O que significa sonhar com centopeia? Gigante, preta, filhote e mais!

O que significa sonhar com centopeia? Gigante, preta, filhote e mais!

A centopeia é um símbolo poderoso. Suas diferentes cores, tamanhos e cenários nos quais aparece têm muito a nos revelar. Leia mais e descubra!


Significado de sonhar com centopeia

Centopeia andando em galho de árvore.

O desconforto e a preocupação causados por sonhar com centopeia estão relacionados somente ao aspecto da criatura. O simbolismo por trás de um dos artrópodes terrestres mais antigos está conectado, na verdade, aos sentimentos de independência, determinação e força.

Centopeia, do latim Centipeda, significa “com cem pés”. Embora o número de pernas do animal possa variar, a numerologia que o nomeia mostra um ser extremamente poderoso. O número Um é o símbolo da liderança e do poder, já o zero carrega consigo a totalidade e o infinito, podendo ser traduzido como as incontáveis possibilidades que o aguardam.

Culturas antigas, como a chinesa, acreditavam na proteção do veneno pelo veneno, não à toa, carregavam consigo amuletos que representassem as cinco venenosas (cobra, escorpião, centopeia, sapo ou aranha). Os japoneses tinham Mukade, a centopeia mensageira de Bishamonten, Deus do Sucesso na Guerra. Takeda Shingen, o grande samurai, estampava o animal em sua bandeira.

Assim, o significado de sonhar com centopeia representa possibilidades de sucesso ou insucesso em seus projetos, além de transformações positivas ou negativas na sua vida amorosa. O sentido final do sonho dependerá de como a centopeia aparece. Suas características e diferentes contextos têm muito a dizer.

Confira nesse artigo algumas situações de sonhar com centopeia de diversas cores e em diferentes lugares!

Sonhar com centopeia de diferentes cores e tamanhos

Centopeia vermelha se movendo em galho verde de planta.

A centopeia por si só carrega um simbolismo particular. Além disso, outros detalhes encontrados em nossos sonhos podem modificar esse simbolismo e o sentido da mensagem. Sonhar com centopeias de diferentes cores e tamanhos nos mostra que a escala dos elementos ou a cor avistada alteram as nossas emoções e revelam o verdadeiro significado de um sonho.

Veremos que a centopeia poderá aparecer na cor branca, em preto, amarelo ou, ainda, que ocorrerá em tamanhos pequenos e gigantes. A forma como ela é percebida tem muito a dizer sobre o seu futuro e a sua vida. Acompanhe para saber mais.

Sonhar com centopeia branca

O branco pode ser entendido como a presença de luz, que é um dos símbolos universais da espiritualidade, da iluminação e da inteligência. É fonte de bondade e vencedora das forças do mal. Ao sonhar com centopeia branca, você está antecipando o êxito de seus projetos.

A velocidade com a qual a centopeia se movimenta e a precisão de seus passos fazem dela uma predadora voraz, assim como você. A sua inteligência ao estabelecer metas e trabalhar para atingir resultados é evidenciada pela presença do animal no sonho, indicando que você está prestes a obter sucesso em seu empreendimento ou uma promoção no emprego atual.

Sonhar com centopeia preta

Sonhar com centopeia preta é sinal de alerta: indica que alguém em sua vida está se aproximando sorrateiramente, e com más intenções. Afinal, o preto simboliza justamente a ausência da luz, e se nela encontramos virtudes, sua ausência carregará o caos e a destruição.

É preciso agir com rapidez para não se tornar presa. Atente-se aos colegas de trabalho com objetivos comuns que desejam envenenar as suas relações e impactar em seus resultados.

Sonhar com centopeia preta e branca

Sonhar com centopeia preta e branca é sonhar com o encontro da luz e da escuridão. Este encontro é tão simbólico quanto a formação do cinza, que representa o equilíbrio. Embora você tenha alcançado estabilidade em seu emprego ou empreendimento, ainda não atingiu o objetivo idealizado.

É preciso recorrer à sua astúcia e inteligência para chegar aonde deseja, sem esquecer-se dos indivíduos que invejam o seu sucesso e desejam prejudicá-lo. Mesmo que tenha encontrado uma forma de neutralizá-los, lembre-se de que são pessoas que estão esperando - e torcendo - pelo deslize que os colocará em sua posição.

Sonhar com centopeia amarela

O amarelo exprime positividade e esperança. É a cor que ativa a nossa memória e encoraja a comunicação. Também é representante da riqueza, comumente associada ao ouro. Sonhar com centopeia amarela carrega um simbolismo fortíssimo e, mais uma vez, antecipa a chegada da abundância.

Mukade, a curiosa mensageira de Bishamonten, era conhecida, também, por farejar e proteger as minas de ouro. O animal era carregado em tubos de bambu quando os japoneses antigos saíam em busca do metal precioso. A centopeia amarela possui brilho próprio, assim como você. Vê-la em seus sonhos indica a aproximação de felicidade e prosperidade em sua vida.

Sonhar com centopeia vermelha

Sonhar com centopeia vermelha aponta para a sua intimidade. O vermelho é a cor da paixão, mas também da raiva e do pecado. No seu sonho, o animal nesta coloração simboliza o surgimento da infidelidade como consequência de um ciúme doentio.

O ciúme envenena relações e existe uma linha tênue entre o sentimento saudável e a obsessão. Quando há a intensificação do ciúme, levando à invasão da privacidade do parceiro (ou objeto de desejo), existirá, também, a abertura do caminho para uma terceira pessoa forte, confiante e independente. Por não tentar controlar a vida de seu amado, ela surgirá como uma alternativa mais saudável de relação.

Se deseja manter essa pessoa em sua vida, certifique-se de controlar os seus sentimentos, ampliando o diálogo com seu parceiro.

Sonhar com centopeia marrom

O simbolismo de sonhar com centopeia marrom é extremamente potente. Primeiro pela própria cor, que é a mesma da terra, da qual obtemos o alimento, e da madeira, que possibilitou aos nossos antepassados a descoberta do fogo. Pela sua relação com elementos vitais, é uma cor que aparece ligada à proteção, confiabilidade e segurança.

A centopeia também espreita por ambientes úmidos e comumente rasteja entre os mortos. A morte, aqui, não faz referência à perda, mas à obtenção da sabedoria ancestral. Preste atenção nos indivíduos mais velhos presentes em sua vida, pois eles desejam transmitir ensinamentos fundamentais para o seu sucesso.

Sonhar com centopeia pequena

O tamanho dos elementos que aparecem em nossos sonhos é sempre relevante no momento da análise. Sonhar com uma centopeia pequena mostra que você assumiu o controle de uma situação difícil pela qual estava passando.

Você foi rápido na incorporação de soluções criativas para os seus problemas, que foram amenizados e não oferecem mais riscos. Apesar disso, você ainda sente a angústia da transformação e precisa encontrar uma forma de tranquilizar o seu espírito.

Sonhar com centopeia grande

Encontrar uma centopeia grande, nos sonhos, não é um bom sinal. Ela indica que você não foi ágil o bastante na resolução dos conflitos e eles estão ficando cada vez maiores - e difíceis - de serem resolvidos.

Você andou negligenciando seus amigos e família em função do trabalho, sem que houvesse um planejamento adequado para realizá-lo a tempo. Agora, está sendo cobrado em diferentes áreas da vida, sem conseguir vislumbrar qualquer possibilidade de solução.

Mas lembre-se: não sonhamos gratuitamente com centopeias. Há inúmeras formas de simbolizar liderança, força ou sucesso. Se este animal específico tem aparecido, é por existir dentro de você o segredo que o levará de volta para o caminho da prosperidade.

Sonhar com centopeia gigante

Aumenta-se o tamanho de uma centopeia e também de seus problemas. Assim como no caso de uma centopeia gigante, ela está aparecendo em sonhos para mostrar que os seus conflitos foram intensificados, a ponto de se tornarem impossíveis de serem resolvidos.

Você atingiu o limite de suas relações em casa, no trabalho ou em ambos. É hora de respirar fundo e entender que aprender a lidar com a derrota é uma etapa necessária no caminho da vitória. Tire um tempo para se organizar, planejar uma nova estratégia e se reinventar.

Sonhar com centopeia em diferentes lugares

Centopeia se movendo em cima de azulejo colorido.

Em sonhos, a centopeia pode aparecer em tamanhos e cores variadas, mas o sentido também será complementado quando sonhamos com uma centopeia em diferentes lugares. Se ela aparecer em sua casa, comunicará sobre a sua capacidade de liderar, mas se ela estiver em um cômodo específico, poderá falar sobre a sua intimidade.

É importante analisar os diferentes cenários para que se tenha uma compreensão mais próxima da mensagem final que os seus sonhos desejam comunicar. Confira abaixo!

Sonhar com centopeia na sua casa

A nossa casa é um local privado em meio a um universo de “lugares públicos”. Sonhos com casa falam sobre a maneira como somos percebidos por aqueles que habitam fora dela. Sabemos que o simbolismo da centopeia aparece associado ao poder. Nesse caso, sonhar com centopeia na sua casa mostra a forma como você tem sido percebido por seus colegas de trabalho.

Você conquistou uma posição de liderança entre os seus pares, que pode ser uma liderança de fato ou um reflexo da sua capacidade de influenciar pessoas. A picada venenosa da centopeia, neste cenário, é interpretada pela forma como você atinge os seus colegas.

Você é uma pessoa persuasiva e influente, com uma excelente capacidade de construir relações. O veneno que leva à morte, representa, aqui, a transformação. Ele anuncia a chegada de novidades positivas que vão mudar a sua vida.

Sonhar com centopeia no seu quarto

O quarto é um símbolo da intimidade. É onde dormimos, compartilhamos momentos de prazer e de afeto. Quando sonhamos com eventos que se passam neste cômodo, há uma mensagem que aponta para nossas relações particulares.

Embora a centopeia sinalize a prosperidade e o êxito, não devemos nos esquecer de que ela é um animal venenoso. No caso de sonhar com centopeia no seu quarto o veneno terá mais importância do que as demais características da centopeia. Ele revelará o envenenamento de sua relação, podendo antecipar a traição ou o término.

Por isso, lembre-se: a traição ou o fim de um relacionamento são, quase sempre, frutos das disfunções existentes entre o casal. São situações extremas que refletem a falta de diálogo e os desgastes cotidianos. Faça esforços para se reconectar com o seu parceiro. Deixem as reclamações de lado e busquem, juntos, por soluções.

Sonhar com centopeia na sua comida

Sonhar com centopeia na sua comida mostra que você está buscando ou necessitando de proteção. Como faziam os chineses antigos, você está se alimentando de veneno para combater o veneno. Há malícia sendo destilada em sua direção e por alguém que você já sabe que está tentando lhe prejudicar.

Confie em seus instintos e na sua capacidade. Essa pessoa tentará interferir em seu trabalho ou na sua relação amorosa e cabe a você colocar um ponto final nas intenções deste indivíduo. Aja com rapidez e cautela, mas não espere por proteção externa: ela precisará vir de você.

Sonhar com centopeia no cabelo

Sonhos com o cabelo estão sempre relacionados com a aparência. Ele está no topo da nossa cabeça e é uma das primeiras coisas percebidas a nosso respeito. Ao sonhar com centopeia no cabelo, você está manifestando a percepção de que há alguém tentando expô-lo ou envergonhá-lo, a fim de assumir o lugar público que você ocupa.

Esse indivíduo pode almejar a sua vaga em uma empresa, tentar ofuscar o brilho de seu projeto ou mesmo assumir o seu papel em uma relação amorosa.

Sonhar com centopeia em diferentes situações

Centopeia preta subindo em mão de uma pessoa.

A centopeia pode ser branca, amarela, vermelha; estar em sua casa, no seu quarto ou em seu cabelo. Mas qual o comportamento dessa centopeia? Ela está imóvel ou se movimenta com facilidade? Ela morde você ou outra pessoa? Sonhar com centopeia em diferentes situações, mais uma vez, agrega e adiciona informações para a compreensão final de seu sonho.

Ela pode ser motivo de preocupação, mas também pode surgir como representante da longevidade e de uma vida próspera. Atente-se a todos os elementos relevantes de seu sonho para ter um entendimento final que se aproxime da mensagem que ele deseja transmitir.

Sonhar que está vendo uma centopeia se mover facilmente

Uma das principais características da centopeia é conseguir se mover a uma velocidade surpreendente, sem que seja feito qualquer ruído. Essa simbologia está ligada à forma como você se porta no ambiente de trabalho: você é ágil, evita conflitos, mas sabe se defender quando atacado.

Se sonhar que está vendo uma centopeia se mover facilmente estará diante do reflexo do sucesso de seus empreendimentos a partir de suas próprias qualidades.

Sonhar que está vendo uma centopeia se mover devagar e com problemas

A centopeia não é um animal que se movimenta devagar ou apresenta problemas de locomoção, pelo contrário: é veloz e está sempre buscando por espaços que a deixem confortável. Este tipo de sonho contraria a natureza da centopeia, e aponta para o fracasso de seus negócios.

A mensagem desse sonho mostra que o seu poder e a sua capacidade foram comprometidos, abrindo espaço para a derrota. Cabe a você encontrar soluções rapidamente para superar os obstáculos que apontam em seu caminho.

Sonhar que uma centopeia está subindo no seu corpo

Sonhar que uma centopeia está subindo no seu corpo mostra que você não percebeu o perigo se aproximar e, agora, você pode estar prestes a ser picado. Este tipo de sonho indica que há pessoas em sua vida que estão tentando lhe machucar.

Perceba os comportamentos danosos ao seu redor e aja mais rápido do que eles. Livre-se o quanto antes de falsos amigos, pois eles podem prejudicar o seu conforto e o seu bem-estar.

Sonhar que uma centopeia está mordendo você

Por mais assustador que possa parecer, sonhar que uma centopeia está te mordendo revela a proteção de alguma figura de autoridade. Os chineses antigos protegiam os seus filhos utilizando amuletos que contivessem a imagem de uma das cinco venenosas, estando, entre elas, a centopeia.

Essa crença está relacionada à ideia de que o antídoto para o veneno, por vezes, está contido no animal com peçonha. Ainda que você não tenha conhecimento sobre a situação da qual se livrou, saiba que existiu alguém que intercedeu e o protegeu da maldade de uma outra pessoa.

Sonhar que uma centopeia está mordendo alguém

Sonhar que uma centopeia está mordendo alguém aponta para os indivíduos ao seu redor que sentem que devem se proteger de você. Talvez o seu papel de liderança esteja soando autoritário e sendo danoso a seus colegas de trabalho, que cada vez mais, por medo, resistem às suas ideias e investidas.

Eles se sentem ameaçados e este cenário exige uma mudança de comportamento. Mukade, a centopeia Mensageira, fazia do diálogo a chave para a sua persuasão. Inspire-se no ensinamento ancestral para que não seja temido e combatido pelas pessoas ao seu redor.

Sonhar que uma centopeia está perseguindo você

Os japoneses da antiguidade acreditavam que as centopeias eram capazes de farejar as minas de ouro. Elas eram levadas em tubos de bambu para revelar os locais que contivessem metais preciosos.

Essa habilidade de rastrear o ouro faz com que o simbolismo por trás de sonhar que uma centopeia está perseguindo você seja riquíssimo e aponte para a aproximação de uma vida próspera. Você está prestes a ser recompensado pelos seus esforços.

Sonhar que uma centopeia comeu as folhas do jardim

O jardim é o terreno da fertilidade. É onde nascem e crescem folhas e plantas. Sonhar que uma centopeia comeu as folhas do jardim evidencia que há uma criatura sabotando os seus projetos e impedindo que as suas ideias cresçam e floresçam.

É preciso identificar a praga em seu jardim para que os seus projetos atinjam o êxito. Preste muita atenção em comportamentos destrutivos, mensagens desencorajadoras e pessoas que tentam te impedir de perseguir aquilo que acredita. O sucesso se aproxima e há alguém ao seu redor tentando ofuscar o seu potencial.

Sonhar que uma centopeia fez um buraco no seu jardim

Fazer um buraco no jardim é o mesmo que cavar ou desenterrar algo da terra. Essa simbologia aponta para alguém de seu passado que está ressurgindo e tentará interferir em seus negócios. Tal interferência não é, necessariamente, ruim.

Algumas espécies se desenvolvem melhor quando o tamanho da cova do plantio é maior do que a muda a ser plantada. Certifique-se apenas de impor a sua liderança e não permita que este indivíduo assuma o controle de seus negócios. Toda ajuda é bem-vinda, mas é você quem deve guiar o projeto para chegar aonde deseja.

Outras interpretações de sonhar com centopeia

Infestação de centopeias marrons.

As cores, tamanhos, lugares e situações em que uma centopeia aparece podem não ser suficientes para revelar o conteúdo de seu sonho. Há outras interpretações de sonhar com centopeia que não devem ser ignoradas.

Enquanto algumas pessoas visualizam somente uma centopeia, há quem se desespere diante da presença de diversas criaturas ou mesmo de um ataque. Existem sonhos em que as centopeias nos causam medo e em outros, despertam a nossa curiosidade. Acompanhe para saber mais.

Sonhar com muitas centopeias

Centopeias estão comumente relacionadas à inteligência e agilidade quando se trata da tomada de decisões, e elas também exercem um destacado papel de liderança. Sonhar com muitas centopeias revela um momento de competitividade no trabalho.

É um sonho que pode assombrar a noite de quem está concorrendo a uma mesma vaga ou que é uma, entre várias opções, para assumir um cargo de importância em uma empresa. São situações que fogem ao nosso controle e, por isso, geram angústia e ansiedade durante o sono. É preciso superar estes sentimentos e manter o otimismo para conquistar o que deseja.

Sonhar com centopeia morta

A centopeia é uma forte representante do poder. Nesse caso, sonhar com centopeia morta revela que você consegue, sim, enxergar uma figura poderosa, sem reconhecer que ela representa você. Por isso, a sua primeira atitude é combativa.

Quando você sonha com um animal poderoso e é você o responsável pela morte dele, o significado não estará falando sobre o outro, mas sobre si próprio. Mostra que, por medo e insegurança, você tem matado as qualidades que podem levá-lo ao caminho do sucesso.

Há casos onde a centopeia simplesmente aparece morta e você não sabe quem a matou, e isso falará sobre alguém que também enxerga seus atributos e, por ver neles uma ameaça, tenta dizimar as suas chances de ter o seu potencial revelado no ambiente de trabalho. São pessoas que o desencorajam, que criticam as suas ideias a todo o momento e não reconhecem a sua capacidade.

É importante explorar a sua capacidade de afetar as pessoas através de suas palavras e persuasão, sem que se omita ou aceite ser silenciado. É hora de assumir este poder e usá-lo a seu favor.

Sonhar com ataque de centopeias

Sonhar com ataque de centopeias simboliza todos os problemas do qual você tem fugido. De tanto evitar, eles foram acumulados, e agora você está sendo cobrado por soluções de todos os lados.

O seu posicionamento em relação aos acontecimentos tem sido exigido e é preciso encarar as suas responsabilidades de frente.

Sonhar com centopeia venenosa

Centopeias predam as suas presas através da inoculação de veneno. Essa é uma das qualidades que a fazem tão potente e especial. Dentro de sonhos, o veneno é uma representante do potencial de afetar pessoas.

Por isso, chegou o momento de entrar em ação: seja persuasivo e supere a concorrência através de suas qualidades. Mostre a que veio e não hesite em apresentar o que você sabe. Essas atitudes vão mantê-lo no caminho que levará à prosperidade.

Sonhar com medo de centopeia

Temer uma centopeia em sonho significa que você está com medo de suas próprias qualidades. Você se recusa a enxergar os atributos que possui e que o destacam em seu trabalho, tendo receio de se comprometer com a sua independência.

É hora de reconhecer a sua força e o seu potencial, deixar de lado o medo e encarar com seriedade as responsabilidades que te levarão até seus objetivos.

Sonhar com filhote de centopeia

Os filhotes representam a ingenuidade e a inocência. Nos sonhos, a centopeia filhote faz o mesmo: apesar de seu poder, você ainda não consegue enxergá-lo em si ou ainda não sabe como utilizá-lo a seu favor. A sua capacidade de impactar seus projetos, ambiente de trabalho e relações ainda não foi revelada. É chegada a hora de descobrir do que você é capaz e começar a reconhecer as suas virtudes.

Sonhar com centopeia é um sinal de angústia?

Centopeia amarela se movendo sobre folha.

Sonhar com centopeias pode causar angústia momentânea, mas esse é um sentimento natural que antecede grandes transformações. Mudanças podem ser dolorosas, ainda que venham acompanhadas de bons resultados. Quando sonhamos com centopeias estamos antecipando novidades, quase sempre relacionadas ao nosso trabalho ou, em casos mais raros, às nossas relações.

Lembre-se de prestar muita atenção na forma como a centopeia aparece e quais são as suas características, para que tenha certeza da mensagem que ela está tentando enviar. A chave para uma transição tranquila é perceber ao que ela se refere e onde você está pisando.

Autor deste artigo

Virginiana, com ascendente em áries e lua em câncer - para equilibrar -, que escreve o tempo inteiro na busca do significado de verdades objetivas e do sentido oculto da existência humana.

Palavras-chave relacionadas


animais natureza ações

Artigos relacionados


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico fala sobre mudanças, acontecimentos importantes e caminhos intensos a serem seguidos pelo sonhador. Veja mais!


O que significa sonhar com empréstimo? De dinheiro, roupa, objeto e mais!

O que significa sonhar com empréstimo? De dinheiro, roupa, objeto e mais!

Sonhar com empréstimo é sinal de preocupação com as finanças e desequilíbrio nos relacionamentos. Clique aqui e o que fazer!


O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

Nesse artigo, veja 18 tipos de sonhos com ostras e seus significados precisos. Confira com bastante atenção, pois o seu sonho pode estar aqui!


Sonhar com gordo: homem, bebê, cavalo, boi, sapo, cachorro e mais!

Sonhar com gordo: homem, bebê, cavalo, boi, sapo, cachorro e mais!

Sonhar com gordo é algo que fala sobre excessos, tanto na busca por prazer quanto no medo. Quer saber mais sobre isso? Veja o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!