Rei de Copas no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

Rei de Copas no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

O Rei de Copas é a carta mais emocional e romântica do Tarot. Leia e descubra neste artigo todos os significados desta carta!


O que significa a carta Rei de Copas no Tarot?

Carta "king of cups" (rei de ouro) em fundo branco

No Tarot, o Rei de Copas representa o autocontrole e estabilidade emocional, além das realizações, romance, intuição e sabedoria para não agir à flor da pele. Traz a chegada de bons momentos nos relacionamentos.

Essa carta fala sobre pessoas mediadoras, intuitivas, criativas, compreensivas, amorosas, sedutoras e fáceis de se conviver. É aquela pessoa que trilhou por caminhos em que sentiu todos os tipos de emoções e sentimentos até alcançar o controle sobre eles.

O Rei de Copas faz parte do grupo das cortes (Reis, Valetes, Cavaleiros e Às), representando a energia masculina e de maturidade. Saiba mais sobre esta carta a seguir.

Fundamentos da carta Rei de Copas

Carta "king of cups" (rei de ouros) em fundo de tapeçaria

As cartas de Tarot possuem detalhes que representam vários aspectos da vida, sendo possível fazer uma leitura aprofundada sobre determinada situação e apontar um conselho para lidar com ela. Isso não é diferente com a carta do Rei de copas.

A aparição dessa carta em uma leitura mostra a chegada de momentos de felicidade, amor, abundância, tranquilidade, conquistas e realizações emocionais.

É preciso estar atento para manter o equilíbrio e não colocar os sentimentos à frente da razão, agindo por impulso. Sugere ter diplomacia e respeito para lidar com outras pessoas, saber ouvir, principalmente em relacionamentos amorosos, se permitindo vivê-los plenamente.

História

Um rei é aquele que, além de possuir poder e autoridade, sabe lidar com as pessoas, com situações diversas e com as emoções mais turbulentas e profundas, como no caso, o Rei de Copas. A vida traz desafios e obstáculos, mas o rei permanece pleno, sereno e de cabeça erguida.

A carta mostra a maturidade do ser humano emocionalmente, sendo amoroso e solidário, ouvindo sua intuição, sabendo resolver conflitos com sabedoria e mostrando a bondade que há dentro de nós.

Iconografia

No baralho de Rider Waite, temos um homem adulto sentado em um trono flutuando sobre águas agitadas, simbolizando o seu controle sobre as emoções, já que não tem como parar de senti-las. O colar de peixe em seu pescoço simboliza o poder sobre a imaginação.

A roupa azul simboliza a calma, a tranquilidade, a criatividade e intuição, enquanto sua capa amarela simboliza a razão e a intelectualidade. Seu xale vermelho simboliza a coragem, a ação, o amor, a paixão, aquilo que te move e motiva.

O cálice que está segurando nas mãos simboliza o amor, enquanto o cetro, em sua outra mão, simboliza a autoridade. Já a coroa traz as cores de suas vestimentas, simbolizando o poder e a sabedoria.

Já no baralho de Marselha, temos um homem sentado no trono. Não há imagem de água nessa carta, porém, as emoções são representadas pelo grande cetro em sua mão com o olhar direcionado para a direita. Possui os mesmos significados que no baralho de Rider Waite e outros.

O naipe de Copas

O naipe de copas é o naipe mais emotivo do Tarot. Fala sobre as emoções, sentimentos e como lidamos com eles, com uma atenção maior sobre os nossos relacionamentos com outras pessoas. Traz o amor e a felicidade em abundância.

Viva a vida com mais leveza e alegria, permitindo-se abrir para o novo e dar valor a quem está ao nosso lado. Comemore todas as vitórias de sua vida com familiares e pessoas mais queridas. Invista em hobbies que estimulem a criatividade.

Elemento água

Esse elemento nos fala sobre as emoções, sentimentos, criatividade, sensibilidade, relacionamentos, imaginação, autoconhecimento, espiritualidade e intuição. É um elemento voltado para pessoas amorosas, gentis, compreensivas, sensíveis, intuitivas e artistas.

As cartas de Tarot podem ser lidas em conjunto com os signos para aprofundar ainda mais as leituras. Neste caso, junta-se o naipe de copas com os signos de câncer, escorpião e peixes.

Significados da carta Rei de Copas

Carta "king of cups" (rei de ouros) em cima de várias outras cartas viradas de cabeça para baixo

Há outras interpretações para a carta do Rei de Copas. Simboliza uma pessoa carinhosa, amiga e fiel, disposta a ajudar quem precisa. É aquele ombro amigo onde podemos chorar e confiar. Além de gostar de estar perto da família.

Também representa a diplomacia e o respeito. Representa alguém que pensa muito no coletivo, resolve conflitos sem o uso da violência, sabe expressar bem seus sentimentos e está em equilíbrio com as energias masculinas e femininas. Pode indicar que algum problema será resolvido com sucesso.

Contudo, mostra um ser humano realizado que concretizou seus objetivos, conhece seus próprios limites, não reprime o que sente, é um bom ouvinte e está sempre pronto para dar conforto às pessoas. Veja mais significados sobre a carta nos próximos tópicos.

Benevolência e maturidade

A benevolência é uma característica natural da pessoa representada pelo Rei de Copas. É um bom ouvinte e está sempre disposto a ajudar quem precisa, pensa muito no bem coletivo e é caridosa.

A maturidade não está ligada à idade. O Rei de Copas demonstra essa característica com seu nível de moralidade e com as experiências que já passou.

Autocontrole emocional

Na leitura de Tarot, vai mostrar a necessidade do autocontrole emocional para lidar com os obstáculos na vida. Seja o consulente, seja outra pessoa, resolver os problemas na base do impulso não é a melhor ideia no momento.

Práticas de meditação, yoga, exercícios físicos, dança, autoconhecimento e leitura são alguns exemplos para começar a controlar as emoções.

Magnetismo e receptividade

Existe um grande magnetismo na pessoa quando o Rei de Copas aparece na leitura, uma facilidade maior em atrair boas amizades, novas oportunidades e em realizar o que deseja. Esteja receptivo para o amor e a felicidade e sinta essas maravilhosas emoções em sua vida. Aquele relacionamento saudável tão desejado vai se manifestar em sua vida.

Harmonia e estabilidade

Essa carta demonstra a chegada da estabilidade emocional nas relações e individualmente, mas para isso acontecer, é necessário que ambos entrem em harmonia, se tratando com merecido respeito e compreensão.

Tenha amor próprio, mantenha uma postura positiva, tenha uma comunicação mais assertiva e não deixe os sentimentos negativos estarem à frente da razão. Para estar harmonizado com os outros, é necessário estar em harmonia consigo mesmo.

Consolo e apoio para outros

O Rei de Copas no Tarot representa uma pessoa consoladora e bondosa. Aquela que vai acolher os outros, ajudar a amenizar suas dores, ouvir seus problemas, dificuldades e vai direcionar um caminho para elas.

Essa pessoa gosta de apoiar os sonhos, projetos e objetivos dos outros, se sente bem em vê-los crescer na vida. Vai te dar dicas e vai estar sempre ao seu lado, te motivando a alcançar o que deseja. Valorize essa pessoa.

Rei de Copas no amor

Carta "king of cups" (rei de ouros) ao lado de velas

Quando o Rei de Copas aparece na leitura de Tarot para amor, pode ter certeza de que boas notícias estão por vir! Essa carta indica novos relacionamentos, uma forte paixão no ar, muito romance e responsabilidade afetiva.

Os jogos de sedução estarão em alta, aproveite este momento. Sinta-se confiante, charmoso, competente e demonstre que a pessoa pode confiar em você e vice-versa.

No geral, essa carta representa uma fase bastante positiva na vida amorosa, você se sentirá amado e realizado. Quer saber mais sobre o Rei de Copas no amor? Continue a leitura deste artigo e descubra.

Para comprometidos

A carta do Rei de Copas indica bons momentos para o casal. Haverá muita entrega, carinho e romance na relação. Se a relação já está boa, vai melhorar mais ainda. Se a relação está mais fria, ela vai começar a esquentar.

Se você já está conhecendo alguém, a relação ficará mais séria, com um pedido de namoro ou casamento. Tenha uma boa comunicação com seu parceiro ou parceira. Na leitura em que deseja saber sobre o que a outra pessoa sente por você, mostra que ela tem bons sentimentos, lealdade, amizade e muito amor por ti.

Para solteiros

Se você está solteiro, essa carta indica uma pessoa madura, educada, carinhosa, romântica, que sabe o que quer, que sabe se comunicar bem, leal, amiga, sensível e encantadora aparecendo em sua vida. Ela vai te encantar, te tratar bem, te conquistar. Vai querer estar presente em sua vida. Abrace a felicidade que está chegando. Essa pessoa pode vir até mesmo de uma de suas amizades.

Lembre-se que o seu tempo é precioso demais para perdê-lo com quem não está interessado em ti ou que percebe que não está te tratando bem como merece. Combinando a carta do Rei de Copas com a astrologia, para uma leitura mais detalhada, indica a chegada de uma pessoa do signo de peixes, escorpião ou câncer. Fique atento.

Rei de Copas no trabalho

Duas cartas "king of cups" (rei de ouros) uma com o rei de barba ruiva e a outra com o rei de barba branca

O Rei de Copas no trabalho traz boas notícias e reconhecimento. É um período estável na empresa, com colegas e com clientes. Seja você um funcionário de uma empresa ou autônomo.

As áreas de maiores chances de sucesso quando essa carta aparece em uma leitura de Tarot são: cargos de gerência e liderança, cargos executivos, cargos de saúde como enfermeiro e veterinário, trabalhos artísticos e psicologia. Falaremos mais sobre esta carta na vida profissional a seguir.

Para empregados

Se essa carta aparecer na leitura para você que está empregado ou que possui um negócio próprio, indica a chegada de boas notícias e prosperidade. Aquele seu sonho ou projeto será realizado. Indica também a necessidade de manter a paciência, ouvir mais, ter uma comunicação clara e objetiva para evitar conflitos e para que tenham uma boa imagem sobre você.

Haverá situações em que você vai precisar ajudar seus colegas de trabalho ou receber ajuda de alguém no seu negócio. É uma boa oportunidade para que as pessoas te conheçam e reconheçam seus esforços e moral. Apenas tome cuidado para que não abusem de sua boa vontade.

Para desempregados

Para quem está procurando um emprego, os caminhos estão abertos para o crescimento profissional e novas oportunidades. Pode indicar o surgimento de um homem que te ajudará a conseguir um novo emprego ou serviços avulsos.

É um momento propício para investir em estudos, fazer cursos profissionalizantes, retomar e progredir naquele projeto que está parado. Trabalhos freelances e bicos te ajudarão a alcançar o que deseja. Prosperidade e abundância estão a caminho. Mantenha os pensamentos positivos e nunca desista na primeira dificuldade.

Combinações com a carta Rei de Copas

Carta "king of cups" (rei de ouros) em cima de grama

O Rei de Copas é uma carta muito positiva. Combinada com outras cartas, traz significados mais amenos, de alívio, resoluções de problemas, superação de obstáculos. Contudo, dependendo da carta que sair junto, traz significados negativos e alertas. Veja alguns exemplos de combinações de cartas com o Rei de Copas nos tópicos a seguir.

Combinações positivas

O Rei de Copas, junto com a Rainha de ouros fala sobre a estabilidade emocional e financeira se aproximando. No campo amoroso, indica uma pessoa carinhosa e bem sucedida. Cuidado para não gastar suas economias por impulso com o que não precisa no momento.

O Rei de Copas junto com O louco fala sobre o início de um novo relacionamento, novos caminhos a serem trilhados. Para isso, é preciso se permitir viver novas experiências, se abrir para o amor e enfrentar o medo de encarar o novo.

Combinações negativas

O Rei de Copas junto com O Eremita mostra um afastamento ou rejeição das próprias emoções e de quem ama para evitar se machucar emocionalmente, caso tenha passado por situações traumáticas. Nesse caso, você precisa se acolher e ter muito amor próprio.

O Rei de Copas junto com o 7 de paus mostra que você ou outra pessoa está agindo muito na defensiva, na passividade e sem saber se impor, pois acha que está sendo atacada. A lição aqui é aprender a se posicionar e se defender sem ser muito passiva. Não descarte a ajuda profissional em casos de depressão, ansiedade, dependência emocional, entre outros.

Um pouco mais sobre a carta Rei de Copas

Cartas de tarô em fundo vermelho

O Rei de Copas mostra a diminuição das dificuldades e obstáculos em nossas vidas para conquistarmos nossos objetivos e que estamos sendo protegidos nesse caminho. Indica também proteção espiritual. Por serem pessoas mais felizes e bondosas, consequentemente são menos hostis, violentas e grosseiras. Possuem muita sabedoria e sabem ouvir suas intuições.

Na saúde

Essa carta em leituras de saúde fala sobre ter mais atenção sobre seu emocional. É importante saber que sentir emoções negativas muito fortes acaba afetando a nossa saúde, tanto mental, quanto física.

Atenção aos cuidados com o coração. Tenha uma alimentação mais saudável, com menos gorduras saturadas. Pratique exercícios físicos acompanhado de um profissional da área e meditação.

Carta invertida

Quando o Rei de Copas aparece invertido na leitura, vai ter significados negativos e de desafios. Ao representar uma pessoa, mostra que ela pode ser emocionalmente instável, que age pelas emoções e possui dificuldades em lidar com as mesmas.

Como a carta representa o emocional, imaginação e criatividade, a pessoa pode usar uma profunda imersão nos mundos fantasiosos ou o consumo de bebidas alcoólicas para a fuga da realidade.

Desafios

Existe uma dificuldade em expressar o que sente e ser considerada uma pessoa fria ou indiferente, difícil de se lidar. Isso acaba afastando as pessoas ao seu redor.

Pode representar uma pessoa emocionalmente imatura, sem ética e que não leva os sentimentos dos outros em consideração. Pode usar as emoções e sentimentos para manipulá-las e conseguir o que deseja, mesmo que isso seja uma atitude ruim.

Dicas

Quando essa carta sai em uma leitura de Tarot, seus significados gerais são positivos. Espere boas notícias e melhoras no campo amoroso. Você estará rodeado de pessoas que estarão dispostas a te ajudar e te apoiar. Aproveite para fazer o mesmo por elas.

Por outro lado, saiba ouvir as outras pessoas sem diminuir o que elas estão sentindo. Saber lidar com as emoções é um caminho mais demorado, leva tempo, determinação e prática constante.

A carta Rei de Copas pode sinalizar um bom momento para praticar o altruísmo?

Carta "king of cups" (rei de ouros) ao lado de velas

Ser altruísta é um tipo de comportamento em que suas ações beneficiam as outras pessoas. Ser solidário. Essa carta representa a necessidade desse comportamento em nossas vidas, agindo em prol do coletivo.

É um bom momento para participar de ações solidárias e de trabalhos voluntários. Você pode visitar asilos para fazer companhia ao idosos, ajudar ONGs de animais abandonados, participar de mutirões de limpeza de praças e praias, cozinhar em uma festa beneficente, entre outros.

Com isso, conclui-se que a carta do Rei de Copas nos indica um momento propício para a prática do bem e pensar mais no próximo, deixando o ego de lado e evoluindo moralmente e espiritualmente.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


tarot amor cartomancia

Artigos relacionados


9 simpatias para ele me ligar chorando: São Cipriano, Hermes e mais!

9 simpatias para ele me ligar chorando: São Cipriano, Hermes e mais!

Se você já não sabe mais o que fazer para ele te procurar, está no lugar certo! Confira simpatias que vão fazer a pessoa amada te ligar chorando!


3 de paus no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

3 de paus no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

O 3 de Paus mostra uma jornada que está diante dos seus olhos. Além disso, ela pode indicar viagens internacionais, relacionamentos a distancia e oportunidades.


Virgem combina com qual signo? No amor, para namorar e mais!

Virgem combina com qual signo? No amor, para namorar e mais!

Qual será o par perfeito do signo de Virgem? Leia o artigo e descubra com quem esse perfeccionista combina no amor.


Tarot das Bruxas: origem, símbolos, significado das cartas e mais!

Tarot das Bruxas: origem, símbolos, significado das cartas e mais!

O termo Tarot das Bruxas é um nome genérico que engloba diferentes baralhos, cujo público alvo está ligado à Bruxaria e ao Paganismo. Entenda seus segredos.


Fiz amarração e ele se afastou, e agora? Razões, após 21, 60 dias e mais!

Fiz amarração e ele se afastou, e agora? Razões, após 21, 60 dias e mais!

Fiz amarração e ele se afastou e agora? Esse é o questionamento de muitas pessoas. Neste artigo, você aprenderá o que fazer nessa situação. Confira!


Últimos posts


O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

Sonhar com rosto traz vários significados, mostram mudanças e momentos determinantes para a vida. Veja mais significados!


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!