as Escrituras, concebeu o Filho de Deus, de maneira milagrosa, através do Espírito Santo, afinal, Maria era Virgem, e por isso é exemplo de pureza e santidade.

Em cada lugar do mundo onde Maria aparece - sempre com o objetivo de levar mensagens para auxiliar na salvação da humanidade – ela surgiu de uma forma. Por conta disso, tem inúmeros títulos, como por exemplo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, dentre tantas outras.

Assim, ao falar sobre Maria, e ao ler sobre ela dentro da Bíblia Sagrada, está se falando também sobre Nossa Senhora da Penha, e tantas outras.

Nossa Senhora da Penha para a Igreja Católica

Nossa Senhora da Penha é reconhecida na Igreja Católica, assim como, todos os outros nomes que Maria, Mãe de Jesus, recebeu ao longo dos anos. Assim, a história em que conta que o Monge francês, Simão, encontrou a imagem de Nossa Senhora da Penha em uma montanha na Espanha, após receber sinais através de um sonho, é reconhecida dentro da igreja.

Além disso, vale lembrar que enquanto procurava pela imagem, Simão recebeu uma aparição da Virgem Maria com o Menino Jesus no colo, para lhe orientar sobre o local correto onde a imagem se encontrava. Essa parte da história também é reconhecida pela Igreja Católica como um testemunho de milagre.

Para os católicos, Maria além de Mãe de Jesus Cristo, é também a Mãe de toda a humanidade. Pois vale ressaltar que quando Jesus estava na cruz, ele disse a Maria e a seu discípulo João, que se encontravam aflitos na frente da cruz: “Mulher, eis aí o teu filho! Filho, eis aí a tua Mãe!” (Jo 19, 15-27a).

Essa fase foi muito marcante, e fez ainda mais com que Maria fosse reconhecida como a grande Mãe da humanidade, através das falas de Jesus Cristo.

Nossa Senhora da Penha para a Umbanda

Os Santos católicos possuem uma grande importância dentro da Umbanda. Existe um sincretismo religioso muito forte dentro dessa religião. Dentro da Umbanda são cultuadas 16 divindades africanas, no qual para os seguidores dessa religião, cada um deles possui uma representação entre os santos católicos.

Em relação a Nossa Senhora da Penha especificamente, não existe um sincretismo com um desses 16 orixás. No entanto, existe por parte de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora Sant’ana, que em tese, são a mesma pessoa.

Confira abaixo o sincretismo de alguns Orixás com Nossa Senhora:

Oxum – Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição;
Iemanjá – Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória;
Nanã Buruquê – Nossa Senhora Sant’ana.

Nossa Senhora da Penha para o Espiritismo

O espiritismo é uma crença religiosa no qual a doutrina gira em torno da evolução espiritual do ser humano. Essa doutrina surgiu na França em meados do século XIX, com o pedagogo Allan Kardec.

Kardec publicou alguns livros que até hoje servem de base para essa religião. Em relação especificamente a Nossa Senhora da Penha, não existem relatos falando sobre ela. Entretanto, sabe-se que o espiritismo é aberto aos preceitos de outras religiões, como a cristã, por exemplo. Assim, para eles, Jesus Cristo é visto como um espírito de 1ª ordem, ou seja, um ser superior.

No entanto, ao contrário do que prega o cristianismo, o espiritismo não acredita no nascimento sobrenatural de Jesus Cristo. Apesar disso, a Bíblia Sagrada costuma ser utilizada pelos espíritas como uma referência.

Conexão com Nossa Senhora da Penha

Estátua de Nossa Senhora.

Se por algum motivo você se interessou pela história de Nossa Senhora da Penha, é fundamental que tenha conhecimento sobre algumas coisas em relação a ela. Como por exemplo, como você deve pedir a ajuda da Virgem, além é claro, de conhecer sua oração. Acompanhe a seguir essas importantes informações sobre Nossa Senhora da Penha.

O que a Nossa Senhora da Penha representa?

Nossa Senhora da Penha traz consigo inúmeros significados. Ao aparecer com a sua sobretúnica na cor vermelha, ela faz todos lembrarem da Paixão de Cristo, onde seu Filho sofreu para poder salvar toda a humanidade.

Ao aparecer ainda com ele em seu colo, e ambos com suas coroas, Ela ainda reafirma que os dois são Rei e Rainha do céu. Assim, ao aparecer em tantos locais diferentes, Maria, com o auxílio de seus fiéis, segue sua missão de fazer com que a humanidade reconheça em seu Filho Jesus Cristo, o Filho de Deus. O verdadeiro Messias. Aquele que veio ao mundo para salvar os homens de Deus.

Como são as pessoas devotas de Nossa Senhora da Penha?

Os devotos de Nossa Senhora da Penha costumam ser fiéis à sua devoção. A consideram como uma Mãe bondosa, a quem recorrem em oração com pedidos de ajuda. Segundo a fé católica, por ser Mãe e piedosa, ao pedir por sua intercessão, a Virgem leva o pedido de seus filhos até o Pai.

Assim, seus devotos, confiam plenamente de que Ela sempre escutará, e fará de tudo para interceder por seus pedidos, sempre da melhor forma possível.

Como pedir ajuda à Nossa Senhora da Penha?

Para pedir a ajuda de Nossa Senhora da Penha é muito simples. Primeiramente escolha um local calmo, onde você poderá se concentrar com o plano espiritual. Busque palavras verdadeiras do fundo de seu coração, e as coloque diante de Nossa Senhora.

Fale abertamente, como quem fala de fato com uma Mãe. Apresente a Ela seus problemas, aflições, e peça a Ela para que interceda por você junto ao Pai. Peça ainda para que ela, junto de sua infinita bondade, possa lhe mostrar os caminhos e a luz para a resolução de seus problemas.

Oração de Nossa Senhora da Penha

Existem algumas orações dedicadas a Nossa Senhora da Penha. Se seguir você verá uma daquelas que é considerada a mais poderosa.

“Ó Mãe bondosa, que do ventre gerou Jesus, nosso único e poderoso Salvador, venha nos fortalecer a alma dando-nos fé e proteção a cada dia. Senhora da Penha, cuidai de todos os desesperados deste mundo.
Consolai nossas vãs ilusões com a esperança divina de vossa pura imagem.

Assisti-nos em nossas solidões do ser, nos concedendo a paz tão buscada entre nossos semelhantes. Ó Mãe do menino Jesus, curai as chagas de todas as nossas enfermidades e máculas. Dai-nos o vigor e o repouso dos céus, estes que circundam a vossa santidade.

Ó Nossa Senhora da Penha, cuidai de nós pecadores. Rogai por nós, ó Mãe altíssima. Venha em nosso favor para que o Pai nos perdoe de todo o nosso corpo, alma e coração. Concedei o milagre de Vossa santidade para a minha vida, recobrindo os meus caminhos com os desígnios dos céus. Rendo a Deus todas as graças possíveis, a fim de que o Seu amor possa se espelhar em minha vida através da salvação de Seu filho Jesus Cristo.

Venha interceder por nós, querida Mãe, iluminando nossas mentes e o tempo dos pobres deste mundo. Guiai-me sempre, ó Maria, às vontades do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Trazei a nós as misericórdias de nosso Criador, resplandecendo Seu amor sobre toda a terra.

Te agradeço, Senhora da Penha, pela vossa harmonia em nossas vidas, com o transbordar da essência de Cristo Jesus em nosso ser. Venha nos perdoar de todo mal que aqui cometemos, de tudo que aqui pensamos, de nossa natureza ainda impura. Que o vosso amor possa sempre nos suprir e alumiar o espírito.

Agradeço agora e peço com clemência vossa caridade para conosco e para com a minha sôfrega alma. Que vossa imensa bondade possa pousar em nossos corações. Abençoai os necessitados, curai os enfermos e assisti aos viventes de lástimas. Desta hora ao eterno. Amém.”

Como a Nossa Senhora da Penha pode auxiliar na sua vida

Estátua de Nossa Senhora.

Para aqueles que têm fé, um Santo de devoção pode ajudar em qualquer momento. Assim, independente se você tem passado por um problema de saúde, financeiro, familiar, ou tantos outros, compreenda que você pode sempre recorrer aos céus pedindo por ajuda.

Dessa forma, sempre que necessário você pode conversar com Nossa Senhora da Penha. Tenha um diálogo franco, lembre-se que você está diante da Mãe da humanidade. E como toda boa Mãe, ela saberá lhe ouvir e interceder para o melhor em sua vida.

Ela poderá ainda iluminar a sua mente, de maneira que você consiga achar os melhores caminhos, e as soluções ideais para resolver os seus problemas. Portanto, independente do momento em que você esteja passando, tenha esperança, confie e peça a intercessão de Nossa Senhora da Penha com fé.

Autor deste artigo

Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza