Significado de Om: símbolo, história, mantras, no Hinduísmo e mais!

Significado de Om: símbolo, história, mantras, no Hinduísmo e mais!

O símbolo Om possui sua própria história, origem e mantras. Nesse artigo, veja os detalhes sobre ele no Hinduísmo e em outras áreas!


Quem significa Om?

Símbolo do Om.

O Om é um dos mantras sagrados que fazem parte de religiões como o Hinduísmo e o Budismo. Ele é muito conhecido pelo seu uso em outros aspectos, como nas meditações e durante a prática de yoga.

Vale ressaltar que o mantra pode ser visto como Ohm ou Aum. Esse é um som sagrado e conhecido como sendo o som do Universo. Através de sua história, é possível entender a importância que o símbolo tem para diversas religiões e os seus praticantes, bem como a forma que ele pode impactar a vida das pessoas.

O som é capaz de beneficiar vários aspectos da vida e consegue trazer consigo energias positivas que provocam mudança. Quer conhecer um pouco mais do símbolo Om? Leia a seguir!

Entendendo o Om

Símbolo do Om marcado em areia de praia.

Uma das formas de entender o Om é recorrendo à sua história, na qual se pode compreender que as vibrações produzidas pelo seu som são tão fortes e positivas que conseguem unificar tudo ao redor. Por isso, ele é considerado poderoso.

Além disso, tais vibrações também promovem energização, que é benéfico para o corpo. Assim, o canto utilizando o Om é comum em momentos de meditação, porque traz energias positivas para os chakras.

Para compreender mais sobre o Om, também é necessário observar a sua estética. Formado por várias curvas, um crescente e um ponto, cada um de seus detalhes simboliza algo distinto. Ficou curioso? Conheça a origem e a história do símbolo Om logo abaixo!

Origem

A origem do Om pode ser associada diretamente ao Hinduísmo. As primeiras menções e significados atribuídos ao som foram através das práticas religiosas dessas regiões e mostram o símbolo como algo extremamente importante.

Como traz boas vibrações, o Om é usado para definir uma sensação de felicidade plena, um estado no qual o ser humano é apenas consciência e vive em harmonia consigo mesmo. A partir da definição da sua origem, ele passou ser designado a várias questões importantes das religiões hindus.

História

O registro mais antigo que se tem do símbolo Om, até o presente momento, é um texto sagrado do Hinduísmo, Mandukya Upishad. Esse texto fala sobre o símbolo, destacando que ele é algo imperecível e que transcende o seu próprio tempo.

Esse mesmo texto também foi associado a uma das seis filosofias hindus, o Vedanta. Nela, Om é considerado inesgotável, um conhecimento infinito e a essência de tudo o que se tem - até mesmo a vida. Com esse significado, passou a representar a sagrada trindade dos deuses hindu: Shiva, Brahma e Vishnu.

Símbolo Om

Estátua do símbolo Om.

Para compreender um pouco mais a respeito da simbologia por trás do Om e tudo o que ele pode revelar, é preciso entender os pequenos detalhes responsáveis pela sua formação completa.

Como é constituído por três curvas, um semicírculo (ou crescente) e um ponto, cada um destes possui um significado distinto e pode trazer uma compreensão maior da importância que o Om carrega. Veja mais sobre os detalhes que compõe o símbolo logo abaixo!

Curva maior 1

A curva maior 1 mostra sobre o estado de vigília. É nesse estado em que a consciência se torna voltada para o interior da pessoa e isso acontece através dos portões dos sentidos de cada um.

Assim, o tamanho que ela tem pode ser interpretado como o estado mais comum da consciência humana. Por isso, ocupa um espaço maior, quando colocado em comparação com os demais elementos presentes na constituição do Om.

Curva acima 2

A curva acima 2 traz consigo um significado mais aprofundado e fala a respeito do estado profundo de sono no qual os seres humanos podem se encontrar. Esse estado também pode ser compreendido como a inconsciência.

Portanto, trata-se do momento no qual se relaxa a mente, um estado de sono no qual quem dorme não deseja pensar em nada, nem passar por nenhum tipo de situação. Isso inclui os sonhos, que aparecem na mente em momentos de sono profundo.

Curva do meio 3

Localizada entre o sono profundo e o estado de vigília, a curva do meio 3 traz consigo o significado de sonho. Esse ponto fala a respeito da consciência do indivíduo nesse momento, no qual ele está mais voltado para o seu interior.

Assim, o sonhador tem a visão para dentro de si e contempla um mundo diferente através dos sonhos. Ele terá algo muito mais encantador para viver a experiência através das suas pálpebras e no momento de sono profundo, no qual ele se encontra com os seus sonhos.

Semicírculo

O semicírculo que aparece no símbolo Om representa a ilusão. Nesse caso, se refere a tudo o que pode, de alguma forma, afetar a vida de uma pessoa, impedindo que ela consiga alcançar a sua felicidade na vida.

A ilusão faz com que essa pessoa passe a acreditar profundamente na ideia fixa em sua mente e isso acaba causando um forte impacto em sua vida, chegando a um ponto em que nada mais ao redor será percebido por ela. Seu foco estará totalmente voltado para esse pensamento e nada mais. Dessa forma, há uma enorme dificuldade para encontrar a felicidade, ao encarar apenas o que é ilusão.

Ponto

O ponto que aparece no símbolo Om fala a respeito do quarto estado de consciência das pessoas, que, em Sânscrito, é conhecido como Turiya. Nesse caso, ele pode ser visto como a consciência absoluta.

Através da simbologia do ponto, é possível entender também que é através dele que se encontram a felicidade e paz tão desejadas. Dessa forma, se passa a ter uma conexão muito mais profunda com o divino, o máximo que se pode ter de conexão dessa maneira.

Significado de Om ou Aum no Hinduísmo

Símbolo Om desenhado em madeira.

Entre as várias formas de entender esse símbolo tão importante do Hinduísmo, existem algumas histórias a seu respeito que apontam que o mundo foi criado após ter sido feito o canto com o Om.

É por isso que esse canto passou a ser usado para qualquer situação na qual se tem um começo promissor. Inclusive, isso é algo muito utilizado para as pessoas que iniciam algum tipo de empreendimento, de forma que haja prosperidade e sucesso.

Algumas histórias sugerem que a origem do símbolo Om vem da yoga e que ele pode ser um surgimento alternativo para o símbolo, já que não se tem certeza de sua origem. Veja mais sobre esses aspectos a seguir!

Níveis de consciência

Os níveis de consciência são mostrados pelos símbolos que compõem o todo do Om. Nos cantos, são consideradas 4 sílabas, sendo a última silenciosa, mas todas assumem posições distintas de significado, a depender do que está sendo considerado.

Sendo assim, esses níveis são mostrados por: vigília, sono e sono profundo. Este último, considerado como silencioso, tem, de fato, o significado de silêncio entre uma recitação e outra do mantra. Dessa forma, estes são considerados os níveis de consciência do Om e o último transcende todos os outros.

3 gunas

Ao considerar a energia das sílabas que compõem o Om, cada uma é representada pelas 3 gunas, que são energias materiais e que têm o poder de causar influência na vida de todos os seres vivos do mundo com a sua força.

"A" representa tamas: a ignorância, a inércia e a escuridão. "U" representa rajas: o dinamismo, a atividade e a paixão. "M" representa satva: a luz, a verdade e a pureza. O som silencioso, nesse caso, representa a consciência pura, que é um estado que, novamente, transcende essas 3 gunas.

Deuses Hindus

Se os aspectos das letras e sons do Om forem levados em consideração em relação aos deuses Hindus, pode-se entender que cada uma das letras é destinada a um deles e o símbolo pode ser interpretado de forma distinta.

"A" representa Brahma, que é o criador. "U" representa Vishnu, que é o deus conservador. Enquanto isso, "M" representa Shiva, que é o deus destruidor. O som silencioso representa a realidade, que vai além das divindades e dos seus poderes.

3 aspectos de tempo

Se, nesse caso, forem considerados os 3 aspectos dos tempos, para entender o significado trazido por cada uma das letras do som de Om nos mantras, é possível perceber detalhes a respeito do presente, do passado e do futuro.

"A" é o representante do presente, "U" será o representante do passado e, por fim, "M" será o responsável por representar o futuro. Já o som silencioso, nesse caso, traz aspectos que não se envolvem diretamente com isso, porque representa a realidade e algo que vai além do tempo e do espaço.

3 escrituras védicas

Os Vedas são as escrituras sagradas mais antigas da história e fazem parte de várias correntes do Hinduísmo. Nesse caso, ao se relacionarem com o símbolo Om, isso pode ser visto através de três escrituras específicas, Rigveda, Yajurveda e Samaveda.

Essas escrituras são consideradas como poderosos hinos religiosos dedicados às divindades hindus. Eles formam os seus valores filosóficos, culturais e sociais. Por isso, também se relacionam com o símbolo Om, já que isso se trata de mantras religiosos, assim como os que utilizam esse símbolo.

Na tradição Bhakti

A tradição Bhakti se relaciona com o símbolo Om, porque dá ênfase na percepção e na compreensão da suprema consciência, assim como esse símbolo fala a respeito da consciência profunda.

O Bhakti é um sentimento vivo de unidade e também é mostrado por desenhar e seguir um caminho de devoção, que leva as pessoas à autorrealização com base no amor e a um estado de contemplação e de entrega aos deuses.

3 mundos

O símbolo Om conta como simbologia de trinário para os Hindus em diversos aspectos. Isso também pode ser mostrado através dos 3 mundos, que falam a respeito da Terra, do espaço e do céu.

Por isso, como, para os Hindus, o som do Om é o próprio criador, os mantras que são feitos baseados nele são as fontes de todas as coisas e esse som mostra a inércia, a verdadeira essência e o princípio. Por isso, é adicionado aos mantras através desses trinários distintos.

Mantras Om

Símbolo do Om em fundo vermelho.

Os mantras Om são pronunciados no início de práticas que tenham algum intuito espiritual. Mas esse tipo de canto também pode ser notado e entoado em aulas de yoga e pode ser proferido por qualquer pessoa.

Como o símbolo também representa os estados da vida (presente, passado e futuro), além do silêncio, ele traz um aspecto que transcende o tempo. Sendo assim, nas práticas como a de yoga, nas quais esses mantras são entoados, ele é utilizado somente para a vivência do presente.

Nesse caso, a pronúncia do Om faz com a pessoa consiga entrar em um contato mais profundo consigo mesma e possa abstrair outros aspectos da sua vida, como o passado e o futuro, para que, no momento de relaxamento, nada disso exista em sua mente. Quer conhecer mais sobre os mantras de Om? Veja os detalhes abaixo!

Om Mani Padme Hum

Om Mani Padme Hum é o mantra muito conhecido no Budismo. Ele tem como seu principal objetivo invocar questões como a união com o Universo, a sabedoria e a compaixão. Dessa forma, é utilizado de acordo com os mestres do Budismo e em momentos específicos.

Os mestres indicam que esse tipo de mantra é usado na maior parte dos ensinamentos que foram feitos por Buda. Por isso, se mostra um dos mais importantes e conhecidos para os praticantes da religião e possui um grande significado.

Om Namah Shivaya

Om Namah Shivaya é um dos mantras mais poderosos nos quais o Om é utilizado. O seu significado expressa uma reverência direta a Shiva. Pode ser interpretado como um despertar perante o divino, que vem do interior da pessoa que entoa.

De acordo com a sua história, cada indivíduo conta com isso no seu interior, mas precisa ser despertado. Por isso, o mantra se mostra tão poderoso: ele é capaz de fazer com que isso seja despertado dentro de cada um.

Shiva representa uma grande fonte de sabedoria e de conhecimento absoluto, que tem o poder de purificar e trazer o autoconhecimento.

Om Shanti, Shanti, Shanti

A palavra Shanti, que acompanha o Om no mantra Om Shanti, Shanti, Shanti, significa paz, tanto no Budismo quanto no Hinduísmo. No mantra, ela deve ser repetida três vezes, para representar a paz do corpo, do espírito e da mente da pessoa que o pronuncia.

A importância desse mantra é tão grande que pode ser percebida pelo fato de que, no Hinduísmo, todos os seus ensinamentos terminam com Om shanti, shanti, shanti. O objetivo disso é sempre finalizar os ensinamentos evocando a tão desejada paz.

Utilizando o Om

Símbolo Om desenhado em vermelho.

Por mais que o Om seja utilizado de forma sagrada através do Hinduísmo e do Budismo, o símbolo também passou a ser adotado posteriormente por pessoas que não se enquadram nas duas religiões citadas.

Devido ao seu significado poderoso, o Om passou a ser usado em outras situações, com o intuito de atender às necessidades espirituais e de promover a paz que demonstra nos seus significados mais profundos.

Portanto, entender um pouco mais a respeito de sua história, sua importância e outros detalhes se faz essencial, nesse cenário. Quer saber mais sobre o símbolo Om? Continue a leitura!

Pronúncia correta de Om

A pronúncia correta, que costuma ser ensinada nas escolas de yoga na Índia, é Aum. Por isso, ao seguir os ensinamentos, é destacado a respeito dos simbolismos de cada uma das letras contidas na pronúncia.

Elas formam os três sons, que têm como objetivos criar as vibrações diferentes no corpo para as práticas tanto religiosas quanto de yoga. O "A" vibra ao redor do umbigo, o "U" vibra no peito e o "M" na garganta.

Como usar o Om

O Om pode ser utilizado em vários mantras que ajudam em pontos importantes, como a concentração, e também auxiliam para energizar os charkas. Ele pode ser usado para alguns objetivos distintos, que precisam ser levados em consideração por cada pessoa.

A depender da intenção, o Om pode ser recitado em voz alta, para que haja uma cura do corpo físico, e também pode ser entoado em um volume médio, que visa atuar no corpo mental. Também pode ser usado mentalmente, quando a sua finalidade é cuidar do emocional.

Om na yoga

Na yoga, os mantras que contam com o Om são usados para acalmar a mente e o sistema nervoso central, de forma que a prática seja executada. Do ponto de vista fisiológico, essa utilização do Om facilita que a yoga ocorra, devido ao efeito calmante.

Dessa forma, todos os males de fora podem desaparecer por um momento, porque os mantras promovem relaxamento. A partir do momento em que são entoados, estresses são deixados para trás. Esse símbolo também pode ser utilizado para definir o momento de início e fim de uma prática de yoga.

Om na meditação

Na meditação, os mantras com Om também possuem uma finalidade semelhante à da yoga,. Como é necessário se desconectar dos problemas externos e das situações que afligem, esse poderoso mantra tem como finalidade aliviar o estresse e descansar a mente, para que ela fique afastada dessas questões.

Por isso, também possui esse efeito calmante, que faz com que você consiga se conectar mais profundamente com a sua meditação, sem pensar em nada que possa causar uma sensação ruim.

Benefícios do Om

Os maiores benefícios que podem ser trazidos dos mantras com Om são os alívios e efeitos calmantes. A mente está relaxada e pode fazer com que o indivíduo se sinta muito mais conectado com os seus pensamentos.

A longo prazo, essa prática pode ter efeitos muito melhores, já que pode fornecer uma paz muito maior para os seus praticantes. Outra forma de entender é o fato de que, ao entoar o som do Om, os seres humanos vibram em uma frequência 432Hz e isso faz com que se conectem com a natureza de uma forma bastante profunda.

Quais as influências do Om no ocidente?

Mulher meditando ao ar livre.

As principais influências do Om no ocidente são justamente em relação às práticas de yoga, que se tornaram cada vez mais populares. Como essas práticas utilizam os mantras com Om como efeito calmante, muitas pessoas passaram a conhecer mais a respeito desse poderoso símbolo de religiões Hindu e Budista.

A yoga se tornou uma prática muito comum com o passar dos anos, porque muitas pessoas passaram a buscar por algo que as fizesse relaxar e encontrar o equilíbrio mental. Dessa forma, o símbolo passou a ser utilizado fora das religiões e por pessoas não praticantes.

Devido ao uso de mantras como efeito relaxante e calmante, para iniciar e finalizar práticas de yoga e meditação, ambas passaram a ser vistas com outros olhos pelo ocidente, algo que é comum em outras regiões desde os primeiros registros que se tem desse símbolo na história.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões mantras

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.