4 de espadas no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

4 de espadas no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

A carta 4 de Espadas no Tarot parece assustadora, mas não há o que temer. Ela indica a necessidade de descansar o corpo e a mente. Leia e descubra mais!


O que significa a carta 4 de Espadas no Tarot?

mulher com cartas de baralho na mão

A carta 4 de Espadas no Tarot simboliza o alívio, o descanso do corpo e da mente após o término de um ciclo estressante, de batalhas, de sofrimento, e a necessidade de se afastar um pouco do convívio social para renovar as energias.

Também representa um período de reflexão sobre tudo o que passou, sobre suas atitudes e as de outras pessoas, antes de continuar a caminhada, de terminá-la ou iniciar um novo ciclo. Além disso, essa carta sugere uma limpeza mental do que não é necessário, da negatividade. Esse período de isolamento e meditação serve para compreender melhor seus sentimentos e pensamentos.

O 4 de Espadas pode indicar ainda uma obsessão, com pensamento e foco excessivos em um projeto, sem pausa para descanso, com um forte desejo de alcançar rapidamente um objetivo. A seguir, leia mais sobre os fundamentos, os significados da carta 4 de Espadas e muito mais!

Fundamentos da carta 4 de Espadas

carta tarot 4 de espadas

É preciso analisar cada carta profundamente para entender seus significados gerais, em conjunto com outras cartas e em cada situação na vida para ter uma leitura de Tarot mais rica e detalhada. O número 4 nos arcanos menores fala sobre estabilidade.

Nos próximos tópicos você vai aprender mais sobre a história, a arte, o naipe e o elemento da carta 4 de Espadas.

História

Na história do Tarot, tanto os arcanos maiores quanto os arcanos menores mostram uma jornada, simbolizando os ciclos da vida pela qual as pessoas passam.

Os arcanos menores representam os pequenos segredos, as ações a serem tomadas e os acontecimentos do cotidiano. Sendo assim, a carta 4 de Espadas simboliza a vida atual mais agitada e estressante, indicando uma pausa ou finalização dessa situação.

Iconografia

No baralho de Rider Waite, a carta 4 de Espadas mostra um quadro de um homem e uma mulher na parede, e a imagem de um cavaleiro deitado em cima de um caixão meio aberto, representando o período de isolamento, reflexão, clareza mental e repouso.

Suas mãos juntas, como se estivesse orando, simbolizam a paz e a conexão consigo mesmo. A vestimenta de armadura simboliza as batalhas e desafios que enfrentou e que vai continuar enfrentando. As 3 espadas penduradas na parede representam as lembranças de batalhas, situações e sentimentos do passado. A espada que está na lateral do caixão representa uma luta que foi encerrada.

Em outros tipos de baralhos, a carta 4 de Espadas apresenta desenhos mais simples ou mais detalhados, isso depende de qual baralho você escolher para usar, porém, os significados continuam sendo os mesmos. As temáticas para os baralhos de Tarot são diversas, existe uma para cada gosto.

O naipe de Espadas

O naipe de espadas no Tarot é sempre retratado com espadas, representando o elemento ar. Esse naipe mostra como a pessoa pensa, como fala e como raciocina. Além de falar também sobre a lógica que esse indivíduo segue em suas atitudes.

Elemento ar

O elemento Ar representa alguém mais racional, como essa pessoa pensa, como se comunica, como é o raciocínio lógico e a mentalidade dela. Normalmente, ou a pessoa é cética, ou é dispersa. Além disso, esse elemento descreve situações que envolvem a mente, a comunicação, as estratégias, e como alguém lida com circunstâncias de dificuldades, conflitos e dores.

Significados da carta 4 de Espadas

ansiedade 4 de espadas

A carta 4 de Espadas apresenta a necessidade de ficar sozinho por um tempo, assim como o cansaço, esgotamento mental, descanso, reflexão.

Quando essa carta aparece em uma leitura de Tarot, revela uma situação exaustiva, desgastante e estressante que o consulente pode estar passando no momento e que ele precisa dar uma pausa, e isso é um sinal para que situações terríveis sejam evitadas. Saiba mais sobre os significados dessa carta a seguir.

Ansiedade

Em situações gerais, principalmente na vida atual, essa carta retrata um problema que atinge mais da metade das pessoas, a ansiedade. A partir disso, ela também sugere ao consulente levar uma vida mais leve e desacelerada, sem querer fazer mais do que consegue realizar.

A carta 4 de Espadas indica que o ser humano deve entender que nem tudo na vida vai acontecer como e quando ele quer, e por isso não deve se sobrecarregar. É necessário fazer uma coisa de cada vez.

Estresse e conflito

Quando essa carta sai numa leitura geral de Tarot, revela que a pessoa está passando por situações estressantes ou conflituosas e que ela precisa parar para refletir o que pode fazer para resolver esse problema.

Então, após tirar o tempo necessário para chegar a uma conclusão, precisa por as ideias e estratégias em prática.

Isolamento e descanso

A carta 4 de Espadas mostra a importância da prática da meditação nesse momento de isolamento e descanso, a reflexão sobre nós mesmos e sobre onde queremos chegar.

O isolamento e descanso permitem a reposição de energias, a motivação, a disposição e a capacidade de aprendizagem e de melhoramento do raciocínio. É uma pausa importante na vida, mas vai chegar a hora de voltar a se movimentar e você precisa estar pronto pra isso.

Reavaliação dos caminhos

Quando a carta 4 de Espadas aparece, ela sugere refletir e reavaliar se você está indo pelo caminho certo, pela trilha que deseja ir ou se está indo por um caminho conturbado e cheio de obstáculos. A partir disso, será possível tomar uma decisão, se você deve continuar nele ou mudar a rota.

4 de Espadas no amor

casal unido

No amor, a carta 4 de Espadas pode ter tanto um significado positivo, quanto negativo. No geral, é preciso se afastar um pouco da pessoa que está em uma relação contigo ou que está tentando conquistar, para analisar se isso está te fazendo bem ou mal e para qual rumo está indo.

É preciso estar atento para refletir se a relação ou o ser amado está te fazendo bem ou mal e, se for o caso, sair de relações tóxicas ou abusivas. Indica também a desconfiança. Descubra a seguir o que essa carta diz para os comprometidos e para os solteiros.

Para comprometidos

Dependendo da situação em que a pessoa estiver, essa carta apresenta soluções e resoluções diferentes. Nas leituras gerais, pode indicar um período que o casal esteja separado para refletirem se está valendo a pena continuar na relação, ou o relacionamento pode estar melhorando aos poucos e exigindo paciência.

A carta 4 de Espadas indica também o afastamento do parceiro ou parceira. Essa pessoa pode estar sentindo a necessidade de ter um tempo só para ela, pode estar repensando sobre a relação, ou até mesmo pensando em separação, por isso, mantenha sempre uma boa comunicação com quem está contigo.

Além disso, ela retrata a persistência de alguém em manter uma relação ou conquistar uma nova pessoa, e essa persistência causa exaustão mental e sentimental, pois não está tendo os resultados que espera.

Um conselho para quando o 4 de Espadas sai em uma leitura de Tarot é ouvir a si mesmo, a sua razão, a sua intuição. Evite levar em consideração a opinião alheia nesse momento em suas tomadas de decisões, pois nem todo mundo quer seu bem ou sabe o que você está sentindo.

Para solteiros

Para quem está solteiro, essa carta indica que agora não é o momento certo para investir em um novo relacionamento. Podem existir questões e traumas do passado que devem ser compreendidos e finalizados antes de iniciar um novo ciclo com um novo amor.

A carta 4 de Espadas sugere usar esse período sem compromisso para refletir sobre sua última relação e pensar com que tipo de pessoa seria melhor para estar contigo no futuro. Use esse tempo para compreender melhor seus sentimentos, emoções e crenças nas relações.

4 de Espadas no trabalho

pessoas no trabalho

A carta 4 de Espadas requer atenção quando sai em uma leitura de Tarot, pois apresenta dúvidas no consulente em relação ao trabalho atual e ao escolher um novo emprego. Entenda que medo de errar e ter que lidar com as consequências é natural do ser humano, mantenha a mente tranquila e avalie bem suas escolhas.

Escolher trabalhar em uma área que não gosta, só pela pressão social ou familiar, não é uma boa ideia. Persista em seus projetos, suas ideias, seus sonhos e trace metas para alcançá-los. Veja na sequência o que essa carta avisa para as pessoas que estão trabalhando e para as que estão desempregadas.

Para empregados

Para quem está trabalhando, o 4 de Espadas indica o início ou o término das férias e períodos de descanso. Para quem tem um negócio próprio, a carta sugere dar uma pausa para conseguir um momento repouso e também para analisar melhor seus serviços.

O ambiente de trabalho estará conturbado, então, permaneça longe de discussões e conflitos, mantendo uma comunicação clara e pacífica. Encare os obstáculos que aparecerem com coragem e firmeza. A carta diz também que adiar as responsabilidades só piora as coisas no futuro, portanto aproveite o momento presente para resolver todos os problemas. Momentos mais negativos tendem a diminuir.

Para desempregados

O 4 de Espadas revela a chegada de novas oportunidades, porém, você precisa avaliar qual delas será a melhor para si. Aqueles períodos de sensação de corda no pescoço estão chegando ao fim, por isso escolha o caminho que sente que será mais feliz.

Com energias recarregadas, é uma hora propícia para procurar novos empregos também, preferencialmente um que se encaixe no seu perfil. Ideias inovadoras para começar um negócio próprio podem aparecer.

Combinações com a carta 4 de Espadas

combinações tarot

A carta 4 de Espadas, quando sai sozinha em uma leitura, possui significados muito gerais, portanto, para uma leitura mais detalhada sobre determinado assunto, faça uma leitura com mais cartas. A seguir você verá alguns exemplos de significados dessa carta combinada com outras.

Combinações positivas

4 de Espadas + A Justiça significa que você deve usar a razão e analisar bem as situações e opções que aparecerem antes de tomar uma decisão, seja justo. Isso vale para relações, trabalho, e outros cenários.

4 de Espadas + A Força indica que é essencial aprender a dominar a mente para afastar pensamentos negativos e obsessivos, controlar a impulsividade e ter a consciência de que é preciso ter paciência para chegar onde se deseja ou esperar a resolução de alguma situação que não depende só de você para ser resolvida.

4 de Espadas + O Sol traz a interpretação de que é preciso estar atento e com uma clareza mental, pois vão surgir oportunidades ou ajuda que você está precisando no momento. Adquira novas visões de vida e pense "fora da caixa".

Combinações negativas

4 de Espadas + O Julgamento diz que existem muitos pensamentos repetitivos em sua mente, principalmente sobre assuntos do passado, que você insiste em ficar remoendo. Isso pode estar trazendo muito cansaço mental e falta de foco em suas atividades.

4 de Espadas + O Diabo fala que é preciso ter cuidado com os pensamentos egoístas, maldosos e atitudes que te prendam a um ciclo vicioso. Repense sobre o que acontece em sua vida para detectar aquilo que, de alguma forma, esteja te "prendendo". Isso pode ser um vício, desejos, crenças, pensamentos ou sentimentos.

4 de Espadas + A Roda da Fortuna indica o surgimento de situações adversas que podem estar formando uma confusão mental, uma certa sensação de estar perdido, sem saber o que fazer ou deixando sua mente agitada. Sinaliza também trocas bruscas de decisões, sem saber o que fazer e para onde ir.

Um pouco mais sobre a carta 4 de Espadas

pessoa com cartas de tarot na mão

A carta 4 de Espadas indica que essa é a hora de se sentir aliviado, como se tivesse tirado um peso das costas. Descanse, reavalie o que é necessário em sua vida, e continue a trilhar seu caminho com novas ideias e energias renovadas.

Você deve erguer a cabeça, manter a mente focada, positiva e olhar para frente, para o futuro. Use a intuição para ver além, outras opções, outros caminhos, pois isso é importante para alcançar seus objetivos e metas.

Na saúde

A carta 4 de Espadas é focada na saúde mental, pode indicar ansiedade, depressão e síndrome do pânico, o período de afastamento é importante até onde for necessário. Sobre demais doenças, permanecer em repouso em um ambiente tranquilo é imprescindível.

Carta invertida

Quando a carta 4 de Espadas sai invertida, representa a procrastinação. A pessoa fica tanto tempo refletindo sobre as mesmas coisas e sobre o que poderia ter acontecido, sem tomar uma ação, que entra numa zona de conforto, procrastinando e adiando a tomada de decisão.

As aprendizagens que uma pessoa obtém em cada experiência devem ser absorvidas para serem aplicadas nas próximas situações em sua vida. Tenha em mente, também que deve ter muito cuidado com a autossabotagem.

A carta demonstra, também, alguém que vai parecer estar ao seu lado nos momentos de dificuldade, porém não é tão confiável assim. Guarde as informações importantes e não conte para qualquer um.

Desafios

Quando a carta 4 de Espadas sai como um desafio, indica pensamentos negativos, obsessivos, autossabotadores, crenças limitantes. É possível que o consulente veja problemas onde não tem ou até mesmo colocar obstáculos nos próprios caminhos por conta de algum medo.

Representa a dificuldade de ter novas ideias, de visões de vida diferentes, de ter uma mente mais aberta. Pode existir um desejo de sair da zona de conforto, mas a pessoa não sabe como fazer isso.

Dicas

Uma sugestão trazida pelo 4 de Espadas é a meditação. Um momento de pausa para refletir sobre o que te afeta e o que precisa ser melhorado, conhecer ideias e pontos de vista diferentes, sem levar como fundamentos para tomadas de decisões importantes de sua vida. A literatura também é uma excelente opção para obter novos conhecimentos e filosofias.

A carta 4 de Espadas pode sinalizar um bom momento para reflexão?

pessoa pensando

Sim, a carta 4 de Espadas sinaliza um bom momento para reflexão, pois, com isso, é possível conhecer mais sobre si mesmo e sobre o que está acontecendo de fato em sua vida.

Como faz parte do naipe de espadas, essa carta sempre irá focar na área mental, lógica e comunicativa. Portanto, o foco do 4 de Espadas é sobre a área mental e a necessidade de trégua momentânea para que se alcance uma reflexão sobre sua vida.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.