Carta O Enforcado do Tarot: significado, combinações e mais!

Carta O Enforcado do Tarot: significado, combinações e mais!

Você sabia que a carta O Enforcado sugere um período de divergências fundamentais para a sua evolução? Acompanhe os detalhes nesse artigo!


Você sabe o significado da carta O Enforcado no Tarot?

Carta O Enforcado do Tarot sobre outras cartas viradas.

A carta O Enforcado é um Arcano Maior do Tarot e é simbolizada pela imagem de um homem pendurado de cabeça para baixo. Assim, ela surge na leitura para indicar que você está passando ou que passará por alguma situação conturbada em sua vida.

Apesar de ser considerada uma carta negativa, O Enforcado também diz que um momento de aborrecimento será importante, para que você passe por um período de amadurecimento. Nesse momento, será fundamental que eleve sua espiritualidade, em conjunto com sua força física.

Essa ideia se dá pela expressão serena no rosto do enforcado, o que mostra que ele está em uma posição de sacrifício, porque, de fato, precisa buscar evolução. No entanto, essa carta reserva inúmeros detalhes e surpresas. Por isso, siga acompanhando a leitura desse artigo para entender tudo que ela tem a te dizer!

O que é o Tarot?

Cartas de Tarot sobre mesa vermelha.

O Tarot é um baralho que, em sua maioria, possui 78 cartas, nas quais encontram-se seus Arcanos, palavra que possui o significado de segredo. O baralho possui 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores, divididos em seus 4 naipes.

Este é um jogo de cartas de adivinhação, que possui o objetivo de encontrar as mais variadas respostas para aqueles que o consultam. A seguir, confira todas as explicações mais aprofundadas sobre o Tarot!

História do Tarot

O surgimento oficial do Tarot ainda é desconhecido, mas alguns estudiosos afirmam que ele surgiu entre os anos de 1410 e 1430, no norte da Itália. No início, as cartas eram utilizadas apenas para fins lúdicos, já que, como eram pintadas com tinta de ouro, eram tidas pela nobreza como uma obra de arte. Desse modo, utilizavam delas como uma espécie de entretenimento e eram até oferecidas como presente.

Apenas no século XVIII(18) surgiram os primeiros relatos do uso desse baralho para fins de adivinhação, por meio de estudos de Astrologia. Essa prática era feita em escolas ocultistas da Europa. Assim, a partir desse momento, o Tarot passou a ser instrumento de conhecimento e, desse modo, a população pôde perceber que ele era muito mais do que um simples jogo.

Benefícios do Tarot

Mais do que uma simples prática de adivinhação, o Tarot é um ferramenta de autoconhecimento. Assim, a partir dele, é possível refletir e ter sua intuição tocada, de maneira que consiga utilizar esse conhecimento para tomar as melhores decisões.

As cartas do Tarot auxiliam em descobrir aquilo que está em seu subconsciente. O objetivo é fazer você ter as melhores escolhas para alcançar uma vida mais equilibrada.

Além do mais, a partir do Tarot, é possível descobrir determinadas causas de situações que possam estar afligindo sua vida. É possível receber conselhos para o seu momento atual e descobrir as tendências para o seu futuro.

Como funciona o Tarot

Composto por 78 cartas, o Tarot possui cada uma delas com seu significado próprio. Essas cartas são divididas entre os Arcanos Maiores (22) e os Arcanos Menores (56).

Os Maiores são simbolizados por imagens da sociedade e da mente medieval, como o Papa e o Imperador, por exemplo. Esses Arcanos possuem o função de exprimir as ideias e todas as possibilidades que a vida oferece para quem procura pela leitura.

Já os Arcanos Menores possuem o objetivo de complementar os Maiores, além de representarem os desafios diários da vida. Sua 56 cartas são distribuídas entre os 4 naipes do baralho: Ouros, Espadas, Copas e Paus. Cada naipe contêm 10 Arcanos de maneira numerada, além de mais 4 com imagem da corte medieval, como o Pajem ou o Cavaleiro, por exemplo.

Como são as cartas do Tarot

Cada uma das 78 cartas do Tarot possuem um significado específico e reservam sua mensagem para quem recorre à leitura do baralho. De maneira resumida, algumas das principais cartas representam mensagens como:

O Louco: Indicação de um novo caminho para seguir;

O Papa: Refere-se a seguir um costume de uma determinada organização ou instituição, como a igreja, por exemplo;

O Eremita: Representa a necessidade de isolamento;

A Roda da Fortuna: Indica mudanças drásticas pela frente.

Assim, existem inúmeros significados para todas as demais cartas. O que vale ressaltar é que cada uma delas possui sempre uma imagem extremamente representativa, que tem total relação com a mensagem a ser passada.

Conhecendo a carta O Enforcado

Carta O Enforcado do Tarot em fundo preto.

A carta O Enforcado, embora incialmente tenha um significado negativo, surge também para te passar uma boa lição em relação às divergências de sua vida. Assim, ela reserva algumas surpresas. Se você quer conhecer a fundo os significados dessa carta, é importante que compreenda questões como sua descrição visual, seu significado de maneira invertida e muito mais. Veja a seguir todas elas!

Descrição visual da carta O Enforcado

O Enforcado é um Arcano Maior do baralho do Tarot. Sua imagem na carta ilustra um homem suspenso de cabeça para baixo, com seu pé encontrando-se preso a um galho por uma corda. A carta conta com a imagem de duas árvores que sustentam o galho, simbolizando o submundo.

Alguns detalhes desse Arcano ainda valem uma atenção especial. O pé esquerdo do homem é o único que encontra-se preso ao galho, pois o pé direito segue livre. Além disso, O Enforcado segura suas mãos atrás de suas costas.

Já suas roupas trazem tons de vermelho, azul e amarelo. O vermelho representa seu corpo físico, assim como a paixão humana. Já a sua calça azul é um símbolo de suas emoções mais tranquilas. Por fim, o amarelo contido em seus trajes e em seu cabelo representa o intelecto.

Apesar de ser uma carta assustadora, um outro detalhe chama a atenção e demonstra um ar de esperança. O Enforcado aparece na carta com uma expressão serena em seu rosto. Isso demonstra que ele tenha sido pendurado ali em virtude de suas próprias escolhas e que, provavelmente, precise passar por esse momento para buscar sua evolução.

Significado da carta 12 do Tarot

A carta de número 12 no Tarot, como você já deve imaginar, trata-se da “O Enforcado”. O primeiro detalhe a se observar é que, apesar da situação complicada, o homem surge com uma expressão tranquila. Isso, portanto, representa que esse acontecimento, apesar de duro, está sendo necessário para seu processo de evolução.

A carta dá margem para algumas interpretações. Pode ser que ele esteja arrependido de seus erros antigos e que, por isso, tenha dado um passo atrás para refletir sobre sua vida e sobre a maneira com que levará seus planos, daqui para frente.

Desse modo, se essa carta sair em sua leitura, compreenda que as situações ficarão difíceis, durante um período. A princípio, tenha em mente que não terá nada que você possa fazer, pois ainda não será o momento de agir. Agora, o tempo será apenas para reflexão, observação e identificação de tudo o que possa ter te colocado nessa situação.

Será necessário ter paciência e esperar o momento correto para fazer suas novas escolhas e seguir sua vida. Seja como for, O Enforcado representa, de maneira geral, uma pessoa em busca de sua iluminação.

Significado da carta O Enforcado invertida

Se a carta O Enforcado aparecer em sua leitura de maneira invertida, isso significa que você sente que tem se sacrificado e aberto mão de certas questões coisas em vão. Assim, isso pode fazer com que você venha a se sentir paralisado diante de sua vida, com aquela sensação de que não consegue andar para frente.

Nesse momento, é normal alguns pensamentos passarem pela cabeça, como o porquê de nada em sua vida fluir ou dar certo. No entanto, acalme-se. Entenda que essa pausa em seu trajeto tem servido para que você reflita sobre sua vida como um todo e para que tenha a chance de começar a olhar o mundo de uma nova perspectiva.

Tenha em mente que esse descanso será fundamental para a sua evolução. Por isso, não resista. Muito pelo contrário, aceite e se entregue a essa fase de aprendizado em sua vida. Sua mente e seu corpo precisam que você reduza o seu ritmo acelerado.

Diferentes aspectos da carta O Homem Pendurado

Carta O Enforcado do Tarot em fundo branco.

A carta O Enforcado também é conhecida por muitos como O Homem Pendurado. Assim como todas as cartas, ela possui seus aspectos tanto positivos, quanto negativos. Além disso, reserva mensagens para diversos âmbitos, como amor, trabalho e saúde.

Essa carta enigmática ainda possui sua importância dentro do mundo Mitológico e também da Astrologia. Acompanhe a explicação de todos esses detalhes a seguir!

Aspectos positivos do Dependurado

Antes de qualquer coisa, é fundamental ressaltar que os aspectos gerais de uma carta dependerão sempre do contexto da leitura. No entanto, de maneira generalizada, pode-se dizer que a carta Dependurado ou O Enforcado tende a possuir um valor positivo, sempre que você estiver procurando controlar sua vida a qualquer custo, mas continuar falhando.

É nesse momento em que essa carta entra em sua leitura e mostra você deve aceitar a mudança desse sacrifício, pois ele será necessário para sua evolução. Além disso, apesar de ser assustadora, ela te dá a oportunidade de passar por um crescimento espiritual, permitindo que você compreenda as lições de cada fase de sua vida.

Assim, de maneira geral, será possível elevar sua consciência e aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, de modo que não virá mais a repetir os mesmos erros do passado.

Aspectos negativos do Dependurado

Levando em consideração o aspecto geral de sua leitura, a carta O Enforcado pode indicar que você é uma pessoa impaciente. Esse seu perfil pode fazer com que não aproveite os bons momentos de sua vida. A carta, portanto, indica que você deverá passar por um processo de transformação, para aprender sobre o verdadeiro sentido da vida.

Além disso, quando O Enforcado ou Dependurado surge de maneira invertida em sua leitura, ele pode estar indicando que esse será um período de sacrifícios e limitações em sua vida. Nesse período, será fundamental que você tenha muita serenidade e discernimento para vencer os desafios mostrados por essa carta.

O Enforcado no Tarot do amor e relacionamentos

No Tarot do amor, caso seja comprometido, O Enforcado surge para te dizer que sua relação encontra-se paralisada. Assim, ela deixa uma mensagem importante: para que seu relacionamento evolua, será necessário que você mude algumas atitudes.

Passe por um período de reflexão e identifique o que pode ter feito que tenha prejudicado sua relação. Aproveite e pense nas soluções necessárias para mudar essa situação.

Caso encontre-se solteiro, a carta entra em sua leitura para dizer que um novo amor não aparecerá tão cedo. Essa situação pode estar relacionado ao fato de você ainda se encontrar preso ao passado. Portanto, livre-se de qualquer mágoa ou ressentimento que esteja cultivando em seu coração, para que, no momento certo, um novo amor possa entrar em sua vida.

O Enforcado no Tarot do trabalho e finanças

Quando o assunto é trabalho, O Enforcado aparece em sua leitura para te orientar a repensar um pouco mais sobre os planos que você tem para sua carreira. Ele mostra que suas ideias ainda não estão firmadas e preparadas e que, por isso, não são suficientes para alcançar o sucesso que você almeja.

Pare por um segundo e observe os grandes profissionais que existem à sua volta. Se inspire nessas pessoas para fazer novos planos e, assim, poderá finalmente colocar seus projetos em prática. Dialogar com indivíduos da sua área poderá te dar uma nova perspectiva para a sua carreira.

O Enforcado no Tarot da saúde e espiritualidade

Ao falar sobre saúde, O Enforcado traz consigo uma mensagem importante sobre a luta pela aparência perfeita. Ele fala que, em vez de tentar buscar suas metas de dieta com base apenas em sua aparência, é importante que você as coloque com base no seu conforto e na sua saúde.

Além disso, essa carta ainda sugere uma pausa em sua rotina agitada, pois esta pode ser importante para voltar o seu olhar à sua saúde. Cuide de sua alimentação, faça exercícios físicos e não deixe de fazer um check-up em seu médico.

Já quando o assunto é espiritualidade, essa carta te aconselha a estar mais atento às suas atitudes consigo mesmo. Assim, se você tem se colocado para baixo ou até cultivado pensamentos negativos em relação a si próprio, chegou o momento de se livrar dessas atitudes prejudicais.

O Enforcado no Tarot Mitológico

Dentro do Tarot Mitológico, O Enforcando é representado pela figura de Prometeu. Esse citado por último foi o famoso Titã responsável por desafiar Zeus e roubar o fogo sagrado dos deuses, para oferecê-lo aos homens.

A posição que Prometeu aparece na carta indica que seu lado racional não está mais no controle e que seu espírito está indo em direção à escuridão de todo o seu inconsciente. Essa carta é marcada pela perda da fé.

O Enforcado ainda demonstra um sacrifício voluntário, que acontece por um bem maior. Por conta disso, existe uma aceitação desse sofrimento, demonstrando uma confiança no futuro de seu destino.

O Enforcado na Astrologia

As associações astrológicas atribuem à carta O Enforcado o elemento água, além de associá-la ao signo de Peixes do Zodíaco. Signo este que é de água mutável e regido por Júpiter, um planeta de grande abundância e expansão.

O especialista em Astrologia e Tarot, Thierens, associa a carta O Enforcado a Peixes, pois esse é o 12º signo do Zodíaco. Deve-se lembrar que O Enforcado também é a carta de número 12, no baralho do Tarot, e que o signo de Peixes representa a transferência dos resultados de um ciclo para a sua fase seguinte.

Assim, entende-se que esse é o momento em que você enfrenta as questões pelas quais ainda não tem total domínio. Por isso, ainda não consegue compreendê-las completamente nesse ciclo de sua vida, sendo necessários vivenciá-las novamente em uma nova fase.

Combinações com a carta O Enforcado

Carta O Enforcado do Tarot em meio a outros Arcanos.

A carta O Enforcado, por si só, já possui um grande significado, que pode ser interpretado de diferentes formas. No entanto, para uma leitura mais aprofundada, é fundamental que compreenda algumas combinações envolvendo esta e outras demais cartas.

De O Enforcado e Os Amantes, até O Enforcado e O Hierofante, acompanhe a seguir as mais diversas combinações para esse Arcano!

O Enforcado e Os Amantes

A combinação das cartas O Enforcado e Os Amantes sugere que você não se apresse na tomada de decisões, pois isso poderá te trazer alguns transtornos. Além disso, essa combinação surge indicando um sofrimento de sua parte. Segundo as cartas, você não receberá ajuda nesse momento de sua vida.

No âmbito amoroso, as cartas indicam que seus relacionamentos poderão se tornar decepcionantes. No entanto, após um período de diálogo, poderá finalmente atingir um estágio feliz em sua relação. Já no trabalho, essa combinação de cartas mostra que você deverá assumir certos riscos, se quiser encontrar novas oportunidades.

O Enforcado e O Imperador

Se, durante a sua leitura a combinação foi entre as cartas O Enforcado e o Imperador, para o âmbito profissional, isso indica que você atingirá a tão sonhada estabilidade. Ao falar sobre dinheiro, as cartas também trazem boas notícias, indicando que sua situação financeira está controlada.

Já no quesito amoroso, as cartas fazem um alerta: a pessoa com a qual você está no momento, não é a ideal para você. Ela pode até nutrir um sentimento por si, mas, segundo as cartas, não é o suficiente.

O Enforcado e O Diabo

O Enfocado e O Diabo são uma combinação de cartas que indicam que um grande amor seu se transformará em uma vida. Essa certamente é uma das mensagens mais positivas dessa combinação, pois o restante merece muito alerta e atenção de sua parte.

Essas cartas, juntas, surgem na leitura para te alertar de um grande perigo, que pode estar relacionado a qualquer questão de sua vida. Portanto, mantenha-se atento a tudo. Elas indicam também que o egoísmo pode destruir suas relações amorosas. Assim, é fundamental que leve esse conselho para a sua vida e que não permita que isso te atrapalhe.

O Enforcado e A Torre

A combinação de cartas entre O Enforcado e A Torre, infelizmente, não traz boas notícias. Juntas, elas indicam um grande risco de doença, assim como um perigo se aproximando. Trazem consigo energias de isolamento, hospital e doença.

Se essa combinação apareceu em sua leitura, é fundamental que mantenha a calma. Tente ver as situações pelo lado positivo. Apesar de as notícias serem ruins, aproveite para se preparar para o que está por vir. No caso da doença, por exemplo, tente fazer alguns exames de rotina e convença as pessoas próximas a você a fazer também.

O Enforcado e A Imperatriz

As cartas O Enforcado e A Imperatriz trazem uma mensagem importante e reflexiva: apesar de algumas relações serem complicadas, com compreensão o entendimento, sempre será possível lidar com elas. Portanto, caso esteja passando por problemas com alguém, procure optar por um bom diálogo.

Essa combinação ainda garante que, em breve, você receberá uma boa notícia, além de mostrar que está cheio de proteção divina. No entanto, O Enforcado e A Imperatriz também te advertem para uma certa falta de disciplina. Portanto, atente-se a isso em suas atividades e compromissos.

O Enforcado e A Estrela

Se, durante a sua leitura, surgiu a combinação de cartas entre O Enforcado e A Estrela, saiba que isso significa que, por um período, você precisará se sacrificar mais pelos outros e esquecer um pouco de si próprio.

No entanto, essas cartas também representam que você finalmente encontrará paz, harmonia e estabilidade, após um grande período de tribulações. Portanto, alegre-se. Além do mais, elas também dizem que você está sob proteção divina e que o destino está te ajudando.

O Enforcado e A Roda da Fortuna

Certamente, essa é uma excelente combinação. As cartas O Enforcado e A Roda da Fortuna indicam que sua vida encontrará novas aberturas e que, assim, você passará por grandes renovações. Por conta disso, esse será um excelente momento para desenvolver novas relações e realizar experiências profissionais.

Essa combinação também traz um aviso que diz que, se você quer, de fato, mudar, é necessário esperar o momento certo para isso. Assim, alegre-se, pois o seu período de mudanças finalmente chegou.

O Enforcado e O Carro

As cartas O Enforcado e O Carro, juntas, trazem a mensagem de que você deve ter esperança, pois, após um período de dificuldades, você deverá encontrar o sucesso. Em relação ao seu âmbito amoroso, essa combinação diz que você deve pôr fim à sua tristeza e sair para conhecer novas pessoas.

Já em relação a finanças, as cartas mostram que, após um período difícil, o dinheiro retornará para a sua vida. No entanto, para que isso aconteça, será necessário que você se movimente e tome as decisões corretas.

O Enforcado e O Hierofante

A combinação das cartas O Enforcado e O Hierofante mostram que alguém próximo a você pode estar precisando de seu apoio. Portanto, atente o seu olhar à sua volta e procure identificar quem está precisando de sua ajuda.

No seu meio profissional, essas cartas indicam que a situação deverá se acalmar, após um período de dificuldades. Já quando o assunto é amor, elas mostram que um término deverá te causar sofrimento. No entanto, alegre-se, pois, em breve, uma nova pessoa chegará e trará felicidade à sua vida.

A carta O Enforcado do Tarot sugere um período de aborrecimento?

Homem aborrecido em frente a computador.

À primeira vista, a carta O Enforcado parece ser algo extremamente negativo, já que indica que você passará por alguns momentos conturbados. No entanto, muito mais do que uma simples notícia ruim, essa carta sugere uma grande reflexão para a vida daquele que a recebe.

Apesar de mostrar que você passará por um período de aborrecimento, entenda que isso não será em vão. Aliás, muito pelo contrário. Esse momento de turbulências será fundamental para que você passe por um processo de evolução, buscando a elevação de sua espiritualidade em conjunto com a força já existente em si.

Compreenda que, se você está passando por um momento de aborrecimento, isso é apenas fruto de suas próprias escolhas. Assim, a reflexão trazida por essa carta te dará a chance de repensar sobre seus erros e atitudes equivocadas. Dessa forma, será possível fazer tudo diferente, sem cometer os mesmos erros, para que possa seguir em frente.

Autor deste artigo

Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!