O que é o Chakra Laríngeo? Entenda o primeiro chakra e como desbloquear!

O que é o Chakra Laríngeo? Entenda o primeiro chakra e como desbloquear!

Quer saber como equilibrar o chakra laríngeo? Então veja esse guia completo sobre o quinto chakra, suas pedras, ervas, mantra e muito mais!


Chakra Laríngeo: o quinto Chakra!

Pessoa em posição de lótus com os chakras marcados por esferas douradas

O chakra laríngeo é um dos 7 principais, que coordenam e equilibram todo o seu corpo. Em sânscrito, chakra significa roda, ou seja, o que faz mover, fluir, exatamente o que ele faz com a energia do seu corpo. Apesar de existirem centenas deles pelo corpo.

Ligados entre si, eles fazem com que a energia flua e mantenha o corpo energizado e funcionando corretamente. Entenda melhor essa relação, além de todos os detalhes do chakra da garganta, seus efeitos e dicas de como desbloquear essa importante área de troca com o meio.

Chakra Laríngeo: Chakra da Garganta

Pessoa recebendo energização no chakra laríngeo

O chakra laríngeo, também chamado de quinto chakra ou Vishuddha, que pode ser traduzido do sânscrito como purificador. Isso faz todo sentido porque uma das funções desse chakra é exatamente a de facilitar expressão dos pensamentos e sentimentos, limpando assim o coração e a mente de cargas mais densas.

Isso acontece porque o corpo é feito de energia, que forma os átomos, células, moléculas e todo o conjunto que forma a morada da sua essência. Para funcionar bem, todos os centros de energia devem estar alinhados, no ritmo certo, trabalhando em perfeito equilíbrio. Ao guardar para si o que está afligindo mente e coração, o corpo certamente vai sentir, prejudicando o chakra laríngeo. Entenda mais sobre ele.

Mantra e cor

Cada chakra emite uma determinada vibração, que é única e está relacionada com uma pequena quantidade de cores, que podem emanar dos centros de energia, sendo observável se a pessoa tiver o dom. No caso do chakra laríngeo, a cor é azul-celeste, mas pode também se apresentar em lilás, prata, branco ou cor de rosa.

Da mesma forma que cada cor tem um espectro de energia relacionado, o som também pode ser classificado dessa forma. Assim, alguns sons podem ajudar a estabelecer o equilíbrio do chakra, por apresentar vibração similar. No caso do quinto chakra, o som que deve ser repetido como um mantra é o Ham, entoado 108 vezes, com o foco na garganta.

Localização e função

Para trabalhar a energia do chakra laríngeo, é importante saber onde ele está localizado. Dessa forma, fica mais fácil a concentração com a cor, o som ou até mesmo uma pedra correspondente. Felizmente é bem fácil encontrar sua localização, ficando exatamente na região da garganta.

O quinto chakra tem a importante função de comunicar o que se passa em sentimento e pensamento, levando clareza às palavras. Também tem forte relação com o processo criativo e capacidade de finalizar projetos iniciados. A psicofonia (mediunidade da voz) e clariaudiência (mediunidade da escuta) também estão relacionados a esse chakra.

Órgãos regidos

Cada centro de energia está ligado a um grupo específico de órgãos. No caso do chakra laríngeo, ele rege principalmente as glândulas tireoide e paratireoide, que regulam os hormônios paratormônio (responsável pelo equilíbrio do cálcio no organismo) e os triiodotironina (T3) e tetraiodotironina (T4), que agem em todo o corpo.

Tudo o que envolve a boca, dentes, língua, garganta e vias aéreas superiores, também está relacionado ao quinto chakra. Além disso, ele interfere nos ciclos menstruais e faz com que todo o corpo possa trabalhar melhor, com um sangue mais purificado.

Glândulas e sentidos

As glândulas que sofrem influência e influenciam no chakra laríngeo são as tireoides e paratireoides – quatro pequenas glândulas que ficam logo atrás da tireoide e que têm grande importância, não apenas física, mas também energética sobre o corpo.

Quanto ao principal sentido afetado pelo quinto chakra, está a audição, tanto no sentido físico, quanto mental e espiritual. A desregulação do chakra leva a problemas constantes como otite, por exemplo. Já no campo mental, reduz a empatia e a capacidade de ouvir de verdade o que o outro diz. No espiritual, está relacionado com a mediunidade e capacidade de ouvir sons sutis.

Áreas da vida em que atua

A principal área de atuação do chakra laríngeo em sua vida é a capacidade de expressar o que pensa e sente. Não apenas a questão da oratória ou timidez, mas de forma muito mais ampla e importante. Isso porque, se estiver em desequilíbrio, pode dificultar a expressão do que se pensa ou sente, com transparência e facilidade.

Outra importante área da vida que é atingida pelo quinto chakra é a capacidade mediúnica de servir como veículo da espiritualidade e permitir que a espiritualidade utilize sua fala ou audição. Também funciona como um filtro energético, selecionando o que será enviado para o coronário.

Pedras e cristais

Os cristais são extremamente úteis para manter o chakra laríngeo em equilíbrio ou até mesmo trazê-lo de volta ao seu ritmo natural. Isso acontece por causa da vibração emanada, principalmente pelas gemas que apresentam a coloração azul.

Entre as pedras e cristais do quinto chakra estão a água marinha, azurita, turquesa, topázio azul natural (não pode ser o tingido), cianita azul, larimar, lápis lazúli, tanzanita, ágata azul (também sem tingir, pois perde suas propriedades) e opala.

Efeitos do equilíbrio do Chakra Laríngeo

Mulher colocando a mão no chakra laríngeo

Assim como acontece com outros centros de energia, o chakra laríngeo tem seu próprio ritmo, irradiando o que é recebido em uma velocidade padrão, que pode sofrer leves alterações ao longo do dia, a depender do estado emocional ou das atividades realizadas.

Porém, pode acontecer de ele estar muito acelerado ou ainda pior, lento e bloqueado, levando a diversos problemas, tanto de saúde quanto emocionais, mentais e até espirituais. Entenda melhor os efeitos do equilíbrio e desiquilíbrio do quinto chakra.

Efeitos positivos do Chakra Laríngeo equilibrado

Existem diversos efeitos positivos quando o chakra laríngeo está em perfeito equilíbrio, na velocidade correta e sem obstruções. Entre eles está uma maior facilidade para se comunicar e de refletir sobre si e as situações da vida. Melhora também a capacidade de perceber o que está acontecendo ao seu redor.

Outros benefícios são uma maior noção do que é correto em nossos atos e também responsabilidades. Purifica o campo energético e ajuda a melhorar as vias aéreas superiores, facilitando a respiração como um todo e consequentemente, a oxigenação do corpo.

Efeitos negativos do Chakra Laríngeo desequilibrado

Quando o chakra laríngeo está em desequilíbrio, vários efeitos negativos podem acontecer, como por exemplo, a dificuldade de expressar corretamente o que pensa e o que sente, gerando inclusive bloqueios emocionais e sentimentos mais associados à depressão.

Um sentimento de vazio e falta de sentido podem tomar conta da pessoa, assim como a ansiedade, doenças do trato respiratório, alergias, desregulação da tireoide e problemas dermatológicos. Além disso, pode ocorrer certa falta de autocontrole, levando a problemas também nos relacionamentos.

Como desbloquear o Chakra Laríngeo: Vishuddha

Mulher tocando na posição do chakra laríngeo

Se você está percebendo que seu chakra laríngeo pode estar em desarmonia ou até mesmo bloqueado, é importante buscar formas de resolver o problema, antes que ele tome proporções perigosas.

Para isso, você pode contar com o apoio em especialistas naturólogos ou em reiki e similares, mas é claro que há também algumas coisas que você pode fazer em casa, para agilizar o processo, como cantar, ouvir de verdade, dar risada, ser gentil e muitas outras coisas.

Cantar

Se você costuma falar muito baixo ou tem dificuldades em soltar a voz, pode ser bloqueio do quinto chakra. Pois saiba que cantar é uma ótima forma de desbloquear o chakra laríngeo, já que se trata de uma forma de se expressar mais livremente, através da arte, da harmonia.

Se você for tímido, tudo bem, pode ser no chuveiro mesmo, mas o importante é se deixar levar pela música e não ficar pensando se vão te escutar ou não. Aproveite para praticar um novo idioma e escolha também músicas internacionais, no idioma preferido.

Ouvir

Praticar a escuta ativa pode ser extremamente difícil para quem tem problemas no chakra laríngeo, mas é um exercício único e vai ajudar muito, tanto na vida pessoal, quanto profissional. Ela consiste em ouvir e evitar ao máximo responder, se colocando no lugar da pessoa que está falando e incentivando sua fala.

Pode não ser tão simples treinar a escuta ativa para ativar o quinto chakra, principalmente com pessoas que já são do seu círculo social diário, como amigos e familiares. Uma boa forma de praticar efetivamente é visitar um asilo e conversar com os idosos, conhecer suas histórias e aprofundar laços.

Rir

Dar uma boa risada pode ser tão terapêutico quanto uma corrida no parque. Tanto que existe até mesmo a terapia do riso, que ajuda em diversos processos ao longo da vida da pessoa. E sabe o porquê? Rir ajuda a desbloquear o chakra laríngeo, que é tão importante em inúmeros processos.

Para dar uma boa risada, nada melhor do que se reunir com aquelas pessoas queridas e falar um monte de bobagens. Mas nem sempre isso é possível ou seguro, então outras opções são assistir a um filme ou comediante que você adora, ler alguma coisa que te inspire ou simplesmente se deixar levar pelos momentos bons da vida.

Gentileza

Ser gentil com o outro deveria ser algo básico nos relacionamentos – sejam eles familiares, profissionais ou de amizade. Porém, às vezes a correria do dia a dia acaba fazendo com que se esqueça dessa premissa básica das relações e que faz tão bem para o chakra laríngeo.

Ser gentil é tocar o mundo do outro com delicadeza, buscando ter empatia e compreender mais, exigindo menos. Claro que não é para ser feito de besta, mas não há necessidade de se andar pronto para a guerra o tempo todo. Às vezes um sorriso, um elogio ou um simples comentário já faz o dia de alguém muito mais bonito.

Assertividade

Praticar a assertividade na sua comunicação pode ajudar a regular o chakra laríngeo, já que é um dos pontos que ele ajuda a estabelecer. Pode ser complicado de início, até porque o chakra estará bloqueado, mas com o tempo vai ficando mais fácil, trazendo ótimos resultados.

Ser assertivo é expressar o que está em sua mente sem dar tantas voltas, com objetividade, sem perder a qualidade da mensagem. Ir direto ao ponto pode ser uma ótima forma de tornar a comunicação mais clara, limpa e livre de erros de interpretação.

Expressar gratidão

Muitas pessoas têm dificuldade em expressar gratidão, prejudicando assim o chakra laríngeo. Pode ser com algo bom que tenham feito ou até mesmo pela vida, natureza, pelas bênçãos. Agradecer é, não apenas uma forma de trazer paz para o coração, mas também de levar alegria para outras pessoas.

Comece pelo básico – que muita gente não faz – que é agradecer quando alguém faz algo legal por você. Depois, comece a agradecer mentalmente quando vir um pôr do sol, sentir um perfume que te agrada, comer alguma coisa que não encontrava há muito tempo. Coisas simples e lindas do dia a dia merecem nossa gratidão também.

Entoar o Mantra

Da mesma forma que simplesmente cantar já faz bem para o chakra laríngeo, entoar mantras também traz grandes benefícios para sua liberação. Ainda mais se for o mantra Ham, que emite uma frequência vibratória similar à energia necessária para deixar o quinto chakra estável.

Para isso, procure deixar o ambiente agradável e tranquilo, reduza a luminosidade e respire de forma consciente algumas vezes. Em seguida, visualize uma luz azul na região da laringe e emita o mantra ham, repetindo 108 vezes.

Praticar o Ho’oponopono

Muito mais do que um mantra, o Ho'oponopono é uma forma de equilibrar o chakra laríngeo, através da liberação de pensamentos e sentimentos que te impedem de viver com plenitude. Ele pode ser aplicado tanto para lidar com questões que envolvam outras pessoas, quanto para o autoconhecimento e perdão.

Sua aplicação é bem simples a primeira vista, mas quando se coloca em prática, percebe-se o valor que tem. Suas quatro frases são: sinto muito (sentindo verdadeiramente o que está pesando no peito), me perdoe (pensa ou diz sobre o que), sou grato (pelo crescimento, amadurecimento, percepção etc.) e eu te amo.

Manter um diário

Muitas terapias sugerem a utilização de um diário para o tratamento de vários problemas, sendo útil inclusive para regularizar o chakra laríngeo. Isso porque, ao escrever seus pensamentos e sentimentos, fica mais fácil analisar o que está acontecendo em sua vida, o que tem se tornado padrão e tomar medidas corretas para mudar isso.

Outra grande vantagem, principalmente para quem tem dificuldade de se expressar verbalmente – o que pode estar relacionado ao bloqueio do quinto chakra – é a de colocar para fora o que está incomodando, fazendo com que fique mais fácil verbalizar com alguém, já que o pensamento está estruturado no papel.

Concretizar ideias

Uma das grandes dificuldades de quem sofre com bloqueio no chakra laríngeo é exatamente a de finalizar projetos, ciclos e concretizar ideias. Então, como uma forma de mudança de fora para dentro, se force um pouco a finalizar as coisas, mesmo as mais simples, como por exemplo, limpar a caixa de entrada do e-mail.

Comece pequeno, nada de grandes projetos ou ideias, pois pode ocorrer frustração no caminho. Procure pequenas coisas, como plantar um vaso, fazer um artesanato, limpar um cômodo da casa e afins. Depois, vá aumentando a dificuldade, até conseguir as grandes conquistas.

Honestidade na fala e nas ações

A verdade é extremamente benéfica para o chakra laríngeo, pois deixa a energia fluir facilmente. Quando a fala não é honesta ou minimamente verdadeira, a energia se altera, atrapalhando o padrão vibratório do local e, consequentemente, influenciando no quinto chakra.

Claro que há vezes em que se deve conter os comentários, para evitar brigas ou situações desconfortáveis, afinal, vivemos em sociedade e não faz sentido sair por aí machucando as pessoas. Mas sempre que houver a chance de ser verdadeiro, seja ou opte por não falar, o que é muito melhor que mentir.

Frases de afirmação

Utilizar frases de afirmação pode ser útil para ajudar a desbloquear o chakra laríngeo, já que emanam uma energia mais positiva e equilibrada, regularizando assim o campo vibracional do quinto chakra. Dessa forma, se pode perceber melhores resultados depois de algum tempo de prática.

Escolha frases de afirmação que tenham a ver com sua situação no momento e que possam te ajudar a superar algum obstáculo, fazendo assim um trabalho duplo – tanto no objetivo quanto no chakra. Pode ser algo que envolva o amor próprio, pelo outro, resultados no trabalho ou o que achar pertinente.

Yoga e Tai chi Chuan

Tanto a yoga quanto o tai chi chuan são ótimos para ajudar a regular o chakra laríngeo, pois atuam diretamente com o alinhamento energético de todos os chakras. Ambos têm uma forte influência oriental, com tendência a focar na respiração e no fluir energético.

Existem algumas posições na yoga que podem ajudar a liberar esse chakra, sendo elas a Rotação de cabeça, Bhujangasana – Postura da Cobra, Ustrasana, Sarvangasana – Postura da Vela, Halasana, Matsyasana – Postura do Peixe, Sethubandasana e Viparita Karani.

Terapias energéticas

Existem diversas terapias energéticas que ajudam a realinhar o chakra laríngeo, bem como todos os outros centros de energia. Entre elas estão a cura prânica, reiki, cromoterapia e litoterapia. Elas podem ser extremamente úteis para quem está precisando de uma ajuda mais urgente.

Para isso, procure profissionais reconhecidos no mercado, com indicação e de sua confiança. Afinal, manipular o campo energético requer cuidado e principalmente boas intenções, sendo assim fundamental conhecer quem vai fazer a terapia energética.

Mudras

Os mudras da yoga ajudam a canalizar e equilibrar as energias, fazendo bem para o chakra laríngeo. Cada mudra – ou movimento com as mãos – deve ser associado à respiração consciente e como efeito, acaba canalizando a energia para uma determinada região do cérebro.

A consequência disso é o estímulo de órgãos, tendões e glândulas ligados à essa parte do cérebro, que foi afetada pelo movimento. Com orientação e disciplina, pode-se conseguir bons resultados com os mudras, equilibrando, tanto o quinto chakra quanto todos os outros.

Silêncio

Por mais que pareça contraproducente que o silêncio possa ajudar no equilíbrio do chakra laríngeo, isso é extremamente útil, principalmente para pessoas que lidam com a voz durante todo o dia. Seja para lidar com clientes, colegas de trabalho ou dar aula, pode-se sofrer uma sobrecarga, causando o desequilíbrio.

Procure reservar um tempo do seu dia para ficar em silêncio e tentar poupar, tanto sua voz quanto sua mente. Evite mexer em redes sociais e se der, pode até arriscar um momento de meditação ou reflexão acerca dos acontecimentos do dia e planejamento do que está por vir.

Água

A água é um agente purificador e regulador, fazendo maravilhas pelo chakra laríngeo, assim como faz para o resto do seu corpo. Ela ajuda a movimentar as energias estagnadas e limpar qualquer resquício de más energias que possam estar se acumulando no local.

Mas de nada adianta beber um monte de água, se suas palavras não condizem com a harmonia que você está procurando levar para o seu quinto chakra. Dessa forma, beba sim muita água, principalmente quando as palavras estiverem prestes a sair e machucar alguém ou dizer algo que não está de acordo com seus princípios.

Ervas e Óleos Essenciais

O uso de ervas para tratar mazelas físicas, mentais e energéticas já é antiga conhecido da humanidade. Desde a cultura oriental, africana, indígena e muitas outras, têm-se utilizado as plantas para curar. No caso do chakra laríngeo, um bom chá de alecrim, camomila ou manjericão podem ajudar.

Também os óleos essenciais podem ser aplicados no quinto chakra, para ajudar no seu equilíbrio. Ainda melhor se fizer isso, associando a outras técnicas, potencializando o resultado. Os melhores óleos para isso são o de alecrim, toranja, camomila, ylang ylang e manjericão.

Uso de pedras e cristais

A cromoterapia pode se utilizar de pedras e cristais para ajudar no tratamento do chakra laríngeo, buscando reequilibrar sua energia e fazer com que volte a vibrar da forma correta, eliminando qualquer rastro de hiper ou hipo-estimulação no local.

Também pode ser útil o uso de uma pedra como pingente, próximo à região, para ajudar a manter a energia sempre em equilíbrio. As melhores opções são aquelas em tom azul, como a água marinha, azurita, turquesa, topázio azul natural, cianita azul, larimar, lápis lazúli, tanzanita, ágata azul e opala.

Como equilibrar o Chakra Laríngeo pode auxiliar na sua vida?

Mulher meditando em ponte de madeira em rio

Equilibrar o chakra laríngeo vai fazer toda a diferença na sua vida, pois ele é instrumento de contato do seu Eu com o meio externo. É ele também que regula diversos órgãos importantes no seu corpo, levando assim mais saúde a eles, quando está bem balanceado.

No campo dos relacionamentos, o equilíbrio do quinto chakra ajuda a manter a calma, falar de forma mais empática e principalmente, expressar com mais precisão seus sentimentos. Isso leva a relações mais saudáveis e claras, seja no campo pessoal ou profissional.

Quando se trata da espiritualidade, ele é um chakra essencial, pois além de ajudar a filtrar a energia que tem acesso ao chakra coronário (mais sensível), quando está em equilíbrio, auxilia na intuição e até processos mediúnicos, caso seja o objetivo. Independente de qual seja o campo, equilibrar o chakra laríngeo só traz benefícios e vale a pena cada esforço.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


chakras

Artigos relacionados


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Saiba quais são os pontos secundários de energia no corpo, qual a influência deles e como cada chakra impacta a qualidade de vida quando equilibrado!


Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Cristal de Quartzo: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

O cristal de quartzo possui propriedades que eliminam a energia negativa da vida das pessoas. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O que é o Chakra Sacral? Entenda o segundo chakra e como equilibrar!

O Chakra Sacral é um centro de poder do corpo. Clique e aprenda a equilibrá-lo para despertar a criatividade, aumentar a energia, ter mais felicidade e prazer!


Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Chakra Esplênico: localização, mantra e mais sobre o segundo chakra!

Conheça a importância do chakra Esplênico para a fluidez em sua vida, seu mantra para equilibrá-lo e seus benefícios!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.