A Força no Tarot: significado da carta, no amor, combinações e mais!

A Força no Tarot: significado da carta, no amor, combinações e mais!

A Força é o arcano sobre olhar para si e perceber a capacidade para enfrentar qualquer coisa. Entenda melhor essa alegoria lendo o artigo.


O que significa a carta A Força no Tarot?

Mulher de robe segurando baralho de tarot

A Força é uma carta do Tarot que requer atenção. Em sua representação há uma mulher, uma donzela, reproduzida na carta é apresentada como alguém com poder suficiente para dominar um leão, um animal selvagem, maior e mais forte. Ela propõe uma reflexão sobre os tipos de força necessários para vencer.

Esta carta instiga a um tipo de poder diferente, baseado na persuasão, na influência e no autoconhecimento, exigindo um grande equilíbrio do consulente que tira A Força durante uma leitura.

Neste post, descrevemos aqueles detalhes e significados que farão diferença na hora da tiragem e orientarão para a leitura mais adequada.

Fundamentos da carta A Força no Tarot

Cartomante lendo bola de cristal, com cartas de tarot à volta

O primeiro passo para a compreensão de uma carta do Tarot sempre será seus fundamentos: a arte, sua relação com o ciclo que faz parte e o naipe, caso seja uma carta de naipe. Vamos explicar todos os detalhes a seguir.

História

A Força está em um momento do ciclo dos arcanos maiores, o chamado Caminho do Louco, em que há concretização das escolhas feitas durantes os primeiros cinco arcanos do Tarot. Agora é o momento de lidar com as questões que surgem a partir dessas escolhas.

Tal conexão é possível de ser compreendida através do símbolo do infinito acima da donzela. As possibilidades criadas na primeira carta do ciclo dos arcanos maiores, O Mago, se concretizam aqui.

A Força é o momento é dos instintos e do poder masculino, representados pelo leão, sendo vencido pela mulher, símbolo de suavidade e sutileza. A relação mulher e fera é do domínio conquistado por meios não-violentos, mas através de sabedoria.

Iconografia

Tradicionalmente, A Força é representada com uma mulher jovem dominando um animal ou monstro. A donzela parece satisfeita com a realização.

No Rider-Waite-Smith, há uma mulher jovem com o símbolo do infinito sobre a cabeça tentando domar um leão e lhe abrir a boca. Ela o segura de uma forma específica, que impede que o animal reaja, ao mesmo tempo, é possível perceber que o leão não pretende atacá-la.

Ela usa roupas brancas, símbolo de pureza, e há flores enfeitando suas roupas e seus cabelos, representando a expressão da natureza. Sobre a donzela, há o símbolo do infinito ou um chapéu leminiscata, idêntico ao da carta Mago. Símbolo pelo qual se relacionam as duas cartas e o movimento do Caminho do Louco.

Em A Força, o potencial d’O Mago já tem uma direção, não apenas a capacidade criadora da carta I, como será estudado.

Os arcanos maiores

Arcanos maiores são o grupo de 22 cartas que propõe um entendimento holístico sobre nós, envolvendo aspectos mentais, emocionais, materiais e espirituais da existência.

Diferente dos arcanos menores que se focam em um aspecto, e por apresentarem essa leitura múltipla, os arcanos maiores geralmente são encontrados em leituras sobre momentos significativos da vida, momentos com bastante impacto.

Os arcanos maiores estão organizados em um ciclo que conta uma história dinâmica e eterna chamada Caminho do Louco, onde aprendemos mais sobre a vida e nossa identidade. Nesse sentido, similar aos arcanos menores, que também se organizam contando uma história cíclica.

O Caminho do Louco inicia e termina no arcano 0, O Louco, pois o Tarot propõe que para cada situação da vida há o momento inicial, a vontade de fazer acontecer, seguido das escolhas feitas, as consequências, reflexão, evolução e mais ideias, mais vontade. Sempre cíclico.

A Força é uma carta no oitavo ou décimo primeiro momento dessa jornada, conforme a orientação do baralho. Esta diferença gera algumas diferenças dentro do entendimento do Caminho do Louco, mas pouco nos influencia dentro do estudo do oráculo.

O significado da carta não muda independente se é a carta VIII ou a XI e, em ambas as posições dentro do Caminho do Louco, A Força está em uma posição do ciclo que aponta para o momento em que se lida com consequências positivas do desejo e das ações que esse desejo provocou.

Energia relacionada ao signo de Leão

Para aqueles que associam tarot a outros sistemas oraculares é possível associar A Força ao signo de Leão.

Como o signo, esta é uma carta sobre energia, entusiasmo e vontade. Características que são equilibradas pela donzela, mas não suprimidas, pois esse poder do leão é muito importante, ainda que assustador.

É possível também perceber uma proximidade com o signo de leão pois A Força fala sobre persuadir e o poder de influenciar, que é uma das características de Leão, criar esse desejo de proximidade e ser tão influente.

Motivado pelo simbolismo do leão, a carta A Força no baralho Thoth chama-se “lust”, “desejo” e, em alguns baralhos, ela vem como “Power”, “poder”.

Significados da carta A Força no Tarot

Mãos femininas segurando cartas de tarot

A carta A Força pode ter diversos significados no Tarot, a partir da tiragem realizada. Agora apresentamos como entender o simbolismo dentro do trabalho oracular.

Controle das paixões

O leão ou o monstro representado na carta são os instintos, os desejos que, neste momento do ciclo dos arcanos maiores, estão sob controle da donzela que o mantém sob seu domínio.

A carta A Força ensina, dessa forma, que a sabedoria, o exemplo, a moral, tem grande potencial para exercer poder e superar tanto a força bruta, quanto as ações impensadas. E aconselha que é melhor, sempre, direcionar os sentimentos para coisas construtivas.

Domínio emocional

Houve aprendizado desde o arcano Louco, que andava sem direção. Agora há certeza do que se quer e a energia pessoal está direcionada para alcançar o desejo. Por isso, em alguns baralhos a carta A Força vem depois d'O Carro. Aquele carro meio desgovernado, agora tem direção.

Quando o leão aceita o domínio da donzela e a donzela, a influência do leão, os dois se beneficiam. É um momento de aprendizado e domínio de si, em que passamos a conhecer mais sobre nossos desejos e nossos limites.

Vigor e coragem

Esta é uma das manifestações do poder que o leão representa e que a donzela absorve, o vigor para lutar e chegar até onde se está hoje. Apesar de muita luta, as conquistas também serão muitas.

É uma carta, entretanto, que promete um trabalho solitário, em que se conta basicamente com sua própria força. Deve se ter consciência que a sua coragem fez diferença até agora e te levou até este ponto da jornada. Acredite em você mesmo.

Superação de desafios

A donzela representada na arte do Rider-Waite-Smith domina o leão a partir de uma posição específica. Ela conhece a si mesma, conhece o leão, ou quaisquer obstáculo que ela encare, e age com sabedoria.

Pelo momento do ciclo dos arcanos no tarot, este é um momento de trabalho e luta, mas o arcano Força orienta no sentido de entender seus pontos fracos e fortes para buscar a melhor estratégia e alcançar o que se deseja. A superação dos desafios vem da sabedoria e do autoconhecimento.

A Força do Tarot no amor

Mulher lendo cartas de tarot

A carta A Força no Tarot fala de desejo e sabedoria, como isso se aplicaria a relacionamentos? Entenda o simbolismo d'A Força em detalhes.

Para comprometidos

No amor, a carta A Força indica um relacionamento com amor e paixão. A intensidade desses sentimentos pode levar a um relacionamento muito bom, ou um bem instável.

Em um bom relacionamento, A Força indica sentimentos duradouros e interesse sincero que existem junto do desejo sexual. Valorize todas as facetas desse relacionamento, pois tanto o companheirismo, quanto o desejo fazem parte do amor.

Por essa carta trazer sentimentos tão diversos, há chance de que haja problemas. Caso os parceiros não busquem o carinho, o perdão, a sabedoria, é provável que este relacionamento passe por muitas crises, com conversas atravessadas, ou até um relacionamento em que um sempre erra e o outro perdoa.

Reflita sobre o que se quer dentro do relacionamento e se posicione para que haja sempre amor, compaixão e carinho entre os envolvidos.

Para solteiros

Para solteiros, a carta A Força pode indicar o tipo de parceiro desejado: alguém decidido, compassivo e apaixonado.

Caso exista alguém em vista, a orientação é ter paciência e insistir, sempre com respeito à outra pessoa. Este é um relacionamento que vai precisar de um empurrãozinho para começar.

A Força do Tarot no trabalho e vida financeira

Mão masculina tirando cartas de tarot

No tarot, A Força aponta para o poder interior e de influência. Há muita energia criativa, que vem da influência da donzela e pode ser usada para conseguir um novo emprego ou para se destacar na vaga atual. Entenda como A Força funciona na área material da vida: trabalho e financeiro.

Para empregados

Nesta posição, A Força orienta a canalizar energias e sentimentos para construir, seja realizar projetos ou terminar tarefas. Não deixe seus impulsos te cegarem, domine-os, trabalhe com eles.

Esta carta também aponta que é um bom momento para dar grandes passos, aqueles que se tem medo. Você tem a capacidade e o talento. Acredite em si mesmo e tenha coragem.

Para desempregados

Para quem está desempregado, A Força aponta que é preciso coragem para conquistar uma recolocação. Ela precisa ser conquistada.

A combinação com algumas cartas, principalmente aquelas que falam sobre ganho financeiro, reforça a alta possibilidade de ser chamado para uma vaga.

Situação financeira

O que a carta A Força apresenta é uma situação financeira estável, baseada em consumir com sabedoria. Desde que continue exercendo bom controle dos gastos, não há o que se preocupar.

Combinações no Tarot com a carta A Força

Mão tirando carta de tarot do baralho

Combinações com a carta A Força no Tarot podem potencializar significados, ou trazer novas perspectivas para uma leitura. Destacamos a seguir algumas combinações interessantes para ajudar a sua leitura e estudos no Tarot.

Combinações positivas para a carta A Força

Como uma mensagem de esperança, a combinação entre A Força e A Estrela promete que, no futuro, haverá sucesso, ao mesmo tempo que reforça a mensagem para o hoje de que não desista e acredite no futuro.

A Força junto do 10 de copas aponta para um tipo de comunhão que envolve compreensão, assim como um forte senso de familiaridade, como se a família e amigos da outra pessoa também fossem seus. É uma das combinações positivas para relacionamentos, pois A Força cria uma boa base para o 10 de copas.

Combinações negativas para a carta A Força

Uma combinação complicada para A Força é com o 7 de copas. O 7 de copas fala de sonhar acordado e poucas realizações, como se apontasse que os sentimentos estão levando a melhor e pouco está sendo feito, de fato.

Quando se deseja algo, é necessário buscar oportunidades de fazer o desejo de tornar real. A Força junto ao 6 de ouros significa que o tempo destinado a construir metas e sonhos não está sendo suficiente, ou que não estão sendo buscadas todas as possibilidades.

A Força e 6 de ouros não é, necessariamente uma combinação negativa, mas aconselha a mudar de atitude em relação ao objeto, o que pode ser bem desgastante.

Outra combinação que dá um conselho meio indigesto é entre A Força e 5 de espadas. Da mesma forma que a combinação anterior, ela pede que sejam reavaliadas as decisões e mais, que se assuma a derrota, aprenda-se com ela e então, seguir em frente.

Um pouco mais sobre a carta A Força no Tarot

Mão com unhas pintadas apontando uma carta no baralho

Ainda há mais a ser desvendado sobre A Força no Tarot. Aqui, explicamos outras questões da carta, como saúde e desafios.

A Força na saúde

Para questões de saúde, a carta A Força é uma carta muito positiva sugerindo que está tudo bem e o corpo funciona com normalidade.

Apesar da primeira impressão, que a carta acabaria por significar algum tipo de estresse ou problemas a serem suportados, no sentido de saúde, A Força está com o significado de equilíbrio. Por isso é possível afirmar que está tudo bem.

Entretanto, sempre importante reforçar o resultado da carta com um profissional de confiança e continuar se cuidando.

Carta invertida

Caso sua leitura inclua carta invertida, ou saindo A Força em casa negativa, entende-se que lhe falta a força interior que essa carta promete. Ao mesmo tempo em que se nota domínio do instintivo e dos sentimentos sobre o bom senso.

A Força invertida indica falta de confiança, de motivação e que você tem se afastado do que te faz feliz. Podendo, inclusive, indicar uma crise depressiva, então fique atento à saúde mental.

Em questões de amor, reforça a possibilidade negativa da carta de que um sempre cede e perdoa os erros do outro, gerando codependência. Ou estão se agravando brigas e discussões, sem nenhuma das partes oferecer perdão.

A Força na tiragem do sim ou não

Para tiragens de sim ou não, a carta A Força não dá certezas. A resposta é sim, mas um “sim” que exige esforço e dedicação. Você, provavelmente, está no caminho certo.

Desafios da carta A Força

A donzela e o leão ilustram os desafios desta carta: A Força exige equilíbrio, sabedoria, reflexão sobre sentimentos poderosos e intensos, mas o desenvolvimento acontece através desse domínio e não há atalhos.

Infelizmente, esta carta propõe um caminho solitário, forjado apesar dos outros. É nessa batalha de vontades que se fortalece o próprio querer e se percebe a força interior e sua própria capacidade. A Força diz que é possível realizar, depende exclusivamente de você e sua força interior.

O período em que esta carta influenciar sua vida deve ser de muito autoconhecimento, pois esta é uma ferramenta muito importante para alcançar a sabedoria e a confiança suficiente para agir guiado pela força que a carta inspira.

Dicas

Aprenda a exercer sua compaixão e empatia, pois esta é a forma que a donzela domina o leão. Ele foi influenciado pela donzela e é dominado pelo exemplo. É possível fazer o mesmo em sua vida e influenciar positivamente a todos.

A carta A Força do Tarot indica um bom momento para a autoconfiança?

Mulher olhando para um baralho de Tarot

Autoconfiança é um sentimento muito importante que deve estar sempre em uso, não tenha dúvidas nesse sentido. No Tarot, a carta A Força vem para reforçar essa necessidade. Pode seguir essa orientação sem medo.

Aliás, viver sem medo é uma das coisas que A Força traz. É uma carta que inspira a criar seu próprio caminho, a lutar com meios não-violentos e diz que há força o suficiente dentro de você e por isso dará certo. Você vai fazer acontecer.

Autor deste artigo

Maranna começou a estudar tarot porque achava as cartas bonitas. Hoje, tem no deck Sweet Twilight e Fey companheiros inseparáveis.
Também curte mitologia e histórias fantásticas. Tanto que, quando não está escrevendo para o Sonho Astral, ela cria seus próprios mundos de fantasia na ficção com o nome Morana Violeta

Palavras-chave relacionadas


tarot combinações

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.