Sol em Capricórnio: Significado, características do signo e mais!

Sol em Capricórnio: Significado, características do signo e mais!

Saiba tudo sobre Sol em Capricórnio! Todos seus significados, características, qualidades e defeitos deste signo tão complexo e exigente!


Significado geral de possuir o Sol em Capricórnio

Ilustração representando o signo de Capricórnio

O Sol no signo de Capricórnio é considerado um dos mais seguros e estáveis do zodíaco. As pessoas que possuem esse signo se mostram sempre dedicadas, responsáveis e muito trabalhadoras. São determinadas e desejam conquistar os seus objetivos.

Esse tipo de atitude faz com que os capricornianos sejam os responsáveis por finalizar as tarefas que foram iniciadas por outros, até mesmo signos que possuem menos dedicação do que Capricórnio.

Como consequência disso, as pessoas de Capricórnio possuem padrões altos. Além disso, são extremamente exigentes consigo e com tudo que desejam. Essa situação pode causar um efeito complicado, pois acabam projetando esses desejos em outras pessoas. Ficou curioso? Veja mais sobre Sol em Capricórnio logo abaixo!

Características de quem possui o Sol em Capricórnio

Características do signo de Capricórnio

Como possuem um comportamento sempre muito exigente e em busca da perfeição, as pessoas do signo de Capricórnio, em geral, demoram muito para conseguir atingir a verdadeira felicidade, principalmente nas suas relações pessoais.

A forma como elas agem faz com que os outros as vejam de uma forma fria e, por vezes, esse nativo é realmente frio e descolado de emoções para decidir, o que faz com que as coisas se compliquem mais ainda com quem está ao seu redor.

Por contarem com esse medo gigantesco de encarar o desconhecido, muitas vezes os capricornianos podem não querer optar por algo desconhecido por puro medo de falhar. Veja mais sobre a seguir!

O signo de Capricórnio

Capricórnio é um dos signos mais exigentes do zodíaco e possui uma personalidade muito séria e centrada. Por serem dessa forma, eles são vistos como pessoas extremamente frias e que jamais poderiam ter um envolvimento amoroso porque não conseguem demonstrar sentimentos.

Entretanto, os capricornianos só levam um pouco mais de tempo para encontrar esse caminho, pois precisam de segurança e estabilidade para investir em algo do tipo, visto que desejam que tudo dê certo e saia como o planejado.

Regência de Saturno e suas influências

O signo de Capricórnio é regido por Saturno, o que pode ser visto pelas claras características desse signo, que busca organização, estabilidade e se mostra muito responsável, algo muito presente nas características e influências causadas pelo planeta.

As maiores lições ensinadas para Capricórnio por Saturno são a respeito de criatividade e paciência. Esses nativos podem não ter tanta aptidão assim para esperar que as coisas aconteçam. Mas, é necessário ter em mente que os seus planos podem sofrer atrasos e isso não significa que não acontecerão.

Mitos associados a Capricórnio

Um dos mitos mais conhecidos associados ao signo de Capricórnio fala sobre Cronos (ou Saturno), que é o Senhor do Tempo. Combinado com sua própria mãe, Gaia, ele castrou seu pai e o destronou, atirando as suas genitálias ao mar em seguida.

Casou-se então com Réa, com quem teve muitos filhos. Um deles foi devorado para que ele não perdesse o trono. Mas, Réa conseguiu salvar três de seus filhos, Zeus, Hades e Posseidon, que ao destronarem Saturno se tornaram, respectivamente, rei dos deuses, rei dos infernos e deus dos oceanos.

Traços positivos

O signo de Capricórnio é conhecido por ser muito sério e, em geral, muitas pessoas acabam tendo em mente uma visão distorcida desse signo. Mas, existem alguns pontos positivos a respeito desse nativo que podem convencer do contrário, de que são pessoas frias e até mesmo sem coração.

Alguns dos pontos mais importantes e positivos a respeito dessas pessoas são a sinceridade e a persistência. Quando querem algo, os capricornianos fazem de tudo para conquistar os seus objetivos, o que mostra que são muito focados e trabalhadores.

Traços negativos

Alguns dos traços mais negativos do capricorniano podem ser notados desde um primeiro contato com um nativo desse signo. Isso acontece porque como acreditam muito no seu potencial, é normal que ao se sentirem frustrados com algo, se mostrem extremamente pessimistas nos seus discursos.

A forma de agir de Capricórnio o pode ser um pouco menos acelerada e por isso algumas pessoas podem se irritar. Mas, isso tudo se deve ao cuidado para tomar uma decisão ou fazer algo que pode ter consequências. São extremamente desconfiados e possuem um controle emocional muito grande.

O caráter de Capricórnio

As pessoas do signo de Capricórnio podem ser mal compreendidas, mas nunca tidas como pessoas de com caráter duvidoso. Em geral prezam pela sinceridade e colocam acima de tudo os seus objetivos e fazem isso sem passar por cima de ninguém.

A obstinação, o desejo e a persistência da pessoa de Capricórnio é algo pessoal e que eles fazem de tudo para lidar sozinhos pelo máximo de tempo possível. Portanto, são pessoas de muita confiança e quando desejam fazer algo, não fazem isso sem certeza do que querem porque são verdadeiros.

A mente de Capricórnio

A mente das pessoas do signo de Capricórnio está sempre focada nos seus objetivos e desejos futuros. Em geral, elas estão sempre mantendo um pensamento no que faz com que se sintam vivas e satisfeitas e isso se relaciona com as suas funções.

Como confiam muito no tempo das coisas, os seus pensamentos não são acelerados e seguem o ritmo dos acontecimentos e como as coisas podem ser. Pensamentos muito consistentes e ordenados fazem do capricorniano uma pessoa muito mental e capaz de traçar estratégias incríveis em longo prazo.

O simbolismo do inverno capricorniano

O signo de Capricórnio remete muito aos velhos experientes porque conta com uma forma calma de analisar as situações. Conta com uma visão mais centrada dos seus limites e tem consciência das responsabilidades e deveres.

Por isso, quando o inverno se instala, ele mostra uma preocupação com o futuro, que pode se tornar algo mais intenso. Esse período, então, remete à época na qual os ancestrais perdidos no gelo buscavam orientação e a sabedoria dos mais velhos. Dessa forma, existe esse simbolismo em Capricórnio devido à sua postura.

São provedores

As pessoas do signo de Capricórnio são sempre muito responsáveis e comprometidas. Tudo o que é decidido por esses nativos é levado até as últimas consequências.

Portanto, são pessoas confiáveis para qualquer momento da vida. As pessoas de Capricórnio sempre estarão por perto para auxiliar aqueles que precisarem e por isso são considerados provedores. Não só por fazerem alguma função relacionada ao dinheiro, mas por assumirem responsabilidades.

São competentes

Os nativos de Capricórnio são sempre os mais competentes porque conseguir executar as suas tarefas e objetivos com excelência é o que faz com que eles se sintam satisfeitos.

Esse tipo de coisa faz com que os capricornianos sintam prazer. Para eles, a realização dos seus objetivos é o auge das suas vidas sempre. Dessa forma, se mostram sempre muito capazes e dispostos a encarar o que for para conseguir chegar onde desejam e fazem isso da melhor forma possível.

São contabilistas

Os capricornianos, por serem pessoas muito centradas e objetivas, possuem um talento muito grande para exercer tarefas que exijam mais atenção e que pareçam chatas para as demais pessoas.

Por isso, conseguem executar funções voltadas para a gestão e a contabilidade. Desempenham esse papel de administradores com maestria. Assim, esses nativos são excelentes nesses setores e demonstram um conhecimento muito grande das melhores formas de executar as tarefas.

Avessos ao prejuízo ou desperdício

Muito controlados com tudo o que fazem, os capricornianos não gostam muito de qualquer tipo de desperdício e prejuízo. Dessa forma, fazem de tudo para desenvolver as suas tarefas, até mesmo domésticas, prezando por isso.

A racionalidade desse signo faz com que os seus nativos consigam se programar, agendar tudo o que precisam, preencher lacunas até não ter mais um lado para escapar qualquer tipo de problema que venha a se transformar em um prejuízo.

Avaliam pelos resultados

As pessoas de Capricórnio, para entenderem que algo de fato deu certo, precisam avaliar os resultados, seja um investimento ou algo que de alguma forma gastou somente o tempo desse nativo.

Se ao final, o que foi investido passar por algum tipo de aumento em relação ao valor inicial, o capricorniano se sente satisfeito e realizado. Para eles tudo é feito de forma muito prática e só os resultados mostram se algo deu certo e aconteceu da forma como esperavam.

Práticos, pragmáticos e objetivos

Para os nativos de Capricórnio o inesperado é algo que não cabe nos seus pensamentos. Precisam se precaver antes de tudo.

Os nativos desse signo gostam de pisar em terra firme. Portanto, são muito pragmáticos e objetivos, traçam o que desejam, correm atrás, se esforçam para isso e se baseiam sempre em fatos concretos, não em algo que pode ser que aconteça. Os seus sentimentos nunca vão aparecer antes dos seus objetivos.

Autocontrole, autodisciplina e autossuficiência

O autocontrole do Capricorniano vem antes de tudo. Para esses nativos perder o controle a respeito das suas ações é algo inimaginável e pode fazer com que eles se sintam desperdiçando tempo com algo.

Como são muito estáveis, buscam através do autocontrole e da autossuficiência uma forma de garantir que não vão precisar de ninguém para fazer algo porque isso pode significar esperar que essa pessoa possa fazer e o capricorniano não tem a menor paciência para isso. Por isso, sempre visam se bastar para qualquer plano que executem nas suas vidas.

Ironia e humor ácido

As pessoas de Capricórnio, em geral, são muito sérias e centradas. É difícil ver um capricorniano rindo para coisas aleatórias e sem um motivo muito grande. Isso reforça a visão de que são frios.

Entretanto, essas pessoas possuem um humor bem diferente do que o da maioria e em vários momentos ele aparece, mas com base na ironia e no humor ácido, que não é palatável para muitas pessoas. Os comentários dos capricornianos nessas brincadeiras podem ser venenosos, a depender do que eles querem acrescentar a um assunto.

Tímidos e retraídos

Capricórnio certamente está entre os signos mais tímidos do zodíaco e isso se dá pelo fato de que esses nativos preferem se manter mais reservados. Não necessariamente são tímidos o tempo inteiro, mas possuem um pouco de temor em de apresentar de forma muito expansiva.

A depender das circunstâncias, não se sentem suficientemente confortáveis para se expor na frente de muitas pessoas. Possuem pouca disposição para serem sociáveis e isso pode, novamente, fazer com que sejam vistos como fechados e frios.

Desafios de quem possui o Sol em Capricórnio

Símbolo do signo de Capricórnio

Com uma personalidade tão forte, o signo de Capricórnio precisa lidar com alguns sentimentos conflitantes porque a sua forma de ver as situações da vida é diferente de muitas pessoas. Colocam a praticidade acima de tudo e não é comum que ajam guiados pelo coração.

Ao longo da vida as pessoas que possuem esse signo podem ter que lidar com essas leituras erradas a respeito das suas personalidades porque acabam sendo vistas erroneamente como pessoas ruins, por priorizarem questões práticas ao invés de sentimentalismo.

Conseguir lidar com esses aspectos diante de tantos outros signos que agem pelo coração nas relações de amizade, de amor e de trabalho pode ser algo desafiador e que requer preparação e cuidado. Quer conhecer mais sobre o signo de Capricórnio? Leia abaixo!

Capricórnio como signo do medo

O signo de Capricórnio pode ser considerado signo do medo porque possui uma forma insegura de seguir a vida. Não necessariamente são pessoas medrosas, mas temem que algumas coisas saiam do controle e isso os afeta profundamente.

A mentira também algo que causa muito medo nessas pessoas. Para os capricornianos há um forte temor em ser vítima desse tipo de ação e para eles qualquer atitude pautada pela mentira é motivo suficiente para que a pessoa que cometeu esse ato ganhe um inimigo para o resto da vida.

Pessimismo

Os nativos de Capricórnio são conhecidos por serem pessimistas natos. É o signo do zodíaco que conta com essa característica mais profundamente. As pessoas desse signo costumam sempre assumir os piores cenários, as piores situações e nunca conseguem ver uma saída mais simples ou mais tranquila.

O primeiro pensamento de qualquer capricorniano a respeito de algo é que isso vai dar errado de uma forma horrível e não tem nenhum tipo de saída para que as coisas não sejam dessa forma. Ao mesmo tempo, encontram nesse sentimento negativo uma motivação para persistir e ir adiante para conseguir reverter a situação, mesmo que sempre vejam pelo pior lado.

Falta de flexibilidade e criticismo

A falta de flexibilidade é algo muito presente na postura do capricorniano. As pessoas desse signo não gostam de ceder porque acreditam que a forma que pensam é a melhor possível e insistem até o final em uma única visão e dificilmente vão ceder.

São extremamente críticos justamente por não acreditarem que as ideias alheias são suficientemente boas. Sempre terá algo errado com o plano de outra pessoa para algo que ele deseja fazer e a sua versão sempre será a melhor. Não há o que discutir porque o capricorniano não vai mudar de opinião.

Nada românticos

O signo de Capricórnio é um dos menos românticos do zodíaco e isso acontece pelo fato de que essas são pessoas não se envolvem com alguém de forma amorosa se não tiverem a certeza de que possuem sentimentos e querem levar adiante.

Mesmo quando estão apaixonados, possuem uma forte tendência a transformar a relação em algo prático. Por isso, são vistos como pouco românticos, visto que não são muito movidos pela emoção e não demonstram sentimentos através de grandes atos.

A frieza de Capricórnio

A frieza vista na personalidade das pessoas do signo de Capricórnio se dá pelo fato de que raramente essas pessoas deixam os seus sentimentos vencerem sem antes construírem uma base forte com pensamentos racionais e pé no chão.

Por isso, acabam sendo vistos como pessoas muito frias, uma vez que os outros signos colocam o sentimento e as suas vontades à frente. Assim, agem sem pensar nas consequências. Mas o capricorniano não consegue. Ele precisa se sentir seguro o suficiente para se jogar em algo e ainda assim será controlado.

A insegurança

O capricorniano se sente muito confortável seguindo os seus planos e rotinas. Qualquer coisa que altere isso faz com que se sintam inseguros. As mudanças repentinas causam esse sentimento e podem gerar confusão mental e mau humor nesses nativos.

Como gostam de planejar os seus passos, os capricornianos constantemente precisam esconder que se sentem inseguros caso as coisas não saiam como eles desejaram e precisem improvisar algo que jamais contariam que teriam que fazer.

Interações e relações de quem possui o Sol em Capricórnio

Cabra representando o signo de Capricórnio

Conviver com uma pessoa de Capricórnio pode ser muito desafiador para outros signos que não conseguem entender a sua forma de agir, sempre muito prática e priorizando a certeza das coisas, sem colocar sentimentalismos e emoções nas suas ações.

As relações criadas por esse nativo podem ser dificultadas pelas posturas diferentes que adotam, mas outros signos do zodíaco podem conseguir se adaptar ou se sentir ligados a esse pensamento por compartilharem algo semelhante.

Entender um nativo de Capricórnio pode ser complicado, mas essas pessoas agem quase com base em um manual, o que pode simplificar alguns passos. Quer saber mais sobre? Leia a seguir!

Os relacionamentos emocionais de Capricórnio

Os relacionamentos amorosos podem ser complicados para o signo de Capricórnio a depender dos parceiros que ele escolhe para viver a vida. Os capricornianos podem ser os melhores parceiros para os que buscam estabilidade e segurança no relacionamento.

Mas, isso tem um custo devido à personalidade forte desse nativo. Não são muito fissurados em aventuras e prezam pelo sossego. Nos seus relacionamentos, desenvolvem laços firmes porque só estabelecem conexões se forem verdadeiras.

O comprometimento desse nativo quando se envolve é muito grande e por isso ele precisa encontrar alguém que se identifique com essa visão.

Capricórnio e a carreira

As pessoas do signo de Capricórnio têm um péssimo hábito de encarar muitas tarefas ao mesmo tempo. Quanto à profissão, chegam a ser quase obsessivos porque resolvem fazer muitas coisas e querem desenvolver todos seus projetos com excelência.

Portanto, são sempre os profissionais mais dedicados e centrados de uma empresa. Estão em busca de evoluir, conquistar posições de destaque e nunca se sentem como se tivessem chegado à linha de chegada, visto que desejam ir além e atingir novos objetivos.

Capricórnio na relação pai e filho

O pai do signo de Capricórnio é uma pessoa muito prática e que gosta de impor limites aos seus filhos. São muito trabalhadores e podem construir uma rotina um pouco mais rígida, que deve ser cumprida totalmente.

A relação construída entre pai e filho pode ser menos emotiva, devido às características de Capricórnio e pode seguir essa postura mais séria, pautada pelo respeito às ordens que devem ser seguidas.

O Sol em Astrologia

Símbolo do signo de Capricórnio

O Sol é conhecido como um símbolo muito antigo e para várias culturas simbolizava a vida. Quanto à astrologia, este astro fala sobre ego e a vontade consciente que todas as pessoas têm. Além disso, também dá ênfase às energias físicas vitais.

Além disso, o Sol mostra também a respeito da essência das pessoas e das energias que são irradiadas por cada um. Seu efeito, em geral, é muito paternal e masculino.

Assim, o astro pode ser considerado como o coração do zodíaco. O signo e a casa nos quais o Sol está em cada Mapa Astral mostram o tema central do espírito de cada pessoa e onde cada um realmente vai brilhar.

O que significa o Sol no Mapa Astral

No Mapa Astral o Sol é algo central, já que simbolicamente ele é representado por um círculo e um ponto no meio. Dessa forma, na astrologia o astro representa a área da vida que a pessoa tem maior consciência de quem é e qual o papel que deve exercer.

Também através do Sol é possível entender um pouco mais dos seus sentimentos mais profundos. Para saber o seu signo solar basta olhar o dia e o mês que você nasceu e esta será a resposta. Mas, para encontrar a casa do seu Sol é preciso fazer o Mapa Astral.

A relação do Sol com os signos

O Sol nos signos pode ter uma forte influência em várias formas de se expressar. A posição que esse astro se mostra no momento do seu nascimento revela o seu signo solar e também todas as tendências da sua personalidade a partir desse ponto.

Assim, independente dos outros pontos do Mapa Astral, o seu signo solar será o que mais terá força na sua personalidade e as características de cada um serão potencializadas pelo poder desse astro. Essa é a importância do Sol nos signos: reforçar todos os pontos característicos deles.

O símbolo do sol

Na astrologia, o Sol aparece através de um símbolo formado por um círculo que conta com um ponto no meio. Esse circulo é o símbolo universal do infinito e o ponto que aparece logo no centro mostra o princípio da criação, com origem no Divino.

Dessa forma, o simbolismo presente na imagem do Sol mostra muito a respeito da criação de tudo e da origem da vida. Tudo isso tem muito a ver com a forma como esse astro se expressa na astrologia e os impactos que ele causa nos signos do zodíaco com a sua força.

Adoração ao Sol pelos antigos

No Egito, o culto ao Deus Sol se mostrou muito próspero. Ao longo de séculos essa prática de cultuar e adorar esse Deus se repetiu entre os egípcios.

As divindades normalmente contam com essa ligação com os fenômenos da natureza e por isso o Sol era visto também dessa forma e muito adorado no Egito. Devido a sua luz e ao cultivo dos alimentos, os antigos atribuíam essa importância a Rá, que era celebrado e comemorando pelo seu grande valor.

A diferença entre Sol em Capricórnio e signo lunar Capricórnio

Relógio com o símbolo do signo de Capricórnio

Na astrologia o signo solar é definido pela posição do Sol em relação às outras constelações presentes no momento que um indivíduo nasceu. O signo lunar segue a mesma visão, mas em relação à posição em que a Lua estava nesse momento.

Devido a isso, esse signo é defino pela posição que a Lua estava durante o nascimento de uma determinada pessoa. Além disso, o signo lunar define alguns outros aspectos, mais voltados para a intimidade e a profundidade da personalidade do individuo.

Para saber o signo lunar, é necessário fazer um Mapa Astral detalhado, no qual constem todos esses pontos, que além do signo solar e lunar poderá contar com outros vários detalhes da personalidade de uma pessoa baseado no momento do seu nascimento a posição dos astros e das constelações.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


signos sol

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.