Palo Santo: o que é, para que serve, benefícios, como usar e mais!

Palo Santo: o que é, para que serve, benefícios, como usar e mais!

Você já ouviu falar do Palo Santo? Saiba mais sobre este poderoso incenso natural que traz diversos benefícios para a saúde física e mental!


Considerações gerais sobre o Palo Santo

Palo Santo em fundo preto

Para as pessoas que não conhecem a fundo a respeito do Palo Santo, a princípio ele parece apenas um pedaço de madeira aromática que costuma ser utilizado como incenso. Essa pode ser uma das suas funções, mas por trás há um motivo pelo qual ele é utilizado dessa forma.

O Palo Santo vai muito além de uma madeira aromática e, como é feito totalmente de forma natural, não causa nenhum tipo de agressão à natureza e traz muitos benefícios para os seres humanos com a sua capacidade de harmonizar os ambientes.

Essa madeira aromática traz como parte das suas propriedades a capacidade de limpar o ambiente de energias negativas e também consegue atrair energias boas para um local que antes esteve contaminado de energias ruins. Conheça mais sobre o Palo Santo logo abaixo.

O que, quais as origens e para que serve o Palo Santo

Palo Santo sendo usado como incenso

O Palo Santo é uma madeira aromática que vem sendo usada desde os povos mais antigos até o presente momento para várias finalidades. Nesses primeiros casos, passou a ser muito usado ao longo de cerimônias religiosas devido às suas propriedades.

Várias culturas passaram a se utilizar do Palo Santo nesses momentos porque ele traz benefícios muito grandes para o bem-estar de um ambiente. Povos como os Incas, Maias e Astecas utilizaram desse incenso natural em muitos momentos, principalmente nas suas celebrações.

Além disso, também passou a ser muito utilizado pelos xamãs, que usavam o incenso natural para fazer as suas curas espirituais devido à capacidade de realizar limpezas energéticas do Palo Santo. Veja mais sobre o Palo Santo a seguir!

O que é Palo Santo

O Palo Santo é considerado um incenso natural porque pode ser extraído da natureza com muita facilidade para ser usado em situações específicas, como a limpeza de ambientes e até mesmo somente para aromatizar.

O processo para que ele seja retirado é feito da forma mais natural possível para que a natureza não seja agredida com a extração. Para isso, é preciso esperar que a árvore morra naturalmente para a retirada da resina do tronco, e ela deverá permanecer no local por pelo menos 10 anos após morta.

A árvore do Palo Santo e produtos derivados

O Palo Santo é oriundo de uma árvore silvestre encontrada em algumas regiões específicas. Com tantas propriedades positivas e naturais, o Palo Santo pode ser visto e encontrado através de alguns produtos atualmente.

O mais comum é que ele seja usado como incenso, através de um bastão da madeira retirada da árvore do Palo Santo. Contudo, também existem alguns óleos essenciais que podem ser utilizados com finalidades semelhantes, como purificação, limpeza e harmonização do ambiente.

A origem do Palo Santo

O Palo Santo, ao que tudo indica, é originário da América do Sul, de uma árvore silvestre que pode ser encontrada em alguns países e regiões específicas do continente. Os principais locais nos quais essa árvore pode ser vista são o Peru, o Equador e a Venezuela.

Dessa forma, é comum que em locais como esses o Palo Santo seja muito utilizado para momentos de celebração religiosa até os dias de hoje. As civilizações utilizavam do Palo Santo devido ao aroma exalado, com propriedades capazes de promover o relaxamento.

O Palo Santo na Umbanda

O Palo Santo por ser utilizado em cerimônias de cunho religioso para espantar a negatividade e trazer boas energias. É utilizado pela Umbanda justamente por conter essas propriedades.

Nos seus rituais e momentos nos quais é necessário que haja uma purificação do ambiente, é normal que se acenda o incenso do Palo Santo porque a sua fumaça tem a capacidade de manter espíritos de baixa vibração energética longe, para que não afetem as pessoas ao redor.

Para que serve

A utilização do Palo Santo em forma de incenso pode ser feita para limpeza de ambientes de modo geral. A fumaça espalhada pelo ambiente o purifica e faz com que as pessoas que se encontram nesse ambiente se sintam melhores, pois não serão afetadas por espíritos com baixa energia e outras energias densas, como inveja, ciúmes, tristeza, medo e outros.

O Palo Santo também pode ser usado em momentos de meditação e contemplação. Muitas pessoas utilizam esse incenso natural para que lhes sejam fornecidas as propriedades relaxantes para os momentos nos quais precisam se encontrar apenas com suas mentes na busca do estado meditativo.

Como o Palo Santo interage conosco

A interação do Palo Santo depende da forma como ele está sendo utilizado. Para as finalidades meditativas, ele fornece propriedades de relaxamento devido ao seu aroma e, ao ser queimado como incenso, a sensação no ambiente é de calmaria, o que proporciona uma sensação de paz.

Devido a algumas de suas propriedades, entretanto, o Palo Santo também passou a ser utilizado em tratamentos contra dores, como artrite, por exemplo. Isso porque possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que são atribuídas a um dos seus componentes principais, o limoneno.

Curiosidades sobre Palo Santo

Como a retirada do Palo Santo das suas árvores é feita de uma forma que não agride a natureza, as árvores que fornecem esse potente incenso natural conseguem viver, em média, de 50 a 100 anos.

Devido aos cuidados feitos para a extração, essas árvores podem ficar na natureza durante muitos anos fornecendo um dos produtos naturais mais benéficos e cheios propriedades, que provocam mudanças tanto físicas quanto emocionais para as pessoas que fazem uso.

O Palo Santo está em perigo de extinção?

O Palo Santo não corre o risco de ser extinto, de acordo com as informações fornecidas pela UICN através de um relatório de conservação da árvore Bursera Graveolens. Entretanto, alguns rumores indicavam que esse tipo de acontecimento poderia ser real, mas tratava-se de outra espécie que também é conhecida popularmente como Palo Santo.

Contudo, vale ressaltar que mesmo que a espécie esteja protegida, o ambiente no qual ela é encontrada pode estar ameaçado devido às condições que se encontra, visto que apenas cerca de 5% a 10% das florestas onde se encontram na América do Sul permanecem intactas nesse momento.

Os benefícios do Palo Santo

Ilustração de Palo Santo

O Palo Santo, além de todos seus benefícios para questões de fundo emocional, também pode agir fornecendo benefícios para a saúde física.

Existem várias aplicações para esse produto. Ele pode ser encontrado na forma de bastão de madeira para ser usado como incenso e também como óleo essencial. As duas opções devem ser consideradas a depender do tipo de aplicação que será feita com o Palo Santo.

Conhecer mais a respeito das funcionalidades e dos benefícios desse excelente incenso natural pode te trazer muito mais conhecimento para utilizar o produto natural de forma eficiente para que possa melhorar a sua qualidade de vida.

Repelente natural

Uma das aplicações do Palo Santo é como repelente natural. Ele tem propriedades que são capazes de espantar mosquitos dos ambientes, de acordo com um estudo feito em 2012.

O óleo essencial que é retirado da madeira do Palo Santo é rico em limoneno, uma substância muito utilizada para a fabricação de inseticidas. Sendo assim, tem um efeito muito positivo para afastar moscas, formigas, pernilongos, mosquitos, cupins e outros vários insetos que podem invadir as residências e gerar incômodo.

Alívio de dores

O óleo essencial retirado do Palo Santo também é muito utilizado para tratar vários tipos de dores diferentes. As suas principais atribuições são para o combate à artrite, às dores de cabeça, às dores de garganta e outras.

Muitos estudos são feitos todos os anos para avaliar as propriedades desse excelente produto natural. Entre eles, um datado de 2017 comprovou que o Palo Santo conta com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias provenientes do seu principal componente, o limoneno.

Melhora nos níveis de estresse e tensão

Conhecido pela capacidade de acalmar, o Palo Santo também traz diversos benefícios para as pessoas que enfrentam problemas relacionados ao estresse. Nesse caso, a aplicação é feita através do incenso porque o aroma exalado pela fumaça ao queimar o incenso de Palo Santo garante uma sensação relaxante ao ambiente.

Esse efeito, assim como todas as ações benéficas provenientes do Palo Santo, também é exercido pelo limoneno. A ação contra o estresse e as perturbações dessa origem são imediatos e podem ser sentidos através do relaxamento provocado pelo Palo Santo.

Palo Santo no tratamento de doenças

O Palo Santo também pode ser utilizado no tratamento de outras doenças, como resfriados, gripe, asma, bronquite e outros. A aplicação pode ser feita, a depender da doença a ser combatida, utilizando dos óleos essenciais ou então através do próprio incenso.

Isso por que o Palo Santo pode ser um grande auxiliar em práticas como a aromaterapia. Nessa aplicação, também é usado como um excelente apoio para os tratamentos de distúrbios relacionados ao sono.

Palo Santo para purificação espiritual e limpeza energética

O hábito de utilizar do Palo Santo para a purificação espiritual e para a limpeza energética é algo que vem dos ancestrais dos povos andinos. Para isso, o Palo Santo era queimado com a finalidade de sua fumaça se espalhar por todo o ambiente, trazendo a sensação de limpeza e purificação.

A queima do Palo Santo, de acordo com a crença, também é algo que pode inspirar mais a criatividade nas pessoas, além de atrair boa sorte e trazer o amor para mais perto, visto que libera boas energias ao redor.

As propriedades e composição do Palo Santo

Palo Santo com pedras

Para entender um pouco mais dos benefícios do Palo Santo, também é necessário entender esse incenso natural de uma forma mais profunda, quanto a sua composição e tudo o que faz com ele seja importante no combate de diversas doenças, e não somente a sua aplicação voltada para o lado espiritual.

Os componentes do Palo Santo são responsáveis pelas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que podem provocar alívio para doenças físicas que geram incômodo, dores e outras sensações ruins.

Compreender um pouco mais dessa composição pode esclarecer os motivos pelos quais esse é um produto natural que deve ser valorizado e inserido no seu dia-a-dia de modo geral, por mais que sejam somente pelos seus benefícios mentais.

As propriedades do Palo Santo

As propriedades do Palo Santo são várias e se descobre a cada momento que passa que ele pode ser aplicado para beneficiar mais algumas questões. A fumaça da queima da madeira do Palo Santo serve não somente para perfumar, mas para revigorar o ambiente, garantindo uma sensação de ânimo devido à depuração energética promovida.

Através da aromaterapia essas propriedades são mostradas pelo óleo do Palo Santo, que pode realizar não somente a limpeza espiritual, mas como também a física, visto que pode ser usado em processos de desintoxicação e também em casos de torções, por exemplo.

Componentes químicos do Palo Santo

Como parte da sua composição química, o Palo Santo conta com três importantes substâncias que são as principais encontradas nesse incenso natural: Limoneno, Terpineol e Menthofuran. Cada uma delas possui uma forma de agir diferenciada.

Esses componentes encontrados no Palo Santo são os responsáveis por fornecer os benefícios para várias áreas distintas, como para doenças respiratórias, artrites e processos inflamatórios e também a sensação de bem-estar, que pode ser notada como característica de cada um desses componentes.

Limoneno

O Limoneno faz parte de quase 63% da madeira e do óleo essencial de Palo Santo. É utilizado e muito benéfico para combater a ansiedade. Auxilia também em processos criativos porque garante uma sensação de bem-estar para a pessoa no ambiente no qual está inserida.

Essa pessoa passa a se sentir com a mente muito mais livre e relaxada devido às propriedades, que fornecem a sensação de sossego, paz e tranquilidade para o ambiente, como é muito usado em casos de meditação, por exemplo.

Terpineol

O Terpineol é um excelente bactericida natural, além de fungicida e tônico, e pode ser usado para o aumento de imunidade. Essa propriedade também é muito importante, pois através dela no Palo Santo é possível estabelecer um equilíbrio maior entre a mente e o corpo.

Esse aumento de imunidade favorecido pelo Terpineol pode garantir um bem-estar muito maior para quem faz uso desse poderoso produto natural, usufruindo de uma saúde muito mais fortalecida.

Menthofuran

Menthofuran é um antiviral e anticongestionante que promove o bem-estar em casos de doenças respiratórias. Como o Palo Santo pode ser usado em casos de bronquites, resfriados e outras doenças que estão relacionadas com o sistema respiratório, a propriedade de anticongestionante é muito importante nesse processo.

Além disso, os seus benefícios antivirais são notáveis e podem fornecer um fortalecimento do sistema imunológico para evitar que as doenças virais oportunistas se alastrem.

Como usar Palo Santo

Palo Santo queimando

A aplicação do Palo Santo pode ser feita de diversas formas, a depender dos objetivos de quem deseja utilizar desse incrível produto natural, cheio de propriedades. Dessa forma, se os objetivos são para questões físicas, é preciso levar em consideração a utilização correta e todos os processos que devem ser feitos.

Para a aplicação para trazer bem-estar, em forma de incenso, por exemplo, também existem outros procedimentos que devem ser adotados para garantir que o Palo Santo terá sua ação benéfica.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados também quanto à origem do produto, visto que é possível se enganar e utilizar algo que talvez não faça efeito algum ou possa acabar trazendo muito mais malefícios do que benefícios. Se você quer saber mais sobre o Palo Santo, então leia a seguir.

Extração adequada de Palo Santo

Toda a extração do Palo Santo deve ser feita de maneira que não venha a agredir a natureza e o meio ambiente. É preciso que seja retirado através das árvores que já morreram, de forma natural, para garantir que seja feito da forma correta e minimamente invasiva.

Além de precisar ser feita somente em árvores que já morreram naturalmente, também é necessário que estas fiquem na natureza ao longo de dez anos. Devido a essa postura, é possível considerar o Palo Santo como um recurso sustentável.

A qualidade do produto

A qualidade do Palo Santo, como boas propriedades aromáticas e outros, é destacada justamente pela forma como o produto é retirado da natureza. Se a extração for feita da forma correta, respeitando a natureza e sem cometer qualquer ato de agressão ao meio ambiente, este é considerado um bom produto.

Isso porque o Palo Santo somente é considerado original se for feito dessa forma e retirado sem qualquer problema para a natureza. As árvores em questão ficam na natureza ao longo desses 10 anos curando, para que logo após esse processo o produto possa ser retirado e tenha valor.

Os melhores locais para usar Palo Santo

Por mais que os efeitos do Palo Santo possam ser sentidos em diversos ambientes, os melhores locais para utilizar esse incenso natural são as áreas mais abertas e com espaço, nas quais pode haver muito mais circulação de ar para que a fumaça se espalhe por todo ambiente.

É preciso, entretanto, ter cuidado ao realizar esse tipo de aplicação com o bastão do Palo Santo para não inalar a fumaça. É também indicado que não se queime o bastão em dias secos, pois o cheiro forte e muito intenso pode acabar causando algum tipo de irritação nas vias aéreas.

A purificação de ambientes com Palo Santo

Para realizar a purificação de um ambiente utilizando o Palo Santo, basta queimar o bastão e circular por toda a área que deseja realizar o processo de limpeza. Se for feito com o óleo essencial, realize a aplicação da forma indicada e deixe que ele passe a agir.

A purificação do ambiente feita com o Palo Santo precisa ser realizada por todo o local desejado para que seja eficaz e melhore a energia do ambiente, retirando energias ruins e libertando o espaço de tudo de negativo que possa estar presente.

Utilizando Palo Santo em bastão

Para realizar a limpeza do ambiente com o bastão de Palo Santo, primeiro o acenda com fogo e ande pelo ambiente com a finalidade de cada área ser tomada pela fumaça que fará o trabalho de purificar o local desejado.

Se você deseja fazer isso na sua casa, por exemplo, passe por todos os cômodos com o bastão em mãos espalhando a fumaça por todos os locais e direções do ambiente. Ao andar por toda a casa você terá a certeza de que os cômodos estarão preparados para receber boas energias e expulsar a negatividade contida.

Utilizando Palo Santo em serragem

Para utilizar o Palo Santo em serragem, primeiramente é preciso acender um carvão vegetal e jogar toda a serragem em cima da brasa que foi feita pelo carvão. Assim, o Palo Santo iniciará o seu processo de queima e em seguida vai liberar o seu aroma, responsável pela purificação do ambiente.

Mesmo apagado, o Palo Santo tem a capacidade de exalar o seu aroma e garante que o ambiente no qual se está tenha uma energia muito mais limpa e acolhedora. Além disso, também pode ser utilizado como um amuleto de proteção contra energias ruins.

Utilizando Palo Santo em incensos

Palo Santo queimando

O Palo Santo em incenso pode ser utilizado em momentos nos quais você se sinta energeticamente prejudicado, muito cansado e desanimado. Acenda um incenso de Palo Santo no ambiente que você deseja permanecer e deixe que ele haja retirando a negatividade que está em você e no ambiente, causando a sensação de exaustão, desanimo e cansaço.

Pode ser usado em momentos nos quais você chega em casa da rua e pode atrair negatividade de outras pessoas para dentro do ambiente. Dessa forma, servirá para impedir que essas energias ruins entrem na sua casa com você.

O chá de Palo Santo

A utilização do Palo Santo na sua versão chá pode ser feita para combater resfriados. Como esse produto natural tem a capacidade de auxiliar nessas doenças e em outras respiratórias, pode ser muito eficiente para combater resfriados, gripes e até mesmo asma.

Dessa forma, o seu chá pode ser consumido para que se tenha um alivio imediato destas sensações físicas ruins trazidas pelas gripes e resfriados.

Como apagar Palo Santo

Para apagar o bastão de Palo Santo, primeiro você deve raspar a ponta do bastão em uma tigela de metal ou de cerâmica. Outra forma de conseguir apagar o fogo de forma rápida é jogando em cima do bastão areia ou cinzas, pois elas conseguirão abafar o fogo.

Para apagar o Palo Santo em incenso você pode jogar serragem ou as próprias cinzadas deixadas por ele em cima da brasa. Ele também pode ser apagado com areia, impedindo que ele continue queimando.

Existem contraindicações para o uso do Palo Santo?

Palo Santo com pedras

As contraindicações que se tem em relação ao uso do Palo Santo são referentes à queima. Como provoca a fumaça, os otorrinolaringologistas recomendam cuidado, visto que ela pode conter partículas tóxicas para a respiração, como o monóxido de carbono e a fuligem, por exemplo.

Esse cuidado deve ser feito mesmo em caso de produtos naturais como o Palo Santo porque também há risco de se intoxicar com a fumaça produzida devido às substâncias que podem ser lançadas.

Entretanto, como grande parte da composição do Palo Santo é fornecida pelo limoneno, alguns especialistas destacam que a inalação da fumaça pode ser tolerada, mas é preciso tomar cuidado ao se notar qualquer tipo de reação alérgica.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


energias bem-estar aromaterapia

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.