Significado da Guirlanda de Natal: história, Coroa do Advento e mais!

Significado da Guirlanda de Natal: história, Coroa do Advento e mais!

Saiba tudo sobre as Guirlandas de Natal e quais significados ela traz. Será que é uma boa ideia ter uma guirlanda à porta de casa? Leia e descubra!


O significado da Guirlanda de Natal

Guirlanda de Natal.

Um dos símbolos do Natal, a Guirlanda, representa a sorte e é pendurada à porta como um convite ao espirito natalino. Por ser uma tradição que existe há muitos anos, é possível que exista outros significados para esse enfeite.

Acredita-se que a Guirlanda também possa ser vista como a coroa usada por Jesus Cristo ao ser crucificado, sendo as flores a representação dos espinhos e os frutos vermelhos, as gotas de sangue. Além disso, ela é feita em formato de círculo, pois remete ao movimento do sistema solar, que espera por um novo ciclo.

Nesse artigo, você poderá compreender um pouco mais sobre a simbologia e a história da Guirlanda de Natal. Confira!

Entendendo a Guirlanda de Natal

Pessoas montando guirlanda de Natal.

Embora pareça apenas um enfeite de galhos e flores, as Guirlandas representam muito mais do que isso. Os fieis, principalmente, acreditam que elas são carregadas de significados e que colocá-las à porta durante as festas natalinas trará resultados muito positivos. Para saber mais sobre esses enfeites e o que eles representam, continue lendo a sessão a seguir!

Origem

A tradição de usar as Guirlandas surgiu na Roma, bem antes do nascimento de Jesus Cristo. Naquela época, os romanos acreditavam que presentear alguém com um ramo de planta trazia saúde. Além disso, eles tinham o costume de comemorar o solstício, uma festa pagã, que também acontecia no final do ano. Nessa época, presenteavam os amigos e vizinhos com Guirlandas feitas de galhos recém-cortados.

Em contrapartida, quando a Era Católica Cristã começou, as pessoas custaram a continuar com as Guirlandas em suas portas e, consequentemente, a tradição foi interrompida, por um bom tempo. Foi só na Idade Média em que as pessoas passaram a deixar as Guirlandas nas portas, durante todo o ano, pois acreditavam que ela poderia protegê-las contra qualquer maldade.

História

Crentes em superstições, as pessoas acreditavam que heras, pinheiros, azevinhos e outras plantas ofereciam proteção contra bruxas e demônios no inverno, além de acorrentar a má sorte. Esse foi um dos motivos para que começassem a acreditar que os ramos verdes traziam felicidade e que o formato circular da guirlanda representava a esperança, já que lembra que a vida é um ciclo de nascimento e de morte.

Os católicos, por sua vez, acreditam que a Guirlanda faz parte da celebração do Advento - período que compreende os 4 domingos antecedentes ao nascimento de Cristo - e que funciona como uma preparação da alma, para essa época do ano.

A cada domingo desse período, até o dia do natal, deve-se acender uma vela, sendo que cada uma delas recebe um significado diferente. É por isso que alguns elementos tornam a coroa um símbolo repleto de significados. A luz das velas representa a luz de Deus, que surge para encher nossas vidas de bênçãos.

A ideia de acender as velas surgiu por conta do período de inverno na Europa, quando a luz do sol quase não aparecia.

Coroa do Advento

Coroa do Advento em fundo branco.

A Coroa do Advento tem forma circular, que simboliza a eternidade de Deus, e não possuí início nem fim. Ela é feita de ramos verdes e de velas das seguintes cores: rosa, roxa, branca e verde.

A Coroa do Advento é considerada, tradicionalmente, como ''o primeiro anúncio do Natal''. É neste clima de ''chegada'' que vivenciamos um dos mais significativos momentos litúrgicos da Igreja, o nascimento do menino Jesus. A seguir, confira mais sobre a Coroa do Advento e seu ritual!

Como fazer o ritual da Coroa do Advento?

Normalmente, a Coroa do Advento é feita de ramos verdes, sobre os quais são colocadas 4 velas: três roxas e uma rosa. Os ramos verdes podem ser intercalados por uma fita vermelha. Quando pronta, a Coroa simboliza e comunica que, naquela igreja, casa, escritório ou qualquer lugar em que esteja, vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda do menino Jesus ao mundo.

Por ser uma tradição de muitos anos, as pessoas tendem a inovar e a recriar a Coroa do Advento, de acordo com sua crença. Há aquelas, por exemplo, que optam pelo seguinte ritual: 4 velas, sendo uma verde (no 1º domingo), uma roxa (no 2º), uma vermelha e uma branca (no 3º e no 4º, respectivamente).

Significado das velas do Advento

As velas servem para iluminar a vigília do Advento, a preparação para a vinda da luz ao mundo. A luz, nesse caso, é considerada Jesus Cristo. Além disso, elas comunicam a alegria da vida que procede Deus, este que vai além dos limites que a realidade mundana impõe.

Cada uma das velas possui seu próprio significado para o ritual e a religião.

Significado da vela roxa da Coroa do Advento

A vela roxa, durante a passagem do Advento, indica a alegria pela chegada do Senhor. Usada no 2º domingo, ela revela que a chegada de Deus está cada vez mais próxima e é um símbolo de esperança para os fieis. Curiosamente, ela também pode simbolizar a fé de Abraão e de outros patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida.

Significado da vela rosa da Coroa do Advento

A vela rosa, na Coroa do Advento, representa a alegria do rei Davi, este que simboliza Messias, porque reuniu, sob seu reinado, todos os povos de Israel, assim como Cristo fará em si, com todos os filhos de Deus.

Sendo assim, é representado o domingo da alegria e essa vela tem uma cor mais viva.

Significado da vela branca da Coroa do Advento

Como se sabe, o branco representa a paz e a pureza. A vela na Coroa do Advento não poderia representar outra coisa. Além de mostrar a pureza, também simboliza a luz da Virgem Maria na chegada de seu filho, Jesus Cristo.

Significado da cor verde da Coroa do Advento

O verde na Coroa do Advento representa a esperança, que é renovada com a vinda do Príncipe da Paz. Além disso, pode representar a fé dos Patriarcas Abraão, Isaac e Jacó, já que eles creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus. Dali, nasceria o Salvador, a Luz do Mundo.

Qual o significado da Guirlanda de Natal nos dias atuais?

Guirlanda de Natal em chão de madeira.

Embora muitos anos tenham se passado, a tradição da Guirlanda não mudou. É comum que as pessoas coloquem suas Guirlandas à porta em todos os natais.

Além disso, o que esse enfeite natalino representa e significa também não sofreu por mudanças. Ainda existe a crença de que ele representa a paz, prosperidade e recomeço. Se você acredita no poder das Guirlandas, será uma boa ideia ter uma dessa em casa, no próximo Natal.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Você sabia que sua data de nascimento revela muito sobre seu caráter, talentos e sonhos? Confira em nosso artigo tudo sobre esse assunto!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!