Reiki nível 1: Origem, benefícios, como funciona o curso e mais!

Reiki nível 1: Origem, benefícios, como funciona o curso e mais!

Amor e cura são as palavras-chave do método. Descubra no artigo como a energia universal promove mais bem-estar nos seres por meio do Reiki. Boa leitura!


O que é Reiki nível 1?

Pessoa praticando Reiki

O Reiki é uma técnica de equilíbrio energético capaz de promover a cura dos seres. A partir do uso das mãos e de símbolos, o Reikiano consegue utilizar a energia universal como um complemento aos tratamentos da medicina tradicional. Dividido em níveis, o Reiki apresenta em seu nível 1 (Shoden) a conexão com o corpo físico.

Embora haja outros níveis, o Reiki é completo em cada um deles. Sua iniciação é permanente e todas as pessoa podem receber o Reiki nível 1 a qualquer momento. Suas ferramentas ficam disponíveis para promoverem a cura o tempo todo, levando adiante as premissas de compaixão e benevolência.

Acompanhe o artigo e saiba como funciona a formação, além dos benefícios para pessoas, animais e plantas.

Entendendo o Reiki

Pessoa fazendo Reiki

A técnica de canalização do ser dentro do Reiki surgiu há milênios. O Reikiano utiliza a energia universal a favor da evolução da energia individual, aplicando as referências ensinadas. Saiba mais sobre a técnica e suas particularidades.

Origem e história

A origem do Reiki é, na verdade, uma redescoberta da capacidade humana de utilizar as mãos para promover a cura. Mikao Usui, nascido no Japão em 1865, usou sua inquietação sobre o tema como força propulsora para buscar respostas no próprio país e na Índia. As passagens bíblicas e os milagres descritos foram a origem de suas dúvidas sobre curas.

Ao encontrar os símbolos budistas, Mikao utilizou as ferramentas de jejum e meditação para transformar os símbolos encontrados a favor da cura efetiva dos seres. Depois dessa expansão de consciência, ele pode vivenciar consigo mesmo o processo de aplicação, descobrindo seus efeitos.

Posteriormente, Mikao levou sua redescoberta adiante. Os princípios da técnica sempre foram a cura e o amor, uma vez que sua aplicação envolve praticar o método sem a influência do ego. Suas ferramentas são puramente amorosas, o que levou a harmonia do Reiki a um número grande de pessoas ao longo da história.

Fundamentos

O principal fundamento do Reiki é a canalização da energia universal como forma de sintonizá-la com o receptor. Os iniciados, uma vez conectados ao Reiki, não precisam de outra iniciação no mesmo nível, podendo sempre avançar caso desejem. Com os canais abertos permanentemente, a manifestação de cura se torna sempre possível.

Há, ainda, a utilização de símbolos que auxiliam o Reikiano na aplicação da técnica. Além disso, os cinco pilares do Reiki são um convite à felicidade e ao equilíbrio do ser. São eles: apenas hoje, não se irrite; apenas hoje, não se preocupe; apenas hoje, agradeça suas bênçãos e seja humilde; apenas hoje, ganhe a vida honestamente; apenas hoje, seja gentil e amável com todos os seres vivos.

Benefícios

O primeiro benefício do Reiki é o equilíbrio energético do receptor a partir da canalização da energia cósmica. É possível sentir efeitos físicos e emocionais, com a aplicação específica para questões no espectro corporal ou sutil. Logo, os benefícios envolvem mais bem-estar, paz interior e plenitude, com o alívio de incômodos de variadas naturezas.

Por isso, o Reiki é ideal como terapia complementar à medicina tradicional para resultados mais rápidos e duradouros. A técnica também trabalha no equilíbrio dos chakras, necessário para uma vida mais leve e feliz. Mais profundamente, a prática do Reiki atua na disseminação dos pilares reikianos voltados ao amor, à gentileza e ao respeito.

Símbolos do Reiki

Formados da união de mantras e yantras, os símbolos do Reiki são como recursos que estão á disposição do Reikiano para potencializar a aplicação da técnica. O Cho Ku Rei é o primeiro deles, responsável por aumentar o fluxo da energia canalizada devido à conexão com a energia cósmica primordial.

O segundo símbolo é o Sei He Ki, que simboliza a harmonia e promove mais equilíbrio das emoções. O terceiro, Hon Sha Ze Sho Nen, cria um portal entre diferentes contextos de espaço-tempo, e tem a ver com a saudação budista Namastê. O Dai Ko Myo é o último símbolo, representando a realização e a energia positiva em si.

Níveis do Reiki

O Reiki é dividido em diferentes níveis. No entanto, nenhum deles é mais completo ou melhor do que o anterior. O que muda ao longo da evolução é o acesso às ferramentas sagradas do Reiki, assim como a capacidade de expandir o alcance de seu processo. No nível 1, o vínculo é com o corpo físico, e há a necessidade do uso das mãos para a aplicação da técnica.

No nível 2, o Reiki se estende às estruturas mentais e emocionais, atuando no equilíbrio de questões relacionadas a esses aspectos. Além disso, a aplicação pode acontecer de forma remota. Já nos níveis 3 e 3-B, a diferenciação diz respeito à realização e ao mestrado, correspondendo aos níveis de mestre interior e mestre espiritual/professor.

Enquanto o primeiro atinge o máximo de evolução dentro do Reiki dentro de si, o último pode atuar como alguém que ensina e conduz outros indivíduos para o aprendizado da técnica. O mais importante é o compromisso com o método milenar de transmissão do Reiki, bem como a independência dos iniciados.

O mestre não deve ser entendido como um exemplo ético, moral ou espiritual. Quanto mais o aluno avança nas escalas do Reiki, mais ele mergulha nas bases da prática. O essencial é o interesse genuíno em promover a cura a si mesmo e aos demais, com o objetivo de levar a técnica mais adiante ao longo de uma jornada infindável de desenvolvimento pessoal.

Reiki Nível : O Primeiro Grau - Shoden

Prática de Reiki com cristais e pedras

Em seu primeiro nível, Shoden, o Reiki tem a essência do despertar. Quem se inicia nesse nível, tem nas mãos o poder de colher resultados positivos para si e para os outros. A seguir, saiba mais detalhes.

O despertar: Iniciando no Reiki

A iniciação no Reiki, no nível 1, compreende o aprendizado sobre o corpo e suas funcionalidades, visão holística do mundo e as aplicações em si. Além das técnicas, a posição é relevante e os ensinamentos de valor também o são. Cada nível é um curso completo em si, sendo o primeiro a iniciação no universo Reiki.

Aplicações

As aplicações podem ser feitas no próprio Reikiano ou outras pessoas, contemplando diferentes pontos físicos e sutis de energia. A harmonização é o pressuposto do método, envolvendo o ser como um todo. Para aplicar, as palmas das mãos devem estar voltadas para o receptor, seguindo pontos estabelecidos pelos chakras ou problemas de saúde.

Por isso, o método é recomendado para tratar desarmonias físicas e emocionais.

Aprendizados

Durante o curso, o aluno aprende as ferramentas necessárias para canalizar a energia universal e aplicá-la das mais variadas formas. Também faz parte do programa o conteúdo referente aos símbolos e valores, aplicados em todos os atendimentos do terapeuta Reikiano. Conforme o profissional avança nos ensinamentos, se torna apto a aplicar Reiki remotamente e com ênfase em aspectos mentais e emocionais.

Tempo de prática e aprendizagem

No nível 1, o tempo de prendizagem varia de horas a meses, dependendo do mestre Reikiano. Uma vez aprendido, o Reiki está sempre disponível, mesmo se permenecer um tempo sem ser utilizado. A repetição da prática não torna o aluno mais capaz de canalizar a energia mas, sim, mais preparado para expandir sua consciência.

Evolução

A evolução do Reiki nível 1 é o aprendizado dos níveis seguintes. Quanto mais o terapeuta evolui, mais ele consegue transformar o próprio conhecimento em benefícios para os demais, mesmo remotamente. Evoluir também permite trabalhar aspectos mentais e emocionais, além do uso de símbolos mais avançados durante a prática.

Como funciona um curso de Reiki Nível 1?

O curso de Reiki 1 é aberto a quaisquer pessoas, e funciona como uma iniciação no método. Nele, o aluno aprende sobre aura, chakras, energia e outras temáticas, além de compreender como canalizar a energia universal nos atendimentos. Com essa formação, o aluno passa a ser permanentemente iniciado, mudando seu padrão vibratório.

Quem se forma em Reiki nível 1 tem acesso a um despertar espiritual único, que fica disponível por toda a vida. A atuação do terapeuta Reikiano pode chegar às demais pessoas, sempre com o uso das mãos para canalizar a energia. Conhecimentos holísticos e as posições de aplicação também fazem parte do curso.

Como se preparar para receber o Reiki?

Não existe a necessidade de um preparo prévio para receber o Reiki, pois tudo é ensinado no curso. Para os alunos, é preciso apenas abertura e generosidade, enquanto aos receptores cabe o mesmo. O ideal é a pessoa estar em um momento de relaxamento e tranquilidade, permitindo ao terapeuta a conexão energética adequada.

Como o aprendizado do Reiki pode auxiliar na sua vida?

Mulher fazendo Reiki

A iniciação no Reiki, mesmo no nível 1, é o ponto de partida para uma missão de vida com ênfase na cura do indivíduo e dos demais. O impacto positivo se estende a contextos mais amplos, levando amor e compaixão a quem está ao redor. O Reiki é benéfico a todos os seres vivos, e não só aos seres humanos.

A energia universal a serviço da energia individual traz mais equilíbrio e é totalmente inofensiva, trazendo apenas resultados positivos a quem aplica e recebe. O iniciado em qualquer nível não precisa repetir a formação, mantendo sua sintonização permanentemente.

Assim, o aprendizado do Reiki é parte de um processo singular de desenvolvimento pessoal. Ele permite cuidar de outras pessoas e fazer bem a todos, levando adiante as premissas dos pilares do Reiki. Autoaplicado ou aplicada em outro ser, a técnica é a libertação do ego para a realização de um bem maior.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar chakras energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números