Ágata: uso, significado, benefícios, crenças, variedades e mais!

Ágata: uso, significado, benefícios, crenças, variedades e mais!

Leia esse artigo e saiba tudo sobre a pedra Ágata, seus tipos naturais e tingidos, usos, cuidados e muito mais!


Quais as propriedades da pedra semipreciosa Ágata?

Apesar de ser tão linda quanto qualquer outra gema, a Ágata é uma pedra semipreciosa, caracterizando-se por ser um tipo de Quartzo microcristalino. Ela pode ser encontrada em diversas cores – naturais ou não – e lapidações. Suas camadas são bem marcantes e um dos maiores destaques dessa belíssima pedra.

Muito utilizada como elemento decorativo, também é perfeita para quem precisa trabalhar a energia, podendo atender a uma gama variada de demandas, por conta da sua variedade. Nesse artigo, conheça as principais características da Ágata e seus efeitos no corpo espiritual e físico, além de saber mais sobre como usar e cuidar dessa gema!

Características da Ágata

Pedras de Ágata clara espalhadas.

Belíssima, variada e poderosa, a Ágata é largamente utilizada em diversas áreas, como decoração, tratamentos, manipulação energética e muito mais. Isso acontece por conta das suas características únicas e de composição, que levam a benefícios diversos.

A seguir, entenda quais são eles, sua origem, suas variedades mais comuns e suas profissões correspondentes!

Origem e composição

Ágatas laranjas espalhadas.

O Brasil é o maior produtor mundial de Ágata, sendo o Rio Grande do Sul um tradicional extrator, desde 1830. Sendo um tipo de calcedônia, essa gema se forma dentro de rochas vulcânicas, podendo conter, em seu interior, outros tipos de cristais e criando as mais diversas e interessantes formações.

Tais cristais podem ser de minerais menos conhecidos, como a Calcita, Siderita e outros, mas também podem ser de outros tipos de Quartzo, como o branco ou a Ametista. Sua formação se dá pela deposição da sílica, oriunda da água, depositando-se em camadas que formam as tão apreciadas faixas na gema.

Variedades

As Ágatas são muito conhecidas por apresentarem cores alegres e vivas, mas essa é apenas uma das suas variedades – feita com uma certa ajuda do ser humano. Isso porque, em sua forma mais natural, a Ágata com tons mais vivos é extremamente rara. Por conta de sua porosidade, ela aceita facilmente o corante.

As Ágatas naturais são, em geral, nas cores vermelho, laranja, marrom, branco, cinza e cinza-azulado. Na Austrália, até existe um tipo de Ágata azul, mas é extremamente raro. Já as outras cores, como azul vívido, verde, rosa ou roxo são coloridas artificialmente, ou seja, não são encontradas na natureza.

Crenças

A pedra Ágata é muito associada à boa sorte. Inclusive, em sua versão com inclusões verdes (a Ágata Musgo), é muito utilizada por quem gosta de jogos de azar, como amuleto da sorte. Também são associadas ao aumento da capacidade de perceber quem realmente é seu amigo ou não.

Já na Grécia, as Ágatas eram utilizadas em anéis, para poder conferir poder e riqueza a quem utilizasse. Também no Egito antigo, utilizava-se muitos objetos dessa gema, a fim de representar a boa sorte e atrair prosperidade para a casa.

Benefícios

Além de ser largamente utilizada em joias e em elementos decorativos, a Ágata é repleta de benefícios, nem sempre tão conhecidos. Além da sua beleza, sua formação faz dessa gema um ótimo material para esculturas de pequeno porte e até para objetos funcionais.

Porém seu grande uso se dá em atividades que requeiram um trabalho mais amplo com o campo energético, sendo uma poderosa aliada para quem procura mais equilíbrio no dia a dia. Além disso, há também quem a use para conseguir melhoras no trato físico e psicológico.

Signos e chakras

Alguns signos estão relacionados à Ágata, dada a sua versatilidade e poder. Entre eles, estão o signo de Touro (nascidos entre 21/04 e 20/05), Gêmeos (21/05 a 20/06), Virgem (23/08 a 23/09), Escorpião (23/10 a 21/11) e Peixes (20/02 a 20/03).

O chakra relacionado à Ágata é o básico, que tem relação com a vitalidade, a iniciativa e a energia para o corpo físico. Também chamado de Chakra Raiz, ele é ativado pela cor vermelha e está relacionado com a conexão com o mundo material e com a prosperidade.

Elementos e planetas

O elemento relacionado à Ágata vai depender da sua variedade. Por exemplo, as Ágatas bandada, negra, castanha e vermelha estão relacionadas ao fogo. Já as Ágatas branca e preta, verde e musgosa relacionam-se à terra. O elemento água rege a Ágata rendilhada azul.

Apesar dos elementos serem diversos para cada tipo de pedra, seu planeta regente é apenas um, Mercúrio. Dada a sua ampla frequência energética e adaptação nos mais diversos níveis, essa gema está relacionada ao mensageiro dos Deuses e a seu planeta.

Profissões

As profissões relacionadas à Ágata estão ligadas à capacidade de comunicação, bem como aquelas relacionadas aos detalhes, retidão e força. Dessa forma, entre elas, encontram-se a de dentista, professor, motorista, segurança em geral, vendedores, operadores de telefonia e construtores.

Efeitos da Ágata no corpo espiritual

Tigela com pedras Ágatas dentro.

Apesar de ser extremamente flexível, a Ágata também é uma poderosa ferramenta para trabalhar o corpo espiritual ou energético. Isso acontece por causa da sua capacidade de transmutação e de influência sobre o espírito, levando-o a mudanças sutis e até mais profundas.

A seguir, mostraremos como utilizar essa gema para fazer a limpeza energética, para se proteger e se reequilibrar emocionalmente, para combater a ansiedade e para trabalhar o autoconhecimento. Confira!

Ágata na limpeza energética

Muitas vezes, ao entrar e sair de um novo lugar ou receber notícias ruins, pode ocorrer de se absorver parte da energia mais pesada, deixando-a impregnada no campo magnético do corpo. Essa densidade pode atrapalhar no funcionamento correto dos chakras e até mesmo na disposição e na saúde.

Para evitar que isso aconteça, você pode utilizar a ágata negra natural, de algumas formas diferentes. Para limpeza energética da casa, depois de receber alguém que não estava nos melhores dias, coloque um prato com sal grosso e uma Ágata negra perto da porta de entrada.

Ágata na proteção

Melhor do que limpar a energia residual do contato com meios ou pessoas mais densas é evitar que ela se aproxime e fixe na sua aura ou na de sua casa. Para isso, é interessante sempre carregar consigo uma Ágata de Fogo, que ajuda a afastar toda a energia negativa que tente se aproximar.

Na casa, pode ser utilizada como pequenas esculturas, próximas à porta de entrada e em locais como o banheiro – que pode ser a fonte de energias mais densas – e a cozinha, que precisa estar sempre com a energia limpa, para melhorar a saúde e a prosperidade da casa.

Ágata no equilíbrio emocional

Encontrar seu ponto de equilíbrio é fundamental para poder realizar as tarefas do dia a dia ou até lutar por grandes sonhos. Por isso, manter a calma pode fazer toda a diferença e, para isso, a Ágata pode ser extremamente útil, complementando suas técnicas.

Uma boa opção para ajudar nesse controle é utilizar a Ágata Musgo, que tem, entre suas principais características, a propensão de ajudar a ver a beleza da vida, a manter o otimismo e a atrair abundância para seu dia a dia. Ela também ajuda a dar coragem e a revigorar o ânimo.

Ágata no combate à ansiedade

A ansiedade atrapalha muito no dia a dia das pessoas que sofrem com sua versão crônica, sendo necessário um acompanhamento mais próximo de um especialista, para dar as ferramentas necessárias. Porém, quando sua intensidade é menor, a Ágata pode ajudar nesse processo.

Para reduzir a ansiedade, a gema ideal é a Ágata Rendada azul, porém ela é extremamente rara e difícil de conseguir. Outra opção é a Ágata Dendrítica (incolor, marrom ou verde), que ajuda a permanecer no momento presente, em vez de projetar a mente no futuro, reduzindo a ansiedade.

Ágata no autoconhecimento

A Ágata está relacionada ao chakra base, muito ligado ao Eu e à terra. Exatamente por isso, ajuda no processo de autoconhecimento, levando a uma maior introspecção. Consequentemente, pode te ajudar a se encontrar mais facilmente, deixando as ideias mais claras.

Para que isso aconteça, o ideal é utilizar a Ágata branca, pois ela está intimamente ligada ao recolhimento interior e à tranquilidade, ajudando a colocar os pensamentos em ordem. Dessa forma, fica mais fácil processar suas emoções e se conhecer mais a fundo.

Efeitos da Ágata no corpo físico

Ágatas azuis espalhadas.

A Ágata também tem um importante papel sobre o corpo físico, da mesma forma que atua sobre a aura. Isso porque, apesar de ser denso, ele também é constituído de energia e sofre influência do meio. Veja, então, como essa gema pode ajudar na cura física, na melhora do sistema nervos, na redução do estresse e na desintoxicação!

Ágata na cura física

Assim como outras gemas são utilizadas no processo de cura física, a Ágata é indicada para complementar diversos tratamentos. Como acontece no tratamento energético, também se deve escolher sabiamente quais serão as cores e os tipos adequados para cada situação.

Por exemplo, quando se trata de cura de doenças oculares, a Ágata branca é a mais recomendada. Já a listrada é mais utilizada para doenças reumáticas, a vermelha ajuda em afecções da pele, a verde para inflamações nas juntas e assim por diante.

Ágata no sistema nervoso

Quando se trata do sistema nervoso, o ideal é utilizar a Ágata azul natural ou a verde, também sem tingimento. Isso porque, quando tingida, além de não fazer efeito, a tinta modifica sua frequência energética, o que consequentemente leva a uma perda ou alteração do efeito esperado.

Quando em contato com seu campo magnético – ou seja, próxima de você – a Ágata azul ou verde emana uma poderosa energia, que é absorvida e transmitida pela espinha dorsal, até todos os nervos e também para o sangue, ajudando a tratar o sistema nervoso como um todo.

Ágata na desintoxicação do corpo

Para quem sempre está adoecendo e vive com o organismo inflamado, a Ágata preta pode ser extremamente útil, já que ajuda a desintoxicar não somente o campo energético, mas também o corpo físico. De forma sutil, ela ajuda a eliminar tudo o que não é mais útil ou o que pode prejudicar sua saúde.

Claro que a pedra, por si só, não consegue fazer milagres, se você não cuida devidamente do seu corpo e passa a ingerir ou fazer atividades não saudáveis para sua constituição física. Por isso, é fundamental aliar os conhecimentos sobre energia a hábitos práticos e mais saudáveis.

Ágata no alívio do estresse

Uma das funções mais conhecidas da Ágata é o combate ao estresse, já que ela atua de forma regular no campo magnético da pessoa. Consequentemente, irá também afetar o corpo físico, o que inclui o cérebro e suas ligações neurais, desacelerando e melhorando a qualidade destas.

O resultado é mais tranquilidade para realizar as funções do dia a dia e principalmente a redução do estresse, fazendo com que você consiga usufruir melhor das boas fases da vida. Além disso, a redução do estresse leva a uma maior produtividade, seja nos estudos ou no trabalho.

Como usar a Ágata?

Pessoa meditando com ajuda dos chakras.

Existem diversas formas de uso da Ágata, independente da variedade escolhida. Conhecer cada uma delas é importante para conseguir ter o desempenho esperado e para evitar cometer erros ou bagunçar seu campo energético.

A seguir, veja como usar Ágata na meditação, como pingente, no ambiente doméstico e no trabalho!

Como usar a Ágata meditação

Meditar ajuda a potencializar o efeito esperado da Ágata, acelerando os processos de cura, proteção, harmonização ou qualquer outro que seja o objetivo do momento. Por isso, uma das formas de uso dessa gema mais indicada é exatamente a meditação, seja ela livre ou guiada.

O mais importante é que a pedra seja de qualidade e esteja limpa e energizada, antes de a usar. Claro que o ambiente deve ser o mais tranquilo possível, sem interrupções. Se puder reduzir a luminosidade, isso vai ajudar, bastando, então, colocar a Ágata sobre o chakra desejado e visualizar seu efeito.

Como usar a Ágata como pingente

Uma forma muito comum de uso da Ágata é como pingente, principalmente para proteção contra o ataque de energias densas do ambiente. Também pode ser utilizada com outros propósitos, como o de desintoxicação, trazer mais tranquilidade no agir ou até melhorar a imunidade.

Cada ação depende do tipo de Ágata e deve ser escolhido com base nas propriedades de cada uma, mas também ouvindo sua intuição. Para usar como pingente, faça a limpeza da pedra e, em seguida, faça um colar de macramê com cordão. Você pode colocá-la em um colar de aromaterapia ou já comprar o pingente pronto, com o local para passar o cordão.

Como usar a Ágata no ambiente

Perfeito para decorar o ambiente, a Ágata também ajuda a manter a energia em equilíbrio, fazendo a correção necessária ou até modificando a mesma para melhor. As cores mais comuns utilizadas são a negra, para transmutar energias, a marrom para proteção ou a sua cor favorita.

Ela pode ser usada em forma de objetos decorativos, sobre móveis próximos da entrada e brutas, em forma de geodos ou até em potes decorativos, com sal grosso e ervas. Uma excelente opção é usar em mensageiros dos ventos, para manter a energia sempre em harmonia.

Como usar a Ágata no trabalho

Enquanto no ambiente doméstico é mais fácil adaptar o uso da Ágata, podendo deixar a criatividade fluir e abusando das cores e formas, no ambiente profissional há uma necessidade de maior sobriedade. Portanto, para conseguir aproveitar os benefícios dessa pedra no trabalho, é preciso a adaptar.

Você pode deixar a Ágata dentro da sua gaveta no escritório, carregá-la consigo no bolso ou em um chaveiro. Também pode ser usada como decoração na mesa, se for o caso, sempre tomando o cuidado de a adaptar ao seu ambiente e de a deixar em harmonia com o conjunto. Se tiver plantas no local, pode colocar sob a terra e deixá-la lá, sem ser vista.

Manutenção da Ágata

Pedras de Ágata cinza espalhadas.

De fácil manutenção, a Ágata pode tanto tomar sol quanto ser colocada em contato com sal, com outras pedras e com a água. Ou seja, da mesma forma que essa pedra é extremamente versátil, os cuidados com ela são bem simples e não requerem regras muito rígidas. Veja como fazer a limpeza e energização da Ágata a seguir!

Limpeza e energização da Ágata

Fazer a limpeza energética da Ágata é muito simples, podendo utilizar qualquer um desses recursos:

• Água corrente: limpe sua Ágata em qualquer tipo de água corrente, como da torneira;

• Vaso de planta ou jardim: uma forma prática, porém não muito rápida de fazer a limpeza, é enterrar a Ágata em um vaso de planta ou no jardim por um dia e uma noite;

• Água da chuva: deixar sua Ágata exposta à chuva elimina toda a energia densa acumulada e renova sua capacidade de ação;

• Exposição ao sol: o sol é perfeito, tanto para limpar quanto para energizar, a depender do objetivo do uso da Ágata;

• Salmoura: a famosa mistura de água e sal remove toda e qualquer energia da sua Ágata, deixando-a pronta para novos trabalhos.

Se sua Ágata for tingida, evite a luz solar e a salmoura, pois estas podem fazer com que a coloração seja alterada, voltando ao seu tom natural que, normalmente, é cinza ou levemente amarelada.

Onde encontrar a Ágata?

É muito fácil encontrar Ágata para comprar, pois todas as lojas de produtos naturais e exotéricos a tem disponíveis. Porém, tenha muito cuidado com as pedras tingidas, caso não seja seu objetivo, pois elas são bem comuns nessas lojas.

É claro que também há diversos fornecedores em lojas online, Facebook, aplicativos de compra e Instagram, com diversas faixas de preço, além de revisões sobre a qualidade e pureza das pedras.

A pedra Ágata auxilia na proteção e sabedoria!

Pedras Ágatas espalhadas.

Com amplo espectro de ação, a Ágata pode auxiliar em diversas áreas da sua vida. Associada à proteção, quando em sua versão negra ou em transmutação das energias com sua versão vermelha, ela é utilizada como amuleto para esse fim.

Também está ligada ao desenvolvimento da sabedoria, através do autoconhecimento, da presença no agora e da capacidade de concentração. Dessa forma, é também escolhida como suporte na jornada da evolução daqueles que reconhecem seu poder e que buscam o autoconhecimento.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


pedras

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.