Pedra Hematita: propriedades, signo, significado místico e mais!

Pedra Hematita: propriedades, signo, significado místico e mais!

Você conhece a poderosa hematita? Com um brilho prateado que encantou diversas culturas na antiguidade, ela protege, cura e regenera. Saiba mais!


Quais os significados da pedra Hematita?

hematita

Muito comum em elementos decorativos para a casa ou em joias, a hematita tem uma aparência única, que emana seu poder. Além dos usos na decoração e adornos, ela também é reconhecida pelos seus efeitos, tanto no corpo físico quanto espiritual.

Para aproveitar melhor essas características e poderes únicos da hematita, é fundamental saber como utilizar corretamente e para que serve de fato. Também a sua limpeza requer cuidados, para que não se estrague com o tempo. Veja todos esses detalhes e mais a seguir.

Características da Hematita

colar de hematita

Única e especial, a hematita traz benefícios importantes para quem usa. Saiba quais são, a sua origem e cores prováveis. Além disso, conheça as crenças, signos, chakras, elementos, planetas e profissões que estão relacionadas a essa preciosidade.

Origem e composição

A hematita normalmente é encontrada presas às rochas, sob o solo e é composta de óxido de ferro. Sua formação se dá a partir da oxidação e desgaste de minerais de ferro primários, através da ação de agentes naturais. Quando esses fragmentos entram em contato com a água, forma-se o óxido de ferro.

Entre os óxidos de ferro formados a partir desse processo está a hematita, mais comum em ambientes com boa circulação de ar e estabilidade termodinâmica, ou seja, onde há uma constante troca de energia e calor com o ambiente.

Cores, dureza e composição química

A composição química da hematita é Fe2O3, mais precisamente, ela é composta por óxido de ferro. É encontrada tanto em rochas ígneas, quanto metamórficas ou sedimentares, sendo a rocha mais abundante encontrada em Marte, o que lhe confere a coloração avermelhada.

Com dureza moderada, entre 5,0 e 6,0, a hematita possui fratura irregular, podendo ser transformada em laboratório em outras rochas relacionadas, como por exemplo, goethita, magnetita, siderita, pirita e outros. Suas cores prováveis são Cinza, Vermelho, Branco e Cinza aço.

Benefícios

A hematita está relacionada à cura, seja das mazelas físicas ou mentais. Além disso, ela é reconhecida também por estimular a mente e ajudar na solução de problemas mais complexos, bem como no trabalho do dia a dia.

Para as pessoas que costumam absorver a negatividade dos outros, a hematita funciona como um escudo, garantindo maior proteção para os empatas. Além disso, aumenta a autoconfiança e coragem para agir, tanto em emergências quanto no planejamento do dia a dia.

Crenças

No antigo Egito, a hematita era considerada como uma mantenedora da paz, tendo seus efeitos atingidos no silêncio. Em outras culturas, se costumava colocar uma hematita sob o travesseiro no caixão, durante o velório e antes de enterrar ou cremar, a fim de garantir um melhor caminho para o céu.

Já na cultura grega, a hematita é considerada o sangue dos Deuses, presente na terra para ajudar os mortais em suas missões e tarefas diárias, principalmente a hematita vermelha, mais carregada em ferro que as outras versões.

Signos e chakras

Os signos relacionados à Hematita são o de áries e aquário. Para os aquarianos, a cor preta traz proteção contra o ataque de energias que possam, através da sua empatia, enevoar seus pensamentos. Já para os de áries, o ideal é a hematita vermelha, equilibrando a agressividade e estimulando a coragem inteligente.

A hematita pode ser utilizada em dois chakras principalmente, o raiz e plexo solar. Com forte ligação ao que é terreno, material, ela ajuda a equilibrar esses centros de energia e traz maior confiança e segurança nas decisões. Além disso, ajuda a alinhar essas decisões com suas necessidades e desejos mais profundos.

Elementos e planetas

O planeta ao qual a hematita está relacionada é Saturno, o que quer dizer que a influência sob o campo social é regida principalmente pela responsabilidade, além é claro de uma maior propensão ao desenvolvimento profissional e financeiro, através do uso da razão.

Ligada ao elemento fogo, a hematita é poderosa e traz um grande poder de transmutação, queimando as energias mais densas e levando proteção a quem a utiliza. É uma pedra ativa, geradora e transmutadora, rica em movimento e energia.

Profissões

As principais profissões ligadas à hematita são a de babá, cirurgião e terapeuta. Utilizada no dia a dia, ela ajuda a manter a calma e serenidade necessária, afastando as más energias e dando clareza aos pensamentos, até nos momentos de maior estresse.

Efeitos da Hematita no corpo espiritual

hematita

Assim como o seu corpo físico, o espiritual também é feito de energia, porém menos densa. Dessa forma, está mais suscetível a ataques energéticos, como também a bênçãos. Veja alguns dos efeitos da hematita no seu corpo espiritual.

Hematita no efeito calmante

Utilizada principalmente como defesa contra energias densas, a hematita produz também um efeito calmante na mente. Primeiro, por não permitir que más energias se aproximem, reduzindo assim a quantidade de pensamentos de terceiros e influência negativa nas ideias.

Além disso, bloqueia um pouco a mediunidade de quem a está utilizando, fazendo com que os empatas não absorvam o estresse e agitação de outras pessoas que estejam próximas a ele. Dessa forma, acaba levando a uma sensação de tranquilidade, fazendo com que se mantenha a calma por mais tempo.

Hematita na memória

A hematita é uma pedra voltada ao intelecto, à mente. Dessa forma, ela ajuda a melhorar sua memória, seja auxiliando na atenção constante e presença no que está fazendo, ou ativando as ligações neurais, estimulando a memória de maneira mais efetiva.

Para usar a hematita como estimulante da memória, você pode simplesmente deixá-la em algum local próximo de sua área de estudo ou trabalho. Não precisa estar visível, pode ficar em uma gaveta ou até no bolso. Se preferir, pode utilizar em joias e adornos em geral ou até mesmo na sua mesa.

Hematita na harmonia e equilíbrio

Além de ser uma pedra excelente para e ter no escritório ou local de estudo, a hematita é de grande auxílio também no lar. Isso porque ela ajuda a manter a harmonia entre as pessoas, deixando o ambiente mais pacífico e amoroso.

Você pode usar a hematita como elemento de decoração, seja em esculturas, árvores de pedras, jardins zen ou qualquer outra ideia de decoração que achar interessante. Se puder, vai ser ainda melhor se colocar no canto da família, junto às fotos e lembranças importantes de vocês.

Hematita na harmonia e equilíbrio

Além de ser uma pedra excelente para e ter no escritório ou local de estudo, a hematita é de grande auxílio também no lar. Isso porque ela ajuda a manter a harmonia entre as pessoas, deixando o ambiente mais pacífico e amoroso.

Você pode usar a hematita como elemento de decoração, seja em esculturas, árvores de pedras, jardins zen ou qualquer outra ideia de decoração que achar interessante. Se puder, vai ser ainda melhor se colocar no canto da família, junto às fotos e lembranças importantes de vocês.

Hematita na transmutação de energia

Um dos principais poderes da hematita é sua capacidade de transmutar energias mais densas, pesadas, em boas energias para a sua casa ou sua vida. Se tiver, por exemplo, alguém com inveja, querendo sua derrota, ela vai transmutar essa energia e te dar mais ânimo para prosseguir.

Use a hematita em locais onde você sente que a energia da casa não flui muito vem, como quinas, áreas mais fechadas, menos iluminadas ou ventiladas. Elas podem ser colocadas junto à porta de entrada também, para limpar as energias densas que se acumulam fora de casa e deixar somente o que é bom entrar.

Hematita na ajuda de combate a pensamentos limitantes

Os pensamentos limitantes também podem ser combatidos com a hematita, pois ela ajuda a trazer mais clareza e discernimento para o seu dia a dia. Dessa forma, a maneira de pensar será mais analisada e fica mais fácil detectar pensamentos automáticos.

Os pensamentos automáticos podem te levar a ações que, além de não te ajudar, pode causar prejuízos em sua vida. São baseados em crenças limitantes, como a de desamor, desamparo e muitas outras, fazendo com que sua resposta ao mundo não seja a mais adequada para o momento.

Efeitos da Hematita no corpo físico

hematita

Utilizada normalmente aplicada na região do chakra base, nas costas, a hematita ajuda também na manutenção da saúde física. Isso porque o chakra ao qual está relacionada é completamente vinculado ao que é físico, material. Veja quais são os benefícios da hematita para o sangue, desintoxicação, hipertensão e mais.

Hematita no fluxo sanguíneo

Através da cristalterapia ou outras técnicas que utilizam gemas, como por exemplo o reiki, você tem como ajudar a melhorar, facilitar o fluxo sanguíneo em um determinado local do corpo. Isso ajuda a aliviar dores, acelerar a cicatrização e outros benefícios.

O uso terapêutico da hematita deve ser feito sempre com a orientação e/ou acompanhamento de um profissional habilitado, experiente e de confiança. Se quiser fazer em casa, procure se informar bem e aplicar de forma menos direcionada, como em um colar, por exemplo.

Hematita na circulação sanguínea

Da mesma forma que a hematita ajuda a estimular o fluxo sanguíneo em um determinado ponto do corpo, ela também pode ser utilizada para estimular a circulação como um todo. Conhecida principalmente por sua ação terapêutica, ela ajuda a tornar o sangue mais fluido, circulando com mais facilidade.

Para isso, é fundamental entender que não há milagre e que alimentação e medicamentos são importantes. Porém, ela pode ajudar no processo, acelerando a recuperação e levando à normalidade mais facilmente. Pode ser usada em uma tornozeleira, pulseira ou colar, a fim de ajudar cada uma dessas regiões ou o todo.

Hematita na desintoxicação

A capacidade da hematita de estimular a circulação sanguínea já é um estímulo ao uso, porém ele vai muito além, ajudando também a limpar o sangue, fazendo uma verdadeira desintoxicação através de uma filtragem mais rápida do sangue, além de melhor qualidade.

O ideal é que ela seja manipulada por algum profissional de confiança, mas o uso em casa, no escritório ou como adorno também já produz algum efeito. Lembrando que é fundamental sempre seguir as orientações médicas e utilizar a hematita como medida adicional.

Hematita na hipertensão

Cuidar da pressão arterial é fundamental para manter a boa saúde e evitar problemas graves, como por exemplo, derrames cerebrais. A hematita pode ser um auxiliar nesse processo, ajudando a controlar a pressão sanguínea, apenas como complemento ao tratamento tradicional.

Essa gema é perfeita para auxiliar no combate à pressão alta pois ajuda no fluxo sanguíneo, afinando o sangue. Dessa forma, uma maior quantidade de sangue é bombada por vez, exigindo menor esforço do coração e todo o sistema cardiovascular.

Hematita na cura

A hematita é utilizada na cura desde a antiguidade. Plínio a utilizava para tratar problemas no sangue e Galeno aplicava a hematita contra inflamações nos olhos e dores de cabeça. Por outro lado, os egípcios também a utilizavam para tratar desordens de cunho emocional e os guerreiros passavam por todo o corpo, para garantir maior resistência.

Como usar a Hematita?

hematita

Apesar de ser extremamente poderosa, a hematita é uma pedra simples de se usar e não requer muitos detalhes, se for utilizado para fins mais genéricos, como proteção, transmutação ou coragem. Claro que quando se trata de saúde, é melhor buscar o apoio de um especialista. Veja então como utilizá-la na meditação, como pulseira ou pingente, no seu ambiente doméstico e no trabalho.

Como usar a Hematita meditação

O uso da hematita na meditação vai depender do fim que você pretende dar a ela, afinal, tudo é uma questão de foco e intenção. Dessa forma, para uma meditação genérica, a fim de obter proteção, você pode usar sua hematita em um altar, na sua mão ou como amuleto em um pingente.

Porém, para fins mais específicos, onde seja necessária a aplicação no chakra base ou plexo solar, é bom contar com uma meditação guiada ou aplicar seus conhecimentos acerca do processo, sempre mantendo a respiração consciente e buscando se conectar com a energia da hematita.

Como usar a Hematita como pulseira ou pingente

Uma forma bem comum de se utilizar a hematita e ter o proveito das suas capacidades de proteção, encorajamento e cura, é adicionar a colares e pulseiras. Seja em forma de pingentes ou como colar ou pulseira completamente preenchidos de pedra, ela pode ser útil no seu dia a dia.

Para isso, é fundamental limpar e energizar a peça antes de usar. Também deve evitar manter por muitos dias sem fazer uma limpeza apropriada, a fim de evitar reduzir sua eficácia. Você pode usar inclusive, a pedra lapidada no formato desejado, melhorando não apenas a sua utilidade, mas também sua estética.

Como usar a Hematita no ambiente

Em sua casa, fica mais fácil adaptar o uso da hematita para criar uma esfera de proteção e bem-estar. Ela pode ser usada como elemento decorativo em móveis e objetos de arte. Além disso, também pode ser colocada em vasos de plantas perto da entrada, a fim de limpar energias negativas que venham com as pessoas quando chegam da rua.

A hematita também pode ser utilizada em potes de limpeza e proteção, junto a outros elementos como o sal grosso, anis estrelado e ervas como a aroeira e folhas de pitanga, que mesmo depois de secas, continuam aromáticas e bem decorativas. Com esse combo de limpeza e ânimo, certamente o ambiente doméstico ficará muito mais agradável.

Como usar a Hematita no trabalho

Usar a hematita no local de trabalho pode ser um tanto complicado, já que muitas vezes não se pode modificar muito o layout da área onde está inserido. Porém, é claro que há formas de fazer isso sem ser notado, com técnicas discretas e ainda assim poderosas.

Uma das mais comuns é a de manter uma pedra de hematita dentro da gaveta do escritório ou abaixo do caixa. Colocar a gema em um vaso e cobrir com forração vegetal ou casca de árvore também funciona. Claro que para aqueles que não param no lugar, há sempre a opção de carregar a hematita no bolso, para onde for.

Manutenção da Hematita

hematita

Por mais que ela seja fácil de usar e muito poderosa, sua manutenção requer alguns cuidados especiais, para que ela não se estrague facilmente. Entenda como deve ser feita a limpeza da hematita e em seguida, a energização. Aproveite para saber onde pode encontrar essa maravilha.

Limpeza e energização da Hematita

A limpeza da hematita não pode ser feita com água, pois ela tende a enferrujar e ir se desmanchando aos poucos. Com o tempo, ela passa a perder o brilho e ter sua ação reduzida, dada a sua mudança. Além disso, também o sal grosso não é uma boa opção para limpar a gema, já que também leva à degradação lenta e duradoura dela.

Você deve optar por enterrar a pedra por pelo menos um dia ou deixá-la ao sol pelo mesmo período. Outras técnicas de limpeza são a defumação com sálvia ou palo santo ou até mesmo o uso de outro cristal, como a selenita ou quartzo transparente, como base para a limpeza.

Para energizar, você deve escolher a técnica que mais te agrada. Pode ser uma oração que seja poderosa para você, energização através da palma das mãos e forte intenção ou até mesmo, em noite de lua nova (se for para proteção) ou cheia (se for para coragem).

Onde encontrar o cristal Hematita?

A hematita é muito fácil de se encontrar, podendo ser comprada tanto em lojas físicas, como lojas de presentes, produtos naturais ou exotéricos, bem como em lojas virtuais. Também as redes sociais como o Instagram e Facebook contam com vendedores bem qualificados.

A pedra Hematita é ideal para o ambiente de trabalho?

hematita

Você pode utilizar a hematita tranquilamente no seu ambiente de trabalho, já que ela protege e transmuta energias. Dessa forma, vai ajudar a abrir caminhos e mostrar novas formas de fazer as coisas, incrementando ainda mais o seu valor. Mesmo que energias densas tentem impedir sua ação, elas não conseguirão, com essa protetora por perto.

Há também outro uso da hematita no ambiente de trabalho que é a estimulação do cérebro, fazendo com que sua mente responda mais facilmente às inúmeras demandas do dia a dia. A coragem para correr atrás dos seus sonhos e objetivos talvez seja a sua maior vantagem, pois mesmo no ambiente de trabalho, é preciso reconhecer o que faz bem de fato e o que é enganação.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar energias chakras

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!